Sistema de registro de ordem profissional (conselho)

Índice

Tipos de registros profissionais

PROFISSIONAL.CAD_TIPOS_REGISTROS_PROFISSIONAIS

Descrição

Manutenção de tipos de registros profissionais.

Esta interface pode ser acessada pelo menu:


Campos:

Identificação do tipo de registro profissional.
Regra para formação do número do registro profissional
  • Manual - O número do registro deve ser informado pelo usuário.
  • Sequencial - O número do registro é automaticamente preenchido por uma preferência.
  • Codificado s/ escolaridade - Deve ser informado a formulação para geração do número, e a sequencia deve utilizar somente a definida no tipo de registro.
  • Codificado c/ escolaridade - Deve ser informado a formulação para geração do número, e a sequencia deve utilizar a escolaridade de existente.
Nome usado para identificar a sequência.
Formula (Velocity) que deve ser utilizada para geração do código.
Objetos acessíveis:
  • registro = Acesso ao próprio registro.
  • idRegistro = Sequencia liberada para o próximo registro conforme a sequencia cadastrada no tipo de registro.
Define se deve permitir a edição do número do registro na alteração
Define se deve garantir que a pessoa tenha apenas um registro ativo com o tipo de registro.
Caso a preferência PROFISSIONAL.REGISTROS_PROFISSIONAIS.VALIDAR_REGISTRO_PROFISSIONAL esteja desmarcada, não será utilizado a informação deste campo.
Define se deve ser gerado a anuidade para o tipo de registro.
Serão apresentados os campo para registro definitivo
Serão apresentados os campo para registro provisório
Serão apresentados os campo para registro de autorização
Serão apresentados os campo para registro de transferência destino
Serão apresentados os campo para registro de transferência origem
Código SQL que permite criar regras de validação para o tipo de profissional.
Podem ser executados diversos comandos, utilizando o UNION para a ligação entre os comandos.
Quando existir um retorno diferente de nulo, o sistema considera a regra como erro, e apresenta para o usuário o resultado.
São passados os parâmetros:
${profissional} = ID do profissional
${pessoa} = ID da pessoa
Modelo (Jasper) de impressão para cédulas. Deve ser informado o caminho até o modelo e seu nome, sem informar a extensão.

Exemplo:
registros_profissionais/cedula_definitiva
Modelo de documento utilizado para impressão da cédula

SUBSTITUIDO PELO MODELO_IMPRESSAO, POIS A PARTIR DE 23/06/2017 OS MODELOS NÃO SERÃO MAIS DOCX E SIM PDF.
Número de meses que o registro deve ter validade por padrão. Quando informado deve automaticamente ser informado em tela.
Expressão que calcula a situação do registro profissional. A expressão deve utilizar a sintaxe de uma expressão SQL. Quando não configurada, irá assumir o valor da preferência PROFISSIONAL.REGISTROS_PROFISSIONAIS.CALCULO_SITUACAO.

A expressão deve se baseada nos valores do registro profissional e deve retornar valores existentes em Situações de registros profissionais. Exemplo:
 case
 when data_exclusao is not null then 'EXCL'
 when data_inativacao is not null then 'INAT'
 when data_rescisao is not null then 'RESC'
 else 'ATIV' end

Uma segunda forma de informar a expressão é através de um comando SQL SELECT completo. Neste caso, será necessário receber um parâmetro "?" que será preenchido com o ID do registro profissional a ser calculado. Exemplo:
SELECT ... FROM REGISTROS_PROFISSIONAIS WHERE ID = ?
Permite configurar ajustes adicionais aos formulários utilizados na apresentação dos registros profissionais. Quando informado, adapta os formulários do registro para ajustar a nomenclatura de labels, supressão de campos, formatos, hints, opções, etc. Não será possível alterar o domínio de um campo, nem alterar a sua posição. Somente é possível alterar campos existentes. Não é possível adicionar novos campos. Exemplo de configuração:

{ "items" : [
   {"name" : "MOEDA", "hidden" : true},
   {"name" : "VALOR_SALARIO", "hidden" : true},
   {"name" : "VALOR_VARIAVEL", "hidden" : true},
   {"name" : "VALOR_PREMIO", "hidden" : true},
   {"name" : "VALOR_GRATIFICACAO", "hidden" : true},
   {"name" : "VALOR_BONIFICACAO", "hidden" : true},
   {"name" : "VALOR_LUVAS", "hidden" : true},
   {"name" : "DATA_EXCLUSAO", "hidden" : true},
   {"name" : "DATA_RENOVACAO_AUTORIZACAO", "hidden" : true},
   {"name" : "DATA_RESCISAO", "label" : "Data liberação"}
]}

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.