Sistema de relatórios de produtos

Índice

Itens de documentos de entrada

PROD_RELAT.LST_ITEM_DOCUMENTO_ENTRADA

Descrição

Consulta de itens de documentos de entrada.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo de produtos:

Campos:

Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Nome da marca.
Ex:
  • COCA-COLA
  • PEPSI
  • FRUKI
Código de referência do produto usado pelo fabricante.
Situação atual do produto.
  • Aprovado - O produto tem uma data de aprovação registrada e pode ser usado nos processos que exigem produtos aprovados.
  • Baixado - Foi informada a data de baixa do produto, tornando o produto inativo.
  • Cancelado - Foi informada a data de cancelamento do produto, tornando o produto inativo. Por padrão, produtos cancelados não são apresentados nas pesquisas de produtos no sistema. Serão mantidos todos os registros do produto cancelado para efeito de consultas de operações realizadas com o produto enquanto este esteve ativo. Quando um produto é cancelado, qualquer preço vinculado a ele é automaticamente inativado!
  • Pendente - O produto foi registrado mas não existe um aprovação formalizada.
Nome dado para identificar o tipo de produto.
Classificação/curva ABC dada para informar a importância do produto no cenário de vendas.
Apresenta a classificação informada no cadastro por estabelecimento, caso não tenha informado apresenta a classificação genérica do produto.
Indica a classificação de qualidade do produto. A classificação somente pode ser feita quando o tipo de produto do produto possuir um padrão de classificação de qualidade definido.
Localização do produto no estoque, o mesmo produto pode estar em mais de um lugar no mesmo estoque.
Tipo de emitente do documento. Determina se é a empresa a emissora do documento ou se este foi emitido por outra pessoa/empresa.
  • Próprio
  • Terceiro
  • Outros - Utilizado para documentos que são apenas monitorados pelo estabelecimento. O estabelecimento não está diretamente envolvido no mesmo. Exemplo: Documentos de compra/venda realizadas diretamente entre fornecedores e clientes em que o estabelecimento é apenas um mediador das partes.
Valor padrão: T
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Sigla ou abreviatura da espécie de documento. P.ex.: CF, NFF, NF, DUP, PEDIDO, CTRC, NFVC, etc.
Série do documento fiscal. P.ex: U = Única, 1, T, 0. O sistema informa automaticamente o número da série no momento da emissão da nota.
Caso preenchido a série em um documento de emissão própria, será validado se é permitido o uso da mesma no estabelecimento/espécie.
Número do documento. Pode ser digitado (informado) pelo usuário ou estabelecido automaticamente pelo sistema.
Data de emissão do documento. No caso de documentos de saída deve ser preenchido somente quando for impresso o documento ou no momento da saída do documento ou mercadoria do estabelecimento do emitente.
Data de entrega (operação saída) ou entrada no estoque (operação entrada).
  • Saída: Data em que a mercadoria foi entregue ao destinatário do documento fiscal.
  • Entrada: Data em que a mercadoria entrou no estoque. Será utilizada para o movimento do estoque e fiscal.
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
  • Manutenção - Permite realizar modificações no documento.
  • Pendente - Não permite realizar modificações no documento.
    Documento pronto para ser emitido.
    Número do documento não é obrigatório.
  • Aprovado - Documento aprovado pelo SEFAZ e é permitido a impressão da DANFE
  • Cancelado - Documento cancelado e não é permito realizar modificações no documento.
  • Denegado - Documento denegado pela SEFAZ ocasionado normalmente nas por irregularidade cadastral ou fiscal ou do emitente ou do destinatário do documento.
    O número de um documento denegado não poderá mais ser utilizado em outro documento e o documento denegado não poderá ser excluído do sistema ou sua situação alterada (p.ex.: para manutenção, cancelado ou inutilizado).
    Um documento denegado não possui valor fiscal ou comercial (não movimentará os estoques e os títulos financeiros do contas a receber ou pagar deverão estar cancelados, pois o documento é irregular).
  • Rejeitado - Documento rejeitado pela SEFAZ.
  • Em lote - Documento foi incluido em um lote para processamento com a SEFAZ.
  • Inutilizado - Documento foi inutilizado na Sefaz.
  • Emitido - Não permite realizar modificações no documento.
    Número do documento é obrigatório.
  • Entregue - Não permite realizar modificações no documento.
  • Retornado integralmente - Documento de saída foi retornado integralmente (devolução total dos produtos pelo destinatário).
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Quantidade do item, conforme a unidade de medida do produto/serviço.
Quando informado quantidade alternativa não será informado no XML e na impressão este campo.
Unidade de medida do produto. Este deverá ser valor emitido no documento.
Quantidade confirmada recebida pelo cliente ou quantidade que pode ser utilizada para operações de devolução do item.
Esta quantidade indica o saldo ainda disponível para operações de devolução, beneficiamento ou retorno.
Representa a quantidade que será movimentada para controle fiscal. Por exemplo em um documento de entrega futura o saldo será inventário será zerado, mas o fiscal será registrado.
Representa a quantidade que será movimentada no estoque. Por exemplo em um documento de entrega futura o saldo será zerado, mas o fiscal será registrado.
Valor unitário do item.
Valor contábil
Representa o valor total para item considerando:
+ Valor de  mercadorias/serviços
- desconto
+ frete
+ despesas
+ ipi
+ impostos
Código da Situação Tributária (Origem + Tributação do ICMS).
É obrigatória somente quando for produto (não serviço).
Mais detalhes em:
Percentual da alíquota de ICMS para o produto nesta operação.
Valor de ICMS para o produto.
OBSOLETO!
Valor de substituição tributária do item.
O valor do ICMS ST do item deve ser obtido através da Operações fiscais de itens do documento.
CST (Código da Situação Tributária) para o IPI.
CST para o IPI FISCAL.RQ-013, e neste caso não deve ser informado a origem da mercadoria.
Percentual da alíquota de IPI para o produto.
Valor de IPI para o produto
Valor de frete para o item do documento.
Valor total do frete de terceiros para o item do documento.
Calculo: (QUANTIDADE*VALOR_UNITARIO)/ VALOR_TOTAL_MERCADORIAS * VALOR_FRETE_TERCEIROS
Valor de despesas acessórias do item.
Valor de seguro para o item do documento
Valor de desconto para o item do documento.
Outros valores como frete de terceiros e crédito de ICMS.
Custo fiscal unitário da mercadoria, apenas utilizando os valores fiscais da mercadoria.
Quantidade * Valor de custo
Internamente, este domínio tem um funcionamento identico ao DECIMAL, porém pode ser utilizado como se fosse um domínio VALUE.
A diferença está no fato do domínio tratar as casas decimais de forma fixa.

Propriedades (format)

min-value, max-value

Ver Limitar valores de campos para uma faixa de valores (min-value, max-value)
Campo livre para ajuste do valor de custo da mercadoria. Deve aceitar valores positivos e negativos.
Custo de aquisição unitário da mercadoria considerando valores financeiros como p.ex.: descontos financeiros, acréscimos financeiros.

Definição contábil:
A soma do preço de compra de um bem com os gastos suportados direta ou indiretamente para colocá-lo em condição de uso.
Quantidade * Valor de aquisição
Código Fiscal de Operações e Prestações.
Ver O que é CFOP?
Código de identificação da classificação fiscal do produto. Este código é formado pelo código de NCM do produto concatenado com a código da exceção se houver.
Ex:
  • 84139190
  • 84139190-01
  • 70091000
Define a operação básica para tributação da NCM para o PIS e COFINS.

As regras para os tributos serão criadas automaticamente.
Nome dado para identificar a natureza de operação. Normalmente possui a descrição da CFOP com informações complementares que auxiliem os usuários na escolha correta da natureza a ser utilizada em cada situação.
Ex:
  • REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
  • REVENDA A VISTA COM COMISSÃO
  • REVENDA A PRAZO
  • TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS
  • REMESSA PARA CONSIGNAÇÃO
  • RETORNO DE CONSIGNAÇÃO
  • REMESSA PARA CONSERTO
Informa se as operações devem ser levadas em consideração nas estatísticas de compras.
Memória de cálculo do custo unitário fiscal da mercadoria ou serviço na operação de entrada.
Legenda:
  • (+): incrementam (aumentam) o valor do custo (p.ex: IPI, frete, ICMS substituição tributária)
  • (-): decrementam (diminuem) o valor do custo (p.ex: ICMS, PIS, COFINS)
  • ($): incrementa (aumentam) somente o valor do custo financeiro (p.ex: IPI com CST 00)
Memória de cálculo para o produto de produção.
Legenda:
  • (+): incrementam (aumentam) o valor do custo
  • (-): decrementam (diminuem) o valor do custo
Valor de base de ICMS ST retido
Valor da base de calculo para o ICMS FCP -ST
Link para acesso do documento. Este link utiliza a interface adequada para cada documento, redirecionando para a tela correta de visualização.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Comportamento:Topo

Relatório

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Quebra de relatório

Regras

Apresentar custo da mercadoria

Apresenta os valores de custo da mercadoria.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha eletrônica"

Apresentar link para o documento

Link para acesso do documento. Este link utiliza a interface adequada para cada documento, redirecionando para a tela correta de visualização.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

Apresentar valores

Apresenta valores do documento (outros valores, frete, etc.).
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha eletrônica"

Ocultar campo de lista

Oculta os campos de informações cadastrais do produto quando a consulta for realizada a partir da interface de cadastro de produtos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Planilha eletrônica"

Ocultar campos na pesquisa

Oculta os campos da tela de pesquisa caso a consulta seja feita a partir da tela de cadastro de produtos:
  • Produto
  • Marca
  • Referência
  • Tipo de produto
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"