Gestão de projetos

Índice

Projetos

PROJET.CAD_PROJETOS

Descrição

Interface de administração dos projetos que permite que o usuário consulte a abra os projetos aos quais ele tem acesso.

Uma vez que um projeto foi aberto, diversas interfaces irão se comportar de uma forma especial, orientando-se para as atividades do projeto aberto.

Para fechar um projeto, basta retornar para a página de pesquisa.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Projetos:

Campos:

Número utilizado para identificar o projeto.
Título do projeto.
Tipo de projeto. As opções apresentadas são todos os tipos de atividades que são desmembráveis.
Ex:
  • Projeto de Software
  • Produção de pedidos
  • Implantação de software
  • Erro
Identificação do cliente do projeto.
Pessoa responsável pelo projeto.
Situação do projeto.
  • Proposta - A atividade é apenas uma proposta, ou seja, ainda não se sabe se ela será executada. Não existe data de aprovação informada. Se o tipo de atividade não precisar de aprovação para ser executada, a atividade entrará automaticamente como "Pendente".
  • Pendente - A atividade está aprovada, ou o tipo de atividade não exige aprovação, mas sua execução ainda ainda não foi iniciada.
  • Em execução - A atividade está em execução, ou seja, a data de início efetivo está informada, mas a data de término efetivo ainda não.
  • Concluída - A data de término efetivo já foi informada mas não houve um aceite formal do cliente.
  • Suspensa - A atividade está temporariamente suspensa (existe uma data de suspensão informada). Ver observações da atividade para maiores detalhes. Não faz sentido suspender uma atividade cancelada ou aceita.
  • Cancelada - Indica que a atividade não será mais executada. O cancelamento é realizado informando uma data de cancelamento.
    Não faz sentido cancelar uma atividade já aceita.
  • Aceita - Indica que a atividade foi concluída e que o emitente (cliente) formalizou um aceite. A formalização do aceite é realizada através do preenchimento da data de aceite.
Este campo é utilizado para filtrar a lista de projetos. Por padrão, projetos concluídos e cancelados não são apresentados.
Valor padrão: N
Prioridade do projeto.
  • Urgente - A atividade está relacionada a um problema crítico que possibilita o envio de produto não-conforme para o cliente externo, compromete ou pode comprometer a disponibilidade de um sistema crítico, etc.
  • Alta - PODE causar uma ocorrência URGENTE no futuro.
  • Média - Normal
  • Baixa - Pouca importância
  • Mínima - Ajustes de layouts; Usabilidade pequena;
  • Sem prioridade - A atividade é um controle para apropriação mas que não forma uma pendencia a ser priorizado. Exemplos: Atividades de atendimento, gestão de projetos, deslocamentos, etc.
Sequencia de priorização para os projetos.
Descrição resumida sobre o projeto. Deve identificar os principais objetivos do mesmo.
Arquivos anexos para o projeto.
Número horas estimadas para executar a atividade. No caso de atividades não desmembradas, é informado pelo usuário. Para atividades que são desmembradas, este atributo é automaticamente calculado através da soma das sub-atividades.

Quando o tempo estimado não for informado mas o checklist contiver etapas com um tempo em horas informado no seu final (algo como 1.5h), então o tempo estimado será automaticamente preenchido com a soma destes tempos.
Tempo em horas consumidas para a execução desta atividade. Calculado automaticamente através da soma dos tempos de todas as apropriações com a soma de todas as sub-atividades multiplicado pelo índice de cada apropriação.

p.ex: 2,5 horas apropriado com índice de 1,50 será calculado como 3,75 horas.
Tempo estimado que ainda falta ser executado para concluir a atividade. Este tempo é calculado da seguinte forma:
  • Em uma atividade concluída, aceita ou cancelada, o tempo restante é zero.
  • Em um projeto, será igual à soma dos tempos restantes das sub-atividades.
  • Se tem tempo restante em checklist, assume o tempo restante em checklist.
  • Se não tem tempo estimado, assume o tempo estimado para o tipo de atividade garantindo um número igual a 10% do tempo apropriado.
  • Assume o tempo estimado menos o tempo apropriado, garantindo um número maior ou igual a 10% do tempo apropriado.
Data de abertura do projeto.
Data em que o projeto foi aprovado para ser executado.
Data planejada para o início da execução do projeto.
Data planejada para o término da execução do projeto.
Data em que a execução do projeto foi iniciada.
Esta data poderá ser automaticamente preenchida quando uma atividade do projeto for iniciada.
Data em que o projeto/atividade foi efetivamente concluído.
Se o tipo de atividade estiver configurado para término automático, então esta data é automaticamente preenchida com a maior data de término de suas atividades (quando todas as atividades forem concluídas).
Data em que o projeto foi suspenso. Uma suspensão é feita normalmente quando existe alguma condição que põe em dúvida a execução do projeto. Projetos suspensos não são executadas até que esta condição seja resolvida.
Data em que o projeto foi cancelado.
Data em que o produto realizado pelo projeto foi aceito pelo cliente. Isso encerra definitivamente um projeto.
Número total de atividades no projeto.
Número de atividades pendentes.
Data em que a atividade foi alterada pela última vez. Atualizado sempre que houver uma alteração no registro. Usado para permitir um acompanhamento com relação a quando houve uma última interação com a ocorrencia (alterações nos históricos também atualizam esta data)
Identificação do build que está relacionado a este projeto.
Indica como esta atividade será faturada. Quando não informado, assume o tipo de faturamento do respectivo projeto.
  • A definir - Falta definir se a atividade será faturado ou não.
  • Por hora apropriada - Esta atividade será faturada e o valor será calculado com base no número de horas apropriadas.
  • Por hora estimada - A atividade será faturada e o valor será calculado com base no tempo estimado e no valor hora contratado na respectiva conta de faturamento.
  • Valor orçado - Os valores de serviços e materiais serão calculados conforme os orçamentos vinculados.
  • Valor fixo - A atividade será faturada com um valor fixo previamente acordado.
  • Não faturar - Esta atividade/projeto não será faturada/o.
Identificação única da conta de faturamento. Sugere-se que a conta de faturamento seja formada pela identificação do cliente seguida de uma variação. Exemplos:
  • CLIENTE ABC - CONSULTORIA
  • CLIENTE ABC - ELIGO
  • CLIENTE ABC - INFRA
  • etc.
Quando informado, indica o valor que está relacionado a este projeto. Caso o faturamento seja "Valor fixo", então o valor deverá ser informado pelo usuário.
Texto livre para registrar quaisquer observações a respeito do andamento do projeto.
Indica quando alterações na atividade devem enviar notificação por e-mail.
Texto livre com todas as atividades a serem incluídas no projeto.
Deve-se informar uma linha para cada atividade. Nesta linha, as informações devem estar separadas por ';' sendo que as seguintes
informações são interpretadas:
  • Título.
  • Prioridade (Urgente, Alta, Média, Baixa ou Mínima).
  • Pessoa responsável. A pessoa deve estar cadastrada e deve ser informado o código (Id pessoa).
  • Data limite para a entrega (formato DD/MM/AAAA).
  • Tempo em horas (número seguido de um 'h').
  • Tipo de atividade (se não informado assume "Requisito"). O tipo de atividade "Requisito" deve esta cadastrada para que não ocorra erro na inclusão das ocorrências.
  • Descrição da ocorrência.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Projeto de SoftwarePropostaUrgente
Produção de pedidosPendenteAlta
Implantação de softwareEm execuçãoMédia
ErroConcluídaBaixa
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Topo

Consultar

Tela que visualiza um projeto específico. Essa tela tem como objetivo:
Quando se diz "de forma ágil", quer dizer que não deve existir a necessidade de sair desta tela.
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Criar conta de faturamento

Cria uma conta de faturamento específica para o projeto (1:1)
Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Priorizar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Alterar todos

Permite alterar determinados atributos para vários registros em uma única operação.
Topo

Entrada em massa

Tela específica para inclusão simultânea de várias atividades no projeto.
A tela tem um campo onde é possível digitar várias linhas. As linhas são interpretadas uma a uma da seguinte forma:

Exemplos:
Analisar modelo de dados; Sandro;  4h; Texto extra que aparece na descrição
Fazer testes na base local; Rafael; 2h; urgente
Implantar no cliente
; Paulo
; 4h
; 15/12/2009
Topo

Custom

Tela sem operações geradas. Totalmente customizada.

Veja também