Base de informações da plataforma

Índice

Tarefas de sistema

RTSYSINF.CAD_TAREFAS_SISTEMAS

Descrição

Esta interface permite manter o cadastro das tarefas que são executadas no sistema. As tarefas são atividades elementares e correspondem a uma sequência de passos executados por um usuário para atender a um propósito específico em um curto prazo de tempo.

Em um sistema de gestão de qualidade, uma tarefa equivale a uma instrução de trabalho. Nestes casos, existirá provavelmente uma tarefa cadastrada no sistema para cada instrução de trabalho existente no sistema de qualidade.

A documentação da tarefa implica em, além de descrever passo a passo como ela é realizada, formalizar todos os acessos de sistema necessários para executá-la. Desta forma, ao vincular a tarefa a um usuário e/ou função empresarial (ou cargo), o usuário fica automaticamente autorizado e suprido de uma ajuda contextualizada na execução da tarefa.

Esta interface pode ser acessada pelo menu:


Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Tarefas de sistema:

Campos:

Título da tarefa. Por padrão, as tarefas representam uma ação e por isso devem iniciar sempre com um verbo no infinitivo. Exemplo: Lançar nota fiscal de devolução.
Na inclusão de uma tarefa, quando o título é informado, o código da tarefa é automaticamente sugerido.
Nome (ou código) dado para identificar a tarefa. Na inclusão é sugerido conforme o título mas o usuário pode informar outro valor se desejar. Note que pode existir duas tarefas diferentes, utilizadas em diferentes contextos que usam o mesmo título, porém, terão de ser identificadas com um nome/código diferente.
Título da tarefa. Por padrão, as tarefas representam uma ação e por isso devem iniciar sempre com um verbo no infinitivo. Exemplo: Lançar nota fiscal de devolução.
Na inclusão de uma tarefa, quando o título é informado, o código da tarefa é automaticamente sugerido.
Descrição resumida da tarefa.
Situação da tarefa.
  • Inativa
  • Pendente - A função existe mas ainda não foi detalhada.
  • Elaborada - A função foi detalhada e documentada, mas ainda não houve uma aprovação da mesma.
  • Aprovada - A função foi aprovada pelo cliente, mas ainda não foi totalmente implementada.
  • Implementada - A função está disponibilizada e aguardando a homologação.
  • Homologada - A função foi testada e homologada pelo cliente.
  • Implantada - A função está implantada e em uso no ambiente de produção
Texto no estilo passo a passo contendo todas as orientações necessárias para que o usuário final consiga realizar a tarefa. Note que o nível de detalhamento e a forma de escrever dependerá do nível de conhecimento esperado para o usuário que está realizando a tarefa. O texto deve ser completo, porém simples e objetivo, evitando incluir informações que são obviedades para o público alvo.

Informações complementares tais como orientações sobre o que informar em cada campo de uma tela devem ser incluídas apenas para situações muito específicas que não estão previstas nos "hints" já existentes nestas telas.

Além da sintaxe padrão utilizada para formatar textos Wiki, este campo possui algumas macros adicionais específicas para este contexto:

Imagens em anexo podem ser incluídas com a macro:
[ img : nome-do-anexo]
Referencias com as descrições dos campos das interfaces também podem ser inseridas com macros como:
  • Todos os campos de uma feature:
[ doc : sistema.bloco.feature]
  • Determinados campos de uma feature:
[ doc : sistema.bloco.feature; fields:campo1,campo2,...]
Apresentar um botão:
[ b : label-do-botão]
Apresentar um link para abrir uma determinada interface do sistema:
[ sys : sistema.bloco.feature]

Data em que o detalhamento e a documentação da tarefa foram concluídos.
Data de aprovação da tarefa. Este atributo é utilizado durante a implantação dos processos de negócio e indica que a tarefa foi devidamente detalhada, documentada e que obteve consenso com os responsáveis da área.
Quando informado, indica que a tarefa está implementada e disponível para ser homologada.
Data em que o cliente homologou a tarefa. Isso indica que o cliente testou a execução da tarefa com sucesso no ambiente de homologação.
Data em que o processo foi implantado no sistema.
Texto livre onde é possível descrever sugestões de melhorias a serem implantadas no futuro.
Imagens de arquivos anexos.
Arquivos anexados à tarefa. Podem conter imagens, planilhas ou outros documentos que podem ser úteis para a mesma.
Lista de processos que utilizam esta tarefa.
Permite filtrar apenas as tarefas específicas do usuário.
  • Todas tarefas
  • Todas tarefas ativas
  • Apenas tarefas ativas executadas pelo usuário
  • Apenas tarefas inativas
Valor padrão: A
Indica se a tarefa está ativa ou não. Tarefas inativas são ignoradas nos processos de autorização. Quando o sistema é instalado, ele vem com um grande número de tarefas comuns documentadas para facilitar o processo de implantação. A medida que os processos vão sendo implantados, estas tarefas vão sendo ativadas e aprovadas.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Inativa
Pendente
Elaborada
Aprovada
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
Topo

Imprimir

Gera uma página para a impressão da documentação da tarefa.
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].

Configurações

RTSYSINF.CAD_TAREFAS_SISTEMAS.LOV_WIDTH

Largura da LOV

Tipo: INTEGER

Valor padrão: 800

Regras

Ajustar cor da situação

Ajusta a cor da situação.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

Apresentar imagens

Caso o texto não contenha nenhum comando Wiki tipo "img", então deve apresentar as imagens que estiverem anexas.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Filtrar escopo selecionado

Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Popular lista de processos

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

Preparar versão para impressão

Ajusta os campos para a impressão da documentação da tarefa.
  • Ajusta título da tela
  • Ajusta conteúdo a ser apresentado
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Imprimir"

Salvar título da tarefa

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Sugerir código

Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Título" do formulário "Novo"

Veja também