Plano de pagamento

Índice

Planos de pagamento

PLAPAG.CAD_PLANOS_PAGAMENTOS

Descrição

Manutenção dos planos de pagamentos.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de Planos de pagamentos:

Campos:

Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Nome dado para identificar a forma de pagamento.
Ex:
  • BOLETO
  • CARTAO CREDITO
  • CARTAO DEBITO
  • CARTEIRA
  • CHEQUE
  • DEPOSITO
  • ESPECIE
Tipo de título financeiro.
A alteração do tipo de título somente poderá ser executado em títulos com a situação "Manutenção".
Ex:
  • ESPÉCIE
  • DUPLICATA
  • FATURA
  • RECIBO
  • NOTA PROMISSÓRIA
  • NFE
  • NFS
  • CF
  • DEPÓSITO
  • PIX
  • TED
  • DOC
  • DARF
Define se a operação está relacionada a um pagamento recorrente ou não. É utilizado para separar os planos de pagamentos que podem ser utilizados em processos de faturamento repetitivos, tais como contratos com pagamentos mensais, dos processos de faturamento único, tais como uma venda específica.
Indica que a primeira parcela do plano de pagamento será considerado como valor de entrada ou de antecipação.
Deverá ser apresentado o campo para que possa ser informado o valor da entrada nas telas de orçamentos e pedidos onde for selecionado um plano de pagamento que possua indicação de entrada.
Dia de vencimento fixo para as cobranças mensais com valores permitidos de 1 a 31.
Quantidade de meses que deve ser agregado ao vencimento do título.
Este campo deve ser informado somente quando informado o campo DIA_VENCIMENTO, e caso não informado é utilizado o padrão 0 meses.
Número de parcelas, considerando vencimentos mensalmente em dias iguais. P.ex.: 2 parcelas com vencimento em 30 e 60 dias.
Quando informado, não deve possuir informações de parcelamentos.
Prazo médio do parcelamento em dias.
Esse atributo é calculado automaticamente, a partir da informação dos atributos "Dias" e "Percentual" da entidade Prazos planos pagamentos.
Sugestão de dias para vencimento, separados por virgula.
P.ex: 1,5,10,15,20,25

Quando informado, o dia para vencimento terá de ser um destes dias.
Indica o percentual de acréscimo ou desconto (valor negativo, p.ex.: -5) concedido diretamente nos itens de pedidos ou documentos ou nos títulos resultantes de uma negociação financeira.
Os valores de acréscimos/descontos nos pedidos e/ou documentos não serão apresentados de forma específica (apresentação do valor dos acréscimos ou descontos), pois o percentual será aplicado diretamente sobre o valor unitário dos itens dos pedidos e/ou documentos. P.ex.: Preço unitário de R$ 100,00 em um pedido com um plano de pagamento que possua 5% de desconto apresentará o valor unitário do item com o valor de R$ 95,00.
O valor dos acréscimos/descontos será considerado diretamente sobre o valor total de uma negociação de títulos. P.ex.: Negociação de títulos que totalizam R$ 2.000,00 aplicando um plano de pagamento em duas parcelas com acréscimo de 10% resultará em 2 títulos de R$ 1.100,00 (R$ 2.000,00 + 10% = R$ 2.200,00 / 2 parcelas).
Indica se o plano utiliza ou não o limite de crédito definido para o cliente. Planos que não utilizam crédito do cliente são disponibilizados mesmo para clientes que não tem mais limite ou que estejam bloqueados.
Caso marcado, este plano não poderá ser utilizado para clientes que estejam bloqueados ou com um conceito que "Bloqueia venda". Muitas vezes, os planos que não utilizam limite de crédito podem ser utilizados mesmo para clientes bloqueados.

Exemplo: Pagamentos A VISTA EM ESPÉCIE são permitidos mesmo para clientes bloqueados.

É importante lembrar que se utilizado este plano em um pedido que no tipo esteja configurado para permitir clientes bloqueados, esta opção não será validada.
Define se este plano de pagamento é disponível para operações de todos os clientes. Ao desmarcar esta opção, será necessário indicar quais os clientes que utilizarão o plano.
P.ex.:
  • Plano de pagamento A VISTA DINHEIRO é permitido para todos os clientes.
  • Plano de pagamento 7/14/21/28 DD BOLETO somente poderá ser utilizado para clientes específicos.
Atenção
Se no cadastro do cliente estiver marcada a opção "Apenas planos selecionados", então este plano não será disponível mesmo que ele seja marcado "Todos clientes".
Define se este plano de pagamento é visível para todos os estabelecimentos. Ao desmarcar esta opção, será necessário indicar quais os estabelecimentos que utilizarão o plano.
Determina quais estabelecimentos devem/podem utilizar este plano de pagamento. Este campo é apresentado apenas quando o usuário desmarca o atributo "Todos os estabelecimentos".
Define se este plano de pagamento é visível para todas as listas de preços. Ao desmarcar esta opção, será necessário indicar quais as listas de preços que utilizarão o plano.
Indica a forma de pagamento a ser informada no documento fiscal eletrônico que é enviado ao SEFAZ.
  • Pagamento à vista
  • Pagamento à prazo
  • Outros
Identificação para a tabela de descontos progressivo por quantidade.
Valor mínimo da operação financeira para utilização do plano de pagamento. Considera o valor total da operação, independentemente do valor resultante das parcelas dos plano de pagamento.
O LOP (Localização, Operação e Portador) permite definir onde (localização, p.ex.: banco, carteira, advogado), tipo de cobrança (operação, p.ex.: cobrança simples, cobrança descontada, Vendor, cobrança judicial) e quem (portador, p.ex.: empresa, nome do banco, nome do escritório de cobrança, nome do advogado/escritório) um título financeiro encontra-se para o processo de cobrança.
Quando informado, indica que irá existir um prazo (em dias) durante o qual uma das partes (cliente ou estabelecimento) poderá desistir da transação. Durante este prazo, o valor da transação fica retido mas não pode ser liquidado.

Na prática, este atributo é utilizado nas integrações com cartão de crédito. Quando é escolhido um LOP que utiliza integração com cartão de crédito e este atributo não está preenchido a captura do valor é imediatamente realizada. Caso este atributo for informado com um número de dias X, no momento da venda é realizada apenas a autorização e a captura fica agendada para ser realizada X dias depois da venda.
Indica se o plano de pagamento está ativo ou não.
As parcelas são definidas através do número de parcelas, dia de vencimento ou prazos.

O plano ficará válido quando informado número de parcelas ou dia de vencimento ou prazos. Quando informado prazos, a soma dos percentuais deve totalizar 100%.

O plano ficará inválido quando:
  • Não informar número de parcelas, dia de vencimento ou prazos;
  • Definir mais de uma forma de geração das parcelas do plano (por exemplo, informar dia de vencimento e número de parcelas, ou informar número de parcelas e criar prazos).
Data da última alteração realizada no cadastro do plano de pagamento.
Permite usar formato 7/14/21
Tipo de título a ser usado por padrão
Utilizado pela função CLONAR para clonar o parcelamento utilizado no plano de pagamento.
Utilizado pela função CLONAR para clonar os clientes que utilizam o plano de pagamento.
Utilizado pela função CLONAR para clonar os tipos de pedidos do plano de pagamento.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
BOLETONãoNãoNãoNãoNãoNãoPagamento à vistaNãoNão
CARTAO CREDITOSimSimSimSimSimSimPagamento à prazoSimSim
CARTAO DEBITONãoNãoNãoNãoNãoNãoOutrosNãoNão
CARTEIRASimSimSimSimSimSimPagamento à vistaSimSim
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Criar registros

Interface para criar facilmente o plano de pagamento usando informações passadas.
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Topo

Relatório

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Clonar

Permite clonar o plano de pagamento.
Podem ser copiados para o novo plano de pagamento:
Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:

Dúvidas frequentes

  • Como desativar ou excluir um plano ou condição de pagamento?
  • Regras

    Popular estabelecimentos

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Salvar estabelecimentos

    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Tratar visibilidade dos estabelecimentos

    O tratamento dos estabelecimentos somente deve existir se o ambiente é multi-estabelecimento. Quando for multi-estabelecimento, então a relação dos estabelecimentos será apresentada quando a opção de que a lista é para todos os estabelecimentos estiver desmarcada.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Todos estabelecimentos" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Todos estabelecimentos" do formulário "Novo"