Gestão de contratos de convênios

Índice

Cadastro de contratos conveniados

SGPRC_CONVENIO.CAD_CONTRATO_CONVENIOS

Descrição

Interface para manutenção de contratos de convenios.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo de contratos usuarios:

Campos:

Produto a ser utilizado para o clone/copia do contrato
O que deve ser clonado
  • Todos (titulares e dependentes)
  • Somente títulares
Número sequencial do contrato de serviço.
Quando não for informado o número do contrato, será utilizado o número da espécie de documento "CONTRATO" (acrescido de 1) conforme definido na guia "Documentos" (Números de Documentos de Entrada e Saída) do Estabelecimentos.

Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome para embossing do responsável financeiro.
CPF ou CPNJ
Data de emissão do contrato.
Data que o contrato foi aprovado ou assinado pelo contratante ou todas as partes (vias dos contrato ou formalização comprovada).
Descrição do tipo de contrato. P.ex.: Monitoramento, Serviços especiais, Portarias, Coletas, CFTV, Ronda, etc.
Tipo de serviço ofertado pela empresa. P.ex.:Rádio sem deslocamento, Rádio sem SOS, Tele sem deslocamento, Rastreamento de veículos, Sem monitoramento, etc.
Data que o contrato foi suspenso pelo contratado. Não deve gerar faturamento.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Nome dado para identificar esta frequência.
Data a partir da qual serão faturados e cobrados os valores do contrato. Este campo permite estabelecer um período de carência para início de pagamento dos serviços contratados.
Data de vencimento ou término do contrato.
Período de vigência do contrato em meses. O valor deve ser superior a 0 no caso de contratos com pré faturamento.
Por exemplo, no caso frequência Anual, deve ser informado a vigência 12 meses, e desta forma irá gerar 1 documento.
Motivo para o cancelamento do contrato
Motivo ou justificativa do cancelamento do contrato.
Data em que o contrato foi cancelado.
Motivo ou justificativa do cancelamento do contrato.
Observações livres para o contrato
Data da última autorização de serviço/procedimento realizada para este contrato.
Dia do mês que é realizado o faturamento/fechamento dos movimentos.
P.ex: 05,10,15,20,25,30 ( múltiplos de 5)
Identificação para a tabela de descontos progressivo por quantidade.
Para contratos de convênios, identifica se será utilizado a margem consignável (valores autorizado para débito em folha).
Neste caso o valor da margem deve estar informado na "PESSOAS_CONTRATOS"
Número sequencial do contrato de serviço.
Quando não for informado o número do contrato, será utilizado o número da espécie de documento "CONTRATO" (acrescido de 1) conforme definido na guia "Documentos" (Números de Documentos de Entrada e Saída) do Estabelecimentos.

Título opcional dado como identificação do contrato. Ele deve ser único para todo o sistema.
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Situação atual do contrato.
  • Ativo - O contrato está em vigor e os serviços devem ser prestados normalmente. A data de aprovação do contrato pelo cliente foi informada e a data de cancelamento não foi informada.
  • Cancelado - Contrato foi cancelado pelo contratante ou pelo contratado. A data de cancelamento do contrato foi informada.
  • Encerrado - O contrato não é renovado automaticamente e a data de vencimento é menor ou igual a data atual do sistema.
  • Inadimplente - Contrato com parcelas em atraso maior que a quantidade de dias parametrizadas, e não deve bloquear a geração dos próximos faturamentos.
  • Manutenção - O contrato está em processo de inclusão ou alteração.
  • Em análise - O contrato está aguardando a aprovação. Esta situação é utilizada nos casos onde o contrato passa por uma avaliação final antes de ser aprovado. Não indica que a análise propriamente dita já tenha iniciado.
    Nos casos de pagamento com cartão de crédito, o valor já foi autorizado no integrador financeiro e somente será capturado na aprovação do mesmo.
  • Suspenso - Contrato está suspenso. Não deve gerar faturamento. Data de suspensão está preenchida
  • Faturamento suspenso - O faturamento do contrato está suspenso até a data informada para início do faturamento.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Data que o contrato foi cadastrado no sistema.
Quantidade de pessoas definida para este contrato.
Percentual de desconto financeiro para o contrato.
Valor atual do contrato para o período de faturamento. P.ex. Valor mensal.
Indica se o contrato é renovado automaticamente no seu vencimento.
Título opcional dado como identificação do contrato. Ele deve ser único para todo o sistema.
Indica o vendedor e o canal de venda que originaram este contrato.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Clonar

Ação que pode ser disparada pelo usuário a partir de um escopo qualquer conforme fluxo customizado.
Todos (titulares e dependentes)
Comportamento:Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Topo

Abrir contrato

Funcionalidade que permite ao usuário disparar uma ação customizada em um registro da entidade base.

Topo

Fechar contrato

Funcionalidade que permite ao usuário disparar uma ação customizada em um registro da entidade base.

Topo

Cancelar

Cancela o contrato informando uma data e um motivo de cancelamento.
Comportamento:Topo

Cancelar

Permite carregar um arquivo contendo uma relação de CPFs a serem cancelados.

Configurações

SGPRC_CONVENIO.CAD_CONTRATO_CONVENIOS.TIPO_CONTRATO_PADRAO

Tipo de contrato a ser usado nesta interface. Caso não configurado assume CONVENIO.

Tipo: UPPER

Regras

Ajustar ações

Ajusta as ações disponíveis para o usuário de acordo com a situação do contrato:
  • Só pode clonar se o contrato estiver ativo;
  • Só pode abrir o contrato se ele estiver ativo;
  • Só pode fechar um contrato que está em manutenção;
  • Só pode cancelar um contrato que não está cancelado;
  • Só pode excluir ou alterar contratos em manutenção.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Incluir o preço do produto

Incluir o preço do produto
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Informar data de inicio da vigencia

Caso não informada data de inicio, deve ser utilizada a mesma data do contrato
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Informar endereço do conveniado

Informar o endereço do conveniado no contrato.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Informar tipo de contrato e popular planos de pagamento

Define o tipo de contrato e o tipo de serviço conforme indicado na preferência SGPRC_CONVENIO.CAD_CONTRATO_CONVENIOS.TIPO_CONTRATO_PADRAO.

Popula os planos de pagamento com todos aqueles definidos para o respectivo tipo de contrato e que estão ativos e válidos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Montar interface para clonar contrato

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Clonar"

Montar tela de inclusão

Apresentar apenas os estabelecimentos do usuário.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Montar tela para cancelamento

Montar interface para cancelamento
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Cancelar"