Cadastros de produtos e Serviços

Índice

Engenharias de produtos

PROD.CAD_ENGENHARIA_PRODUTOS

Descrição

Manutenção das engenharias de produtos.

do Lat. systema Gr. sistema, reunião, grupo
s. m., conjunto de princípios reunidos de modo a que formem um corpo de doutrina; combinação de partes coordenadas entre si e que concorrem para um resultado ou para formarem um conjunto;

Para a melhor compreensão do significado desta entidade é importante estabelecer o conceito de material que é bastante amplo e flexível.

Um PRODUTO é um MATERIAL que possui CARACTERÍSTICAS e que é resultado de COMPONENTES e PROCESSOS. Por sua vez, um COMPONENTE também é um MATERIAL que pode ser PRODUTO composto por outros COMPONENTES. Assim sendo, PRODUTO e COMPONENTE nada mais são do que MATERIAIS em diferentes contextos de um processo.

Exemplo: Para o contexto da produção de um calçado, a palmilha de montagem é um componente, que por sua vez pode ser considerada um produto elaborado a partir de outros componentes (panflex, alma de aço, reforço, etc.)

Esta característica, em que um material pode recursivamente ser componente de outro material, permite com que se estabeleça uma árvore de especificação de qualquer produto, desde um simples ilhós, até um complexo calçado.

A entidade ENGENHARIAS DE PRODUTOS tem o objetivo de configurar e parametrizar as árvores de especificação dos diversos tipos de materiais desenvolvidos pela empresa. Note que para o sistema, um CALÇADO nada mais é do que um tipo de material, produto de vários componentes, assim como uma CONSTRUÇÃO, uma FIVELA ou um COURO. Justamente esta entidade é que vai estabelecer todas regras de utilização destes tipos de materiais e a interação entre eles.

Processos e características são definidos de forma semelhante a um material.

Apenas como estudo preliminar, a estrutura do calçado deve ser algo como:
CALCADO composto fabricado

  CONSTRUCAO composto tipo(INJETADO, PRÉ-FABRICADO)
     FORMA
     SOLA fabricado (PLACAS DE EVA, COURO, etc.)
     SOLA INJETADA fornecido
     SALTO FABRICADO fabricado (MADEIRA)
     SALTO INJETADO fornecido
     CAPA DE SALTO fabricado (COURO, RECOURO, etc.)
     TACÃO fabricado (TR)
     TACÃO INJETADO fornecido
     VIRA fornecido
     PALMILHA DE MONTAGEM composto fabricado tipo(montado,...)
        REFORCO fabricado ()
        ALMA DE AÇO fabricado
        ESTOFADO fabricado
     PALMILHA fabricado
     ESPUMA fabricado
     CAMA DE SALTO fabricado
     FORMA fornecido
  REFERENCIA composto tipo(BOTA, BOTINHA, SANDÁLIA, etc.)
     GASPEA fabricado (COURO, SINTETICO,...)
     CANO fabricado (COURO, SINTETICO,...)
     COURAÇA fabricado ou fornecido
     TRASEIRO fabricado
     LINGUETA fabricado
     ATACADOR fornecido
     ILHÓS fornecido
     PUXADOR fabricado
     ENFEITE fornecido
     CONTRAFORTE fornecido
     BIQUEIRA fornecido
     FIVELA fornecido
     FORRO fabricado
     LINHA fornecido
     ELASTICO fornecido
     FITA DE REFORÇO fornecido

Além disso, a seguintes matérias-primas devem existir para atender a fabricação de alguns dos componentes citados acima:
COURO fornecido
SINTETICO fornecido
TECIDO fornecido
EVA EM PLACAS fornecido
MADEIRA fornecido
etc.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Engenharia de produto:

Campos:

Nome dado para identificar a engenharia de produto (material ou processo). Exemplos: CALÇADO, MOTOR, etc.
Tipo de engenharia.
  • Material - Usada em produtos materiais produzidos pelo estabelecimento. Ex: CALÇADOS, MOTORES, etc.
  • Processo - Usada em produtos do tipo serviço executados pelo estabelecimento.
Texto livre para descrição da engenharia de produtos.
Indica como os produtos (ou modelos) desta engenharia são detalhados tecnicamente.
  • Ficha técnica - Os produtos são especificados através de uma ficha técnica informando matérias-primas, processos, insumos, ferramentas, etc.
  • Simples - Produtos que forem de detalhamento "simples" não possuem ficha técnica. Estes produtos são apenas cadastrados com uma descrição.
Caso marcado o produto pode possuir fichas técnicas alternativas, neste caso deve ser apresentado a guia de fichas técnicas permitindo múltiplas fichas técnicas para o produto
Indica os tipos de registros permitidos para produtos que utilizarem esta engenharia.
  • Modelo - Um modelo é a definição conceitual de um PRODUTO. Os modelos não existem no mundo real. Apenas poderão existir materiais baseados no modelo. De certa forma, esta entidade representa o projeto do desenvolvimento de um produto onde os detalhes de acabamento final não são especificados.
    Um bom exemplo é o modelo de calçado. O registro do modelo é apenas uma especificação incompleta. Para a produção de um calçado, será necessário complementar a especificação do modelo adicionando características como cores, forros, acabamentos, etc.
    Um modelo é uma "ficha incompleta". Para a confecção de um produto é necessário que seja feita uma complementação detalhada do respectivo modelo.

    Não pode existir movimento de estoque.
  • Produto - O registro especifica um produto detalhado e que representa um material ou serviço.
    Pode movimentar estoque.
  • Variação - Utiliza-se variações para cadastrar vários produtos que são praticamente iguais variando apenas alguma característica básica como cor, tamanho, voltagem, etc.
    Nestes casos, pode-se cadastrar um produto base (deveria ser um Modelo) e informar as respectivas variações de forma simplificada, sem a necessidade de informar novamente todo o cadastro.
    É importante salientar que não é possível existir uma variação que tenha alguma tributação diferente da informada no produto base.

    Pode movimentar estoque.
  • Embalagem - Utiliza-se embalagem para cadastrar vários produtos que são iguais, mas apenas com diferença de embalagem.
    Nestes casos, pode-se cadastrar um produto base e informar as respectivas embalagens de forma simplificada, sem a necessidade de informar novamente todo o cadastro.
    P.ex: Produto base = Litros ; Produto embalagem 1 UN - 2L.
  • Lote de produtos - É um conjunto de unidades produzidas no mesmo processo de produção.

    Ao movimentar o estoque de um lote, o estoque do respectivo produto deve ser automaticamente movimentado.
  • Unidade de produto - Instância única de um produto. As unidades de produtos normalmente são identificadas pelo seu número de série (único).

    O estoque de uma unidade de produto somente pode ser 0 ou 1.

  • Conjunto - Muitas vezes também á chamado de KIT.
    Representa um conjunto de produtos (e respectivas quantidades) que serão manuseados na operação. Um produto do tipo "conjunto" somente é utilizado como um sinônimo para os produtos que ele representa. O conjunto propriamente dito jamais é utilizado para movimentar estoque. Ao incluir um conjunto em um pedido, o sistema substitui automaticamente pelos produtos que compõe o respectivo conjunto.
Indicação esta engenharia aceita o cadastramento de produtos.
Indica se a engenharia destes produtos aceita o registro de modelos.
Indica se a engenharia de produtos permite informar as variações de produtos.

Utiliza-se variações para cadastrar vários produtos que são praticamente iguais variando apenas alguma característica básica como cor, tamanho, voltagem, etc.
Nestes casos, pode-se cadastrar um produto base e informar as respectivas variações de forma simplificada, sem a necessidade de informar novamente todo o cadastro.

É importante salientar que não é possível existir uma variação que tenha alguma tributação diferente da informada no produto base.
Indica se a engenharia de produtos permite informar as variações por embalagem de produtos.

Utiliza-se embalagem para cadastrar vários produtos que são iguais, mas apenas com diferença de embalagem.
Nestes casos, pode-se cadastrar um produto base e informar as respectivas embalagens de forma simplificada, sem a necessidade de informar novamente todo o cadastro.
P.ex: Produto base = Litros ; Produto embalagem 1 UN - 2L.
Indica como os códigos dos produtos ou modelos serão gerados/informados.
  • Sequencial - Os modelos serão referenciados por um código SEQUENCIAL gerado automaticamente pelo sistema.
  • Sequencial + MOD10 - Os modelos serão referenciados por um código SEQUENCIAL gerado automaticamente pelo sistema, mais o seu MOD10 como digito.
  • Sequencial + MOD11 - Os modelos serão referenciados por um código SEQUENCIAL gerado automaticamente pelo sistema, mais o seu MOD11 como digito.
  • Prefixo + Sequencia - Os produtos (ou modelos) serão referenciados por um código composto pelo alias da engenharia de produto seguido por um número sequencial. A sequencia é controlada para cada engenharia.
    ATENÇÃO: A geração de código Prefixo + Sequencia não é aconselhável para empresas que cadastram seus produtos em diferentes servidores replicados.
  • Prefixo + Manual - Os produtos serão referenciados por um composto pelo prefixo informado na engenharia seguido por um código informado pelo usuário na hora do cadastramento.
  • Manual - Os modelos serão referenciados por um código informado pelo usuário (MANUAL).
  • Marca + Referência - Os modelos serão referenciados por um código com marca + referencia do fabricante gerado automaticamente pelo sistema.
Alias que deve ser utilizado na frente dos códigos gerados automaticamente para os modelos/produtos. Não poderão existir duas engenharias de produto com o mesmo alias. Sugere-se que o prefixo utilize um hífen "-" para separar o prefixo do número gerado.
Ex:
  • BRC-
  • PP-
Indica como os produtos de um modelo são codificados.
  • Manual - O código do produto deve ser informado manualmente. O usuário deverá tomar o cuidado de informar um código único, ou seja, o sistema não permitirá cadastrar 2 produtos com o mesmo código.
  • Modelo + Nome - O código do produto será formado pelo código do modelo concatenado pelo nome do produto. Exemplo: Um modelo CNT-2390 poderia ter os produtos CNT-2390-PRETO, CNT-2390-BRANCO, CNT-2390-AZUL, etc.
  • Modelo + Sequencia - Cada produto concatena o código do respectivo modelo a uma número sequencial. Por exemplo: Um modelo CNT-2390 teria os produtos CNT-2390-1, CNT-2390-2, CNT-2390-3, etc.
  • Modelo + número série - O código do produto será formado pelo código do modelo concatenado com o número de série do produto.
    Exemplo: Uma unidade de produto do modelo CNT-2390 com o número de série 987566898 ficaria com o código CNT-2390-987566898
  • Sequencial - Os produtos recebem um código sequencial gerado pelo sistema e que não tem qualquer relação com o código do respectivo modelo.
Tipo de pedido que será utilizado como base para geração dos pedido de produção de uma venda.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Informa uma unidade de medida que é utilizada como sugestão na inclusão dos tipos de pedidos que são para esta engenharia.
Produto a ser utilizado como modelo para a geração da ficha técnica. Quando informado, ao criar um novo produto (ou modelo), a ficha técnica deste produto será copiada para o novo produto.
Para aqueles sistemas cujos modelos são numerados automaticamente, este atributo é preenchido com o número do último modelo deste tipo de sistema que foi cadastrado. O próximo modelo será composto deste número incrementado em um.
Campo apresentado na view com lista de engenharias de produto que utilizam esta engenharia

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MaterialFicha técnicaNãoModeloNãoNãoNãoNãoSequencialBRC-ManualVENDA
ProcessoSimplesSimProdutoSimSimSimSimSequencial + MOD10PP-Modelo + NomeCOMPRA
MaterialFicha técnicaNãoVariaçãoNãoNãoNãoNãoSequencial + MOD11BRC-Modelo + SequenciaAMOSTRA
ProcessoSimplesSimEmbalagemSimSimSimSimPrefixo + SequenciaPP-Modelo + número sérieORDEM_DE_SERVICO
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Clonar

Clona a engenharia de produtos e seus componentes.

Dúvidas frequentes

  • Materiais escaláveis
  • Veja também