Pedidos de venda - completo

Índice

Conclusão de pedido

PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO

Descrição

Conclusão do pedido.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de Pedidos:

Pedidos de representação:

Campos:

Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Identificação do cliente para qual o pedido é destinado. Este campo será evitável apenas quando o pedido foi aberto para a Pessoa "CONSUMIDOR FINAL".
Depende do tipo de endereço. Pode ser o nome da rua, avenida, número de telefone, endereço de e-mail, etc.
Pessoa (vendedor) responsável pela realização da venda.
Ver Como cadastrar ou configurar um vendedor ou representante?.
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas
Valor total de venda dos serviços + despesas registradas no orçamento/pedido.

Serviços cancelados não são considerados
Percentual de desconto a ser concedido sobre o valor total do orçamento/pedido.

Caso este campo não esteja editável é porque existem itens utilizando preços promocionais ou tenha descontos informados. Este comportamento pode ser customizado conforme as preferencias abaixo:
Valor do desconto global concedido diretamente sobre o valor total do orçamento/pedido.
A porcentagem acumulativa é um texto informado no formato d1 + d2 + d3 + ... . Note que porcentagem total não é a soma das porcentagens informadas mas sim do produto das mesmas. O porcentagem REAL de desconto será dada pela fórmula:
100 - 100 * (100 - d1) / 100 * (100 - d2) / 100 * (100 - d3) / 100 ...

Por exemplo:
Se desejar dar descontos acumulados de 5%, 10% e 1,5% a um pedido, deve-se informar "5+10+1,5". O valor real do desconto dado será de:
DESCONTO% = 100 - 100 * (100-5)/100 * (100-10)/100 * (100-1,5)/100
          = 100 - 100 * 0,95 * 0,9 * 0,985
          = 100 - 84,2175
          = 15,7825%

OBS: O campo será apresentado na interface caso o campo "Utilizar desconco acumulativo" esteja marcado no tipo de pedido.
A porcentagem acumulativa é um texto informado no formato a1 + a2 + a3 + etc .
Note que a porcentagem total não é a soma das porcentagens informadas, mas sim do produto das mesmas.

Por exemplo:
Se desejar realizar acréscimos acumulados de 5%, 10% e 1,5% a um pedido, deve-se informar "5+10+1,5".
O valor real do acrescimo dado num pedido de R$ 100,00; por exemplo, será de:
Valor R$ 100,00
+5% 5,00 R$ 105,00
+10% 10,50 R$ 115,50
+1,5% 1,7325 R$ 117,2325
17,2325% ACRESCIMO ACUMULADO

OBS: O campo será apresentado na interface caso o campo "Utilizar acréscimo acumulativo" esteja marcado no tipo de pedido.
Valor acréscimos acumulativos (ou de encargos financeiros)
Campo apresentado na tela de fechamento do pedido se tiver itens no pedido com preço abaixo do mínimo e que não tem um autorizador preenchido.
Se o campo for apresentado mostra os itens que não estão autorizados, incluindo os que já foram aprovados e com usuário e senhas obrigatórios.
Usuário (login) para autorizar um desconto fora do padrão (acima do permitido).
Este campo não é apresentado quando o usuário tem a função ERP.PRECO_ABAIXO_MINIMO_SEM_AUTENTICAR.
Este campo é apresentado quando o desconto informado no pedido (quer seja por percentual, quer seja por valor) for superior ao percentual máximo de desconto permitido para o estabelecimento do pedido.
Senha do usuário (login) informado no campo "Usuário liberação" de desconto acima permitido do permitido pelo estabelecimento.
Chave de autorização para liberação desconto acima do permitido pelo estabelecimento.
Usuário que liberou o desconto acima do permitido.
Sigla utilizada para representar as condições de compra e venda estabelecidas entre as partes.
Ex:
  • CIF
  • FOB
  • DDP
Valor de frete a ser cobrado diretamente do destinatário do orçamento/pedido.
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Plano de pagamento do pedido. Os planos apresentados dependem do estabelecimento, do cliente e se o cliente tem limite de crédito. Quando não informado anteriormente, o sistema sugere o plano de pagamento padrão para o cliente (caso informado) ou o plano de pagamento padrão para vendas utilizado pelo estabelecimento.

As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.

Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Observações da forma que foi combinada com o cliente para a liquidação do valor
Valor mínimo da operação financeira para utilização do plano de pagamento. Considera o valor total da operação, independentemente do valor resultante das parcelas dos plano de pagamento.
Tabela contendo o número da parcela, vencimento, e valor de cada parcela.
Informações dos títulos a pagar para a pessoa/cliente e que poderão ser utilizados como aproveitamento de créditos como abatimentos ou descontos em novas operações de venda.

Considera o saldo dos títulos a pagar para a pessoa:
  • Títulos dos estabelecimentos aos quais o usuário possui acesso.
  • Títulos que estejam com a situação "Aberto", e com previsão de pagamento inferior ou igual data atual.
  • Títulos que estejam liberados para pagamento.
  • Títulos que estejam com a opção "Utilizado como crédito na emissão dos documentos" diferente de "Não usar" informada no cadastro de Tipos de títulos.

Esse comportamento pode ser modificado e configurado através da preferência FINANC.TITULOS.SCRIPT_CLIENTE_VALOR_APROVEITAMENTO_CREDITOS.
Essa configuração altera o comportamento de outros elementos onde possa ser apresentado o valor de créditos em haver da pessoa, como p.ex.: orçamentos, pedidos, operações de emissão de notas fiscais e/ou faturamento.
Apresenta os títulos em haver para o cliente do pedido conforme configurado no SQL da preferência FINANC.TITULOS.SCRIPT_CLIENTE_TITULOS_APROVEITAMENTO_CREDITOS.
Dia para vencimento dos títulos
Valor de entrada
Valor em duplicatas
Valor recebido em cheques
Valor restante
Valor de caixa
Caso informado a placa do veículo o pedido de venda deve ser convertido para Ordem de Serviço para Veículos
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
Centro de custo ou departamento do destinatário ou solicitante. Esta informação é um texto livre, e não possui relação com os centros de custos já cadastrados.
Ordem de compra (pedido ou autorização de fornecimento) emitido e informado pelo destinatário (cliente) do pedido.
Esta informação será preenchida na tag <xPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <nItemPed> com o número do item da ordem de compra do cliente que deverá ser informada no campo "Item do pedido de compra" para cada item do pedido.
Esta informação será apresentada automaticamente no quadro "Dados adicionais" no DANFE das NFEs.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE.
Endereço informado pelo cliente para a entrega do pedido. Somente deverá ser possível selecionar os endereços com a finalidade "Entrega" informados no cadastro do cliente.
Transportadora responsável pelo pedido
Apresenta as opções de classificação permitidas para o tipo de pedido.
OBS: Pode ser configurado na Tipos de pedidos ou na Classificações de pedidos
Ex:
  • PRONTA-ENTREGA
  • MOTOBOY RETIRA
  • CLIENTE RETIRA
  • TRANSPORTADORA RETIRA
  • URGENTE
  • 48 HORAS
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Caso "Sim" as observações informadas no pedido serão incluídas nos dados adicionais dos documentos gerados a partir do pedido.
Observações sobre o atendimento, resultado de um serviço ou detalhamento sobre o que resultou o pedido.
Pessoa que indicou ou intermediou a negociação comercial para efetivação do negócio. Utilizado para registrar pessoas que cujo relacionamento é o de parceiro comercial e que não possua vínculo como o de vendedor, representante, agente ou colaborador da empresa.
Chave de identificação interna
Quantidade total de volumes para o pedido.
A quantidade de volumes do pedido será informada e somada aos volumes de outros pedidos vinculados ao(s) documento(s) gerado(s) a partir dos pedidos caso a preferência PEDIDOS.PEDIDOS.UTILIZAR_VOLUMES_PEDIDO seja configurada com valor "S".

Operações

Topo

Entrada

Escolhe a tela que deve ser apresentada.
Se status do pedido for "Manutenção", apresenta a tela de update, caso contrário apresenta a tela de consulta.
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Concluir pedido

Conclui o pedido.

Dúvidas frequentes

  • Como corrigir a mensagem de erro "Não foi encontrado um registro com ID = 0 na entidade PLAPAG.PLANOS_PAGAMENTOS" apresentada na tela de fechamento dos pedidos?
  • Configurações

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.ATUALIZAR_DATA_EMISSAO

    Caso definido como S, atualiza a data de emissão do pedido com a data atual do sistema (SYSDATE).

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.BAIXA_AUTOMATICA

    Caso definido como S, realiza a baixa automática dos estoques dos itens (movimentos de estoques) no fechamento do pedido.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.FECHAMENTO_PEDIDO_AUTOMATICO

    Pedido é concluido automaticamente ao salvar a tela de conclusão

    Caso esteja marcado a preferência, e não existir erros de validação, o pedido será concluído, passando a situação para "Pendente/Proposta"

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.FINANCEIRO_AUTOMATICA

    Caso definido com S, executa a geração de títulos financeiros no fechamento do pedido.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.GERAR_TITULOS

    Define se deve ser gerado os títulos vinculados ao pedido.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.IMPRIMIR_PEDIDO

    Define se o pedido deve ser impresso automaticamente depois da conclusão do pedido, ou entrega da mercadoria.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: S

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.LISTA_PRECOS_DESCONTO_SOMENTE_AVISTA

    Define se ocorrer desconto em um dos itens do pedido deve ser apresentado apenas o plano "A VISTA"

    Valor padrão: N

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.MOVIMENTA_CAIXA

    Define se usuário pode movimentar o caixa no fechamento do pedido.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.OBRIGATORIO_DATA_ENTREGA

    Define se a data de previsão de entrega é obrigatória.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.OBRIGATORIO_DIA_VENCIMENTO

    Define se o dia para vencimento dos boletos é obrigatório ou não.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.OCULTAR.VALORES_DETALHADOS_PLANO_PAGAMENTO

    Se definido como S, oculta informações do plano de pagamento na tela.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.OCULTA_CAMPOS_CENTRO_CUSTOS

    Oculta campo de centro de custo no fechamento do pedido.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.OCULTA_CAMPOS_OBSERVAO_INTERNA

    Define se o campo de observação deve ser ocultado ou não.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.OCULTA_CAMPOS_ORDEM_COMPRA

    Oculta campo de ordem de compra no fechamento do pedido

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.PERMITIR_DESCONTO_PRECOS_ALTERADOS

    Define se é permitido o desconto global no pedido quando existirem itens com preço de venda diferente do preço sugerido na lista de preços (preço dos itens informados ou alterados pelo usuário).
    • N = Não permite o desconto global no pedido se houverem itens com preço diferente do preço sugerido na lista de preços.
    • S = Permite informar um desconto global no pedido, mesmo que existam itens com preços diferentes do valor do produto sugerido na lista de preços.
    Ver também:

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.PERMITIR_DESCONTO_PRECOS_PROMOCAO

    Define se é permitido informar desconto no pedido quando existirem itens do pedido que possuem preço promocional (preço promocional obtido a partir da lista de preços).
    • N = Não permite informar desconto global no pedido quando houverem itens com preço promocional.
    • S = Permite informar desconto global no pedido, mesmo que existam itens com preço promocional no pedido.
    Ver também:

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.SQL_VALIDACAO_PARA_CONCLUIR

    SQL utilizado para validar os pedidos no fechamento do mesmo.
    Este SQL deve conter a macro ${id} para receber o ID do pedido que está sendo validado. Caso a execução do mesmo retorne alguma linha, esta linha deverá conter a mensagem de erro a ser apresentada para o usuário.

    Tipo: SOURCE_CODE

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.TOLERANCIA_PRECO_MINIMO

    Permite definir a tolerância na comparação com o preço mínimo, por padrão é 0.005
    Isso é necessário porque em alguma situações existe a aplicação de fatores como desconto do cliente ou acréscimos no plano de pagamento que podem gerar números fracionados. Com esta tolerância evita-se o problema de dar erro ao comparar 7.65 com 7.6500001.

    Tipo: DOUBLE

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.USAR_FATURAMENTO_NATUREZA

    Se S, indica que deve ser realizada a geração de títulos financeiros (contas a receber ou pagar), conforme informado no campo "Gerar faturamento" do cadastro da natureza de operação informada no tipo de pedido.
    Se for S e se "Gerar faturamento" não estiver marcada, os títulos não serão gerados automaticamente pelo sistema.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.VALIDACAO_CONCLUSAO

    Validações customizadas para emissão/conclusão do pedido

    Comando SQL (select) que retorna um conjunto de mensagens de erro que bloqueiam a emissão do pedido.
    A emissão do pedido somente será liberada quando este SQL não retornar nenhuma linha.
    O SQL deve incluir a macro ${id} para ser preenchida com o ID do pedido.

    Tipo: SOURCE_CODE

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.VALIDAR_CAIXA_VENDEDOR

    Define se deve ser validado o valor de caixa do vendedor.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.VALOR_ENTRADA_REQUERIDO

    Valor de entrada deve ser informado caso plano de pagamento possua entrada

    Caso o plano de pagamento possua uma entrada, deve ser apresentado o campo de "Valor de entrada" para o usuário informar. Por padrão obrigatório o preenchimento do mesmo.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: S

    Regras

    Ajustar endereço conforme cliente

    O campo de cliente é editável quando é consumidor final.

    Quando alterado o cliente, deve ser repopulado o endereço de entrega.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"

    Ajustar títulos em haver

    Apresenta os títulos em haver para o cliente informado no pedido, conforme definido na preferência FINANC.TITULOS.SCRIPT_CLIENTE_TITULOS_APROVEITAMENTO_CREDITOS. Caso ela esteja vazia o campo não será apresentado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"

    Ajustar valor de desconto e descontos acumulativos

    Ajusta a visibilidade dos campos "valor de desconto" e "descontos acumulativos".
    Conforme um dos dois for informado, remove o valor do outro e o oculta da tela.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "% de desconto" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Descontos acumulativos" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor de desconto" do formulário "Alterar"

    Ajustar valores em haver

    Ajusta os valores em haver, conforme a preferência FINANC.TITULOS.SQL_CLIENTE_VALOR_APROVEITAMENTO_CREDITOS - ERROR: Não foi possível encontrar um registro em COMPONENTES onde NOME_GLOBAL = FINANC.TITULOS.SQL_CLIENTE_VALOR_APROVEITAMENTO_CREDITOS!.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"

    Alterar o cliente do pedido quando CONSUMIDOR FINAL

    Preenche os dados do cliente informado no campo "Cliente" em substituição ao CONSUMIDOR FINAL (cliente padrão dos pedidos quando não é informado um cliente cadastrado).
    Valida os dados do "novo" informado, como, p.ex.:
    • Endereço de entrega conforme informado com a finalidade "Entrega" no Pessoas.
    • Conceito do cliente informado no Clientes. Pode bloquear a troca do cliente caso conceito esteja configurado para bloquear vendas para o cliente.
    • Cliente bloqueado (informado no Clientes).
    • Situação da pessoa informado no Pessoas (somente pessoas "ativas").
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"

    Apresentar campos na liberação

    Apresentar os campos de liberação do usuário e senha, tornando obrigatórios quando necessário.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Chave de autorização" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Senha para liberação" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Usuário para liberação de desconto" do formulário "Alterar"

    Apresentar nome do cliente

    Apresentar nome do cliente
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"

    Apresentar valor de desconto

    Apresentar o valor de desconto informado.

    Apresentar valor percentual de desconto

    Apresentar o valor percentual de desconto calculado pelo sistema.

    Apresentar valores detalhados

    Apresentar os valores detalhados

    Apresentar valores detalhados para entrada

    Apresentar valores detalhados para entrada

    Atualizar endereço na troca de cliente do pedido

    Registra no pedido o endereço de entrega do cliente (pessoa) informado na conclusão do pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"

    Calcular percentual de desconto

    Calcula o percentual de desconto conforme o valor informado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Valor de desconto" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor de mercadorias" do formulário "Alterar"

    Calcular valor de desconto

    Calcula o valor de desconto conforme o percentual informado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "% de desconto" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor de mercadorias" do formulário "Alterar"

    Escolhe a tela que deve ser apresentada

    Direciona para a tela de alteração apenas se o pedido estiver em manutenção, caso contrário, direciona para a tela de consulta.

    Exibir títulos previstos

    Exibe os títulos previstos baseado no plano de pagamento informado se estiver marcada a opção "Resumo dos títulos previstos" no Tipos de pedidos.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Ao alterar campo "Plano de pagamento" do formulário "Alterar"

    Fechar pedido

    Fechar pedido de venda
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"

    Incluir título

    Incluir um título ao pedido

    Modificar o label para incluir a moeda

    Modificar o label dos atributos e incluir a moeda do pedido, por exemplo DÓLAR
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

    Montar tela de update

    Define os campos apresentados na tela para fechamento do pedido.
    A apresentação dos campos de desconto (percentual e valor) serão apresentados, ou não, conforme definição das preferências:
    • PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.PERMITIR_DESCONTO_PRECOS_ALTERADOS
    • PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.PERMITIR_DESCONTO_PRECOS_PROMOCAO
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Mostrar endereços

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

    Mostrar itens do pedido

    Apresentar os itens que estão no pedido
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de apresentar formulário "Alterar"
    • Depois de apresentar formulário "Consultar"

    Percentual de desconto fora dos limites do estabelecimento

    Verifica se o percentual de desconto global informado no pedido é maior ou igual ao percentual de desconto máximo informado no cadastro do estabelecimento do pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "% de desconto" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor de desconto" do formulário "Alterar"

    Permitir a edição do cliente somente quando for consumidor final

    Permitir a edição do cliente somente quando for consumidor final
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Popular classificações

    Apresenta as opções de classificação para o tipo de pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

    Popular endereço entrega

    Popula o campo "Endereço para entrega" quando o mesmo não for editável.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Popular planos de pagamentos

    As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
    • Deve estar ativo e válido;
    • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
    • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
    • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
    • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
    • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
    • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
    • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
    • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
    • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"

    Popular valor minimo plano de pagamento

    Popular o valor minimo para o plano de pagamento informado
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Plano de pagamento" do formulário "Alterar"

    Registro de descontos do pedido

    Registro de descontos do pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"

    Remover botão de update

    Quando pedido já estiver concluído botão de atualizar não deve aparecer.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Salvar informações de autorizador

    Salvar as informações de usuário ou chave que autorizou a operação
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"

    Validar estoque

    Valida a disponibilidade de estoque dos produtos no estabelecimento e tipo de estoque para atendimento do pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

    Verificar transportadora

    Caso exista um valor de frete e configurado a preferencia PEDVEN06.EXIGE_TRANSPORTADORA = S, o sistema deixará o campo, transportadora como obrigatório
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Tipo de frete" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor frete" do formulário "Alterar"

    Verificar valor minimo dos itens

    Verifica se tem itens com preço abaixo do mínimo e que não tem um autorizador preenchido.
    Se tiver mostra eles, incluindo os que já foram aprovados e com usuário e senhas obrigatórios:
    Preços abaixo do mínimo: Item  Produto                     Preço mínimo  Preço informado  Autorizado por 
                             001   92939 - FIO DENTAL TCX 90G          5,45             5,30  joao
                             002   12756 - CREME DENTAL ACME           3,25             3,15  
                             006   12755 - CREME DENTAR TCX            3,00             2,90
    Usuário autorizador:    [_____________]
    Senha:                  [_____________]
    
    Se não houverem preços abaixo do mínimo, nenhum dos 3 campos é apresentado.
    Ao aplicar, o usuário será validado e caso ele tenha o direito de acesso, todos os itens sem autorizador serão atualizados com ele.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

    Veja também