Sub-sistema de administração de logs

Consulta de históricos de alterações de dados (journaling)

RTLOG.RQ-05

Descrição

Todas as alterações de dados no sistema geram um registro de histórico de alterações (chamado de "journaling"). Este histórico serve como base para auditorias da informação e pode ser consultado através da interface Históricos de dados.

Pode-se configurar para que o sistema apresente um campo de auditoria automaticamente em todas as telas de consulta a um registro (somente em telas VIEW). Para isso, basta configurar a preferência RT.FEATURE.VIEW.INCLUDE_AUDIT.

Se for desejado que a auditoria apareça apenas para determinados usuários, deve-se acrescentar a preferência RT.FEATURE.VIEW.INCLUDE_AUDIT_ROLE_ID indicando o papel/função dos usuários (cadastrada em Funções de usuários) que tem este acesso. A função cadastrada, precisa estar com a interface Históricos de dados liberada na guia de acessos.

Ambas preferências podem ser configuradas pela interface Configurações das interfaces do sistema.

O campo de auditoria apresenta os dados básicos de auditoria do registro. Informa a data, hora e usuário que cadastrou este registro no sistema, bem como da última alteração realizada. Este campo também apresenta um link onde o usuário poderá consultar o histórico de todas as alterações realizadas no mesmo.


Atenção
As informações de auditoria geram um grande volume na base de dados do sistema e por isso são mantidas de forma opcional. Alguns processos podem eliminar os históricos mais antigos e rotinas de backup, por padrão, não armazenam estes históricos.

Situações em que os históricos não são apresentados:

Veja também