Gestão de projetos de instalações elétricas

Índice

Execução de atividades do projeto

PROJETO.CAD_ATIVIDADES_PROJETO

Descrição

Tela que permite registrar as atividades executadas no projeto, informando as pessoas que participaram da execução da mesma, das horas que foram necessárias, das refeições realizadas durante a jornada e da quilometragem percorrida.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Atividades:

Campos:

Campo de pesquisa livre. Considerando descrição, número da atividade, título, observações ou pessoas.
Identificação do projeto
Número utilizado para identificar a atividade. Na maioria das vezes este número é gerado automaticamente de forma sequencial.
Título dado para a atividade.
Tipo de atividade executada.
Serão permitidos tipos de atividades que estejam configuradas no Tipos de atividades com os campos:
  • Apropria horas = Sim
  • Ocorrência = Sim
  • Desmembrável = Sim
  • Raiz = Não
ou
  • Apropria horas = Não
  • Ocorrência = Sim
  • Desmembrável = Não
  • Raiz = Não
Ex:
  • Projeto de Software
  • Produção de pedidos
  • Implantação de software
  • Erro
Descrição da atividade. Este campo aceita os padrões WIKI de formatação e imagens podem ser inseridas anexando o arquivo da imagem e incluindo a macro abaixo no local desejado.
[img : nome-do-anexo-sem-extensão]
Situação atual da atividade (calculada automaticamente).
O ciclo normal de uma atividade/projeto é:
Proposta > Pendente > Em execução > Concluída > Aceita
  • Proposta - A atividade é apenas uma proposta, ou seja, ainda não se sabe se ela será executada. Não existe data de aprovação informada. Se o tipo de atividade não precisar de aprovação para ser executada, a atividade entrará automaticamente como "Pendente".
  • Pendente - A atividade está aprovada, ou o tipo de atividade não exige aprovação, mas sua execução ainda ainda não foi iniciada.
  • Em execução - A atividade está em execução, ou seja, a data de início efetivo está informada, mas a data de término efetivo ainda não.
  • Concluída - A data de término efetivo já foi informada mas não houve um aceite formal do cliente.
  • Suspensa - A atividade está temporariamente suspensa (existe uma data de suspensão informada). Ver observações da atividade para maiores detalhes. Não faz sentido suspender uma atividade cancelada ou aceita.
  • Cancelada - Indica que a atividade não será mais executada. O cancelamento é realizado informando uma data de cancelamento.
    Não faz sentido cancelar uma atividade já aceita.
  • Aceita - Indica que a atividade foi concluída e que o emitente (cliente) formalizou um aceite. A formalização do aceite é realizada através do preenchimento da data de aceite.
Data em que a atividade foi criada.
Data em que o projeto/atividade foi efetivamente concluído.
Se o tipo de atividade estiver configurado para término automático, então esta data é automaticamente preenchida com a maior data de término de suas atividades (quando todas as atividades forem concluídas).
Número horas estimadas para executar a atividade. No caso de atividades não desmembradas, é informado pelo usuário. Para atividades que são desmembradas, este atributo é automaticamente calculado através da soma das sub-atividades.

Quando o tempo estimado não for informado mas o checklist contiver etapas com um tempo em horas informado no seu final (algo como 1.5h), então o tempo estimado será automaticamente preenchido com a soma destes tempos.
Tempo em horas consumidas para a execução desta atividade. Calculado automaticamente através da soma dos tempos de todas as apropriações com a soma de todas as sub-atividades multiplicado pelo índice de cada apropriação.

p.ex: 2,5 horas apropriado com índice de 1,50 será calculado como 3,75 horas.
Tempo em horas apropriadas nessa atividade. Calculado automaticamente através da soma dos tempos de todas as apropriações com a soma de todas as sub-atividades sem considerar qualquer índice de apropriação.
Determina a prioridade/importância da atividade.
  • Urgente - A atividade está relacionada a um problema crítico que possibilita o envio de produto não-conforme para o cliente externo, compromete ou pode comprometer a disponibilidade de um sistema crítico, etc.
  • Alta - PODE causar uma ocorrência URGENTE no futuro.
  • Média - Normal
  • Baixa - Pouca importância
  • Mínima - Ajustes de layouts; Usabilidade pequena;
  • Sem prioridade - A atividade é um controle para apropriação mas que não forma uma pendencia a ser priorizado. Exemplos: Atividades de atendimento, gestão de projetos, deslocamentos, etc.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Código da pessoa responsável pela atividade.
Texto livre para registrar quaisquer observações a respeito do andamento da atividade.
Data em que o término da atividade foi planejado.
Para atividades, esta data é preenchida manualmente. Para projetos, esta data é preenchida automaticamente pela data de término planejado da última tarefa.
A data mais tarde em que a tarefa pode terminar sem atrasar a data de término do projeto. Seu valor é igual à menor data de início atrasado das tarefas posteriores a ela. Se não houverem tarefas posteriores, o término atrasado é exatamente igual ao término do projeto.
Data em que a atividade foi cancelada.
Data em que a atividade foi alterada pela última vez. Atualizado sempre que houver uma alteração no registro. Usado para permitir um acompanhamento com relação a quando houve uma última interação com a ocorrencia (alterações nos históricos também atualizam esta data)
Hora de inicio
Hora de inicio do almoço
Hora de fim de almoço
Hora de final
Colaboradores
Indica quando alterações na atividade devem enviar notificação por e-mail.

Operações

Topo

Pesquisar

Permite filtrar as ocorrências desejadas.
Comportamento:Topo

Consultar

Mostra:
Comportamento:Topo

Listar

Lista um resumo das ocorrências encontradas que atendem os critérios de filtro
Projeto de SoftwareProposta
Produção de pedidosPendente
Implantação de softwareEm execução
ErroConcluída
Topo

Alterar

Permite alterar os dados da ocorrência (Título, descrição, solução, texto situação e data de cancelamento).
Topo

Novo

Permite incluir uma nova ocorrência. O usuário deve verificar se ele não está repetindo uma ocorrência já cadastrada.
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Comportamento:Topo

Iniciar apropriação desta atividade

Inicia uma apropriação desta atividade no cadastro de apropriações.

Configurações

PROJETO.CAD_ATIVIDADES_PROJETO.APRESENTAR_COLABORADORES

Apresentar lista de colaboradores para seleção

Caso marcado será apresentado o campo de colaboradores com todos os colaboradores vinculados, caso contrario será apresentado somente o usuário logado.

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

PROJETO.CAD_ATIVIDADES_PROJETO.DELETAR_APROPRIACAO_HORAS

Indica se quando for excluir uma atividades suas apropriações de horas devem ser excluídas também.

Tipo: FLAG

PROJETO.CAD_ATIVIDADES_PROJETO.HORA_FIM_ALMOCO_DEFAULT

Define um valor padrão para hora final de almoço

Tipo: TEXT

PROJETO.CAD_ATIVIDADES_PROJETO.HORA_FIM_DEFAULT

Define o valor padrão para hora final da atividade

Tipo: TEXT

PROJETO.CAD_ATIVIDADES_PROJETO.HORA_INICIO_ALMOCO_DEFAULT

Define um valor padrão para hora inicio de almoço

Tipo: TEXT

PROJETO.CAD_ATIVIDADES_PROJETO.HORA_INICIO_DEFAULT

Define o valor padrão para hora de inicio

Tipo: TEXT

PROJETO.CAD_ATIVIDADES_PROJETO.JORNADA_PADRAO

Nome da jornada de trabalho a ser utilizada nas apropriações geradas pelas atividades do projeto.
Esta jornada é necessária para estabelecer os valores de horas extras. Caso não informada, o sistema assume uma jornada de trabalho chamada de "PADRÃO".

Regras

Apresentar colaboradores para seleção

Apresentar a lista colaboradores para vinculo.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Apresentar projeto

Caso a interface seja chamado de um contexto de projeto, o campo projeto deve ser visível e obrigatório para que possa ser informado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Calcular refeições

Calcula uma sugestão para o número de refeições conforme as informações de horário e o número de pessoas selecionadas. Toda vez que o usuário modificar as informações de horários ou de pessoas selecionadas, o número de refeições e atualizado.
Considera uma refeição para cada colaborador sempre que o horário de início for anterior às 13:00 ver preferencia PROJETO.CAD_ATIVIDADES_PROJETO.HORA_FIM_ALMOCO_DEFAULT.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Colaboradores" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Hora de inicio" do formulário "Novo"

Deletar apropriação horas

Quando a atividade for deletada deve-se deletar a apropriações de horas antes, esse comportamento é gerenciado pela preferencia PROJETO.CAD_ATIVIDADES_PROJETO.DELETAR_APROPRIACAO_HORAS
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de excluir formulário "Excluir"

Salvar pessoas envolvidas

Salvar as pessoas envolvidas nesta ocorrência, computando a hora de inicio e fim.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Salvar refeições

Gera uma atividade que representa a refeição realizada no dia. Em seguida, apropria o número de refeições realizadas.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Salvar viagens

Caso exista uma quilometragem de viagens informada, cria uma atividade de deslocamento e apropria a respectiva quilometragem.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"