Vendedores

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Vendedores

VENDED.CAD_VENDEDORES

Descrição

Manutenção e configuração da pessoa como agente comercial (vendedor ou representante).

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Vendedores:

Campos:

Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Percentual de comissão a ser aplicado às vendas realizadas pelo vendedor para cálculo dos valores a serem pagos ao vendedor pela empresa.
Tipo de atividade ou função comercial que o vendedor exerce em relação a empresa.
  • Representante - Representante comercial. Pessoa física ou jurídica que não possui vínculo empregatício (no caso de pessoa "física") com a empresa, mas que exerce atividades de venda dos seus produtos e serviços.
  • Televendas - Pessoa física que possue vínculo empregatício com a empresa e que exerce a atividade de televendas ou telemarketing, promovendo a venda dos produtos e serviços da empresa através de meios eletrônicos (telefone, e-mail, Skype, chat, etc).
  • Vendedor - Pessoa física que possui vínculo empregatício com a empresa e exerce atividades de venda e comercialização dos seus produtos e serviços.
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
  • Documento
  • Pedido
  • Título
Define qual o tipo de pagamento deve ser realizado em comissões.
  • Documento - A comissão é baseada em cima dos documentos emitidos.
  • Pedido - O crédito de comissão deve ser realizado após a aprovação do pedido.
  • Títulos - O crédito de comissões deve ser realizado quando o ocorrer o pagamento do título.
Nome dado para identificar a conta-corrente (caixa).

As opções de conta-corrente oferecidas dependem dos acessos que o usuário tem às mesmas. Por padrão, o usuário terá acesso apenas às seguintes opções:
  • Contas-correntes que não tem restrição de usuários e que são de um dos estabelecimentos ativos que o usuário tem acesso.
  • Contas-correntes para as quais foi configurado que o usuário tem acesso do tipo "Administrar", "Lançar" ou "Consultar".
Nome dado para identificar a conta-corrente (caixa).

As opções de conta-corrente oferecidas dependem dos acessos que o usuário tem às mesmas. Por padrão, o usuário terá acesso apenas às seguintes opções:
  • Contas-correntes que não tem restrição de usuários e que são de um dos estabelecimentos ativos que o usuário tem acesso.
  • Contas-correntes para as quais foi configurado que o usuário tem acesso do tipo "Administrar", "Lançar" ou "Consultar".
Quando informado, indica o limite de saldo negativo que pode acumular a partir de vendas realizadas com preço abaixo do sugerido. Ex: Em uma venda de 5 unidades de um produto com preço sugerido de R$10,00 e que o vendedor vendeu a R$9,50 acumulará R$2,50 ao seu saldo de negociação. O vendedor pode recuperar o saldo vendendo acima do sugerido. Quando não informado não realizará o controle.
Tipo de meta a ser atingida pelo usuário.
  • Documentos - Notas fiscais
  • Pedido
Valor da meta de venda do vendedor.
Data que o vendedor foi cadastrado
Data da situação atual do vendedor.

DEPRECIADO

Senha para o sistema de venda mobile de terceiros (sistema não fornecido conjuntamente com o sistema Eligo da PRD).
Informações adicionais sobre o vendedor.
Situação do vendedor.
  • Ativo
  • Inativo

Operações

Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Representante
Televendas
Vendedor
Representante
Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:

Dúvidas frequentes

  • Como excluir um vendedor?
  • Como cadastrar uma pessoa como vendedor ou representante?
  • Como cadastrar ou configurar um vendedor ou representante?
  • Regras

    Ajustar formulários conforme o contexto

    Quando tiver parâmetro PESSOA_ID informado:
    • Remove ação QUERY
    • Remove ação LIST
    • Remove ação INSERT
    • Remove campos PESSOA e NOME_COMPLETO
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"