Gestão de usuários da rede credenciada

Índice

Cadastro de contratos usuários

SGPRC_USUARIO.WS_CONTRATOS_USUARIOS

Descrição

Interface para manutenção de contratos de usuários

Campos:

Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Número sequencial do contrato de serviço.
Quando não for informado o número do contrato, será utilizado o número da espécie de documento "CONTRATO" (acrescido de 1) conforme definido na guia "Documentos" (Números de Documentos de Entrada e Saída) do Estabelecimentos.

Pessoa contratante dos serviços da empresa.
No caso de tipo de operação igual a "Prestador" a pessoa é o contratante (normalmente é cliente).
No caso de tipo de operação igual a "Tomador" a pessoa é o contratado (normalmente é fornecedor).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
CPF ou CNPJ
Data de emissão do contrato.
Data que o contrato foi aprovado ou assinado pelo contratante ou todas as partes (vias dos contrato ou formalização comprovada).
Data a partir da qual serão faturados e cobrados os valores do contrato. Este campo permite estabelecer um período de carência para início de pagamento dos serviços contratados.
Data que o contrato foi suspenso pelo contratado. Não deve gerar faturamento.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Dia do mês para vencimento das faturas emitidas para o contrato.
Nome dado para identificar esta frequência.
Data de vencimento ou término do contrato.
Data que o contrato passou a ser inadimplente.
Período de vigência do contrato em meses. O valor deve ser superior a 0 no caso de contratos com pré faturamento.
Por exemplo, no caso frequência Anual, deve ser informado a vigência 12 meses, e desta forma irá gerar 1 documento.
Motivo para o cancelamento do contrato
Motivo ou justificativa do cancelamento do contrato.
Data em que o contrato foi cancelado.
Motivo ou justificativa do cancelamento do contrato.
Tipo de título financeiro.
A alteração do tipo de título somente poderá ser executado em títulos com a situação "Manutenção".
Ex:
  • ESPÉCIE
  • DUPLICATA
  • FATURA
  • RECIBO
  • NOTA PROMISSÓRIA
  • NFE
  • NFS
  • CF
  • DEPÓSITO
  • PIX
  • TED
  • DOC
  • DARF
Texto livre para identificação da conta corrente.
Este campo é utilizado como um "apelido" para a conta nas movimentações financeiras. Caso não seja informado, o sistema assume automaticamente incluindo o nome do banco, número da agência e número da conta.

Exemplo (Banco Exemplo, Conta 123456-0, Agência 0000-0):

Exemplos:
  • BB - PRD
  • BANCO DO BRASIL, conta 123456-0, agencia 456-8
Número do título ou cheque para a devolução em caso de cancelamento.
Data para reembolso quando ocorrer cancelamento.
Valor de reembolso quando ocorrer cancelamento.
Observações livres para o contrato
Data da última autorização de serviço/procedimento realizada para este contrato.
Identificação para a tabela de descontos progressivo por quantidade.
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Código do contrato do parceiro.
Título opcional dado como identificação do contrato. Ele deve ser único para todo o sistema.
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Situação atual do contrato.
  • Ativo - O contrato está em vigor e os serviços devem ser prestados normalmente. A data de aprovação do contrato pelo cliente foi informada e a data de cancelamento não foi informada.
  • Cancelado - Contrato foi cancelado pelo contratante ou pelo contratado. A data de cancelamento do contrato foi informada.
  • Encerrado - O contrato não é renovado automaticamente e a data de vencimento é menor ou igual a data atual do sistema.
  • Inadimplente - Contrato com parcelas em atraso maior que a quantidade de dias parametrizadas, e não deve bloquear a geração dos próximos faturamentos.
  • Manutenção - O contrato está em processo de inclusão ou alteração.
  • Em análise - O contrato está aguardando a aprovação. Esta situação é utilizada nos casos onde o contrato passa por uma avaliação final antes de ser aprovado. Não indica que a análise propriamente dita já tenha iniciado.
    Nos casos de pagamento com cartão de crédito, o valor já foi autorizado no integrador financeiro e somente será capturado na aprovação do mesmo.
  • Suspenso - Contrato está suspenso. Não deve gerar faturamento. Data de suspensão está preenchida
  • Faturamento suspenso - O faturamento do contrato está suspenso até a data informada para início do faturamento.
Valor unitário do produto por vida.
Valor atual do contrato para o período de faturamento. P.ex. Valor mensal.
Data que o contrato foi cadastrado no sistema.
Indica o vendedor e o canal de venda que originaram este contrato.
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Código do contrato do canal de vendas
Quantidade de pessoas definida para este contrato.
Valor unitário da vida considerando a tabela de descontos e o percentual de desconto.
Número de vidas ativos
Percentual de desconto financeiro para o contrato.
Cartões ativos
Valor anual
Domínio utilizado para armazenar valores monetários.
Array com a relação de usuários vinculados ao contrato.
Cada usuário deve ter os seguintes atributos:
  • pessoa_id: Identificação da pessoa (já cadastrada).
  • data_inicio: Data em que inicia o vinculo da pessoa com o contrato
  • data_termino: Data em que termina o vinculo da pessoa com o contrato
  • observacoes: Texto livre para observações relacionadas
  • tipo_vinculo: Tipo de vinculo com o contratante: DEPENDENTE ou CONTRATANTE
  • beneficiario: Indica se é ou não beneficiário. Valores "S" ou "N".

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Cancelar

Realizar o cancelamento do contrato.
Caso o contrato estiver "Em análise" e o financeiro tenha sido realizado por cartão de crédito e já autorizado, cancela a autorização.
Comportamento:Topo

Trocar plano

Permite trocar o plano do contrato. A troca é realizada quando o cliente solicita o cancelamento do contrato, para aderir a outro produto de menor valor ou maior valor. A troca do plano, na realidade, cancela o contrato antigo, gera um novo contrato com os novos dados:
Topo

Aprovar

Aprova um contrato que esteja na situação de "Em análise".

Esta ação está disponível apenas para contratos na situação "Em análise".
Topo

Enviar SMS

Envia o SMS de boas vindas do contrato para o responsável financeiro.
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].

Configurações

SGPRC_USUARIO.WS_CONTRATOS_USUARIOS.MOTIVO_CANCELAMENTO_TROCA_PLANO

Motivo de cancelamento na troca de planos

Permite configurar o motivo do cancelamento do contrato que é decorrente de uma troca de plano.

Tipo: TEXT

SGPRC_USUARIO.WS_CONTRATOS_USUARIOS.OPCOES_OFERTA_DESCONTO

Opções para oferta de desconto

SQL que monta a lista dos descontos que poderão ser oferecidos para o cliente.

Exemplo:

select oferta as valor
, 'Desconto de ' || oferta || '%' as descricao
from (
    select unnest(array[5,10,15]) as oferta
    , (now()::date - data_cadastro) as dias_contrato
    , *
    from contratos_servicos
    where id = ${id}
) c
where (oferta <= 15 and dias_contrato > 450)
or    (oferta <= 10 and dias_contrato > 300)
or    (oferta <= 5  and dias_contrato > 150)
order by 1

Tipo: TEXT_LONG

SGPRC_USUARIO.WS_CONTRATOS_USUARIOS.SCRIPT_MENSAGEM_SMS

Script que gera o corpo da mensagem de boas vindas

Exemplo:

echo 'Bem vindo a Vital Help, você tem a disposição enfermeiros 24h,' 
|| ' desconto em medicamentos, seguro para acidentes pessoais de'
|| ' R$' || volume::integer || '.000 e sorteios de R$240.000'
from contratos_servicos c
left join produtos p on p.id = c.PRODUTO_RELACIONADO_ID
where c.id = ${id};

Tipo: SOURCE_CODE

SGPRC_USUARIO.WS_CONTRATOS_USUARIOS.TIPO_CONTRATO_PADRAO

Tipo de contrato

Valor padrão: USUARIO

Regras

Ajustar ações

Ajusta as ações de acordo com o estado do contrato:
  • Só pode clonar ou abrir contratos ativos
  • Só pode fechar um corntrato em manutenção
  • Não pode cancelar contratos que já estão cancelados
  • Só pode alterar ou excluir contratos em manutenção, suspenso, em análise ou inadimplente.
  • Acesso ao financeiro apenas para contratos que sejam vinculados a uma conta-corrente
  • Só pode aprovar contratos em análise.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Apresentar novo valor

Quando o usuário selecionar um desconto oferecido, deve apresentar qual será o novo valor do contrato.

Apresentar valores detalhados

Apresentar os valores detalhados
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

Enviar SMS

Envia um SMS de boas vindas para o responsável do contrato.

Gerar contratos

Gerar contratos do orçamento

Gerar todos pendentes de proposta

Rotina desenvolvida para automatizar o processo de aprovação das propostas e geração dos contratos.
Esta rotina é normalmente disparada diariamente através do scheduler.

Sua execução se resume em:
1) Buscar todos os PEDIDOS que são do tipo orçamento (categoria do tipo de pedido é "O") e que estão na situação "P" (Pendente/Proposta).
2) Pegar todos os PEDIDOS_PESSOAS_PRODUTOS de cada um destes pedidos e montar uma lista de contratos a serem criados
3) Gerar o contrato exatamente como é feito no método GERAR_CONTRATOS da interface CAD_CONTRATO_USUARIOS.

Informar data de inicio da vigencia

Caso não informada data de inicio, deve ser utilizada a mesma data do contrato

Informar endereço do credenciado

Informar o endereço do credenciado no contrato.

Informar tipo de contrato

Bloquear os campos informados conforme regra do tipo de contrato definido via preferencia de sistema

Montar tela de inclusão

Apresentar apenas os estabelecimentos do usuário.

Montar tela para cancelamento

Montar interface para cancelar o contrato
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Cancelar"

Popular opções de desconto a serem oferecidas

Prepara a lista de opções de desconto que poderão ser ofertadas para o cliente.