Gestão da rede de credenciados

Índice

Cadastro de contratos credenciados

SGPRC_CREDENCIADO.CAD_CONTRATO_CREDENCIADO

Descrição

Manutenção de contratos de credenciados.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo de contratos credenciados:

Campos:

Número sequencial do contrato de serviço.
Quando não for informado o número do contrato, será utilizado o número da espécie de documento "CONTRATO" (acrescido de 1) conforme definido na guia "Documentos" (Números de Documentos de Entrada e Saída) do Estabelecimentos.

Título do contrato. Este atributo é utilizado como identificador das transações realizadas por cartão de crédito (soft-descriptor). Dependendo do gateway, apenas uma parte é repassada (no caso da Cielo, por exemplo, apenas os 13 primeiros caracteres são utilizados).
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
CPF ou CNPJ do credenciado
Data de emissão do contrato.
Data que o contrato foi aprovado ou assinado pelo contratante ou todas as partes (vias dos contrato ou formalização comprovada).
Descrição do tipo de contrato. P.ex.: Monitoramento, Serviços especiais, Portarias, Coletas, CFTV, Ronda, etc.
Tipo de serviço ofertado pela empresa. P.ex.:Rádio sem deslocamento, Rádio sem SOS, Tele sem deslocamento, Rastreamento de veículos, Sem monitoramento, etc.
Data que o contrato foi suspenso pelo contratado. Não deve gerar faturamento.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Nome dado para identificar esta frequência.
Data a partir da qual serão faturados e cobrados os valores do contrato. Este campo permite estabelecer um período de carência para início de pagamento dos serviços contratados.
Data de vencimento ou término do contrato.
Período de vigência do contrato em meses. O valor deve ser superior a 0 no caso de contratos com pré faturamento.
Por exemplo, no caso frequência Anual, deve ser informado a vigência 12 meses, e desta forma irá gerar 1 documento.
Motivo para o cancelamento do contrato
Motivo ou justificativa do cancelamento do contrato.
Data em que o contrato foi cancelado.
Motivo ou justificativa do cancelamento do contrato.
Observações livres para o contrato
Dia do mês que é realizado o faturamento/fechamento dos movimentos.
P.ex: 05,10,15,20,25,30 ( múltiplos de 5)
Fator que permite amplificar ou reduzir o valor do serviço para este contrato.
Informar valores percentuais positivos para amplificar e valores negativos para reduzir.
Valor percentual para a taxa de administração do contrato
Taxa de antecipação de valores contratado pelo credenciado.
Caso não informado é utilizado o valor padrão da preferencia.
Data da última autorização de serviço/procedimento realizada para este contrato.
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Situação atual do contrato.
  • Ativo - O contrato está em vigor e os serviços devem ser prestados normalmente. A data de aprovação do contrato pelo cliente foi informada e a data de cancelamento não foi informada.
  • Cancelado - Contrato foi cancelado pelo contratante ou pelo contratado. A data de cancelamento do contrato foi informada.
  • Encerrado - O contrato não é renovado automaticamente e a data de vencimento é menor ou igual a data atual do sistema.
  • Inadimplente - Contrato com parcelas em atraso maior que a quantidade de dias parametrizadas, e não deve bloquear a geração dos próximos faturamentos.
  • Manutenção - O contrato está em processo de inclusão ou alteração.
  • Em análise - O contrato está aguardando a aprovação. Esta situação é utilizada nos casos onde o contrato passa por uma avaliação final antes de ser aprovado. Não indica que a análise propriamente dita já tenha iniciado.
    Nos casos de pagamento com cartão de crédito, o valor já foi autorizado no integrador financeiro e somente será capturado na aprovação do mesmo.
  • Suspenso - Contrato está suspenso. Não deve gerar faturamento. Data de suspensão está preenchida
  • Faturamento suspenso - O faturamento do contrato está suspenso até a data informada para início do faturamento.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Data que o contrato foi cadastrado no sistema.
Data da última autorização.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Abrir contrato

Funcionalidade que permite ao usuário disparar uma ação customizada em um registro da entidade base.

Topo

Fechar contrato

Funcionalidade que permite ao usuário disparar uma ação customizada em um registro da entidade base.

Topo

Cancelar contrato

Funcionalidade que permite ao usuário disparar uma ação customizada em um registro da entidade base.

Comportamento:

Configurações

SGPRC_CREDENCIADO.CAD_CONTRATO_CREDENCIADO.TIPO_CONTRATO_PADRAO

Valor padrão: CREDENCIADO

Regras

Informar data de inicio da vigencia

Caso não informada data de inicio, deve ser utilizada a mesma data do contrato
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Informar endereço do credenciado

Informar o endereço do credenciado no contrato.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Informar tipo de contrato

Bloquear os campos informados conforme regra do tipo de contrato definido via preferencia de sistema
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Montar tela de cancelamento de contrato

Montar tela de cancelamento de contrato
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Cancelar contrato"

Montar tela de inclusão

Apresentar apenas os estabelecimentos do usuário.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Remover botões

Remover os botões conforme a situação que se encontra o contrato
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Validar valores

Validar os valores conforme as definições de preferencias definidas na entidade de contratos
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de validar formulário "Alterar"
  • Antes de validar formulário "Novo"