Gestão de projetos

Índice

Ocorrências

PROJET.CAD_OCORRENCIAS

Descrição

Manutenção e gerenciamento de "ocorrências" (atividades) que podem ser executadas para atendimento de um projeto ou mesmo como "agenda" de tarefas.

Somente são apresentadas atividades em que o respectivo Tipo de atividade esteja com o campo "Ocorrência" marcado.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Ocorrências:

Campos:

Número de identificação da ocorrência. Este número é gerado automaticamente na inclusão da ocorrência no sistema.
Na tela de atualização em massa, o número da ocorrência vem acompanhado de seu título e ambos formam um link que permite alterar os dados de forma mais completa.
Título dado para a ocorrência. O título deve resumir a ocorrência em um única linha.
Identificação do contrato ou projeto ao qual esta ocorrência está vinculada.
Identificação do cliente do respectivo projeto.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Tipo de projeto (projeto, contrato de suporte, etc.).
Ex:
  • Projeto de Software
  • Produção de pedidos
  • Implantação de software
  • Erro
Nome utilizado para identificar o tipo de atividade.
Ex:
  • Projeto de Software
  • Produção de pedidos
  • Implantação de software
  • Erro
Descrição da ocorrência.
Situação atual da atividade (calculada automaticamente).
O ciclo normal de uma atividade/projeto é:
Proposta > Pendente > Em execução > Concluída > Aceita
  • Proposta - A atividade é apenas uma proposta, ou seja, ainda não se sabe se ela será executada. Não existe data de aprovação informada. Se o tipo de atividade não precisar de aprovação para ser executada, a atividade entrará automaticamente como "Pendente".
  • Pendente - A atividade está aprovada, ou o tipo de atividade não exige aprovação, mas sua execução ainda ainda não foi iniciada.
  • Em execução - A atividade está em execução, ou seja, a data de início efetivo está informada, mas a data de término efetivo ainda não.
  • Concluída - A data de término efetivo já foi informada mas não houve um aceite formal do cliente.
  • Suspensa - A atividade está temporariamente suspensa (existe uma data de suspensão informada). Ver observações da atividade para maiores detalhes. Não faz sentido suspender uma atividade cancelada ou aceita.
  • Cancelada - Indica que a atividade não será mais executada. O cancelamento é realizado informando uma data de cancelamento.
    Não faz sentido cancelar uma atividade já aceita.
  • Aceita - Indica que a atividade foi concluída e que o emitente (cliente) formalizou um aceite. A formalização do aceite é realizada através do preenchimento da data de aceite.
Apresenta as atividades anteriores da qual esta atividade é dependente.
Relação de atividades posteriores que são dependentes desta atividade.
Indica uma lista de tarefas/estágios a serem cumpridos para a execução da atividade como um todo.
Quando não informado, é automaticamente preenchido com um checklist padrão cadastrado para o tipo de atividade. Depois disso, o checklist pode ser livremente adaptado para cada atividade.
Cada linha do checklist representa um estágio ou tarefa. Acrescenta-se a sequência "OK" no início da linha para indicar que aquela tarefa/estágio foi cumprida.
O usuário também pode colocar um tempo como última informação da linha. Este tempo deve ser informado através de um número (com decimais se necessário) seguido de "h" ou "min" para indicar se o tempo representa horas ou minutos.

Exemplo:
OK - Avaliar 30min
OK - Aprovar
- Implementar regra de negócio 3h
- Testar 1.5h
- Implantar 45min
Na tela de consulta a um registro, o campo Checklist vem visualmente apresentado como um check-list onde os itens com OK aparacem convenientemente marcados com um :
[d:adsrt.checklist; value="OK - Avaliar 30min\nOK - Aprovar\n- Implementar regra de negócio 3h\n- Testar 1.5h\n- Implantar 45min";]
Logo abaixo do checklist é apresentado um texto com informações sobre somatório das horas das etapas informadas no checklist e o tempo estimado faltante. Este campo é automaticamente atualizado a partir das informações do check-list.
Número horas estimadas para executar a atividade. No caso de atividades não desmembradas, é informado pelo usuário. Para atividades que são desmembradas, este atributo é automaticamente calculado através da soma das sub-atividades.

Quando o tempo estimado não for informado mas o checklist contiver etapas com um tempo em horas informado no seu final (algo como 1.5h), então o tempo estimado será automaticamente preenchido com a soma destes tempos.
Tempo em horas consumidas para a execução desta atividade. Calculado automaticamente através da soma dos tempos de todas as apropriações com a soma de todas as sub-atividades multiplicado pelo índice de cada apropriação.

p.ex: 2,5 horas apropriado com índice de 1,50 será calculado como 3,75 horas.
Tempo estimado que ainda falta ser executado para concluir a atividade. Este tempo é calculado da seguinte forma:
  • Em uma atividade concluída, aceita ou cancelada, o tempo restante é zero.
  • Em um projeto, será igual à soma dos tempos restantes das sub-atividades.
  • Se tem tempo restante em checklist, assume o tempo restante em checklist.
  • Se não tem tempo estimado, assume o tempo estimado para o tipo de atividade garantindo um número igual a 10% do tempo apropriado.
  • Assume o tempo estimado menos o tempo apropriado, garantindo um número maior ou igual a 10% do tempo apropriado.
Tempo em horas planejado para executar essa atividade dentro da iteração. Utilizado no planejamento das iterações no caso de atividades que não serão concluídas dentro da iteração. Quando não informado, assume que a atividade será concluída dentro da iteração. Este tempo é removido sempre que a interação for alterada.
Ex:
  • 2
  • 4
  • 1
Tempo a ser executado nesta atividade durante o sprint atual. Calculado pelo menor valor informado entre o tempo restante e o tempo de interação da atividade.
Nome do sistema ao qual a ocorrência está vinculada (sistema do componente que determina o escopo da mesma).
Ex:
  • ELIGO
  • DOENSA
  • COLECA
Componente relacionado com a ocorrência.
Campo de filtro que, por padrão, evita a listagem de ocorrências encerradas, aceitas ou canceladas.
Valor padrão: N
Informa em qual estágio esta atividade se encontra. Esta informação é automaticamente calculada através da situação atual do checklist. O estagio será igual ao primeiro item do checklist que não estiver OK.
Determina a prioridade/importância da atividade.
  • Urgente - A atividade está relacionada a um problema crítico que possibilita o envio de produto não-conforme para o cliente externo, compromete ou pode comprometer a disponibilidade de um sistema crítico, etc.
  • Alta - PODE causar uma ocorrência URGENTE no futuro.
  • Média - Normal
  • Baixa - Pouca importância
  • Mínima - Ajustes de layouts; Usabilidade pequena;
  • Sem prioridade - A atividade é um controle para apropriação mas que não forma uma pendencia a ser priorizado. Exemplos: Atividades de atendimento, gestão de projetos, deslocamentos, etc.
Indica a ordem de execução da atividade dentro do projeto. Um número menor indica que a atividade será executada antes de outra que tem um número maior.
Quando existem dependências entre atividades, os números de sequencia são automaticamente ajustados de forma que atividades posteriores terão sempre números maiores que o antecessor.

Quando o nome global da atividade utiliza o parâmetro sequencia, uma é automaticamente criada, podendo ser o próximo número abaixo do projeto e/ou do cliente, dependendo do script que está definido.
Código geral de priorização que considera um conjunto de fatores e que é utilizado como regra geral de priorização no planejamento das atividades.. Este código é configurado pela preferencia PROJET.CAD_OCORRENCIAS.SQL_PRIORIDADE_GERAL.
Identificação do cliente que está associado a esta atividade. Caso não informado e a atividade estiver associada a um projeto ou um contrato, então o cliente á automaticamente preenchido com o cliente do respectivo projeto/contrato.
Pessoa que solicitou a atividade.
Identificação da pessoa que incluiu a ocorrência no sistema.
Identificação da pessoa definida como responsável pela ocorrência.
Nome da interação para a qual a execução esta atividade/ocorrência está programada.
Texto livre e opcional para descrever a iteração.
Define a ordem de execução das atividades dentro de uma interação. Quando informado, todas as atividades posteriores na mesma interação são automaticamente resequenciadas.
Data em que a atividade foi criada.
Indica a data em que a atividade foi aprovada. Atividades não aprovadas são consideradas apenas propostas.
Data para a qual a conclusão desta ocorrência está planejada.
Na lista, apresenta a data planejada para a conclusão da ocorrência ou, caso não informado e a atividade estiver vinculada a uma interação (sprint), apresenta a data planejada para o término da interação (sprint).
A data mais tarde em que a tarefa pode terminar sem atrasar a data de término do projeto. Seu valor é igual à menor data de início atrasado das tarefas posteriores a ela. Se não houverem tarefas posteriores, o término atrasado é exatamente igual ao término do projeto.
Data em que o projeto/atividade foi efetivamente concluído.
Se o tipo de atividade estiver configurado para término automático, então esta data é automaticamente preenchida com a maior data de término de suas atividades (quando todas as atividades forem concluídas).
Data em que o cliente formalizou o aceite de conclusão da atividade.
Data em que a atividade foi suspensa. Uma suspensão é feita normalmente quando existe alguma condição que poe em dúvida a execução da atividade. Atividades suspensas não são executadas até que esta condição seja resolvida.
Data em que a atividade foi cancelada.
Data em que a atividade foi alterada pela última vez. Atualizado sempre que houver uma alteração no registro. Usado para permitir um acompanhamento com relação a quando houve uma última interação com a ocorrencia (alterações nos históricos também atualizam esta data)
Texto livre para registrar quaisquer observações a respeito do andamento da atividade.
Indica quando alterações na atividade devem enviar notificação por e-mail.
Texto livre (formato wiki) para o usuário informar algum comentário à ocorrência.
Lista de todos os participantes da atividade.
Arquivos anexos para a ocorrência.
Imagens anexadas poderão ser utilizadas no corpo do texto através da macro wiki:
[img : nome-do-anexo-sem-extensão]
Anexos relacionado ao comentário da atividade.
Este domínio funciona praticamente igual ao domínio ATTACHED_FILE.
A diferença é que ele permite anexar vários arquivos a não apenas 1.
Nas interfaces, é apresentada uma lista de arquivos já anexados e controles que permitem adicionar um novo arquivo e excluir algum dos arquivos já anexados.
Indica como esta atividade será faturada. Quando não informado, assume o tipo de faturamento do respectivo projeto.
  • A definir - Falta definir se a atividade será faturado ou não.
  • Por hora apropriada - Esta atividade será faturada e o valor será calculado com base no número de horas apropriadas.
  • Por hora estimada - A atividade será faturada e o valor será calculado com base no tempo estimado e no valor hora contratado na respectiva conta de faturamento.
  • Valor orçado - Os valores de serviços e materiais serão calculados conforme os orçamentos vinculados.
  • Valor fixo - A atividade será faturada com um valor fixo previamente acordado.
  • Não faturar - Esta atividade/projeto não será faturada/o.
Valor a ser faturado para a ocorrência. Para ocorrências concluídas, este valor é igual ao valor efetivamente calculado. Para ocorrências pendentes ou em execução, apresenta o valor estimado considerando o tempo já executado e a estimativa de tempo ainda pendente.
Valor total de serviços da atividade a ser cobrado do cliente. O preenchimento deste campo depende do atributo FATURAMENTO. Caso o faturamento seja "Valor fixo", então o valor deverá ser informado pelo usuário. Caso seja "Por hora apropriada" ou "Por hora estimada", este atributo será automaticamente calculado pelo sistema.
Valor total a ser faturado pela atividade. Calculado automaticamente pela soma do valor de serviços e de materiais.
Identificação única da conta de faturamento. Sugere-se que a conta de faturamento seja formada pela identificação do cliente seguida de uma variação. Exemplos:
  • CLIENTE ABC - CONSULTORIA
  • CLIENTE ABC - ELIGO
  • CLIENTE ABC - INFRA
  • etc.
Valor da hora a ser utilizada no faturamento.
Quando este valor estiver informado, ele será utilizado para o calculo da atividade
Define um código de identificação para a atividade. Pode ser informado pelo usuário ou automaticamente pelo sistema.
P.ex: Código de bloco pré-impresso.
Indica a release do sistema na qual a implementação da ocorrência foi incluída. Ver PROJET.CAD_OCORRENCIAS.RELEASE_SQL.
Conjunto de palavras-chave para classificação e organização das ocorrências.
Lista de técnicos disponíveis com a respectiva data de programação disponível.

A lista de disponibilidade é montada com as pessoas que tiveram alguma apropriação nos ultimos 60 dias em ocorrências que fizeram parte de algum sprint.

A data disponibilizada levará em consideração o tempo que o técnico tem disponível para cada semana, conforme configurado em Horas programáveis em cada sprint.
Atenção
Não será possível programar ocorrências cujo tempo estimado seja MAIOR que o número de horas programáveis configurado. Nestes casos, será necessário desmembrar a atividade em atividades menores.

No caso de uma pessoa nova na equipe, este recurso somente estará disponível DEPOIS desta pessoa registrar alguma apropriação em um ocorrência que faça parte de algum sprint.
Indica que a atividade á parte de uma atividade maior, como um projeto ou sub-projeto.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Projeto de SoftwarePropostaUrgenteA definir
Produção de pedidosPendenteAltaPor hora apropriada
Implantação de softwareEm execuçãoMédiaPor hora estimada
ErroConcluídaBaixaValor orçado
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A operação [b:Alterar] executada a partir da lista de registros filtrados permite ao usuário alterar as informações de vários registros em um único formulário "tabular", como se fosse uma planilha eletrônica.
Altere os valores desejados e clique em [b:Salvar].
Projeto de SoftwareProposta
Produção de pedidosPendente
Implantação de softwareEm execução
ErroConcluída
Comportamento:Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Comentar

Permite acrescentar um comentário à ocorrência.
Topo

Iniciar apropriação

Inicia uma apropriação desta atividade no cadastro de apropriações.
Topo

Programar

Permite programar uma ocorrência para a próxima interação que possui "espaço".

Ao ser programada, a data limite é registrada.

Ao clicar em Programar, o sistema apresenta uma lista com os possíveis responsáveis e as datas/sprint que cada um poderia cumprir.
Se houver, já vem selecionado o responsável atual.
Se o usuário clicar em Salvar, o sistema atualiza a ocorrência:
Comportamento:Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Topo

Consultar disponibilidade

Apresenta a disponibilidade dos recursos para os próximos sprints planejados.
Comportamento:Topo

Relatório

Relatório de ocorrências conforme filtro informado.
Comportamento:Topo

Clonar

Prepara para incluir uma nova ocorrência com as mesmas informações da ocorrência que está sendo consultada.

Configurações

PROJET.CAD_OCORRENCIAS.ATRIBUTOS_HISTORICO

Atributos a serem informados no histórico

Atributos a serem informados no histórico.
Relação de nomes de campos a serem apresentados. Quando informado, a descrição das alterações do registro irá ser feita apenas para estes campos. Os campos deverão ser separados por vírgulas.

Tipo: UPPER

PROJET.CAD_OCORRENCIAS.HORAS_PROGRAMADAS_SPRINT

Horas programáveis em cada sprint

Indica o número de horas que poderão ser programadas em cada sprint para cada usuário.
Caso não informado, o sistema assume 16 horas.

Tipo: DOUBLE

PROJET.CAD_OCORRENCIAS.RELEASE_SQL

SQL para buscar informações de release da atividade

Quando o sistema de ocorrências é utilizado em uma empresa de software, permite apresentar em qual release a atividade foi inserida através de um SQL customizado.

Para o ADS, este SQL é composto por:

select bs.build_sistema || ' ' || vbs.versao
from ATIVIDADES_VERSOES_SISTEMAS avs
join VERSOES_BUILDS_SISTEMAS vbs on vbs.id = avs.VERSAO_SISTEMA_ID
join BUILDS_SISTEMAS bs on bs.id = vbs.BUILD_SISTEMA_ID
where avs.atividade_id = ?
order by bs.build_sistema, vbs.versao

Tipo: SOURCE_CODE

PROJET.CAD_OCORRENCIAS.SQL_PRIORIDADE_GERAL

Expressão de priorização geral

Expressão SQL utilizada para determinar a prioridade geral das ocorrências. Esta preferencia determina o valor do campo "Prioridade geral" que pode ser utilizado como fator de ordenação das atividades. Por padrão, as atividades serão ordenadas considerando:

  • Prioridade da ocorrência
  • Prioridade do projeto
  • Sequencia do projeto
  • Sequencia da ocorrência
  • Sequencia do tipo de atividade
  • Tipo de faturamento
  • Data de abertura da ocorrência

Tipo: SOURCE_CODE

Valor padrão: ocor.prioridade || proj.prioridade || trim(to_char(coalesce(proj.sequencia,50),'000')) || trim(to_char(coalesce(ocor.sequencia,50),'000')) || trim(to_char(coalesce(tipo.sequencia,50),'000')) || case when ocor.faturamento in ('0','N') then '1' else '0' end || to_char(ocor.data_abertura,'yymmdd')

PROJET.CAD_OCORRENCIAS.SUGESTAO_CLIENTE

O que deve ser sugerido como cliente da atividade

Indica o que deve ser sugerido como cliente da atividade.

Tipo: OPCAO

Regras

AJUSTAR_CHECKLIST_CONFORME_TIPO_ATIVIDADE

Preenche automaticamente o checklist.
Na INSERT, preenche o checklist com o que estiver informado no tipo de atividade.
Na UPDATE, preenche o checklist APENAS se o campo estiver nulo.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Tipo" do formulário "Novo"

Adicionar filtro por tags

Inclui as tags informadas no filtro da ocorrência.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Ajustar campos conforme data planejada

Esta regra muda a cor dos campos (Data planejada, Data limite, Situação) da ocorrência que tiver uma data limite de forma que:
  • Data limite é igual ou menor que a data de hoje: VERMELHO
  • Falta menos de 5 dias para a data limite: LARANJA
  • Falta menos de 10 dias para a data limite: AMARELO
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

Ajustar campos conforme faturamento

  • O campo de valor deve ser apresentado apenas quando o faturamento for fixo.
  • O campo de conta de faturamento deve ser apresentado apenas quando existir algum faturamento .
  • O campo "Valor hora" deve ser apresentado sempre que "Faturamento" for "Por hora apropriada" ou "Por hora estimada".
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Faturamento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Faturamento" do formulário "Novo"

Ajustar campos quando chamado no contexto de um projeto

Quando a interface for chamada a partir do contexto de um projeto, deve esconder o campo Projeto (que está fixado).
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"
  • Depois de apresentar formulário "Consultar"

Ajustar ordenação

Quando ordenar por prioridade, incluir a prioridade global.
Quando ordenar por sprint, incluir a sequencia na interação.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de ler formulário "Pesquisar"

Alterar ordenação da pivot table

Na pivot-table que reporta a disponibilidade dos recursos, alterar a ordenação para evitar o erro.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar disponibilidade"

Anexar imagens

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Bloquear edição do tempo estimado conforme o tipo de atividade

Quando o tipo de atividade calcula o tempo estimado baseado nas sub-atividades, então o tempo estimado não será editável.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo" do formulário "Novo"

Calcular resumo do checklist

Preenche o campo de resumo do check-list com o somatório dos tempos informados.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Checklist" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Checklist" do formulário "Novo"

Campos financeiros são restritos aos responsáveis pelo faturamento de atividades

Para ter acesso aos campos de faturamento, usuário terá de ter acesso à função PROJET.FATURAMENTO.

Customizar SQL da release

Caso o campo RELEASE estiver visível, configurar a expressão com o que estiver na preferência PROJET.CAD_OCORRENCIAS.RELEASE_SQL.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de ler formulário "Pesquisar"

Esconder tempo restante

Não existe a necessidade de apresentar esta coluna quando o filtro indica apenas ocorrências que não terão tempo restante.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

Incluir comentários na descrição

Na tela de consulta, a descrição apresenta também os comentários feitos manualmente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Limpar filtros

Se for informado o número da ocorrência, limpar todos os demais filtros.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de ler formulário "Pesquisar"

Marcar o envio de notificação

Marcar o envio de notificação conforme definido na preferencia PROJET.CAD_OCORRENCIAS.ENVIAR_NOTIFICACAO.

Opções para responsáveis

Prepara lista de opções para responsáveis
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de apresentar formulário "Listar"

Page footer

Eventos que disparam esta regra:
  • Ao colocar o rodapé da página formulário "Relatório"

Popular a disponibilidade

A lista de disponibilidade é montada com as pessoas que tiveram alguma apropriação nos ultimos 60 dias em ocorrências que fizeram parte de algum sprint.

A data disponibilizada levará em consideração o tempo que o técnico tem disponível para cada semana, conforme configurado em Horas programáveis em cada sprint.
Atenção
Não será possível programar ocorrências cujo tempo estimado seja MAIOR que o número de horas programáveis configurado. Nestes casos, será necessário desmembrar a atividade em atividades menores.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Programar"

Popular lista de tags

Monta a lista das tags associadas a ocorrência
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

Preencher cliente e solicitante

Na tela de inclusão de uma nova ocorrência:
  • Caso o contrato estar preenchido, busca o cliente do contrato
  • Caso o solicitante não estiver preenchido, busca o usuário da sessão
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Contrato/Projeto" do formulário "Novo"

Preencher release

Preenche o campo release com o nome do build e versão na qual a ocorrência foi disponibilizada.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Salvar as tags das atividades

Atualiza as tags da atividade na lista de palavras-chave associada.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Sugerir faturamento

Sugere o faturamento padrão para o projeto.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Contrato/Projeto" do formulário "Novo"

Sugerir projeto

Sugere o projeto que está aberto pelo o usuário.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Tratar filtro [USER]

Quando filtrar por [USER], deve assumir o login do usuário da sessão.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de ler formulário "Pesquisar"

Veja também