Gestão de projetos

Índice

Cadastro de Atividades

PROJET.CAD_ATIVIDADES

Descrição

Interface genérica para cadastrar atividades e sub-atividades. A interface se adéqua ao tipo de atividade, quer seja processo, tarefa, evento, etc. e ao contexto em que é chamada.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Módulo para Atividades:

Campos:

Container para representar graficamente a cronologia da tarefa com relação às demais.
Campo utilizado para navegar para a atividade pai.
Nome utilizado para identificar o tipo de atividade.
Ex:
  • Projeto de Software
  • Produção de pedidos
  • Implantação de software
  • Erro
Situação atual da atividade (calculada automaticamente).
O ciclo normal de uma atividade/projeto é:
Proposta > Pendente > Em execução > Concluída > Aceita
  • Proposta - A atividade é apenas uma proposta, ou seja, ainda não se sabe se ela será executada. Não existe data de aprovação informada. Se o tipo de atividade não precisar de aprovação para ser executada, a atividade entrará automaticamente como "Pendente".
  • Pendente - A atividade está aprovada, ou o tipo de atividade não exige aprovação, mas sua execução ainda ainda não foi iniciada.
  • Em execução - A atividade está em execução, ou seja, a data de início efetivo está informada, mas a data de término efetivo ainda não.
  • Concluída - A data de término efetivo já foi informada mas não houve um aceite formal do cliente.
  • Suspensa - A atividade está temporariamente suspensa (existe uma data de suspensão informada). Ver observações da atividade para maiores detalhes. Não faz sentido suspender uma atividade cancelada ou aceita.
  • Cancelada - Indica que a atividade não será mais executada. O cancelamento é realizado informando uma data de cancelamento.
    Não faz sentido cancelar uma atividade já aceita.
  • Aceita - Indica que a atividade foi concluída e que o emitente (cliente) formalizou um aceite. A formalização do aceite é realizada através do preenchimento da data de aceite.
Número utilizado para identificar a atividade. Na maioria das vezes este número é gerado automaticamente de forma sequencial.
Nome global da atividade é determinado no tipo de atividade no campo PROJET.TIPOS_ATIVIDADES.SCRIPT_ATIVIDADE_GLOBAL.
Campo para pesquisar atividades em qualquer parte do registro de atividades
Código da atividade + o seu título
Título dado para a atividade.
Controle da atividade.
Descrição da situação da atividade.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Número horas estimadas para executar a atividade. No caso de atividades não desmembradas, é informado pelo usuário. Para atividades que são desmembradas, este atributo é automaticamente calculado através da soma das sub-atividades.

Quando o tempo estimado não for informado mas o checklist contiver etapas com um tempo em horas informado no seu final (algo como 1.5h), então o tempo estimado será automaticamente preenchido com a soma destes tempos.
Descrição da atividade. Este campo aceita os padrões WIKI de formatação e imagens podem ser inseridas anexando o arquivo da imagem e incluindo a macro abaixo no local desejado.
[img : nome-do-anexo-sem-extensão]
Número utilizado para identificar a atividade. Na maioria das vezes este número é gerado automaticamente de forma sequencial.
Apresenta as sub-atividades desta atividade.
Indica a ordem de execução da atividade dentro do projeto. Um número menor indica que a atividade será executada antes de outra que tem um número maior.
Quando existem dependências entre atividades, os números de sequencia são automaticamente ajustados de forma que atividades posteriores terão sempre números maiores que o antecessor.

Quando o nome global da atividade utiliza o parâmetro sequencia, uma é automaticamente criada, podendo ser o próximo número abaixo do projeto e/ou do cliente, dependendo do script que está definido.
O nome do responsável pela atividade - Pode ser o nome de uma pessoa ou de um recurso
Campo que server como container para apresentar as atividades anteriores a corrente.
Campo para apresentar as atividades posteriores
Data planejada para o início da execução da atividade.
Para tarefas, esta data é preenchida manualmente. Para projetos, esta data é preenchida automaticamente pela data de início planejado da primeira tarefa.
Usada na tela de consulta para permitiir que se filtre apenas as atividades/projetos em execução ou pendentes.

Valor padrão: N
Custo fixo da atividade. O custo total da atividade é calculado pela soma deste custo com o somatório dos custos dos recursos necessários pela atividade e com o somatório de todas as atividades desmembradas.
Data em que o término da atividade foi planejado.
Para atividades, esta data é preenchida manualmente. Para projetos, esta data é preenchida automaticamente pela data de término planejado da última tarefa.
Tempo estimado com unidade de medida
Data em que a atividade efetivamente foi iniciada.

No caso de atividades que não tem apropriação de horas (projetos), o início efetivo é atualizado automaticamente pela menor data de início efetivo das atividades resultantes do desmembramento do projeto.

No caso de atividades com apropriação de horas, o início efetivo é a data e hora da primeira apropriação registrada.
Data em que o projeto/atividade foi efetivamente concluído.
Se o tipo de atividade estiver configurado para término automático, então esta data é automaticamente preenchida com a maior data de término de suas atividades (quando todas as atividades forem concluídas).
Data em que o cliente formalizou o aceite de conclusão da atividade.
Texto livre para registrar quaisquer observações a respeito do andamento da atividade.
Nome (label) que deve ser usado para indicar a atividade pai (Projeto) da atividade. Informado apenas para tipos de atividades que são informadas abaixo de um projeto. Caso não informado, será utilizado a palavra "Projeto".
Exemplos: Para "Tarefas", pode ser "Projeto/sprint".
Ex:
  • Projeto
  • Obra
  • Contrato
Indica que este tipo de atividade deve ser raiz (não tem uma atividade-pai). Atividades que não forem do tipo "Raiz" deverão estar contextualizadas sob uma atividade-pai como um projeto, por exemplo. Normalmente, atividades do tipo RAIZ também serão do tipo DESMEMBRAVEL.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Projeto de Software
Produção de pedidos
Implantação de software
Erro
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Gant

mmm
Comportamento:Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Calcular agendas

Este processo distribui aa atividades nas agendas dos recursos e determina a data de término planejado para o projeto.
Topo

Clonar a atividade em outra

Clonar a atividade em outra.
Topo

Zerar agendas

Este procedimento permite que o gerente de projeto exclua todos os agendamentos feitos para o mesmo com o objetivo de priorizar um outro projeto que utilize estes recursos.

Regras

Adequar o formulário de acordo com o tipo de atividade escolhida

Este procedimento verifica o tipo de atividade informado na tela (ou do registro sendo consultado) e adequa o formulário:

  • Corrige o label "Atividade" para o tipo específico (Projeto, Processo, Tarefa, etc.);
  • Se tiver pai, corrige o label "Atividade-pai" para o tipo específico;
  • Se o tipo de planejamento for automático, não permite que os campos de início planejado e término planejado sejam modificados;
  • Se o tipo de atividade for desmembrável, então protege os campos tempo e custo estimados;
  • Se a atividade é desmembramento de outra (parâmetro PAI_ID está preenchido), então esconde o campo responsável (pessoa) e habilita o campo responsável (recurso) que deve ser populado com os recursos da atividade-pai.
  • Se tem atividade pai, proteger o campo "Unidade de tempo"

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Atualizar controle

Eventos que disparam esta regra:
  • Ao clicar campo "Controle" do formulário "Consultar"

Carregar estilos para as tabelas de atividades

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Incluir tratamento que possibilita a navegação para outras atividades

Incluir tratamento que possibilita a navegação para outras atividades.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de apresentar formulário "Consultar"

Montar o gráfico de Gantt

Gerar um gráfico de Gantt das sub-atividades e colocar no campo GANTT.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Gant"

Popular a lista de recursos que podem ser responsáveis

Popular a lista de recursos que podem ser responsáveis.

Preparar controle

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

Reapresentar a tela

Este procedimento reapresenta a tela atual para que ela possa ser readequada.