Sub-sistema para armazenar preferências de configurações

Índice

Configurações das interfaces do sistema

RTPREF.CFG_INTERFACES_SISTEMAS

Descrição

Permite customizar algumas funcionalidades das interfaces do sistema:

Observações: Campos obrigatórios na definição das entidades não são apresentados para "ocultação" ou "obrigatoriedade".

Exemplos de ordenação:
case when situacao_documento = 'M' then 0 else 1 end, data_emissao desc, numero desc

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Interfaces do sistema:

Campos:

Nome global da interface (ou serviço) que está sendo controlada, ou nome global da política de acesso para atividades.
Ex:
  • APPREF.CAD_PEDIDO
  • PROJET.TIPOS_ATIVIDADES.BACK_OFFICE
  • RTPREF.CFG_INTERFACES_SISTEMAS
  • RTAUTH.PRO_LOGIN
Título original da interface conforme o idioma de desenvolvimento.
Ex:
  • Cadastro de pedidos
  • Tipos de atividades
  • Configurações das interfaces
  • Login
Customização do título do bloco. Quando informado, indica um título a ser utilizado no lugar do título original do bloco.
Permite escolher os campos que definem a ordenação dos registros.
Ex:
  • case when situacao_documento = 'M' then 0 else 1 end, data_emissao desc, numero desc
  • emitente, data_emissao
Expressão a ser utilizada para a ordenação. Alterar os campos pelas caixas de seleção do campo acima, alteram este campo automaticamente. Quando for desejado usar uma expressão diferente ou definir a ordenação de forma descendente, informe a expressão no padrão SQL neste campo.
Número máximo de registros que devem ser apresentados em cada página da listagem (paginação).
Esta configuração não tem efeito no caso do bloco ter sido configurado com um número de registros fixo.
Se informado um valor cria uma preferência de bloco QUERY_ROWS_LIMIT que determina o número máximo de linhas (calculados estatisticamente pelo banco) que a consulta retornará.

Obs: Essa preferência ajuda a evitar que sejam realizadas pesquisas muito pesadas/grandes no sistema que possam levar a queda de performance para os demais usuários do sistema.
Se informado um valor cria uma preferência de bloco QUERY_COST_LIMIT que determina o custo (estatística) máximo permitido para a consulta.

Obs: Essa preferência ajuda a evitar que sejam realizadas pesquisas muito pesadas/grandes no sistema que possam levar a queda de performance para os demais usuários do sistema.
Se informado um valor cria uma preferência de bloco SHOW_ESTIMATIVE_DETAIL que apresenta o detalhamento (query-plan) apresentado pelo banco de dados para a consulta junto do erro no caso das estimativas da consulta excederem os limites configurados.
Conjunto de campos relacionados a configurações de acesso aos registros utilizando grupos de usuários.
Define quem poderá acessar os registros. Esta é uma configuração da entidade que está relacionada a esta interface e determina as permissões de acesso que serão incluídas durante a criação de novos registros. Importante saber que a mudança desta configuração não altera as permissões de acesso aos registros que já estão presentes na base de dados.
  • Liberado para todos (desde que tenham acesso a interface) - Nenhuma permissão de acesso é criada. Esta opção deve ser utilizada quando não for necessário separar o acesso aos registros por grupos de usuários. Quando esta opção é utilizada, espera-se que a interface não esteja configurada para restringir os dados a usuários de grupos.
  • Restrito aos usuários do grupo
  • Restrito ao dono e aos administradores do grupo -
  • Restrito apenas ao usuário - Apenas o próprio usuário terá acesso ao registro. Esta opção é normalmente utilizada em conjunto com regras de acesso configuradas separadamente.
Indica como será realizado o compartilhamento dos registros com os demais usuários do sistema.
  • Manter o padrão definido para a entidade
  • Liberado para todos (desde que tenham acesso a interface) - A interface deve ignorar as permissões de acesso de grupos. Todos os usuários terão acesso a todos os registros de acordo. Apenas as regras específicas da interface serão levadas em consideração.
  • Restrito aos usuários do grupo - Apenas os usuários definidos pelas permissões de acesso configuradas na entidade poderão acessar os registros.
Nome da tabela que deve ser utilizada como referencia para gerenciar o acesso dos registros a grupos. Para interfaces mestre-detalhes, por exemplo, deve-se configurar o nome da tabela MESTRE na interface do detalhe. Este campo deve ser informado apenas quando não for utilizada a tabela base do bloco.
Nome da coluna que referencia o ID da tabela MESTRE. Deve ser informado apenas no caso da tabela de referencia ser informada.
Expressão de filtro adicional a ser injetada juntamente com o bloco. Permite adicionar uma restrição adicional para a apresentação de registros. Normalmente utilizado para customizar uma regra de acesso que determina quais os registros que podem ser visualizados pelo usuário.
Esta expressão pode conter qualquer variável da sessão do usuário, tais como [USER_ID], [PERSON_ID], etc.
Para fazer referência aos itens da query do bloco, deve-se utilizar o alias QUERY.
Exemplo:
where query.usuario_id = [USER_ID]
Role de exceção ao filtro customizado. Permite indicar uma chave de acesso que fará com que o filtro customizado não seja injetado.
Conjunto de campos relacionados a definição para desabilitar ou tornar campos opcionais em obrigatórios.
Define campos opcionais por padrão que o cliente deseja que sejam obrigatoriamente informados nos cadastramentos.
Relação de campos opcionais da interface que não devem ser apresentados. Campos selecionados nesta interface não será apresentados em nenhuma das funcionalidades do sistema.
Este campo permite adicionar itens customizados no bloco da interface.

Ex:
{
  "items": [
      {
          "name": "EXEMPLO",
          "domain": "ADSRT.TEXT",                      
          "label": "Exemplo",
          "hint": "Hint do campo",
          "expr": "select 'Campo exemplo'::text", 
          "usages": [
              {
                  "operation": "LIST",
                  "usage": "view"
              }
          ]
      }
  ]
}

Mais informações na faq Inclusão de campos customizados em ambiente de produção (block-config).
Indica se os filtros usados na query devem ser recuperados toda a vez que o usuário retorna para a página ou não.
Habilita o filtro por expressão neste bloco de interface.
  • Manter padrão geral do sistema - Mantém o filtro de expressão habilitado ou não conforme configurado como padrão geral do sistema (apresentado no campo). Clique no link apresentado para alterar o padrão geral do sistema.
  • Habilitar - Habilita o filtro por expressão no bloco independentemente do que está configurado como padrão geral.
  • Desabilitar - Desabilita o filtro por expressão no bloco independentemente do que está configurado como padrão geral.
Nome do cargo/função para usar o filtro por expressão neste bloco. Caso não seja informado, utiliza o mesmo cargo/função configurado como padrão geral.
Largura da janela em pixels quando este interface for utilizada como LOV.
Altura da janela em pixels quando este interface for utilizada como LOV.
Informa um CSS específico para a interface. Escreva o código CSS em conformidade com o W3C. Abra um inspect do browser para identificar classes e IDs dos elementos utilizados na renderização das páginas.
Quando marcado, indica que o sistema deverá incluir informações de auditoria do registro da tela de consulta detalhada do mesmo.
  • Não apresentar auditoria
  • Apresentar auditoria
Função que o usuário deverá ter acesso para visualizar as informações de auditoria. Quando não for informado e o campo de auditoria for selecionado, então todos os usuários poderão visualizar esta informação.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
APPREF.CAD_PEDIDOCadastro de pedidos
PROJET.TIPOS_ATIVIDADES.BACK_OFFICETipos de atividades
RTPREF.CFG_INTERFACES_SISTEMASConfigurações das interfaces
RTAUTH.PRO_LOGINLogin
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:

Regras

Atualizar a expressão

Sempre que modificar a ordenação pelo selection-box, alterar a expressão de ordenação.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Ordenar por" do formulário "Alterar"

Buscar ID da interface

Quando o nome global da interface for informado por parâmetro, busca o ID da mesma para permitir a edição.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de fazer a leitura do registro formulário "Alterar"

Ler configurações

Executa a leitura das configurações da interface.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Ler preferências

Se existir preferência de bloco QUERY_ROWS_LIMIT, QUERY_COST_LIMIT e/ou SHOW_ESTIMATIVE_DETAIL faz a leitura das mesmas informando os respectivos campos
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

Salvar configurações

Salva todas as configurações para a interface.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"

Salvar preferências

Se informado valor nos campos: QUERY_ROWS_LIMIT, QUERY_COST_LIMIT e/ou SHOW_ESTIMATIVE_DETAIL cria/atualiza a respectiva preferência.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"

Veja também