Plano de pagamento

Índice

Prazos do plano de pagamento

PLAPAG.CAD_PRAZOS_PLANOS_PAGAMENTOS

Descrição

Esta interface permite cadastrar como será feito o parcelamento do valor em termos de prazos e valores de pagamento.

A soma do percentual de todas as parcelas deve obrigatoriamente 100%, caso contrário, o plano de pagamento ficará inválido.

Exemplo de plano de pagamento com condição de 40% no aceite da proposta (emissão do pedido), 20% na entrega do pedido (emissão do documento) e saldo de 40% em 30 dias em boleto a partir do faturamento (emissão do documento):
DiasTipoTipo de títuloAmortiza plano% amortização
0AdiantamentoESPECIE Sim 40,0000
0EntradaESPECIE Sim 30,0000
30ParcelaBOLETO Sim 30,0000

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de Planos de pagamentos:

Campos:

Número de dias para o pagamento a partir do fato gerador.
Ex:
  • 14
  • 28
  • 42
  • 56
Percentual da parcela.
A soma do percentual de todas as parcelas de uma plano que amortizam o seu valor deve obrigatoriamente totalizar 100%.
Ex:
  • 34%
  • 33%
  • 33%
Indica o tipo de parcela.
  • Parcela - Parcela a ser paga com um prazo após o fato gerador (normalmente o faturamento). Exemplo: Um plano com parcelas 30/60/90 seria composto por 3 títulos a vencer com datas 30, 60 e 90 dias após o faturamento.
  • Entrada - Indica que a parcela deverá ser paga no ato da emissão do fato gerador (faturamento). Neste tipo de parcela, o prazo em dias deverá ser sempre 0 (zero).
  • Adiantamento - Indica que a parcela deverá ser paga antes do faturamento, p.ex.: na emissão do pedido. Neste caso, o prazo é expresso em dias a partir da contratação (emissão do pedido de venda, por exemplo). Deve ser observado que pode existir mais do que uma parcela de adiantamento. Teoricamente, o faturamento (e/ou outros processos) somente poderia ocorrer depois da liquidação da(s) parcela(s) de adiantamento. Estes bloqueios não são realizados por padrão. Isso terá de ser configurado através de regras comerciais ou outras customizações.
Tipo de título financeiro.
A alteração do tipo de título somente poderá ser executado em títulos com a situação "Manutenção".
Ex:
  • ESPÉCIE
  • DUPLICATA
  • FATURA
  • RECIBO
  • NOTA PROMISSÓRIA
  • NFE
  • NFS
  • CF
  • DEPÓSITO
  • PIX
  • TED
  • DOC
  • DARF
LOP padrão a ser utilizado nos títulos gerados por este plano de pagamento.
Títulos gerados a partir de documentos seguem a sequência abaixo para definição do LOP dos títulos gerados:
  1. LOP informado no documento (nota fiscal).
  2. LOP padrão informado no cadastro do destinatário do documento (Clientes).
  3. LOP do prazo dentro do plano de pagamento
  4. LOP do plano de pagamento informado no documento.
  5. LOP padrão informado no tipo de título a ser utilizado.
  6. LOP padrão informado no Estabelecimentos do documento.
Define se o valor da parcela refere-se ao valor principal contratado no plano de pagamento.
Parcelas que não amortizam o valor principal são utilizadas para outros valores tais como juros cobrados, seguros, tarifas, taxas de administração ou quaisquer outros valores que não constam no valor contratado, mas que devem gerar títulos (a pagar ou a receber).
Por exemplo:
O valor contratado é de R$ 100,00 e este valor será parcelado em 4 parcelas (títulos) de R$ 25,00 e será cobrado um valor adicional de juros de 10%. As parcelas referentes aos juros não amortizam o pagamento dos R$ 100,00 contratados, mas devem ser gerados títulos financeiros com os valores destes juros.
Apresenta percentual que amortiza do valor principal contratado no plano de pagamento.
Apresenta percentual de outros valores como juros cobrados por fora, seguros, tarifas, taxas de administração ou quaisquer outros valores que não constam no valor contratado.

Operações

Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
14ParcelaESPÉCIENão
28EntradaDUPLICATASim
42AdiantamentoFATURANão
56ParcelaRECIBOSim
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.