Entidade PESSOAS_ATIVIDADES

PROJET.PESSOAS_ATIVIDADES

Descrição

Estabelece relações da atividade com diferentes pessoas. As relações podem ser de diversos tipos:

As informações sobre as pessoas de uma atividade estendem aquelas do projeto desta atividade (sobrepondo onde for o caso).

O responsável pelo projeto é reconhecido como um "super-usuário" no contexto do projeto e por isso tem acesso garantido a todas as operações independente das funções cadastras para ele.

As funções exercidas por uma pessoa valem para todas as tarefas e sub-projetos abaixo do projeto registrado, ou seja, um gerente de projeto será automaticamente gerente de qualquer sub-projeto do mesmo.

Atributos

AtributoDomínioRegrasDescrição
IDID(18)Rqd PK
ATIVIDADE_IDID(18)Rqd UK FK Atividade:
Indica o projeto e/ou atividade em que a pessoa exerce alguma função.

Referência para ATIVIDADES
PESSOA_IDID(18)UK FK Pessoa:
Indica a pessoa que exerce alguma função neste projeto e/ou atividade.

Referência para PESSOAS
AGENDA_IDID(18)FK Agenda do recurso:
Quando informado, indica a agenda utilizada por esta pessoa neste projeto. Este agenda é utilizada para identificar horários disponíveis para o recurso.

Referência para AGENDAS
RECURSO_IDID(18)FK Referencia para a função :
Indica a função do projeto que a pessoa está exercendo nesta atividade.

Referência para PESSOAS_ATIVIDADES
RECURSOUPPERFunção:
Nome da função que a pessoa exerce dentro do projeto. Meramente informativo.
DESCRICAOTEXT_LONGDescrição:
Texto livre para descrever como esta pessoa participa do projeto e/ou atividade.
CUSTO_HORAPRICE(18)Custo hora:
Indica o valor que este recurso custa para cada hora de execução da atividade (valor devido pelo estabelecimento para o participante).
CUSTO_FIXOPRICE(18)Custo fixo:
Indica o valor fixo que este recurso custa para executar a atividade (valor devido pelo estabelecimento para o participante).
VALOR_HORAPRICE(18)Valor hora:
Indica o valor a ser cobrado do cliente do projeto para cada hora trabalhada por esta pessoa no projeto ou atividade. Este atributo é utilizado em situações onde existe uma diferenciação entre o valor a ser pago para o participante (custo) do valor a ser cobrado do cliente do projeto (venda). Valor devido pelo cliente para o estabelecimento.
Caso não informado, assume o mesmo valor que o custo hora.
VALOR_FIXOVALUE(18)Valor fixo:
Indica o valor a ser cobrado do cliente do projeto pela participação desta pessoa no projeto ou atividade. Este atributo é utilizado em situações onde existe uma diferenciação entre o valor a ser pago para o participante (custo) do valor a ser cobrado do cliente do projeto (venda). Valor devido pelo cliente para o estabelecimento.
Caso não informado, assume o mesmo valor que o custo fixo.
PRIORIDADEOPCAO(1)Prioridade:
Determina a prioridade/importância da atividade na opinião desta pessoa. Esta informação determina a prioridade média da respectiva atividade.

Valores permitidos:
  • 1 - Urgente - Atividade relacionada a um problema crítico que possibilita o envio de produto não-conforme para o cliente externo, compromete ou pode comprometer a disponibilidade de um sistema crítico, etc.
  • 2 - Alta - Atividade que pode causar uma ocorrência urgente no futuro, necessitando atenção e priorização no atendimento ou execução.
  • 3 - Média - Atividade normal, atendida dentro no fluxo constante de execução das atividades.
  • 4 - Baixa - Atividade de pouca importância.
  • 5 - Mínima - Atividade a ser executada ao final de todas as demais atividades com outras prioridades.
  • 9 - Sem prioridade - Atividade que pode ser um controle para apropriação, mas que não forma uma pendência a ser priorizada. Exemplos: Atividades de atendimento, gestão de projetos, deslocamentos, etc.

Valor padrão = 3
NOTIFICARFLAG(1)Rqd Notificar:
Indica que esta pessoa deseja ser notificada sobre o andamento deste projeto e/ou atividade.

Valor padrão = N
TEMPO_EXECUTADODOUBLE(18)Tempo executado:
NÃO IMPLEMENTADO: Tempo em horas consumidas para a execução desta atividade por esta pessoa. Calculado automaticamente através da soma dos tempos de todas as apropriações com a soma de todas as sub-atividades.
FUNCAO_IDID(18)FK Função:
Indica a função que a pessoa exerce nesta atividade/projeto.
As funções que podem ser selecionadas são aquelas definidas para o respectivo tipo de atividade. Ver Funções para tipos de atividades.

Exemplos:
  • Demandante
  • Product owner
  • Financiador (stackholder)
  • Cliente
  • Consultor
  • Especialista da área
  • Usuário
  • Desenvolvedor
  • Homologador

Referência para FUNCOES_SISTEMAS
NOTIFICACAO_PENDENTEFLAG(1)Rqd Notificação pendente:
A notificação pendente é uma marca que indica que:
  • A pessoa deverá ser notificada sobre alterações ocorridas na atividade.
  • A atividade foi alterada.
  • A pessoa ainda não teve ciência sobre o que foi modificado.
Sempre que uma atividade é alterada, o sistema marca este atributo para todas as pessoas que estão indicadas para serem notificadas. A vantagem de usar este recurso sobre o envio simplesmente de um e-mail é que evita da pessoa receber N e-mails para a mesma atividade. O atributo é automaticamente desmarcado sempre que a pessoa consultar a atividade no sistema.
Além do e-mail de notificação, o sistema pode apresentar as atividades com notificação nos painéis de controle (dashboards) do usuário além de marca-las com um ícone de notificação nas listagens de ocorrências.

Todas as pessoas abaixo são notificadas:
  • Responsável pela atividade
  • Responsável pelo projeto
  • Equipe do respectivo projeto que desejem ser notificadas
  • Pessoas relacionadas à atividade que desejem ser notificadas

Observação:
  • O sistema nunca marca este atributo para a própria pessoa que originou a alteração na atividade (apenas para as outras pessoas).

Valor padrão = N

Regras

Notificar participantes

(Depois de inserir, Depois de excluir)
Executa as regras de notificação de atividades que estiverem configuradas para eventos de inclusão/exclusão de participantes.

Incluir pessoa na atividade pai

(Depois de inserir)
Quando uma nova pessoa for inserida será verificado no tipo de atividade no campo "Herança equipe" se a mesma deve ser atribuída a atividade pai da atividade corrente.

Agendar uma atividade na agenda do recurso(atividade)

Este procedimento permite agendar uma atividade qualquer informada na agenda do recurso. Caso o tipo de atividade seja de planejamento manual, o agendamento será feito exatamente como informado para o planejamento da atividade.
Caso o tipo de atividade seja de planejamento automático, o agendamento será feito de acordo com as disponibilidades de horário existentes para este recurso.
No final, as datas de início e fim planejados para a atividade são atualizados com os obtidos no planejamento.

Retorna o primeiro registro de agendamento disponível na agenda do recurso(data_hora_inicial)

Retorna o primeiro registro de agendamento disponível na agenda do recurso que inicie depois da data e hora informados.
Caso não exista registros disponíveis, retorna NULL.

Calcular o nome do recurso

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Se o recurso for vinculado a um outro recurso, seu nome será sempre igual ao do respectivo recurso.

Retorna o tempo contínuo (em horas) disponível a partir da data informada(data_hora)

Retorna o tempo contínuo (em horas) disponível para o recurso a partir da data informada.

Verificar se recurso relacionado é válido

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Se este recurso estiver relacionado a um outro recurso, então este outro recurso deve pertencer a atividade-pai da atividade que este recurso pertence.