Gestão de projetos

Índice

Consulta apropriações de atividades

PROJET.CON_APROPRIACOES_ATIVIDADES

Descrição

Consulta das apropriações realizadas para uma determinada atividade, ou por pessoa, período, tipo, etc.

Campos:

Data da apropriação. Se não informado e inicio for informado, a data será a mesma do início.
Hora em que a apropriação foi iniciada. Caso não informada, e início informado, então infere de lá.
Hora em que encerrou a apropriação. Caso não informado e fim informado, infere dele.
Mostra a hora de início e fim formatada como HH:MM - HH:MM
Indica o projeto ao qual a atividade está relacionada.
Nome utilizado para identificar o tipo de atividade.
Ex:
  • Projeto de Software
  • Produção de pedidos
  • Implantação de software
  • Erro
Cliente do projeto.
Nome completo do cliente do projeto.
Pessoa que apropriou um tempo para a atividade.
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Identificação da atividade para o qual este tempo foi apropriado.
Título dado para a atividade.
Descrição da atividade.
Data em que o projeto/atividade foi efetivamente concluído.
Se o tipo de atividade estiver configurado para término automático, então esta data é automaticamente preenchida com a maior data de término de suas atividades (quando todas as atividades forem concluídas).
Data em que o cliente formalizou o aceite de conclusão da atividade.
Texto livre para descrever o que foi feito na apropriação. Ao salvar a apropriação, o sistema interpreta o que foi escrito e atualiza a atividade conforme a seguinte convenção.
A interpretação da descrição da apropriação é realizada linha a linha e segue os seguintes critérios:
  • OK item-check-list: Quando uma linha da descrição começar com OK e incluir um item do checklist, marca este item como concluído.
  • NOK item-check-list: Quando uma linha da descrição começar com NOK e incluir um item do checklist, desmarca a conclusão deste item.
  • RESPONSAVEL = pessoa: Altera o responsável pela atividade
  • APROVADO: Aprova a atividade
  • ENCERRADO: Encerra a atividade
  • SUSPENSO: Suspende a atividade
  • CANCELADO: Cancela a atividade
  • TEMPO ESTIMADO = 999.9: Altera o tempo estimado da atividade
  • ACEITO: Registra o aceite da atividade
  • PRIORIDADE = [URGENTE|ALTA|MEDIA|BAIXA|MINIMA|SEM PRIORIDADE]: Altera a prioridade da atividade

Todos os demais textos são aceitos livremente e servem apenas como informação.

Nome utilizado para identificar o tipo de atividade.
Ex:
  • Projeto de Software
  • Produção de pedidos
  • Implantação de software
  • Erro
Determina a prioridade/importância da atividade.
  • Urgente - A atividade está relacionada a um problema crítico que possibilita o envio de produto não-conforme para o cliente externo, compromete ou pode comprometer a disponibilidade de um sistema crítico, etc.
  • Alta - PODE causar uma ocorrência URGENTE no futuro.
  • Média - Normal
  • Baixa - Pouca importância
  • Mínima - Ajustes de layouts; Usabilidade pequena;
  • Sem prioridade - A atividade é um controle para apropriação mas que não forma uma pendencia a ser priorizado. Exemplos: Atividades de atendimento, gestão de projetos, deslocamentos, etc.
Situação atual da atividade (calculada automaticamente).
O ciclo normal de uma atividade/projeto é:
Proposta > Pendente > Em execução > Concluída > Aceita
  • Proposta - A atividade é apenas uma proposta, ou seja, ainda não se sabe se ela será executada. Não existe data de aprovação informada. Se o tipo de atividade não precisar de aprovação para ser executada, a atividade entrará automaticamente como "Pendente".
  • Pendente - A atividade está aprovada, ou o tipo de atividade não exige aprovação, mas sua execução ainda ainda não foi iniciada.
  • Em execução - A atividade está em execução, ou seja, a data de início efetivo está informada, mas a data de término efetivo ainda não.
  • Concluída - A data de término efetivo já foi informada mas não houve um aceite formal do cliente.
  • Suspensa - A atividade está temporariamente suspensa (existe uma data de suspensão informada). Ver observações da atividade para maiores detalhes. Não faz sentido suspender uma atividade cancelada ou aceita.
  • Cancelada - Indica que a atividade não será mais executada. O cancelamento é realizado informando uma data de cancelamento.
    Não faz sentido cancelar uma atividade já aceita.
  • Aceita - Indica que a atividade foi concluída e que o emitente (cliente) formalizou um aceite. A formalização do aceite é realizada através do preenchimento da data de aceite.
Tempo de apropriação do registro em horas. Calculado automaticamente quando os horários de início e fim estão preenchidos e já considera o índice de correção informado.
Valor para multiplicação do valor da hora trabalhada. Este índice é utilizado, por exemplo, para compensar adicionais noturnos ou trabalhos em finais de semana ou execução de atividades paralelas. Exemplos:
  • 1,00 -> Hora padrão.
  • 1,50 -> Horas extras com 50% de adicional.
  • 2,00 -> Hora final de semana com 100% de adicional.
  • 0,50 -> Atividade realizada em paralelo com outras atividades.
Total de horas considerando o índice de reajuste.
Define se esta apropriação caracteriza a execução da atividade. Permite incluir apropriações de horas que não alteram a situação da mesma como "Em execução". Normalmente são apropriações de preparação, planejamento ou de estimativa da mesma.
Indica como esta atividade será faturada. Quando não informado, assume o tipo de faturamento do respectivo projeto.
  • A definir - Falta definir se a atividade será faturado ou não.
  • Por hora apropriada - Esta atividade será faturada e o valor será calculado com base no número de horas apropriadas.
  • Por hora estimada - A atividade será faturada e o valor será calculado com base no tempo estimado e no valor hora contratado na respectiva conta de faturamento.
  • Valor orçado - Os valores de serviços e materiais serão calculados conforme os orçamentos vinculados.
  • Valor fixo - A atividade será faturada com um valor fixo previamente acordado.
  • Não faturar - Esta atividade/projeto não será faturada/o.
Identificação única da conta de faturamento. Sugere-se que a conta de faturamento seja formada pela identificação do cliente seguida de uma variação. Exemplos:
  • CLIENTE ABC - CONSULTORIA
  • CLIENTE ABC - ELIGO
  • CLIENTE ABC - INFRA
  • etc.
Valor da hora a ser utilizada no faturamento. Será utilizado nos lançamentos caso não sejam informados nos mesmos.
Caso a atividade esteja definida para ser faturada por hora apropriada, informa o valor da respectiva apropriação.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Projeto de SoftwareProjeto de SoftwareUrgentePropostaA definir
Produção de pedidosProdução de pedidosAltaPendentePor hora apropriada
Implantação de softwareImplantação de softwareMédiaEm execuçãoPor hora estimada
ErroErroBaixaConcluídaValor orçado
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Projeto de SoftwareProjeto de SoftwareUrgentePropostaA definir
Produção de pedidosProdução de pedidosAltaPendentePor hora apropriada
Implantação de softwareImplantação de softwareMédiaEm execuçãoPor hora estimada
ErroErroBaixaConcluídaValor orçado
Comportamento:Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:

Regras

Acesso aos campos de faturamento

Os campos abaixo somente podem ser visualizados por usuários que tenham acesso à função "PROJET.FATURAMENTO":
  • Faturamento
  • Conta de faturamento
  • Valor hora
  • Valor da apropriação

Campos financeiros são restritos aos responsáveis pelo faturamento de atividades

Os campos abaixo somente podem ser visualizados por usuários que tenham acesso à função "PROJET.FATURAMENTO":
  • Conta de faturamento
  • Faturamento

Ocultar campos conforme contexto

Ocultar informações da atividade quando a interface foi chamada a partir do cadastro de atividades.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Planilha eletrônica"