Entidade ATIVIDADES

PROJET.ATIVIDADES

Descrição

Esta entidade é a principal ferramenta para a gestão de projetos.
Cada registro nesta entidade representa uma atividade. Dependendo do tipo de atividade vinculado, os registros pode representar projetos, sub-projetos, eventos, tarefas, ocorrências, entre outras. Veja alguns exemplos na documentação sobre Tipos de Atividades. Projetos, sub-projetos e tarefas são gerenciadas através de técnicas conhecidas de gestão de projetos, incluindo desmembramento das atividades, orçamento, planejamento, cronograma, comunicação, etc. Para efeito de documentação, sempre que for citada apenas a palavra TAREFA, ela refere-se a um registro de uma atividade que faz parte do desmembramento de um PROJETO. Da mesma forma, sempre que for citada a palavra PROJETO, ela refere-se a um registro de uma atividade que é desmembrada em várias TAREFAS, o que inclui sub-projetos.
Tipo de atividade

Outras aplicações típicas para este entidade:

Custos e cronograma financeiro

O custo de cada atividade pode estar associado a fluxos de caixa gerados por um valor e uma condição de pagamento (ou por entradas/saídas lançadas manualmente). As datas dos movimentos podem estar relacionados com as datas iniciais ou finais planejadas para a atividade.

Workflow

Eventos de uma atividade podem gerar novas atividades conforme regras de workflow cadastradas no sistema.

Atributos

AtributoDomínioRegrasDescrição
IDID(18)Rqd PK Id:
Chave de identificação física do registro.
ATIVIDADEINTEGERRqd UK Atividade:
Número utilizado para identificar a atividade. Na maioria das vezes este número é gerado automaticamente de forma sequencial.
PAI_IDID(18)FK Atividade-pai:
Indica que a atividade á parte de uma atividade maior, como um projeto ou sub-projeto.

Referência para ATIVIDADES
ATIVIDADE_GLOBALUPPERRqd UK Nome global:
Nome global da atividade é determinado no tipo de atividade no campo PROJET.TIPOS_ATIVIDADES.SCRIPT_ATIVIDADE_GLOBAL.
TITULOTEXTRqd Título da atividade:
Título dado para a atividade.
DESCRICAOWIKIDescrição:
Descrição da atividade. Este campo aceita os padrões WIKI de formatação e imagens podem ser inseridas anexando o arquivo da imagem e incluindo a macro abaixo no local desejado.
[img : nome-do-anexo-sem-extensão]
TIPO_ATIVIDADE_IDID(18)Rqd FK Tipo de atividade:
Indica o tipo de atividade que o registro representa

Referência para TIPOS_ATIVIDADES
CLIENTE_IDID(18)FK Cliente:
Identificação da pessoa que descreveu/emitiu a atividade. Esta é a pessoa que o responsável deve contatar para dirimir quaisquer dúvidas sobre o assunto.
O cliente á automaticamente preenchido com o cliente do respectivo projeto/contrato caso não informado o cliente e a atividade estiver associada a um projeto ou a um contrato.

PROPOSTA: CASO NÃO INFORMADO, USAR NOVO ATRIBUTO NO TIPO DE ATIVIDADE PARA USAR O CLIENTE DO PROJETO OU O USUÁRIO DA SESSÃO COMO O CLIENTE - OU CRIAR UM NOVO ATRIBUTO PARA EMITENTE.

Referência para PESSOAS
SOLICITANTE_IDID(18)FK Solicitante:
Pessoa que está solicitando a atividade

Referência para PESSOAS
RESPONSAVEL_IDID(18)FK Responsável:
Para atividades-raiz (que não tem atividade-pai) Indica a pessoa responsável pela atividade.

Referência para PESSOAS
AUTOR_IDID(18)FK Autor:
Pessoa que cadastrou a atividade.

Valor padrão = [PERSON_ID]
Referência para PESSOAS
SITUACAOOPCAO(1)Rqd AK Situação:
Situação atual da atividade (calculada automaticamente).
O ciclo normal de uma atividade/projeto é:
Proposta > Pendente > Em execução > Concluída > Aceita

Valores permitidos:
  • R - Proposta - A atividade é apenas uma proposta, ou seja, ainda não se sabe se ela será executada. Não existe data de aprovação informada. Se o tipo de atividade não precisar de aprovação para ser executada, a atividade entrará automaticamente como "Pendente".
  • P - Pendente - A atividade está aprovada, ou o tipo de atividade não exige aprovação, mas sua execução ainda ainda não foi iniciada.
  • E - Em execução - A atividade está em execução, ou seja, a data de início efetivo está informada, mas a data de término efetivo ainda não.
  • O - Concluída - A data de término efetivo já foi informada mas não houve um aceite formal do cliente.
  • S - Suspensa - A atividade está temporariamente suspensa (existe uma data de suspensão informada). Ver observações da atividade para maiores detalhes. Não faz sentido suspender uma atividade cancelada ou aceita.
  • C - Cancelada - Indica que a atividade não será mais executada. O cancelamento é realizado informando uma data de cancelamento.
    Não faz sentido cancelar uma atividade já aceita.
  • A - Aceita - Indica que a atividade foi concluída e que o emitente (cliente) formalizou um aceite. A formalização do aceite é realizada através do preenchimento da data de aceite.

Valor padrão = R
PRIORIDADEOPCAO(1)Prioridade:
Determina a prioridade/importância da atividade.

Valores permitidos:
  • 1 - Urgente - A atividade está relacionada a um problema crítico que possibilita o envio de produto não-conforme para o cliente externo, compromete ou pode comprometer a disponibilidade de um sistema crítico, etc.
  • 2 - Alta - PODE causar uma ocorrência URGENTE no futuro.
  • 3 - Média - Normal
  • 4 - Baixa - Pouca importância
  • 5 - Mínima - Ajustes de layouts; Usabilidade pequena;
  • 9 - Sem prioridade - A atividade é um controle para apropriação mas que não forma uma pendencia a ser priorizado. Exemplos: Atividades de atendimento, gestão de projetos, deslocamentos, etc.

Valor padrão = 3
SEQUENCIAINTEGERSequencia:
Indica a ordem de execução da atividade dentro do projeto. Um número menor indica que a atividade será executada antes de outra que tem um número maior.
Quando existem dependências entre atividades, os números de sequencia são automaticamente ajustados de forma que atividades posteriores terão sempre números maiores que o antecessor.

Quando o nome global da atividade utiliza o parâmetro sequencia, uma é automaticamente criada, podendo ser o próximo número abaixo do projeto e/ou do cliente, dependendo do script que está definido.
TEMPO_ESTIMADODOUBLE(18)Tempo estimado:
Número horas estimadas para executar a atividade. No caso de atividades não desmembradas, é informado pelo usuário. Para atividades que são desmembradas, este atributo é automaticamente calculado através da soma das sub-atividades.

Quando o tempo estimado não for informado mas o checklist contiver etapas com um tempo em horas informado no seu final (algo como 1.5h), então o tempo estimado será automaticamente preenchido com a soma destes tempos.
CUSTO_ESTIMADOVALUE(18)Custo estimado:
Custo fixo da atividade. O custo total da atividade é calculado pela soma deste custo com o somatório dos custos dos recursos necessários pela atividade e com o somatório de todas as atividades desmembradas.
RECURSO_IDID(18)FK Responsável:
Para atividades que tem atividade-pai, indica o recurso da atividade-raiz que é reponsável por essa atividade.

Referência para PESSOAS_ATIVIDADES
DATA_INICIO_PLANEJADODATEInício planejado:
Data planejada para o início da execução da atividade.
Para tarefas, esta data é preenchida manualmente. Para projetos, esta data é preenchida automaticamente pela data de início planejado da primeira tarefa.
DATA_INICIO_EFETIVODATEInício efetivo:
Data em que a atividade efetivamente foi iniciada.

No caso de atividades que não tem apropriação de horas (projetos), o início efetivo é atualizado automaticamente pela menor data de início efetivo das atividades resultantes do desmembramento do projeto.

No caso de atividades com apropriação de horas, o início efetivo é a data e hora da primeira apropriação registrada.
DATA_SUSPENSAODATEData de suspensão:
Data em que a atividade foi suspensa. Uma suspensão é feita normalmente quando existe alguma condição que poe em dúvida a execução da atividade. Atividades suspensas não são executadas até que esta condição seja resolvida.
DATA_INICIO_ANTECIPADODATE_TIMEInício antecipado:
A data mais cedo em que uma tarefa pode começar, dadas as tarefas que a precedem. Seu valor é igual ao maior término antecipado das atividades que a precedem. Se não houverem atividades predecessoras, é igual a data de início antecipado do respectivo projeto. Se não houver projeto é igual ao início planejado.
DATA_INICIO_ATRASADODATE_TIMEInício atrasado:
A data mais tarde em que uma tarefa pode iniciar sem atrasar a data de término do projeto.
Seu valor é igual ao término atrasado menos o tempo de duração da tarefa.
DATA_TERMINO_PLANEJADODATETérmino planejado:
Data em que o término da atividade foi planejado.
Para atividades, esta data é preenchida manualmente. Para projetos, esta data é preenchida automaticamente pela data de término planejado da última tarefa.
DATA_TERMINO_EFETIVODATETérmino efetivo:
Data em que o projeto/atividade foi efetivamente concluído.
Se o tipo de atividade estiver configurado para término automático, então esta data é automaticamente preenchida com a maior data de término de suas atividades (quando todas as atividades forem concluídas).
DATA_TERMINO_ANTECIPADODATE_TIMETérmino antecipado:
A data mais cedo em que uma tarefa pode terminar, dadas as tarefas que a precedem.
Seu valor é calculado pela soma do início antecipado com o tempo de duração da tarefa.
DATA_TERMINO_ATRASADODATE_TIMETérmino atrasado:
A data mais tarde em que a tarefa pode terminar sem atrasar a data de término do projeto. Seu valor é igual à menor data de início atrasado das tarefas posteriores a ela. Se não houverem tarefas posteriores, o término atrasado é exatamente igual ao término do projeto.
TEMPO_EXECUTADODOUBLE(18)Tempo contabilizado:
Tempo em horas consumidas para a execução desta atividade. Calculado automaticamente através da soma dos tempos de todas as apropriações com a soma de todas as sub-atividades multiplicado pelo índice de cada apropriação.

p.ex: 2,5 horas apropriado com índice de 1,50 será calculado como 3,75 horas.

Valor padrão = 0
TEMPO_APROPRIADODOUBLE(18)Tempo apropriado:
Tempo em horas apropriadas nessa atividade. Calculado automaticamente através da soma dos tempos de todas as apropriações com a soma de todas as sub-atividades sem considerar qualquer índice de apropriação.

Valor padrão = 0
TEMPO_RESTANTEDOUBLE(18)Tempo restante:
Tempo estimado que ainda falta ser executado para concluir a atividade. Este tempo é calculado da seguinte forma:
  • Em uma atividade concluída, aceita ou cancelada, o tempo restante é zero.
  • Em um projeto, será igual à soma dos tempos restantes das sub-atividades.
  • Se tem tempo restante em checklist, assume o tempo restante em checklist.
  • Se não tem tempo estimado, assume o tempo estimado para o tipo de atividade garantindo um número igual a 10% do tempo apropriado.
  • Assume o tempo estimado menos o tempo apropriado, garantindo um número maior ou igual a 10% do tempo apropriado.
COMPONENTE_IDID(18)FK Componente:
Pode vincular uma atividade a um determinado componente do repositório. Normalmente vincula um projeto a um sistema.

Referência para COMPONENTES
SISTEMA_IDID(18)FK Sistema:
Indica o sistema que está relacionado a esta atividade. Gerado automaticamente quando um componente é informado.
Na realidade, estre atributo indica o componente-raiz do componente específico informado. Isso siginifica que este atributo pode, em alguns casos, referenciar um elemento que não é um sistema. Ex: Arquitetura, tipo primitivo, etc.

Referência para COMPONENTES
ITERACAO_IDID(18)FK Iteração:
Indica que esta atividade será executada dentro de uma iteração formalizada. As iteração informada deve ser sempre do contexto da atividade-pai desta atividade.

Referência para ITERACOES
SEQUENCIA_INTERACAOINTEGERSequencia na iteração:
Define a ordem de execução das atividades dentro de uma interação. Quando informado, todas as atividades posteriores na mesma interação são automaticamente resequenciadas.
TEMPO_INTERACAODOUBLE(18)Tempo na interação:
Tempo em horas planejado para executar essa atividade dentro da iteração. Utilizado no planejamento das iterações no caso de atividades que não serão concluídas dentro da iteração. Quando não informado, assume que a atividade será concluída dentro da iteração. Este tempo é removido sempre que a interação for alterada.

Exemplos:
  • 2
  • 4
  • 1
DATA_APROVACAODATEData de aprovação:
Indica a data em que a atividade foi aprovada. Atividades não aprovadas são consideradas apenas propostas.
DATA_ABERTURADATEData de abertura:
Data em que a atividade foi criada.

Valor padrão = [SYSDATE]
DATA_ULTIMA_ALTERACAODATEData da última alteração:
Data em que a atividade foi alterada pela última vez. Atualizado sempre que houver uma alteração no registro. Usado para permitir um acompanhamento com relação a quando houve uma última interação com a ocorrencia (alterações nos históricos também atualizam esta data)
DATA_ACEITEDATEData do aceite:
Data em que o cliente formalizou o aceite de conclusão da atividade.
DATA_CANCELAMENTODATEData de cancelamento:
Data em que a atividade foi cancelada.
ENVIA_MAIL_NOTIFICACAOFLAG(1)Rqd Enviar notificação:
Indica quando alterações na atividade devem enviar notificação por e-mail.

Valor padrão = S
CODIGOUPPERCódigo:
Define um código de identificação para a atividade. Pode ser informado pelo usuário ou automaticamente pelo sistema.
P.ex: Código de bloco pré-impresso.
ESTABELECIMENTO_IDID(18)FK Estabelecimento:
Estabelecimento responsável pelo projeto.

Referência para ESTABELECIMENTOS
CHECKLISTCHECKLISTChecklist:
Indica uma lista de tarefas/estágios a serem cumpridos para a execução da atividade como um todo.
Quando não informado, é automaticamente preenchido com um checklist padrão cadastrado para o tipo de atividade. Depois disso, o checklist pode ser livremente adaptado para cada atividade.
Cada linha do checklist representa um estágio ou tarefa. Acrescenta-se a sequência "OK" no início da linha para indicar que aquela tarefa/estágio foi cumprida.
O usuário também pode colocar um tempo como última informação da linha. Este tempo deve ser informado através de um número (com decimais se necessário) seguido de "h" ou "min" para indicar se o tempo representa horas ou minutos.

Exemplo:
OK - Avaliar 30min
OK - Aprovar
- Implementar regra de negócio 3h
- Testar 1.5h
- Implantar 45min
ESTAGIOTEXT(250)Estágio:
Informa em qual estágio esta atividade se encontra. Esta informação é automaticamente calculada através da situação atual do checklist. O estagio será igual ao primeiro item do checklist que não estiver OK.
CONTA_FATURAMENTO_IDID(18)FK Conta de faturamento:
Indica a conta de faturamento que irá faturar esta atividade/projeto.

Referência para CONTAS_FATURAMENTO_ATIVIDADE
LANCAMENTO_FATURAMENTO_IDID(18)FK Lançamento de faturamento:
Determina o lançamento que controla o faturamento desta atividade em uma conta de faturamento.

Referência para LANCAMENTOS_FATURAMENTO_ATIVIDADE
ANEXOSATTACHED_FILE_LISTAnexos:
Arquivos anexos para a ocorrência.
Imagens anexadas poderão ser utilizadas no corpo do texto através da macro wiki:
[img : nome-do-anexo-sem-extensão]
OBSERVACOESWIKIObservações:
Texto livre para registrar quaisquer observações a respeito do andamento da atividade.
NUMERO_HISTORICOSINTEGERRqd Número de históricos:
Número de históricos registrados. Atualizado automaticamente pelos históricos das atividades e permite disparar o e-mail de notificação quando um histórico é registrado. Apenas históricos registrados manualmente são contabilizados (históricos gerados automaticamente não são computados).

Valor padrão = 0
VALOR_SERVICOSVALUE(18)Valor serviços:
Valor total de serviços da atividade a ser cobrado do cliente. O preenchimento deste campo depende do atributo FATURAMENTO. Caso o faturamento seja "Valor fixo", então o valor deverá ser informado pelo usuário. Caso seja "Por hora apropriada" ou "Por hora estimada", este atributo será automaticamente calculado pelo sistema.
VALOR_MATERIAISVALUE(18)Valor materiais:
Valor total de materiais da atividade a ser cobrado do cliente.
VALORVALUE(18)Valor (total):
Valor total a ser faturado pela atividade. Calculado automaticamente pela soma do valor de serviços e de materiais.
FATURAMENTOOPCAO(1)Rqd Faturamento:
Indica como esta atividade será faturada. Quando não informado, assume o tipo de faturamento do respectivo projeto.

Valores permitidos:
  • 0 - A definir - Falta definir se a atividade será faturado ou não.
  • A - Por hora apropriada - Esta atividade será faturada e o valor será calculado com base no número de horas apropriadas.
  • E - Por hora estimada - A atividade será faturada e o valor será calculado com base no tempo estimado e no valor hora contratado na respectiva conta de faturamento.
  • O - Valor orçado - Os valores de serviços e materiais serão calculados conforme os orçamentos vinculados.
  • V - Valor fixo - A atividade será faturada com um valor fixo previamente acordado.
  • N - Não faturar - Esta atividade/projeto não será faturada/o.

Valor padrão = 0
MOTIVO_IDID(18)FK Motivo:
Indica o motivo que demandou esta atividade.

Referência para MOTIVOS_ATIVIDADES
AREA_FUNCIONAL_IDID(18)FK Encaminhamento:
Nome do setor para o qual a vistoria está sendo encaminhada.

Referência para AREAS_FUNCIONAIS
RESULTADOTEXT_LONGResultado:
Resultado da execução da tarefa. Utilizado como informação indicando o que foi ou não foi feito.
INFORMACOES_CONTATOTEXT_LONGInformações de contato:
Texto livre para incluir quaisquer informações de contato relacionadas ao projeto/atividade. Estas informações podem incluir nomes, telefones e e-mails de outras pessoas/empresas que podem ser contatadas para quaisquer assuntos relacionados ao projeto. Exemplos:
  • O contador da empresa
  • O empreiteiro da obra
  • Um fornecedor que providenciou algum material utilizado
  • O técnico de uma empresa terceirizada que executou determinada serviço
  • etc.

EMAILS_NOTIFICACAOE_MAILS(100)E-mails a notificar:
Relação de e-mails adicionais que deverão receber notificações através das Regras de notificações de atividades. Esta relação permite enviar notificações para pessoas que não estão cadastradas no sistema.
Nos "destinos" das regras de notificação, estes e-mails são indicados através da opção "contatos".
TIPOS_OPERACAO_PERMITIDASSELECTION_CHECK(5)Tipos de operação permitidas:
Tipos de operações financeiras que permitem o vinculo com a atividade.

Valores permitidos:
  • R - Receber - Compromissos devidos por clientes e demais devedores da empresa.
  • P - Pagar - Compromissos a pagar para fornecedores de produtos e serviços.
  • T - Terceiros - O compromisso de pagamento/recebimento não cabe a empresa, e sim a emitente e um destinatário diferente.

Valor padrão = R,P,T
ORDENACAOTEXTOrdenação:
Campo para realizar a ordenação dos registros. Por padrão é utilizado em projetos, agregando a ordenação utilizada no projeto pai vinculado.
A quantidade de dígitos é definida na preferência PROJET.ATIVIDADES.DIGITOS_ORDENACAO
PLANO_CONTAS_IDID(18)FK Plano de contas:
Plano de contas utilizado no projeto.

Referência para PLANO_CONTA
TODOS_ESTABELECIMENTOSFLAG(1)Rqd Todos estabelecimentos:
Define se a regra vale para todos os estabelecimentos. Ao desmarcar esta opção, será necessário indicar quais os estabelecimentos que utilizarão a regra.

Valor padrão = S
ENDERECO_IDID(18)FK Endereço de execução da atividade:
Endereço de execução da atividade.

Referência para ENDERECOS
VALOR_HORAPRICE(18)Valor da hora:
Valor da hora a ser utilizada no faturamento.
Quando este valor estiver informado, ele será utilizado para o calculo da atividade

Regras

Validar tipo de atividade

(Antes de inserir, Antes de alterar)
A tentativa de inclusão de uma atividade sem tipo deve gerar um erro crítico pois a maioria das regras dependendo de parametrizações definidas no respectivo tipo.

Calcular datas para projetos

(Antes de alterar)
Se uma atividade NÃO aceita apropriação de horas e É desmembrável (exemplo: um projeto), então a data de início efetivo será a menor data de início efetivo das atividades e a data de término efetivo será a maior da data de término ou cancelamento quando não existir nenhuma atividade pendente.

Cancelar sub-atividades

(Depois de alterar)
Quando uma atividade é cancelada, todas as sub-atividades são canceladas em cascata.

Aprovar sub-atividades

(Depois de alterar)
Quando uma atividade é aprovada, todas as sub-atividades são aprovadas em cascata.

Preencher prioridade default da atividade

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Se não informado, preenche com a prioridade default do tipo de atividade.

Calcular sequencia

(Antes de alterar)
Ajusta a sequencia de execução da atividade de forma que seu valor seja sempre maior que as sequencias de execução das atividades predecessoras.

No caso do script que calcula o nome global utilizar o número da sequencia (macro ${sequencia}), uma será criada automaticamente com o próximo número disponível abaixo do mesmo projeto e/ou do mesmo cliente.

Exemplo:

Calcular número da atividade

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Quando não informado, calcular o número da atividade.

Calcular sistema

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Calcula o sistema de acordo com o componente informado. Na verdade, o sistema apontará para a raiz do respectivo componente, independente do mesmo ser um sistema ou não. Por exemplo, a raiz pode ser uma arquitetura.

Calcular tempo executado

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Calcula o tempo executado total em função dos tempos apropriados diretamente ou indiretamente.

Calcular a situação

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Calcula a situação da atividade com base nas datas informadas.
A ordem a ser testada é:

Atualizar data da última alteração

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Se ocorrer algum alteração nos atributos da atividade, atualizar a data de alteração.

Calcular atividade global

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Calcula a identificação global da atividade conforme definido no script do respectivo tipo de atividade:
Campo SCRIPT para definição da atividade global para atividade.
Caso não informado é utilizado o padrão ${atividade}
Macros aceitas:

Para alterar o separador padrão (.) deve-se configurar a preferência PROJET.TIPOS_ATIVIDADES.CARACTER_SEPARADOR_ATIVIDADE_GLOBAL.


Preencher checklist

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Quando não informado, preencher o checklist com o checklist padrão informado no tipo de atividade.

Calcular estagio

(Antes de inserir, Antes de alterar)
O estágio da atividade será igual ao primeiro estágio do check list que não estiver OK.

Registrar históricos

(Depois de alterar, Depois de inserir)
Inclusão e alteração da atividade gera histórico. Exceto quando a alteração foi realizada através de um histórico.

Atualizar sprint

(Depois de inserir, Depois de alterar, Depois de excluir)
Quando a atividade está associada a um sprint, atualiza os dados do mesmo.
Condições quando isso deve ocorrer:

Calcular o valor

(Antes de inserir, Antes de alterar)
O valor de faturamento da atividade depende do tipo de faturamento estabelecido.
Se o valor depender do tempo estimado/executado, então este valor permanecerá nulo até que estas informações sejam estabelecidas.

Atualizar lançamento para faturamento

(Antes de inserir, Antes de alterar, Antes de excluir)
Quando uma atividade Faturada estiver "Aceita" o sistema revisa o respectivo lançamento (criando, alterando ou excluindo).

Enviar notificações

(Depois de excluir, Depois de inserir, Depois de alterar)
Processa as regras de notificação e envia aquelas que estiverem programadas.
Regras inativas, não são consideradas.

Criar atividades conforme template

(Depois de inserir)
Quando o tipo de atividade tem um template, criar as sub-atividades.

Calcular cliente e solicitante

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Caso o cliente não for informado e atividade ser uma sub-atividade de um projeto ou contrato, então assume o mesmo cliente do respectivo projeto/suporte;
Caso o cliente ainda não estiver informado, assume o solicitante também como cliente.
Caso o solicitante não estiver informado, assume o cliente também como solicitante.

Enviar e-mail de notificação

(Depois de inserir, Depois de alterar)
Sempre que marcado, enviar e-mail com notificação da ocorrência.

Destinatários:

Remetente:

Verificar a exigência de aprovação

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Verifica se a situação da atividade está consistente com a exigência de aprovação definido no tipo da atividade.

Calcular o tempo estimado (se necessário)

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Quando configurado no respectivo tipo de atividade (calcular tempo estimado), calcula o tempo estimado através das sub-atividades.
O tempo estimado é igual à somatória dos tempos estimados das sub-atividades.

Caso contrário, se o tempo estimado não for informado mas o checklist contiver etapas com um tempo em horas informado no seu final (algo como 1.5h), então o tempo estimado será automaticamente preenchido com a soma destes tempos. Neste caso, o tempo deverá ser obrigatoriamente informado no formato "99.99h" (um número seguido da letra "h").

Definir faturamento

(Antes de inserir)
Caso não informado, o faturamento da atividade irá ser definido da seguinte forma:
Matriz:
        Projeto
        0 A E O V N
 Tipo   -----------
    0 | 0 A E O V N
    A | A A E O V N
    E | E A E O V N
    O | O A E O V N
    V | V A E O V N
    N | N N N N N N

Atualizar as pessoas da atividade

(Depois de inserir, Depois de alterar)
Quando uma das pessoas (responsável, cliente, etc.) for alterado, deve garantir que o mesmo seja um participante da atividade.

Concluir sub atividades

(Depois de alterar)
Quando a atividade é concluída, todas as sub atividades são concluídas.

Validar data planejada

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Não pode ser possível planejar o término de uma atividade para uma data maior que a data limite da mesma.
Esta validação também considera a preferência PROJET.ATIVIDADES.DIAS_ENTRE_DATA_PLANEJADA_E_LIMITE.

Calcular o tempo restante

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Calcula o tempo restante conforme definido no atributo.

Tempo estimado que ainda falta ser executado para concluir a atividade. Este tempo é calculado da seguinte forma:


Atualizar sequencias

(Depois de inserir, Depois de alterar)
Quando a sequencia da atividade no projeto ou na iteração for alterada, reordena todas as sequencias das demais atividades do mesmo projeto ou do mesmo sprint.

Validar dependências

(Antes de alterar)
A validação da atividade com relação às dependências verifica os seguintes aspectos:

Preencher data termino

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Caso a data de aceite seja alterada e não nula e a data de conclusão esteja nula, registra a data de conclusão com a mesma data do aceite.

Limpar tempo de interação

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Sempre que o sprint for alterado, o tempo de interação é removido.

Preencher valor hora

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Sempre que a data de aprovação for alterada e não for nula, preenche o "Valor da hora" com o que estiver informado na conta de faturamento.
Sempre que a data de aprovação for alterada e for nula, limpar o "Valor hora"

Não pode alterar situação de atividade faturada

Caso a atividade já esteja vinculada a um lançamento de faturamento, não pode mais alterar a sua situação.

Validar plano de contas

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Se a preferência PROJET.ATIVIDADES.VALIDACAO_PLANO_CONTAS estiver definida como "S" e o plano de contas for alterado e não nulo, verifica se o novo valor é de um plano ativo.
Se não for, gera uma mensagem de erro

Agendar a atividade nas agendas dos respectivos recursos

(não implementado)

Este procedimento recebe uma atividade e faz o agendamento do tempo necessário dentro das agendas dos respectivos recursos.
Se a atividade for um projeto (que tem sub-atividades), faz o agendamento deste projeto. Se a atividade for de um tipo que tem planejamento automático, cria os agendamentos e planeja a atividade em função dos horários agendados. Caso contrário, se a atividade é de planejamento manual, simplesmente faz o agendamento das datas planejadas nas agendas.

Agendar as atividades do projeto nas agendas dos recursos

(não implementado)

Este procedimento pega todas as atividades ainda não encerradas e cria os registros nas agendas dos recursos para a execução das respectivas tarefas. Este processo acomoda adequadamente os eventos de acordo com as prioridades, dependências e disponibilidades dos recursos.

Processar descrição de apropriação(descricao_apropriacao)

A interpretação da descrição da apropriação é realizada linha a linha e segue os seguintes critérios:

Todos os demais textos são aceitos livremente e servem apenas como informação.

Se necessário, atualizar as atividades posteriores

(Depois de alterar)
Se prioridade foi alterada, então atualiza as atividades posteriores.

Atualizar atividade-pai

(Depois de excluir, Depois de alterar, Depois de inserir)
Quando mudou o pai ou quando mudou o tempo estimado, deve atualizar a atividade-pai.

Busca propriedade(propriedade)

Busca o valor de uma propriedade da atividade.

Copiar atividades(id_origem, id_destino, id_pai, mapa_rec)

Copia sub-atividades, relacionamentos e recursos da atividade origem.
Os relacionamentos entre as sub-atividades são automaticamente traduzidos para os da nova hierarquia.

Custo estimado total

Custo total estimado para a atividade. Calculado pelo somatório de custos da própria atividade com todas as suas sub-atividades e com os recursos necessários.

Data da situação

Data associada a situação da atividade.

Excluir todos os agendamentos do projeto

(Antes de excluir)
Este procedimento exclui todos os agendamentos feitos para um determinado projeto e recursivamente para todas as respectivas sub-atividades.

Excluir os relacionamentos das sub-atividades

(Antes de excluir)
Para poder excluir uma atividade com as sub-atividades em cascata, é necessário primeiro excluir os relacionamentos existentes entre as sub-atividades.

Ícone da situação

Retorna o nome de um arquivo de imagem que representa a situação da atividade. A situação informada depende da situação propriamente dita:e do cumprimento dos prazos:

Retorna a data e hora de início adiantado da tividade

Retorna a menor data e hora em que a atividade pode iniciar com base nas dependencias da mesma com outras atividades.
O início antecipado é calculado pelo maior entre os seguintes valores:

popular contas orçadas(conta_orcada, is_apresentar_creditos, is_apresentar_debitos)

Popula as contas orçadas do atividade/projeto.

Situação com relação ao prazo

Retorna a situação da atividade com relação ao cronograma. Irá voltar:
As datas comparadas dependerão da situação da atividade com relação a sua execução.


Caso ela esteja concluída, a comparação de datas será entre o término efetivo e o término planejado.


Caso ela esteja em execução, a comparação será entre o término planejado e a data do sistema.


Caso ela esteja em pendente, a comparação será entre o início planejado e a data do sistema.

Retorna o tempo estimado pendente para a atividade

Calcula e retorna o tempo estimado pendente para a atividade. Este tempo é calculado da seguinte forma:

Duração estimada total da atividade

Número de unidades de tempo necessárias para a execução da atividade. Se a atividade é desmembrada, é calculada através do somatório do tempo estimado para todas as sub-atividades.

Retorna um texto que descreve a situação da atividade

Retorna um texto que descreve a situação da atividade. O texto retornado é mais completo do que o respectivo atributo pois informa as datas e condições associadas a ele.
As opções de retorno são:

Verificar recursividade

(Antes de alterar, Antes de inserir)
Verifica se a atividade não forma recursividade infinita com relação ao seu pai.
Isso é feito acessando todas atividades-pai desta até a atividade-raiz e verificando se o ID desta atividade se repete.