Pedidos de venda (Redes de lojas)

Índice

Cadastro de pedidos

PEDVEN08.CAD_PEDIDOS_08

Descrição

Interface para manutenção de Pedido de Venda.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de Pedidos:

Campos:

Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Número do pedido no sistema (por estabelecimento e tipo de pedido).

Caso exista uma configuração de numeração de pedidos por tipo x estabelecimento, então este atributo é preenchido com o próximo valor da sequencia. Ver Números de tipos de pedido.

Caso o atributo PEDIDO não estiver preenchido, o tipo de pedido utiliza uma regra de numeração sequencial e a série for diferente de "0", então pega o próximo número da sequencia específica para a série.
Exemplo: Se a série do pedido for 2016, então pega o próximo valor da sequencia SEQ_PEDIDO_2016.
Nome do vendedor
Junção de data de entrega e data de entrega limite
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Data em que a totalidade dos itens do pedido foram entregues ao destinatário do pedido.
Esta data é igual a data de emissão do último documento emitido e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques.
Pedidos de representação será a data de emissão do último documento vinculado pedido.
Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE.
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Data para entrega do pedido.
Endereço do cliente
Percentual de desconto para o pedido
Valor padrão: 0
Sigla utilizada para representar as condições de compra e venda estabelecidas entre as partes.
Ex:
  • CIF
  • FOB
  • DDP
Plano de pagamento proposto ou acertado com o cliente/fornecedor.
Data em que o pedido foi cancelado.
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas
Valor do desconto global concedido diretamente sobre o valor total do orçamento/pedido.
Valor padrão: 0
Valor adicional ao pedido.
Valor de crédito adicional ao pedido, que será incluído no total do pedido, e acrescentado nas despesas acessórias do documento. Este valor e será integralmente repassado ao caixa do vendedor na operação de entrega.
Valor de encargos fincanceiros
Valor de frete a ser cobrado diretamente do destinatário do orçamento/pedido.
Valor total do pedido
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
Ordem de compra (pedido ou autorização de fornecimento) emitido e informado pelo destinatário (cliente) do pedido.
Esta informação será preenchida na tag <xPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <nItemPed> com o número do item da ordem de compra do cliente que deverá ser informada no campo "Item do pedido de compra" para cada item do pedido.
Esta informação será apresentada automaticamente no quadro "Dados adicionais" no DANFE das NFEs.
Valores que já foram vinculados como pagamento
Valor em haver para este cliente
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Observações sobre o atendimento, resultado de um serviço ou detalhamento sobre o que resultou o pedido.
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Valor de comissão do vendedor sobre o pedido
Valor de caixa acumulado do vendedor
Valor de desconto dos itens
Valor de caixa da empresa

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZVENDAEm manutenção
FILIAL 1COMPRAEmitido / Analise
FILIAL 2AMOSTRAPendente / Proposta
CD-RSORDEM_DE_SERVICOAprovado
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Comportamento:Topo

Relatório de pedidos PDF

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
MATRIZVENDAEm manutenção
FILIAL 1COMPRAEmitido / Analise
FILIAL 2AMOSTRAPendente / Proposta
CD-RSORDEM_DE_SERVICOAprovado
Comportamento:Topo

Relatório de pedidos matricial

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Relatório

Relatório de um registro específico da base de dados.

Regras

Apresentar planos de pagamentos liberados

Apresentar os planos de pagamento liberados para o cliente
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

Bloqueio para venda

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Desconto maior que o percentual máximo de desconto do estabelecimento

Desconto não deve ser maior que o percentual máximo de desconto cadastrado no estabelecimento
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Endereço do cliente

Apresentar o endereço do cliente

Modificar a query

Modificar a query limitando o tipo de pedido passado por parâmetro.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Modificar a tela de insert

Procedimento deve modificar a tela de insert ocultando campos que não sâo necessarios para o tipo de pedido, levando em conta tambem o tipo de usuario
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Modificar a tela de query

Procedimento deve fazer algumas modificações conforme o nível do usuário
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Modificar botões conforme situação e tipo de pedido

Modificar botões conforme situação e tipo de pedido
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de apresentar formulário "Consultar"

Modificar insert

Procedimento deve modificar o insert inserindo informações da empresa e estabelcimento
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Mostrar endereços

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Não permitir a alteração do destinatário da pedido

Não deve permitir a alteração do destinatário do pedido quando a situação for diferente de "Manutenção"
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Permitir a edição de campos

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Popular campo Vendedor

Popular o campo nome_vendedor com o nome do vendedor que realizou o cadastro de um pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Preencher valores do pedido

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Remover guias do modulo

Remover as guias de financeiro e entrega do modulo
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Valor em haver

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"