Canais de venda

Índice

Cadastro dos contratos com os canais de venda

SGPRC_CANAL_VENDA.CAD_CONTRATO_CANAL_VENDA

Descrição

Interface para manutenção de contratos que definem os canais de venda.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Contrato com canais de venda:

Campos:

Título opcional dado como identificação do contrato. Ele deve ser único para todo o sistema.
Número sequencial do contrato de serviço.
Quando não for informado o número do contrato, será utilizado o número da espécie de documento "CONTRATO" (acrescido de 1) conforme definido na guia "Documentos" (Números de Documentos de Entrada e Saída) do Estabelecimentos.

Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
CPF/CNPJ do contratante.
Data de emissão do contrato.
Data que o contrato foi aprovado ou assinado pelo contratante ou todas as partes (vias dos contrato ou formalização comprovada).
Data que o contrato foi suspenso pelo contratado. Não deve gerar faturamento.
Nome utilizado para identificar este modelo de comissionamento.
Descrição do tipo de contrato. P.ex.: Monitoramento, Serviços especiais, Portarias, Coletas, CFTV, Ronda, etc.
Plano de pagamento que ficará associado ao canal de venda.
Apenas planos válidos, ativos e que são destinados ao tipo de serviço são apresentados.
Situação atual do contrato.
  • Ativo - O contrato está em vigor e os serviços devem ser prestados normalmente. A data de aprovação do contrato pelo cliente foi informada e a data de cancelamento não foi informada.
  • Cancelado - Contrato foi cancelado pelo contratante ou pelo contratado. A data de cancelamento do contrato foi informada.
  • Encerrado - O contrato não é renovado automaticamente e a data de vencimento é menor ou igual a data atual do sistema.
  • Inadimplente - Contrato com parcelas em atraso maior que a quantidade de dias parametrizadas, e não deve bloquear a geração dos próximos faturamentos.
  • Manutenção - O contrato está em processo de inclusão ou alteração.
  • Em análise - O contrato está aguardando a aprovação. Esta situação é utilizada nos casos onde o contrato passa por uma avaliação final antes de ser aprovado. Não indica que a análise propriamente dita já tenha iniciado.
    Nos casos de pagamento com cartão de crédito, o valor já foi autorizado no integrador financeiro e somente será capturado na aprovação do mesmo.
  • Suspenso - Contrato está suspenso. Não deve gerar faturamento. Data de suspensão está preenchida
  • Faturamento suspenso - O faturamento do contrato está suspenso até a data informada para início do faturamento.
Tipo de serviço ofertado pela empresa. P.ex.:Rádio sem deslocamento, Rádio sem SOS, Tele sem deslocamento, Rastreamento de veículos, Sem monitoramento, etc.
Nome dado para identificar esta frequência.
Data que o contrato foi cadastrado no sistema.
Data a partir da qual serão faturados e cobrados os valores do contrato. Este campo permite estabelecer um período de carência para início de pagamento dos serviços contratados.
Data de vencimento ou término do contrato.
Período de vigência do contrato em meses. O valor deve ser superior a 0 no caso de contratos com pré faturamento.
Por exemplo, no caso frequência Anual, deve ser informado a vigência 12 meses, e desta forma irá gerar 1 documento.
Data em que o contrato foi cancelado.
Motivo ou justificativa do cancelamento do contrato.
Dia do mês que é realizado o faturamento/fechamento dos movimentos.
P.ex: 05,10,15,20,25,30 ( múltiplos de 5)
O LOP (Localização, Operação e Portador) permite definir onde (localização, p.ex.: banco, carteira, advogado), tipo de cobrança (operação, p.ex.: cobrança simples, cobrança descontada, Vendor, cobrança judicial) e quem (portador, p.ex.: empresa, nome do banco, nome do escritório de cobrança, nome do advogado/escritório) um título financeiro encontra-se para o processo de cobrança.
Quando informado, indica o canal de vendas que indicou este canal.
Observações livres para o contrato
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.

Regras

Informar data de inicio da vigencia

Caso não informada data de inicio, deve ser utilizada a mesma data do contrato
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Informar endereço do parceiro

Informar o endereço do parceiro no contrato.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Informar tipo de contrato

Bloquear os campos informados conforme regra do tipo de contrato definido via preferencia de sistema
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Montar tela de inclusão

Apresentar apenas os estabelecimentos do usuário.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"