Rotas

Índice

Itens da rota

ROTAS.CAD_ITENS_ROTAS

Descrição

Interface para manutenção de clientes de uma rota. É possível informar um cliente, um endereço e uma sequencia para ordenar os itens da rota.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Rotas:

Campos:

Indica uma pessoa por onde a rota passa. Serve apenas como meio indireto para definir um endereço.
Código de endereçamento postal (CEP no Brasil, ZIP nos EUA, etc.).
O nome deste campo depende do país.
A partir do CEP informado, o sistema busca os dados de logradouro, bairro e cidade.
O mecanismo de busca do endereço a partir do CEP informado é definido na preferência PESSOAS.ENDERECOS.MECANISMO_BUSCA_CEP.
Endereço por onde a rota passa.

Por padrão, o campo vem opcional por poder informar somente o cliente para a rota. Caso seja desejado sempre informar o endereço, deixando-o sempre preenchido ao fazer uma inclusão, pode-se deixar o campo "endereço" como obrigatório na configuração de interface.
Depende do tipo de endereço. Pode ser o nome da rua, avenida, número de telefone, endereço de e-mail, etc.
Número de identificação do prédio no logradouro.
Complemento para o endereço (andar, apartamento, sala, etc.)
Nome do bairro (ou distrito) do endereço
Identificação (única) da cidade formada pelo nome da cidade seguida de seu estado e (caso cidade do exterior) do nome do país.
Na identificação, os acentos e cedilhas são removidos o que impede o cadastramento de uma cidade com e sem acentos no mesmo estado.
Ex:
  • SAO LEOPOLDO - RS
  • SAO PAULO - SP
  • ALVORADA - TO
  • MIAMI - FL - ESTADOS UNIDOS
Unidade da federação. Para estados de outros países (diferente de Brasil), será sempre igual a EX.
Endereços "eletrônicos" das pessoas (p.ex.: e-mail, celular, telefone comercial, Skype, Twitter, etc).
Número (sequência) que determina a ordem dos itens da rota.
Caso não informado na inclusão, assume o número do último item acrescido de 1.

Operações

Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
SAO LEOPOLDO - RS
SAO PAULO - SP
ALVORADA - TO
MIAMI - FL - ESTADOS UNIDOS
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Incluir clientes

Inclui todos os clientes da pessoa informada como responsável pela rota e que já não estejam incluídos.
Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:

Regras

Adicionar estabelecimento na lov do cliente

Caso informado um estabelecimento na rota, esse estabelecimento deve ser passado como parâmetro para lov.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Ajustar sequencias

Ao salvar um item, renumera a sequencia de todos os itens.

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Alterar autocomplete do cliente

Altera o autocomplete do cliente baseado no estabelecimento selecionado na rota
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

Incluir número e complemento no endereço

Na lista, o número e o complemento são acrescidos ao endereço para melhor formatação.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

Popular endereços

Prepara a lista de endereços da pessoa selecionada.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

Verificar cliente

Caso a rota seja para um vendedor, então valida se o cliente é do vendedor.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"