Gerador de relatórios

Índice

Campos do relatório

REPORTS.CAD_REPORT2_FILTROS

Descrição

Configuração dos parâmetros e campos que compõem a consulta / relatório.

Para configurar a apresentação de campos numéricos para destaque de valores negativos pode-se aplicar "formatos" como estes:
###,###,###.###;<b><font color="red">-###,###,###.###</font></b>
Este exemplo permite apresentar os campos com valor negativo na cor vermelha e em negrito.

Para mudar o alinhamento dos dados de uma coluna, no SQL do relatório deve ser informado:
<div style="text-align: right;"></div>
Onde:

Atenção
Estas opções somente são indicadas para saída em HTML e não devem ser utilizadas para saídas de relatório em PDF ou TXT.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de relatório:

Campos:

Sequência do parâmetro da operação. Define a ordem com que os parâmetros serão apresentados na interface.
Nome dado para identificar o parâmetro.
Título do parâmetro que deve ser apresentado para o usuário (p.ex.: Data de emissão, Vendedor, Produto).
Define o tipo de dado a ser utilizado para o campo. As opções dsponíveis podem ser configuradas através da preferências RTSYSINF.PARAMETROS_OPERACOES.VALORES_DOMINIO
  • Data
  • Data e hora
  • Números longos
  • Inteiro
  • Opção
  • Texto
  • HTML
  • Texto com quebras de linha
  • Real - P.ex: 1, 2.33, etc.
Valor padrão para o campo a ser apresentado automaticamente na tela.
P.ex.
  • S
  • [SYSDATE] (assume a data atual)
  • 1.33
Opções de valores que poderão ser usados para filtrar o relatório.
Utilize este campo para definir as opções de uma caixa de seleção (pop-list) ou ainda para definir as opções de autocomplete de campos alfabéticos de livre digitação.

Pode ser informado de duas formas:

Valores fixos

Devem ser informadas várias linhas no formato
VALOR1=Descrição1
VALOR2=Descrição2

SQL no banco de dados

Informar uma expressão SQL que deve obrigatoriamente conter as seguintes colunas:
  • VALOR - Para o valor que será assumido no campo
  • DESCRICAO - Para o que deve ser apresentado para o usuário.
Exemplo: Apresentar nome dos estabelecimentos ordenador por nome:
select nome_estabelecimento as valor
, nome_estabelecimento as descricao
from estabelecimentos
order by descricao;

Autocomplete

Para autocomplete, deve-se incluir um SQL com as seguintes colunas:
  • ID (uso do registro)
  • VALOR (valor que será colocado no campo da LOV)
  • DESCRICAO (texto que acrescentará uma informação a mais sobre o registro)
  • PESQUISAR (texto onde o sistema irá pesquisar com o operador LIKE)

Deve-se tomar cuidado com colunas que podem conter valores nulos - Nestes casos, é importante usar uma função tipo COALESCE ou CASE WHEN.

Exemplo:
select id as id
   , codificador as valor
   , codificador || ' - ' || descricao as descricao
   , codificador || coalesce(descricao, ' ') as pesquisar
from codificadores
where situacao in ( 'D' )
order by codificador

Macros

A expressão SQL informada paras opções ou para o autocomplete, pode conter macros apontando para varáveis de sessão, preferências de usuário ou preferências gerais. Exemplo:
  • [USER_ID]
  • [PERSON_ID]
  • [EMPEST.ACESSO_TODOS_ESTABELECIMENTOS]
  • etc.
Para maiores detalhes, ver Variáveis/parâmetros de sessão.

Formatação que o campo deve assumir - Para maiores detalhes, veja os comandos de formatação aceitos pelo respectivo domínio.
Define se o parâmetro é requerido (obrigatório) para realizar a operação/pesquisa.
Indica se este campo será utilizado como filtro.
Indica se o campo deve ser totalizado no final do relatório
Indica se este campo pode ser utilizado como agrupador ou não.
Indica se o campo será apresentado no relatório
Indica se o parâmetro deve ser agrupado.
  • Average - Média aritmética dos valores.
  • Count - Número de registros com o campo preenchido.
  • Count distinct - Número de valores distintos encontrados.
  • Key - O item é uma das chaves de agrupamento.
  • Max - Maior valor encontrado.
  • Min - Menor valor encontrado.
  • Sum - Soma de todos os valores.
Indica opções para geração de gráfico apatir do relatório, caso não for informado em nenhum campo não apresentará botão para geração de gráfico.
  • Área
  • Área curva
  • Barras
  • Colunas
  • Funil
  • Linha - Define o campo que será agrupado e definirá as linhas, blocos do gráfico
  • Pizza
  • Propriedades
  • Linha curva
  • X - Define o campo que será usado no eixo X do gráfico
  • Y - Define o campo que será usado no eixo Y do gráfico
Quando informado, indica que este campo determina a ordem dos registros. O número informado corresponde à prioridade do campo quanto à ordenação. Sugere-se enumerar os campos com 1, 2, 3, etc.
Informado apenas para campos que determinam a ordenação dos registros.
  • Asc - Ascendente
  • Desc - Descendente

Operações

Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:

Regras

Não permitir a edição de valores automaticos

Não deve permitir a edição de valores que são registros automáticos, com origem na query.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

Popular domínios

Popula a lista de domínios permitidos para os atributos/filtros do report.
A lista de domínios pode ser configurada na preferencia RTSYSINF.PARAMETROS_OPERACOES.VALORES_DOMINIO
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Veja também