Gerador de relatórios

Índice

Relatórios

REPORTS.PRO_REPORT2

Descrição

Permite a execução de relatórios diversos do sistema. Estes relatórios podem ser cadastrados em Cadastro de relatórios.

Campos:

Representa o ID do report que está sendo executado
Identificação da operação do sistema. É formado por um nome global único (não existem duas operações com mesmo nome global). Para interfaces, por exemplo, é composta por um padrão SISTEMA.BLOCO_INTERFACE.OPERACAO.
Exemplos: "PROJET.CAD_ATIVIDADES.INSERT", "PEDIDOS.CAD_PEDIDOS.UPDATE", etc.
Título original dado para a operação no idioma de desenvolvimento. Normalmente equivale ao nome de um botão ou de um label.
Exemplos: Insert, Delete, Update, Cancelar pedido, etc.
Texto descritivo sobre a operação.
Tipo de saída desejada para o relatório.
  • CSV (com cabeçalho) - Column Separated Values
  • CSV (sem cabeçalho)
  • HTML - Tabela HTML formatada
  • PDF
  • Printer Text File - Arquivo texto para ser impresso diretamente na impressora.
  • TXT (não formatado) - Matricial
  • XLS - Planilha excel
Define para onde o relatório deve ser enviado. Por padrão, os relatórios são apresentados diretamente na tela do usuário, mas podem ser enviados para outros lugares definidos na Cadastro de Destinos para arquivos
Permite informar um destino específico que não estava cadastrado. Este campo deve ser informado no mesmo formato que utilizado no Cadastro de Destinos para arquivos
Define os tipos disponível de gráficos para geração
  • Barras
  • Linha
  • PIZZA

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Executar

Permite executar o relatório. Primeiro é aberto um formulário onde o usuário informa:
Ao submeter este formulário, o relatório é gerado e enviado para o destino informado.
Comportamento:Topo

Executar (pelo menu)

Permite executar o relatório diretamente a partir do menu.
Topo

Ação customizada

Ação que pode ser disparada pelo usuário a partir de um escopo qualquer conforme fluxo customizado.
Comportamento:

Regras

Montar interface

Montar interface de query para execução do relatório, baseada nos filtros cadastrados e alguns campos fixos como (tipo de saída, tipo de impressão)
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Executar"

Outra saída destino

Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Destino de saída" do formulário "Executar"

Popular destino de saídas

Popular os destino de saída baseados na entidade destino arquivos
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Executar"

Popular formulário

Popula o formulário com os campos custom para que o autocomplete possa enxergar os mesmos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Executar"

Popular id

Popula o ID do relatório no hora da geração do gráfico
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Ação customizada"

Setar o título

Nas funcionalidade de consulta e execução, o título da página é alterado para o título do relatório.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Executar"

Veja também