Sistema de pedidos de retorno

Índice

Cadastro de pedidos de retorno

PEDRET01.CAD_RETORNO_01

Descrição

Cadastro de pedidos para realização de retornos dos materiais enviados para obra

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo para retorno:

Campos:

Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Código da pessoa que está retornando a mercadoria
Nome da pessoa que está retornando a mercadoria
Pessoa/Estabelecimento de destino da mercadoria, local onde será retornado a mercadoria
Código da pessoa de destino da mercadoria, local onde será retornado a mercadoria
Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE.
Intervalo de datas para a previsão de retorno da mercadoria
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Data em que o pedido foi aprovado.
Data em que a totalidade dos itens do pedido foram entregues ao destinatário do pedido.
Esta data é igual a data de emissão do último documento emitido e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques.
Pedidos de representação será a data de emissão do último documento vinculado pedido.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Código da pessoa responsável pelo lançamento do pedido de retorno
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Valor total do orçamento/pedido considerando itens que foram cancelados.
Cálculo:
+ valor de venda de produtos (inclusive cancelados)
+ valor de venda de serviços + despesas  (inclusive cancelados)
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos + serviços + despesas
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor de venda dos produtos + serviços + despesas + tributos
+ valor de frete a ser cobrado
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido. 
Nome dado para identificar a classificação de um pedido.
Ex:
  • PRONTA-ENTREGA
  • MOTOBOY RETIRA
  • CLIENTE RETIRA
  • TRANSPORTADORA RETIRA
  • URGENTE
  • 48 HORAS
Nome global da atividade é determinado no tipo de atividade no campo PROJET.TIPOS_ATIVIDADES.SCRIPT_ATIVIDADE_GLOBAL.
Título dado para a atividade.
Quantidade total de volumes para o pedido.
A quantidade de volumes do pedido será informada e somada aos volumes de outros pedidos vinculados ao(s) documento(s) gerado(s) a partir dos pedidos caso a preferência PEDIDOS.PEDIDOS.UTILIZAR_VOLUMES_PEDIDO seja configurada com valor "S".
Peso bruto dos produtos (peso da caixa corrugada ou outra embalagem utilizada com os produtos incluídos) do pedido.
Será informada a soma dos pesos brutos informados nos cadastros dos produtos do pedido (peso bruto do item = peso bruto do produto X quantidade de unidades do item do pedido) quando o peso bruto não for informado manualmente no pedido.
O peso bruto do pedido será informado e somado aos pesos brutos de outros pedidos vinculados ao(s) documento(s) gerado(s) a partir dos pedidos caso a preferência PEDIDOS.PEDIDOS.UTILIZAR_VOLUMES_PEDIDO seja configurada com valor "S".
Peso líquido dos produtos do pedido.
Será informada a soma dos pesos líquidos informados nos cadastros dos produtos do pedido (peso líquido do item = peso líquido do produto X quantidade de unidades do item do pedido) quando o peso líquido não for informado manualmente no pedido.
O peso líquido do pedido será informado e somado aos pesos líquidos de outros pedidos vinculados ao(s) documento(s) gerado(s) a partir dos pedidos caso a preferência PEDIDOS.PEDIDOS.UTILIZAR_VOLUMES_PEDIDO seja configurada com valor "S".
Separar os itens dos pedidos conforme o documento vinculado.
  • Separar por documento - Deve ser gerado um documento de saída considerando os documentos de entrada informados nos itens
  • Unificar documento - Deve ser gerado apenas um documento de retorno
Valor padrão: S
Natureza de operação para efetivar o retorno do estoque
Seleção de itens para emissão dos documentos

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
VENDAEm manutenção
COMPRAEmitido / Analise
AMOSTRAPendente / Proposta
ORDEM_DE_SERVICOAprovado
Topo

Concluir

Concluir o pedido de retorno
Topo

Emitir entrada

Processo gera um documento de entrada SDOC para cada documento para efetivar o retorno da mercadoria
Comportamento:Topo

Emitir documento

Redireciona para interface de baixa de pedidos passando os parâmetros do pedidos de retorno
Comportamento:Topo

Excluir todos

Ação que permite excluir todos os registros que obedecem ao filtro informado!
Topo

Abrir pedido

Abrir o pedido de retorno para edição
Topo

Imprimir PDF

Tela sem operações geradas. Totalmente customizada.

Configurações

PEDRET01.CAD_RETORNO_01.IMPRIMIR_PEDIDO

Imprimir o pedido da transferência

Define se deve ser impresso o pedido de transferência ao clicar em concluir o pedido.

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

PEDRET01.CAD_RETORNO_01.VALIDA_ESTABELECIMENTO

Define se deve validar o CNPJ dos estabelecimentos, e negar caso a raiz do CNPJ dos estabelecimentos seja diferente.

Valor padrão: S

Regras

Limitar pesquisas

Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Modificar a editabilidade do campo data de conclusão

Modificar a editabilidade do campo data de conclusão quando situação for diferente de 'P'
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Montar tela para emissão de documentos

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Emitir documento"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Emitir entrada"

Popula estabelecimento

Preenche o estabelecimento com o valor do destino ( cliente )
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Popular estabelecimentos de origem

Popula os estabelecimentos (fornecedor) que o usuário tem acesso para efetuar uma transferência.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Destino" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Destino" do formulário "Novo"

Popular estabelecimentos destino

Popula os estabelecimentos (cliente) que o usuário tem acesso para efetuar uma transferência.

Preparar campos de origem e destino

Popula campos de estabelecimento de origem e destino, e vendedor.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Redirecionar para a guia de itens

Redireciona, após a inclusão, para a tela de itens correta.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Remover botões

Remover botões de concluir pedido quando a situação for diferente de "Manutenção"
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Verifica se origem e destino são diferentes

Verifica se origem e destino são diferentes, caso forem iguais um erro deve ser apresentado.
Se o valor da preferência PEDTRANS01.CAD_TRANSFERENCIAS.VALIDA_ESTABELECIMENTO for S será verificado se os estabelecimentos de origem e destino possuem a mesma raiz de CNPJ, ou seja, sem matriz ou filiais da mesma empresa para bloqueio de transferências entre estabelecimentos que não seja da mesma empresa.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"