Pedidos de venda - completo

Índice

Pedidos

PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06

Descrição

Pedidos de venda de produtos com atendimento agilizado, reduzindo o número de etapas do procedimento de venda.

Para visualizar a listagem de documentos/entregas vinculados ao pedido, deve-se dar acesso a interface DOENSA.LST_DOC_PEDIDO (Documento de entrega), função LIST.


Configurações adicionais:

{
 "items": [
{
           "name": "PRIORIDADE_CLIENTE",
           "domain": "ADSRT.TEXT",                      
           "label": "Prioridade cliente",
           "hint": "Prioridade do cliente",
           "group": "S",
           "options": "select categoria as valor, categoria as descricao, categoria as pesquisar from tipos_categorias tc left join categorias c on c.tipo_categoria_id = tc.id where tipo_categoria = 'PRIORIDADE_CLIENTE'",
           "expr": "(select categoria from tipos_categorias tc left join categorias c on c.tipo_categoria_id = tc.id left join CATEGORIAS_PESSOAS cp on cp.categoria_id = c.id where tipo_categoria = 'PRIORIDADE_CLIENTE' and pessoa_id = CLIENTES.id)", 
           "usages": [
               {
                   "operation": "VIEW",
                   "usage": "view"
               }
               , {
                   "operation": "LIST",
                   "usage": "view"
               }
         , {
                   "operation": "QUERY",
                   "usage": "OPT"
               }
           ]
       }
 ]
}
Observações: Substituir os textos PRIORIDADE_CLIENTE pela categoria desejada e ajustar os selects das opções "options" e "expr".

Ver também:

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de Pedidos:

Campos:

Identificação do estabelecimento para o qual este pedido está vinculado.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

As opções apresentadas são aqueles disponibilizadas para o respectivo estabelecimento selecionado.

Ver também: EMPEST.ESTABELECIMENTOS.TIPO_PEDIDO_PADRAO.V
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Número do pedido no sistema (por estabelecimento e tipo de pedido).

Caso exista uma configuração de numeração de pedidos por tipo x estabelecimento, então este atributo é preenchido com o próximo valor da sequencia. Ver Números de tipos de pedido.

Caso o atributo PEDIDO não estiver preenchido, o tipo de pedido utiliza uma regra de numeração sequencial e a série for diferente de "0", então pega o próximo número da sequencia específica para a série.
Exemplo: Se a série do pedido for 2016, então pega o próximo valor da sequencia SEQ_PEDIDO_2016.
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Apelido do vendedor do pedido.
Indica a pessoa responsável pela venda do pedido. Normalmente esta pessoa está sujeita a receber uma comissão.

Este campo pode ser preenchido com o vendedor do cliente caso a preferência PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06.UTILIZAR_VENDEDOR_CLIENTE_PEDIDO esteja com valor "S".
Identificação do cliente (código do cliente). O autocompletar apresentará somente pessoas cadastradas e configuradas como "cliente" (guia "Cliente" (Clientes) do Pessoas). A consulta de pessoas cadastradas, mas não configuradas como "cliente" pode ser realizada através da LOV (lupa de pesquisa).

Para apresentar o histórico de vendas por dia para o cliente é necessário:
O link "Consultar vendas" será apresentado após o código do cliente, após salvar o pedido.
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Grupo ao qual a pessoa pertence.
Grupo ao qual a pessoa pertence.
Apresenta informações adicionais conforme configurado no campo Informações adicionais do Tipos de pedidos.
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
E-mail opcional para o contato do pedido.
Telefone de contato utilizado para se comunicar com o cliente do pedido.
Nome do bairro (ou distrito) do endereço
Nome completo da cidade (acentos e cedilhas são mantidos).
Ex:
  • SÃO LEOPOLDO
  • SÃO PAULO
  • ALVORADA
  • PARIS
Nome ou identificação da região.
Ex:
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Bahia
Endereço completo do cliente.
Identificação do destinatário (código do cliente). O autocompletar apresentará somente pessoas cadastradas e configuradas como "cliente" (guia "Cliente" do "Cadastro de pessoas"). A consulta de pessoas cadastradas, mas não configuradas como "cliente" pode ser realizada através da LOV (lupa de pesquisa).
Este campo estará disponível para alteração apenas para pedidos em manutenção ou pendentes.
Endereço completo do destinatário.
Endereço informado pelo cliente para a entrega do pedido. Somente deverá ser possível selecionar os endereços com a finalidade "Entrega" informados no cadastro do cliente.
Endereço completo da entrega.
Apelido do vendedor que realizou a venda do pedido.
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Limite de crédito disponível para o cliente.
Valores em títulos pendentes ou abertos com vencimento menor ou igual a data atual (em atraso).
Indica a finalidade ("Revenda" ou "Consumo") que o cliente/destinatário dará para as mercadorias.

Caso não informada, assume o que estiver informado no cadastro do respectivo cliente.
Caso também não informada no cadastro do cliente, assume "Revenda" para clientes com CNPJ e IE informados e "Consumo" para todos os demais.
  • Revenda - Destinatário comercializará as mercadorias
  • Consumo - Destinatário Uso e Consumo ou Ativo Imobilizado
Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
Login de identificação do usuário para o sistema.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
Junção de data de entrega e data de entrega limite.
Ex:
  • 17/10/2010
  • 15/02/2011
  • 19/05/2011
  • 24/04/2011
Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE.
Data em que está previso o faturamento deste pedido. Esta data pode ser respectiva ao faturamento próprio ou de terceiro (fornecedor)
Data em que o pedido foi aprovado.
Data em que a totalidade dos itens do pedido foram entregues ao destinatário do pedido.
Esta data é igual a data de emissão do último documento emitido e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques.
Pedidos de representação será a data de emissão do último documento vinculado pedido.
Data e hora em que o pedido foi originalmente aberto no sistema de força de vendas (app ou tablet).
Data e hora hora da primeira impressão do pedido, quando o pedido já tiver sido impresso.
Data de validade do orçamento, após o qual a proposta deverá ser revisada junto a empresa e o cliente para ajuste dos termos da negociação, principalmente dos valores dos serviços e produtos.
O orçamento será alterado para a situação "Vencido" no dia imediatamente posterior a data de validade da proposta.
Login de identificação do usuário para o sistema.
Valor total de mercadorias informadas no pedido, convertendo o valor de moeda caso seja informado diferente da padrão. P.ex: DOLARES
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas


Como cada pedido pode estar em uma moeda diferente, não é apresentado o somatório total.
Valor de frete a ser cobrado diretamente do destinatário do orçamento/pedido.
Valor do desconto global concedido diretamente sobre o valor total do orçamento/pedido.
Valor padrão: 0
Valor adicional ao pedido.
Valor de crédito adicional ao pedido, que será incluído no total do pedido, e acrescentado nas despesas acessórias do documento. Este valor e será integralmente repassado ao caixa do vendedor na operação de entrega.
Outros valores que influenciam o total do pedido. É a soma dos valores geralmente informados em uma guia "outros valores". Ex: despesas com o cartão de crédito, táxi, taxas alfandegárias, etc. Estes valores serão considerados no financeiro do pedido.
Valor de encargos fincanceiros
Valor de IPI
Valor total de ICMS ST
Valor de desconto SUFRAMA relativo ao PIS/COFINS
Valor de ICMS desonerado na operação
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)


Como cada pedido pode estar em uma moeda diferente, não é apresentado o somatório total.
Valor total do pedido
Valor total do pedido, convertendo o valor de moeda caso seja informado diferente da padrão. P.ex: DOLARES.

Como este total é na moeda padrão, ele possui totalizador.
Valor pendente
Valor total dos itens não faturados (não foi emitido documento), calculado da seguinte forma:
Quantidade a faturar X Valor unitário
Não considera outros valores neste cálculo (p.ex.: descontos ou acréscimos no pedido).
Caso informado uma moeda diferente da padrão, será considerado o fator de conversão.
Somente serão utilizados (somados) itens que possuam quantidade temporária a faturar.
Indica em que moeda este pedido é realizado.
Caso não informado, o sistema assume assume a moeda padrão do tipo de pedido,
se o tipo de pedido não tiver moeda padrão definida então assume a moeda padrão conforme definido em Moedas.

OBS: O campo só aparecerá na tela se no tipo de pedido o campo "Permite moeda alternativa" estiver marcado (valor: Sim)
Informações dos títulos a pagar para a pessoa/cliente e que poderão ser utilizados como aproveitamento de créditos como abatimentos ou descontos em novas operações de venda.

Considera o saldo dos títulos a pagar para a pessoa:
  • Títulos dos estabelecimentos aos quais o usuário possui acesso.
  • Títulos que estejam com a situação "Aberto", e com previsão de pagamento inferior ou igual data atual.
  • Títulos que estejam liberados para pagamento.
  • Títulos que estejam com a opção "Utilizado como crédito na emissão dos documentos" diferente de "Não usar" informada no cadastro de Tipos de títulos.

Esse comportamento pode ser modificado e configurado através da preferência FINANC.TITULOS.SCRIPT_CLIENTE_VALOR_APROVEITAMENTO_CREDITOS.
Essa configuração altera o comportamento de outros elementos onde possa ser apresentado o valor de créditos em haver da pessoa, como p.ex.: orçamentos, pedidos, operações de emissão de notas fiscais e/ou faturamento.
Apresenta os títulos em haver para o cliente do pedido conforme configurado no SQL da preferência FINANC.TITULOS.SCRIPT_CLIENTE_TITULOS_APROVEITAMENTO_CREDITOS.
Valores que já foram vinculados como pagamento
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Indica se o pedido irá ter informações de rebate.
Se na configuração do tipo de pedido estiver marcado "Sim" o campo será visível, marcado e não editável, se estiver "opcional" o campo será visível e editável, e se marcado "Não" o campo não será visível.
Caso marcado, quando o faturamento do pedido for alterado para situação em aberto gera um título de REBATE a pagar de acordo com as condições informadas na capa do pedido.
Observações:
  • O percentual de rebate informado na capa será utilizado apenas se o item de pedido não tiver percentual de rebate informado.
  • O calculo de cada titulo de rebate será realizado considerando-se a soma dos rebates dos itens divido pelo valor total do pedido e multiplicado pelo valor do titulo a receber.
  • Se o pedido for cancelado, o título REBATE também será cancelado.
  • A situação do título "REBATE" será "Previsto" quando o título a receber for "Aberto" e será "Aberto" quando o título a receber for "Liquidado".
  • A data de vencimento é configurável por expressão SQL através da preferência FINANC.TITULOS.DATA_VENCIMENTO_REBATE_OVERPRICE
  • Caso exista um pagamento antecipado (ou alguma outra situação que possa gerar um pagamento de valor a menor), o valor do rebate será abatido pelo mesmo valor bruto que foi descontado no título a receber.
Ex: 1% de desconto em um título de R$1000,00 deverá abater R$10,00 do respectivo título rebate a pagar.
Informa qual será o percentual de rebate.
Para definir os limites do percentual de rebate pode ser configurada a preferência PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06.PERCENTUAL_REBATE.FORMAT com os limites definidos pelo valor range: 1 .. 80, p.ex., para permitir informar 1% a 80%. Valores menores que 1% ou maiores que 80% não serão aceitos.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica) favorecida no rebate
Indica se o pedido deve gerar comissão por overprice.
Se na configuração do tipo de pedido estiver marcado "Sim" o campo aparece marcado e não editável, se estiver "opcional" o campo aparece editável, e se marcado "Não" o campo não será visível.
Se marcado e houver overprice no pedido, quando o faturamento do pedido for alterado para situação em aberto gera um título de OVERPRICE a pagar para o representante.
  • O titulo a pagar será gerado calculando-se um percentual sobre toda a diferença entre os preços realizados e os preços de lista.
  • A situação do título "OVERPRICE" será "Previsto" quando o título a receber for "Aberto" e será "Aberto" quando o título a receber for "Liquidado".
  • A preferência FINANC.TITULOS.PERCENTUAL_OVERPRICE permite informar o percentual que deverá ser utilizado no calculo para gerar os títulos de overprice. Por padrão o percentual é 40%.
  • Se marcado e não houver representante no pedido apresenta uma mensagem de alerta informando que não foi possível criar o titulo de overprice, pois o cliente do pedido não tem representante informado no cadastro.
  • Caso exista um pagamento antecipado (ou alguma outra situação que possa gerar um pagamento de valor a menor), o valor do overprice em 40% do valor bruto que foi descontado no título a receber.
  • A data de vencimento é configurável por expressão SQL através da preferência FINANC.TITULOS.DATA_VENCIMENTO_REBATE_OVERPRICE
Ex: 1% de desconto em um título de R$1000,00 deverá abater R$4,00 do respectivo título overprice a pagar.
  • Não é possível ter overprice no caso de ter Rebate e este "consumir" todo o overprice.
Quando informado, indica os elementos que serão utilizados para desmembrar o valor do lançamento. Quando o desmembramento é marcado, o sistema apresenta uma guia extra onde o usuário poderá informar o desmembramento do valor em diferentes contas gerenciais, centros de custo, projetos, estabelecimentos, etc.

Ver: Desmembramento gerencial dos valores de um lançamento.
  • Conta gerencial
  • Centro de custo/resultado
  • Estabelecimento
  • Projeto
Quando informado, este campo indica que a operação estabelecida por este pedido está vinculada a uma determinada conta gerencial. Apenas contas gerenciais do plano de contas do estabelecimento são apresentadas como opção.

Quando informado, indica que a operação estabelecida neste pedido está relacionada a um determinado centro de custo. Apenas centros de custo do estabelecimento são apresentados como opção.

Ex:
  • ESTOQUE
  • PRODUÇÃO
  • ADMINISTRATIVO
  • VENDAS
Quando preenchido, indica que existe um relacionamento entre este pedido e um projeto/atividade. Utilizado, por exemplo, em casos onde a emissão/aprovação de um pedido gera um projeto.

Quando informado, este campo indica que este pedido está relacionado a uma conta orçada de um determinado projeto.

Outros valores que não irão influenciar o valor total do pedido. Este campo é preenchido pela soma valores detalhados em "Outros valores"
Ordem de compra (pedido ou autorização de fornecimento) emitido e informado pelo destinatário (cliente) do pedido.
Esta informação será preenchida na tag <xPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <nItemPed> com o número do item da ordem de compra do cliente que deverá ser informada no campo "Item do pedido de compra" para cada item do pedido.
Esta informação será apresentada automaticamente no quadro "Dados adicionais" no DANFE das NFEs.
A placa do veículo ou outro elemento básico de identificação de um determinado veículo, tal como número de chassis.
O campo é apresentado se no tipo de pedido estiver marcado "Serviços veículos" e o campo "Informar placa" estiver com valor diferente de não.
Ex:
  • IGG-0534
  • AKT-9023
  • VTO-3022
  • PRD-0123
Nome da marca e do modelo do veículo (separados por um espaço). Este atributo facilita o cadastramento do modelo associado à marca.
O campo é apresentado se no tipo de pedido estiver marcado "Serviços veículos" e o campo "Informar placa" estiver com valor diferente de não.
Apresenta as opções de classificação permitidas para o tipo de pedido.
OBS: Pode ser configurado na Tipos de pedidos ou na Classificações de pedidos
Ex:
  • PRONTA-ENTREGA
  • MOTOBOY RETIRA
  • CLIENTE RETIRA
  • TRANSPORTADORA RETIRA
  • URGENTE
  • 48 HORAS
Permite determinar a forma de envio a ser utilizada para este pedido.
Ex:
  • SEDEX
  • ENCOMENDA PAC
  • MOTOBOY
  • CLIENTE RETIRA
  • ENCOMENDA NORMAL
Situação da conferência dos itens do pedido.
  • Em conferência - Conferência iniciada e não concluída.
  • Conferido - Conferência concluída com sucesso.
  • Divergente - Conferência concluída com divergências.
Indica o tipo de frete que deverá ser utilizado no pedido. Esta campo é automaticamente preenchido com o tipo de frete preferencial definido no cadastro do cliente.
Ex:
  • CIF
  • FOB
  • DDP
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Placa do veiculo do transportados.

O auto complete deste campo apresenta apenas veículos ativos do transportador que tem cadastrada a cidade de emplacamento informada no cadastro do veiculo.
Ex:
  • IGG-0534
  • AKT-9023
  • VTO-3022
  • PRD-0123
Quantidade total de volumes para o pedido.
A quantidade de volumes do pedido será informada e somada aos volumes de outros pedidos vinculados ao(s) documento(s) gerado(s) a partir dos pedidos caso a preferência PEDIDOS.PEDIDOS.UTILIZAR_VOLUMES_PEDIDO seja configurada com valor "S".
Peso líquido dos produtos do pedido.
Será informada a soma dos pesos líquidos informados nos cadastros dos produtos do pedido (peso líquido do item = peso líquido do produto X quantidade de unidades do item do pedido) quando o peso líquido não for informado manualmente no pedido.
O peso líquido do pedido será informado e somado aos pesos líquidos de outros pedidos vinculados ao(s) documento(s) gerado(s) a partir dos pedidos caso a preferência PEDIDOS.PEDIDOS.UTILIZAR_VOLUMES_PEDIDO seja configurada com valor "S".
Peso bruto dos produtos (peso da caixa corrugada ou outra embalagem utilizada com os produtos incluídos) do pedido.
Será informada a soma dos pesos brutos informados nos cadastros dos produtos do pedido (peso bruto do item = peso bruto do produto X quantidade de unidades do item do pedido) quando o peso bruto não for informado manualmente no pedido.
O peso bruto do pedido será informado e somado aos pesos brutos de outros pedidos vinculados ao(s) documento(s) gerado(s) a partir dos pedidos caso a preferência PEDIDOS.PEDIDOS.UTILIZAR_VOLUMES_PEDIDO seja configurada com valor "S".
Peso total estimado dos itens adicionado no pedido
Se todos os itens tiverem volume informado apresenta o volume total estimado dos itens adicionado no pedido.

Calculado utilizando a quantidade pedida dos itens e o volume de cada produto. Abaixo o cálculo:
Quantidade pedida * volume do produto
Texto livre para informar as dimensões do(s) volume(s) do pedido.
Este valor é apenas informativo e não será utilizado na emissão do documento fiscal.
L = Largura
A = Altura
P = Profundidade/Comprimento
Define o formato de filtro a ser realizado pela pesquisa
  • A faturar
  • Sem estoque
Indica como o pedido foi cadastrado no sistema, por exemplo: MANUAL(vazio), IMPORTAÇÃO, etc.
Quando existe integração do sistema com lojas virtuais ou outros sistemas, este campo informa de qual sistema este pedido foi recebido. Dependendo da plataforma de integração, este campo assume o papel de "Marketplace".
Ex:
  • MERCADO LIVRE
  • EXTRA
  • SUBMARINO
  • WALMART
  • LOJA VIRTUAL
Indica o número do pedido de um sistema externo. Utilizado em casos onde o pedido é importado de outros sistemas e serve como referência para consultas e pesquisas. Este número estaria normalmente vinculado à origem do cadastro do pedido.
Exemplo: Na integração com lojas virtuais, este campo é preenchido com o número do pedido gerado na loja virtual.
Pessoa que indicou ou intermediou a negociação comercial para efetivação do negócio. Utilizado para registrar pessoas que cujo relacionamento é o de parceiro comercial e que não possua vínculo como o de vendedor, representante, agente ou colaborador da empresa.
Break point para posicionamento das pessoas relacionadas do pedido, essa pessoas são baseadas na configuração do tipo de pedido
Domínio genérico para tratamento de atributos contendo textos longos e com quebras de linha. A entrada de dados é feita através de um campo multi-linhas com largura e altura variáveis (padrão de 100 caracteres por linha e 6 linhas).
Na apresentação, este domínio desconsidera quaisquer tags HTML que estiverem nele, ou seja, mostra as tags e não formata de acordo com elas.

Propriedades (format)

pop-editor

Define se a forma de edição será em um dropbox
Padrão: no

pop-editor-width

Define a largura para o campo de edição do valor, o valor passado é no formato css
Padrão: 60em

pop-editor-height

Define a altura para o campo de edição do valor, o valor passado é no formato css
Padrão: 6em
Observações sobre o atendimento, resultado de um serviço ou detalhamento sobre o que resultou o pedido.
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Observações do cliente serão apresentadas no pedido como somente leitura.
Caso "Sim" as observações informadas no pedido serão incluídas nos dados adicionais dos documentos gerados a partir do pedido.
Login de identificação do usuário para o sistema.
Data que o pedido foi considerado com o financeiro bloqueado, ou seja está aguardando alguma informação financeira do cliente.
Observações da forma que foi combinada com o cliente para a liquidação do valor
Situação financeira que se encontra no pedido
  • Liberado - Financeiro se encontra liberado, pedido não possui restrições financeiras.
  • Bloqueado - Data de bloqueio está preenchida.
Orçamento que originou o pedido
Relação de documentos fiscais a qual o item de documento está referenciado, contendo o link para acessar o documento
Data em que o pedido foi cancelado.
Data para entrega do pedido.
Cancelar as quantidades a entregar
Cancelar as quantidades a faturar
Motivo para o cancelamento ou perda do pedido

Motivos são cadastrados na interface Motivos de cancelamentos de pedidos (PEDIDOS.CAD_MOTIVOS_CANCELAMENTOS_PEDIDOS)
Ex:
  • DESISTÊNCIA DO CLIENTE
  • SEM ESTOQUE
  • PREÇO ELEVADO
Observações do cancelado do pedido
Determina se os preços unitários devem ser atualizados quando clonar o pedido
Valor padrão: N
Lista de preços a ser utilizada como padrão para os itens informados no pedido.
As opções apresentadas dependem de como os parâmetros "Lista de preços" e "Opções para listas de preços" do respectivo tipo de pedido estão definidos. Veja em Tipos de pedidos para maiores detalhes.
Lista de preços a ser utilizada como padrão para os itens informados no pedido.
As opções apresentadas dependem de como os parâmetros "Lista de preços" e "Opções para listas de preços" do respectivo tipo de pedido estão definidos. Veja em Tipos de pedidos para maiores detalhes.
Ex:
  • PADRÃO
  • PROMOCIONAL
  • INVERNO 2017/2018
  • CLIENTE X
  • FORNECEDOR Y
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Informa data e hora em que foi definido que o pedido não deverá tomar crédito do cliente.
Usuário que liberou o pedido para não tomar limite de crédito do cliente.
Apresenta o carregamento em que o pedido está.
Apresenta o(s) carregamento(s) que o pedido se encontra.
Campanha comercial que o pedido está vinculado.

A campanha é cadastrada através da interface Campanhas comerciais.

Apresenta apenas campanhas que não tem data fim informada.
Ex:
  • PROMOÇÃO FEV 2016
  • VIAGEM DOS SONHOS
  • CONCORRA A UM CARRO ZERO KM
Identificação única do contato realizado formado por um número gerado automaticamente pelo sistema.
Rota ao qual o cliente está vinculado. Obs: é permitido apenas a busca de uma rota por vez.
Moeda utilizada para o valor total do pedido.
Moeda utilizada no pedido.
Permite o usuário escolher qual o modelo de impressão que deverá ser utilizado. Esta opção somente será apresentada no caso da preferência PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06.MODELO_IMPRESSAO_LOTE não indicar "Matricial" ou "PDF".
  • Matricial
  • PDF
Layout utilizado para imprimir as etiquetas.
Impressora utilizada para imprimir as etiquetas.
Quantidade de etiquetas que deve ser impressa para cada produto.
Permite definir qual o contexto que será utilizado para gerar as etiquetas.
  • Pedido - Define que as etiquetas devem ser impressas por pedido.
  • Itens - Define que deve ser impresso todos os itens do pedido.
Valor padrão: P

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZVENDAEm manutençãoSÃO LEOPOLDORio Grande do Sul17/10/2010PRONTA-ENTREGAEm conferênciaLiberadoPROMOÇÃO FEV 2016
FILIAL 1COMPRAEmitido / AnaliseSÃO PAULOSanta Catarina15/02/2011MOTOBOY RETIRAConferidoBloqueadoVIAGEM DOS SONHOS
FILIAL 2AMOSTRAPendente / PropostaALVORADASão Paulo19/05/2011CLIENTE RETIRADivergenteLiberadoCONCORRA A UM CARRO ZERO KM
CD-RSORDEM_DE_SERVICOAprovadoPARISBahia24/04/2011TRANSPORTADORA RETIRAEm conferênciaBloqueadoPROMOÇÃO FEV 2016
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
MATRIZ
VENDA
Em manutenção
Revenda
Não
Não
Conta gerencial
ESTOQUE
IGG-0534
PRONTA-ENTREGA
SEDEX
Em conferência
CIF
IGG-0534
MERCADO LIVRE
Não
Liberado
DESISTÊNCIA DO CLIENTE
PADRÃO
PROMOÇÃO FEV 2016
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
MATRIZ
VENDA
Em manutenção
1
Liberado
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Comportamento:Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
MATRIZVENDAEm manutenção17/10/2010SEDEXEm conferênciaMERCADO LIVRE
FILIAL 1COMPRAEmitido / Analise15/02/2011ENCOMENDA PACConferidoEXTRA
FILIAL 2AMOSTRAPendente / Proposta19/05/2011MOTOBOYDivergenteSUBMARINO
CD-RSORDEM_DE_SERVICOAprovado24/04/2011CLIENTE RETIRAEm conferênciaWALMART
Comportamento:Topo

Relatório

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Comportamento:Topo

Matricial

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Reabrir

Permite alterar pedidos com a situação Pendente/Proposta para a situação Em manutenção, permitindo alterar o pedido e concluí-lo novamente.
Topo

Clonar

Permite clonar um pedido, gerando um novo pedido, igual ao anterior, com as seguintes características:
Topo

Cancelar

Cancela todos os itens pendentes e entregues do pedido.
Cancela somente as pendências para faturamento dos itens "entregues", se marcado "Cancelar quantidades a faturar".
A tela sempre será apresentada, indiferente de haver itens a cancelar, ou não.
Somente itens que estiverem parcial ou totalmente pendentes ou entregues serão cancelados.
Comportamento:Topo

Cancelar todos

Permite cancelar todos os pedidos filtrados em uma operação única.
Topo

Situação financeira

Permite atualizar a situação do bloqueio financeiro do pedido.
Topo

Volumes

Permite informar a quantidade, peso líquido, peso bruto e dimensões dos volumes do pedido.
Comportamento:Topo

Recalcular comissões

Recalcula as comissões dos pedidos baseado nas regras de comissionamento, o botão só será visível se as regras de comissionamento estiverem ativas.
Topo

Separação

Ao clicar na opção "Imprimir pedido" é impresso o pedido de separação ou produção.
Para impressão em PDF ou matricial é necessário acessar a guia conclusão e clicar na opção "Imprimir".

A impressão da separação pode ser feita direto para a impressora ou geração de PDF.

Para configurar a impressão da separação direto para a impressora:

Para configurar a impressão da separação em PDF:

Topo

Emitir

Permite emitir o pedido, informando a data de conclusão.
Topo

Imprimir pedidos

Imprime todos os pedidos apresentados na listagem. A opção de impressão é definida na preferência PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06.MODELO_IMPRESSAO_LOTE.
Comportamento:Topo

Alterar pedidos finalizados

Permite o usuário alterar um pedido em qualquer situação.
Topo

Atualizar preços

Atualiza o preço dos itens, utilizando o preço correto para os itens.

Qualquer desconto ou liberação de preços será desfeito.
Topo

Etiquetar

Gera etiquetas para todos os produtos que não estão cancelados no pedido.
Topo

Liberar crédito

Desconsidera os valores do pedido do limite de crédito consumido (tomado) do cliente, ignorando as demais regras de consumo de crédito do cliente conforme definido no tipo de pedido e no plano de pagamento do pedido.
Topo

Tomar crédito

Reconsidera o pedido para que retome (consuma) o valor do pedido do limite de crédito do cliente.
Topo

Imprimir pedido

Realiza a impressão do pedido

A preferência PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06.DEFINIR_OPERACAO_IMPRESSAO_PEDIDO permite configurar para direcionar direto ao PDF.

Dúvidas frequentes

  • Como configurar o sistema para realizar a baixa automática dos estoques e gerar os títulos no financeiro na conclusão do pedido de venda?
  • Como imprimir um pedido em PDF?
  • Como ocultar o campo de "destinatário" da tela de pedidos?
  • Como excluir um pedido de venda entregue?
  • Como apresentar/filtrar uma categoria de cliente no cadastro dos pedidos
  • Configurações

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06.CLIENTE_NOME_COMPLETO.LABEL

    Label padrão da coluna nome completo do cliente na lista

    Define um label para a coluna do nome completo do cliente.

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: Nome completo

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06.DATA_OBRIGATORIA

    Data para entrega é obrigatória

    Permite definir que a data para entrega é obrigatória, da mesma forma que a configuração de interface.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06.DEFINIR_OPERACAO_IMPRESSAO_PEDIDO

    Permite definir qual a operação de destino do botão "Imprimir pedido"
    Ex:
    Se informado o valor IMPRIMIR_PDF abre a tela de impressão do PDF
    Se informado o valor IMPRIMIR_PDF:SUBMIT abre o PDF OBS: caso o tipo de pedido tenha mais de um modelo de impressão abrirá somente o primeiro modelo.
    Por padrão apresenta a tela de VIEW da PRO_IMPRIMIR_PEDIDO

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: VIEW

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06.DIAS_HISTORICO_VENDAS

    Dias para apresentar histórico de vendas

    Define quantos dias anteriores à data de atual deve ser apresentado o histórico de vendas de produtos do cliente do pedido.

    Tipo: INTEGER

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06.ETIQUETAR_TIPO_HISTORICO_ID

    Tipo de histórico ao etiquetar

    Permite definir qual o tipo de histórico informar ao utilizar a função "etiquetar".

    Quando não informado, não será gerado histórico.

    Tipo: ID

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06.EXIGE_TRANSPORTADORA

    Define que ao ter um valor de frete, o transportador fica como obrigatório.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06.IMPRIMIR_TERMICA

    Imprimir na impressora térmica

    Imprimir o pedido de separação para impressora térmica

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: S

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06.MODELO_IMPRESSAO_LOTE

    Opção para impressão dos pedidos em lote

    Indica qual a opção para impressão dos pedidos em lote.
    Os valores possíveis são:

    • Matricial: Impressão em impressoras matriciais ou térmicas.
    • PDF: Geração de um único PDF observando o layout PDF configurado nos tipos de pedidos.
    • Opção: O usuário poderá escolher a opção "Matricial" ou "PDF".

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: PDF

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06.REDIRECIONAMENTO_POS_INSERT_GUIA

    Indica para qual guia do módulo PEDVEN06 (Pedidos de venda - completo) o usuário será redirecionado após a inclusão/cadastro de um novo pedido.
    A tela apresentada continuará sendo a tela Pedidos caso o valor da preferência esteja vazio (não informado).
    Sugestões de guias para redirecionamento:

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: ITENS

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06.SQL_LISTAS_PRECOS_PADRAO

    SQL para popular as listas de preços

    Permite definir um SQL para apresentação das listas de preços quando for informado um cliente.

    Este SQL substitui o comportamento padrão que popula as listas.

    Macros disponíveis:

    • ${cliente}: Código da pessoa do cliente
    • ${cliente_id}: ID do cliente.
    • ${tipo_pedido_id}: ID do tipo de pedido
    • ${nome_estabelecimento}: Nome do estabelecimento selecionado.
    • ${somente_listas_selecionadas}: Permite filtrar pela opção "somente listas selecionadas" definida no cliente selecionado.

    Exemplo de SQL:
    select colpes.colecao_id as id
    , col.colecao as colecao
    from colecoes_pessoas colpes 
    join colecoes col on col.id = colpes.colecao_id 
    where (data_inicio_comercializacao is null or data_inicio_comercializacao <= current_date)
    and (data_fim_desenvolvimento is null or data_fim_desenvolvimento >= current_date)
    and colpes.pessoa_id = ${cliente_id} 
    and colpes.ativo = 'S'
    and (col.todos_estabelecimentos = 'S' or exists (select ce.id 
     from colecoes_estabelecimentos ce 
     join estabelecimentos estab on estab.id = ce.estabelecimento_id 
     where estab.nome_estabelecimento = '${nome_estabelecimento}' 
     and ce.pesquisa_preco = 'S'
     and ce.colecao_id = colpes.colecao_id)
    )
    
    union 
    
    select col.id
    , col.colecao as colecao
    from colecoes col 
    join tipos_colecoes tc on tc.id = col.tipo_colecao_id
    where (data_inicio_comercializacao is null or data_inicio_comercializacao <= current_date)
    and (data_fim_desenvolvimento is null or data_fim_desenvolvimento >= current_date)
    and '${somente_listas_selecionadas}' = 'N'
    and (col.todos_estabelecimentos = 'S' or exists (select ce.id 
     from colecoes_estabelecimentos ce 
     join estabelecimentos estab on estab.id = ce.estabelecimento_id 
     where estab.nome_estabelecimento = '${nome_estabelecimento}' 
     and ce.pesquisa_preco = 'S'
     and ce.colecao_id = col.id)
    )
    

    Tipo: SOURCE_CODE

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06.UTILIZAR_VENDEDOR_CLIENTE_PEDIDO

    Definir o vendedor do cliente como vendedor do pedido

    Permite definir e preencher, automaticamente, o campo "Vendedor do pedido" como sendo o vendedor informado no cadastro do cliente na inclusão dos pedidos.

    • S: Será informado no campo "vendedor" o vendedor informado no cadastro do cliente.
    • N: O campo "vendedor" não será preenchido automaticamente.

    Tipo: FLAG

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06.VENDEDOR_USUARIO

    Na inclusão de pedidos será sugerido como vendedor do pedido o usuário logado caso o valor da preferência seja S.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: S

    Regras

    Adicionar autocomplete nas pessoas do pedido

    Adiciona a funcionalidade de autocomplete nas pessoas do pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

    Ajustar campo destinatario

    Quando o pedido estiver na situação "Em manutenção", será liberado para edição o campo "Destinatário".
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Ajustar campo transportador

    Mostra o campo transportadora, conforme definido no campo "Informar transportador" do tipo de pedido:
    Se REQUERIDO o campo fica visível e obrigatório,
    se OPCIONAL o campo fica visível e opcional
    e se marcado Não o campo não aparece na tela.
    Caso exista um valor de frete e o campo "Informar transportador" configurado como REQUERIDO o sistema deixará o campo "transportadora" como obrigatório
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Ajustar formulario conforme o tipo de pedido

    Ajusta o formulário conforme o tipo de pedido informado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Ajustar label do valor total

    Ajusta o label do valor total, informando a sigla da moeda padrão definida na preferência MOEDAS.MOEDAS.MOEDA_PADRAO_ID.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
    • Antes de executar o relatório formulário "Relatório"

    Ajustar link para consulta de vendas para o cliente

    Cria um link para consultar as ultimas ultimas vendas realizadas para o cliente do pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Ajustar moeda conforme o tipo de pedido

    Se informada moeda padrão no tipo de pedido, ajusta o formulário para utilizar a moeda padrão do tipo de pedido.
    Caso além da moeda padrão também esteja marcado para permitir moedas alternativas, o usuário poderá escolher outra, mas a moeda padrão aparecerá como sugestão de preenchimento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Ajustar query operators

    Ajusta os query operators do campo "carregamento".
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Pesquisar"

    Ajustar target para impressão e lote

    A não ser que a preferência PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06.MODELO_IMPRESSAO_LOTE estiver marcada para "Matricial", configura a ação "Imprimir pedidos" para que seja aberta em uma nova guia.

    Ajustar tipo de frete

    Apresenta o campo "Tipo de frete" conforme o "Tipo de frete preferencial" definido no cadastro do cliente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

    Ajustar totais conforme moeda do pedido

    Ajusta o label do valor total de mercadorias e valor total com a sigla da moeda do pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Relatório"

    Ajustar títulos em haver

    Apresenta os títulos em haver para o cliente informado no pedido, conforme definido na preferência FINANC.TITULOS.SCRIPT_CLIENTE_TITULOS_APROVEITAMENTO_CREDITOS. Caso ela esteja vazia o campo não será apresentado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

    Ajustar valores em haver

    Ajusta os valores em haver, conforme a preferência
    FINANC.TITULOS.SCRIPT_CLIENTE_VALOR_APROVEITAMENTO_CREDITOS.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

    Ajustar vendedor conforme tipo de pedido

    Remove, deixa como opcional ou requerido o campo de vendedor, conforme configurado no tipo de pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Ajustar visibilidade placa transportador

    Se o transportador estiver informado, mostra o campo placa do transportador, conforme definido no campo "Informar placa transportador" do tipo de pedido:
    Se REQUERIDO o campo fica visível e obrigatório,
    se OPCIONAL o campo fica visível e opcional
    e se marcado Não o campo não aparece na tela.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Apresentar campo de moeda

    Apresenta o campo para selecionar moeda somente se configurado no tipo de pedido para permitir moeda alternativa.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Apresentar campos placa e modelo do veiculo

    Apresenta o campo de placa de veículo conforme configurado no campo "Informar placa" do tipo de pedido:
    • Não - Não apresenta o campo
    • Opcional - Apresenta o campo sendo opcional informar a placa.
    • Requerido - Apresenta o campo sendo obrigatório informar a placa

    Apresenta o campo "Marca/modelo" conforme configurado no campo "Informar modelo" do tipo de pedido:
    • Não - Não apresenta o campo
    • Opcional - Apresenta o campo sendo opcional informar o modelo do veículo
    • Requerido - Apresenta o campo sendo obrigatório informar o modelo do veículo

    OBS: Os campos "Informar placa" e "Informar modelo" são apresentados no tipo de pedido se o campo "serviços veículos" do tipo de pedido estiver marcado
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Apresentar informações adicionais sobre o cliente

    Apresenta informações adicionais sobre o cliente do pedido. É utilizado o método da entidade TiposPedidos.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Apresentar informações de sugestão para volume e peso

    Apresentar informações de sugestão para peso e volume.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Volumes"

    Apresentar listas de preços do cliente

    Apresentar as listas de preços do cliente, quando existir mais de uma lista de preços para o cliente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Apresentar o campo conforme tipo de pedido

    Apresenta o campo "Finalidade da mercadoria" conforme o tipo de pedido.
    Caso "P", esconde o campo e limpa o seu valor (situação atual).
    Caso "C", preenche com "1" e passa o campo para read-only.
    Caso "O", preenche com a opção que equivale ao critério padrão mas deixa editável.
    Caso "R", preenche com nulo e deixa editável.

    Apresenta o campo Rebate conforme o tipo de pedido.
    Caso "N" esconde o campo
    Caso "O" inclui o campo rebate na capa do pedido para que o vendedor informe se deve gerar ou não.
    Caso "S" inclui o campo preenchido com "S" e passa o campo para read-only, pedidos deste tipo devem obrigatoriamente gerar uma comissão de rebate.

    Apresenta o campo Overprice conforme o tipo de pedido.
    Caso "N" esconde o campo
    Caso "O" inclui o campo overprice na capa do pedido para que o vendedor informe se deve gerar ou não comissão por overprice.
    Caso "S" inclui o campo preenchido com "S" e passa o campo para read-only, pedidos deste tipo geram comissões por overprice automaticamente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Apresentar parâmetros do rebate

    Torna os campos "Percentual de rebate" e "Favorecido" visíveis se o campo "Rebate" estiver com "S"
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Rebate" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Rebate" do formulário "Novo"

    Apresentar plano de pagamento

    Apresentar planos de pagamentos do cliente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Bloquear a troca da moeda

    Quando já existirem itens no pedido não deve ser permitido alterar a moeda.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de apresentar formulário "Alterar"

    Bloqueio cancelamento

    Bloqueia o cancelamento do pedido caso este já esteja cancelado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Cancelar"

    Buscar modelo veiculo

    Se informada a placa do veiculo, busca o modelo
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Placa do veículo" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Placa do veículo" do formulário "Novo"

    Calcular valor total

    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Valor adicional" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor de desconto" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor de encargos financeiros" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor de mercadorias" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor frete" do formulário "Alterar"

    Configurar impressão em lote

    Ajustar a impressão de pedidos em lote. Quando a preferencia X:
    • PDF
    • MATRICIAL
    • NULL - Pede para o usuário optar.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inicializar o componente formulário "Imprimir pedidos"

    Criar campos de pessoas do pedido

    Cria os campos (fields) baseado na configurações dos tipos de pedidos disponível.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Desconto maior que o percentual máximo de desconto do estabelecimento

    Desconto não deve ser maior que o percentual máximo de desconto cadastrado no estabelecimento
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"

    Filtrar pedidos em carregamento

    Permite a pesquisa por pedidos no carregamento informado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Filtrar por rotas

    Aplica um filtro que só retornará títulos em que o cliente pertence a rota selecionada.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Incluir lov para transportador

    Inclui uma lov no campo transportador para a interface da cadastro de pessoas.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Modificar a query

    Modificar a query limitando o tipo de pedido passado por parâmetro.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Modificar a tela de insert

    Procedimento deve modificar a tela de insert ocultando campos que não sâo necessarios para o tipo de pedido, levando em conta tambem o tipo de usuario
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Modificar a tela de query

    Procedimento deve fazer algumas modificações conforme o nível do usuário
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

    Modificar insert

    Procedimento deve modificar o insert inserindo informações da empresa e estabelcimento
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Montar link para notas

    Apresentar um link para as notas vinculadas ao pedido
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

    Mostrar endereços

    Apresenta os endereços relacionados ao pedido:
    • Endereço do cliente
    • Endereço do destinatário
    • Endereço da entrega
    Além disso, agrega algumas informações como cliente inativo/bloqueado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Destinatário" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Destinatário" do formulário "Novo"

    Não permitir a edição de valores

    Não permitir a edição de valores em pedidos com situação diferente de Manutenção.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Popular classificações

    Apresenta as opções de classificação para o tipo de pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Popular contas gerenciais

    Popula as contas gerencias segundo o estabelecimento selecionado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

    Popular contas orçadas

    Popula as contas orçadas para o projeto selecionado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Projeto" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Projeto" do formulário "Novo"

    Popular endereços para entrega

    Popula os endereços para entrega disponíveis para o cliente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Destinatário" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Destinatário" do formulário "Novo"

    Popular informações do cliente

    Apresenta informações do cliente, conforme configurado no tipo de pedido, atributo Informações adicionais.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Popular nome completo da pessoa do pedido

    Quando é informado uma pessoa para o pedidos deve-se trazer o nome completo da mesma em um campo abaixo
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Pessoas do pedido" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Pessoas do pedido" do formulário "Novo"

    Popular null text endereço entrega

    Popula o null text do endereço de entrega quando o mesmo não for editável.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Popular placas transportador

    Apresenta as placas do transportador informado
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Transportador" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Transportador" do formulário "Novo"

    Popular tipos de pedidos

    Atualiza os tipos de pedidos conforme o estabelecimento escolhido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

    Popular vendedor e representante do cliente

    Caso o cliente possua vendedor e cliente os mesmos devem ser preenchidos
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

    Posicionar campo de vendedor

    Posicionar o primeiro campo editável na tela de INSERT para o campo de VENDEDOR.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Redirecionar para tela de inclusão de itens

    Redireciona automaticamente para a interface de inclusão de itens ao salvar o pedido. A interface de itens pode ser definida na preferência PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06.REDIRECIONAMENTO_POS_INSERT_GUIA.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Remover botões

    Ajustar ações conforme o contexto atual do pedido:
    • Pedido não pode ser impresso se a situação não estiver dentre as selecionadas no respectivo tipo de pedido.
    • Somente em pedidos na situação "Pendente" podem ser reabertos
    • Pedido não pode ser concluído quando situação for Manutenção
    • Pedido não pode ser alterado se estiver Entregue, Cancelado ou Concluído (a não ser que seja super-usuário).
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Remover guias do modulo

    Remover as guias de financeiro e entrega do modulo
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Remover informação de moeda quando for a padrão

    Quando a moeda utilizada no pedido for a padrão, deve ser ocultado os campos de moeda e valor total convertido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

    Remover recalcular comissões quando não configurado.

    Remove a ação de recalcular comissões quando o sistema não está configurado pra gerar regras de comissionamento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

    Restringir projetos

    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Salvar pessoas do pedido

    Salvar as pessoas envolvidas do pedido, cada uma para uma função especifica
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Totalizar colunas

    Adiciona o suporte para definir se vai exibir os totais ou não das colunas por preferencia de usuário.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Pré summary formulário "Listar"

    Veja também