Cadastros de produtos e Serviços

Índice

Consulta de usos do produto

PROD.CON_PRODUTOS_COMPONENTES

Descrição

Consulta de uso do produto em ficha técnica.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Produtos:

Campos:

Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Indica a quantidade (na sua unidade de medida) de componentes utilizada para a elaboração de uma unidade de medida do produto.
Representação abreviada da unidade de medida. P. ex.: kg = quilograma, cx = caixa, m² = metro quadrado.
Indica o tipo de item de engenharia.
  • Matéria-prima - Produtos que são agregados ao produto final.
  • Sub-produto - Outros materiais resultantes do processo de produção, tais como retalhos, resíduos, etc.
    Ao concluir o processo de produção, estes materiais são automaticamente incluídos no estoque.
  • Produto intermediário - Indica um material produzido em uma etapa e consumido por outra no mesmo processo produtivo. Este produto é utilizado para operações de beneficiamento em terceiros. Não será movimentado o estoque deste produto ao final do processo produtivo.
    P.ex: Peça de vestuário resultante da etapa de corte, que é enviada para costura em um atelier.
  • Outros insumos - Outros materiais utilizados na produção mas que não são agreados ao produto final. Exemplos: Ferramentas, lixas, produtos químicos utilizados na limpeza, máquinas, etc.
  • Recurso - Recurso ou equipamento que deve ser utilizado na composição da ficha técnica
  • Processo - Processos (serviços) que podem ser executados durante a produção.
  • Característica - O item da engenharia é utilizado apenas para descrever alguma característica do produto.
  • Processo de set-up - Processos (serviços) que podem ser executados durante a produção, mas será registrado sempre com quantidade igual a quantidade informada na ficha técnica.
Tipo do item que define a destinação do produto conforme EFD.
O tipo de item poderá variar de acordo com o estabelecimento: ver Produtos dos estabelecimentos.
  • Mercadoria para revenda - Produto adquirido para comercialização
  • Matéria-prima - A mercadoria que componha, física e/ou quimicamente, um produto em processo ou produto acabado e que não seja oriunda do processo produtivo. A mercadoria recebida para industrialização é classificada como Tipo 01, pois não decorre do processo produtivo, mesmo que no processo de produção se produza mercadoria similar classificada como Tipo 03
  • Embalagem
  • Produto em processo - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo; e, preponderantemente, consumido no processo produtivo. Dentre os produtos em processo está incluído o produto resultante caracterizado como retorno de produção. Um produto em processo é caracterizado como retorno de produção quando é resultante de uma fase de produção e é destinado, rotineira e exclusivamente, a uma fase de produção anterior à qual o mesmo foi gerado. No “retorno de produção”, o produto retorna (é consumido) a uma fase de produção anterior à qual ele foi gerado. Isso é uma excepcionalidade, pois o normal é o produto em processo ser consumido em uma fase de produção posterior à qual ele foi gerado, e acontece, portanto, em poucos processos produtivos
  • Produto acabado - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo; produto final resultante do objeto da atividade econômica do contribuinte; e pronto para ser comercializado
  • Subproduto - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo e não é objeto da produção principal do estabelecimento; tem aproveitamento econômico; não se enquadre no conceito de produto em processo (Tipo 03) ou de produto acabado (Tipo 04)
  • Produto intermediário - Aquele que, embora não se integrando ao novo produto, for consumido no processo de industrialização
  • Material de uso e consumo
  • Ativo imobilizado
  • Serviços
  • Outros insumos
  • Outros (kit) - Outros produtos (kit) que não devem ser registrados nos documentos fiscais, sendo permitido somente em documentos internos.
  • Outros
Indica se o registro refere-se a um modelo, produto, lote, variação do produto ou unidade de produto.
  • Modelo - Um modelo é a definição conceitual de um PRODUTO. Os modelos não existem no mundo real. Apenas poderão existir materiais baseados no modelo. De certa forma, esta entidade representa o projeto do desenvolvimento de um produto onde os detalhes de acabamento final não são especificados. Um bom exemplo é o modelo de calçado. O registro do modelo é apenas uma especificação incompleta. Para a produção de um calçado, será necessário complementar a especificação do modelo adicionando características como cores, forros, acabamentos, etc. Um modelo é uma "ficha incompleta". Para a confecção de um produto é necessário que seja feita uma complementação detalhada do respectivo modelo.
  • Produto - O registro especifica um produto detalhado e que representa um material ou serviço.
  • Variação - Utiliza-se variações para cadastrar vários produtos que são praticamente iguais variando apenas alguma característica básica como cor, tamanho, voltagem, etc.
    Nestes casos, pode-se cadastrar um produto base e informar as respectivas variações de forma simplificada, sem a necessidade de informar novamente todo o cadastro.

    É importante salientar que não é possível existir uma variação que tenha alguma tributação diferente da informada no produto base.
  • Embalagem - Utiliza-se embalagem para cadastrar vários produtos que são iguais, mas apenas com diferença de embalagem.
    Nestes casos, pode-se cadastrar um produto base e informar as respectivas embalagens de forma simplificada, sem a necessidade de informar novamente todo o cadastro.
    P.ex: Produto base = Litros ; Produto embalagem 1 UN - 2L.
  • Lote de produtos - É um conjunto de unidades produzidas no mesmo processo de produção.
  • Unidade individual - Instância única de um produto. As unidades individuais de produtos normalmente são identificadas pelo seu número de série (único).

    O estoque de uma unidade individual de produto somente pode ser 0 ou 1.
  • Conjunto - Representa um conjunto de produtos (e respectivas quantidades) que serão manuseados na operação. Um produto do tipo "conjunto" somente é utilizado como um sinônimo para os produtos que ele representa. O conjunto propriamente dito jamais é utilizado para movimentar estoque. Ao incluir um conjunto em um pedido, o sistema substitui automaticamente pelos produtos que compõe o respectivo conjunto.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Matéria-primaMercadoria para revendaModelo
Sub-produtoMatéria-primaProduto
Produto intermediárioEmbalagemVariação
Outros insumosProduto em processoEmbalagem