Loja eletrônica para associados

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Tela para fechamento de pedido

PEDSITE01.CAD_PEDIDOS_SITE_01_FECHAMENTO

Descrição

Interface para fechamento ou conclusão de pedido de venda.

Campos:

Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Número da versão do pedido. Sempre que o pedido for revisado, este número é automaticamente incrementado.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Depende do tipo de endereço. Pode ser o nome da rua, avenida, número de telefone, endereço de e-mail, etc.
Número de identificação do prédio no logradouro.
Nome completo da cidade (acentos e cedilhas são mantidos).
Ex:
  • SÃO LEOPOLDO
  • SÃO PAULO
  • ALVORADA
  • PARIS
Unidade da federação. Para estados de outros países (diferente de Brasil), será sempre igual a EX.
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
Define a classificação/prioridade de atendimento do pedido.
Ver também Classificações de pedidos.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Quando informado, indica a transportadora que o cliente deseja utilizar para a entrega do pedido.
As opções apresentadas podem ser configuradas pela preferencia PEDSITE01.SQL_OPTIONS_TRANSPORTADOR.
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.

Operações

Topo

Custom

Tela sem operações geradas. Totalmente customizada.
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Concluir compra

Procedimento deve realizar a conclusão da compra e executar as seguintes validações:
  1. Vendedor do pedido deve ser informado.
  2. Deve enviar o e-mail para o cliente ( integral do pedido )
  3. Enviar para impressão o pedido a ser separado

Regras

Direcionar

Caso ainda não exista um pedido sendo digitado, direciona para a tela de intens. Caso contrário, busca o pedido e chama a tela de UPDATE.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Custom"

Montar tela de atualização

Preenche as informações necessárias para a conclusão do pedido:
  • Classificações ativas para atendimento do pedido.
  • Planos de pagamento liberados para o cliente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Remover botões

Remover botão de concluir compra enquanto não tiver o plano de pagamento e classificação definidas.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"