Pedidos de representação - Alimentos

Índice

Confirmação de embarque

PEDREPR02.CAD_EMBARQUE_PEDIDOS_REPRESENTACAO_02

Descrição

Esta interface permite registrar os embarques feitos pelos fornecedores para os clientes controlando as entregas dos pedidos de representação.

Caso o pedido possua documentos com a entrada dos respectivos produtos, o documento é gerado com uma sugestão de valores para os respectivos volumes, pesos, etc. Estas informações deverão ser conferidas pelo usuário que está emitindo o documento fiscal.

Campos:

Número do pedido que está sendo embarcado. Ao informar o pedido, os dados do mesmo são utilizados para preencher os demais campos da tela.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Identificação do fornecedor que está emitindo o documento. Vem sugerido com o fornecedor do pedido.
Cliente para o qual o pedido está sendo faturado. Vem preenchido com o cliente do pedido, mas pode ser alterado.
Espécie de documento que está evidenciando o embarque (NFE).
Número do documento (NFE).
Série do documento fiscal.
Natureza de operação do documento. Vem automaticamente sugerido pelo sistema.
Ex:
  • REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
  • REVENDA A VISTA COM COMISSÃO
  • REVENDA A PRAZO
  • TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS
  • REMESSA PARA CONSIGNAÇÃO
  • RETORNO DE CONSIGNAÇÃO
  • REMESSA PARA CONSERTO
Valor total do documento.
Data de emissão do documento.
Data e hora de saída (impressa) do documento fiscal das instalações do emitente.
Esta informação não deve ser alterada depois do documento ser emitido.
Data em que a mercadoria foi entregue ao destinatário do documento.
Prazos de pagamento proposto.
Deve utilizar a seguinte forma:
7/14/21 - Representando:
7 dias, 14 dias e 21 dias., neste caso cada um representando 1/3 do valor total do pedido.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Nome da moeda no singular. Necessário para transcrever adequadamente um valor em extenso.
Valor utilizado como cotação para a moeda da operação de origem do documento. Utilizado como referencia em operações de importação, exportação ou originadas por pedidos realizados em moedas alternativas. Deve ser informado com conjunto com o campo "Moeda origem".
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Número da invoice que acomanha a NF.
Número do ano da invoice.
Tipo de transporte para a invoice.
Nome do navio
Número do conhecimento de embarque. Para embarques marítimos é conhecido como "Bill of Landing (B/L)". Para embarques aéreos corresponde ao "Airway Bill (AWB)".
Data em que o navio efetivamente embarcou.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
REVENDA A VISTA COM COMISSÃO
REVENDA A PRAZO
TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.

Regras

Ajustar campos conforme espécie

Dependendo da espécie, os números do documento deverão ser informados ou não.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Espécie" do formulário "Novo"

Ajustar campos conforme natureza de operação

Apresenta ou não os campos de invoice se a natureza é uma exportação.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Natureza de operação" do formulário "Novo"

Ajustar campos conforme tipo de transporte

Ajusta a identificação do veículo conforme a via de transporte.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de transporte" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de transporte" do formulário "Novo"

Ajustar data de entrega do pedido

Caso a data de emissão do documento for informada, atualizar a data de entrega do respectivo pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"

Ajustar plano de pagamento conforme pedido

O plano de pagamento deve ser livre ou com opções conforme o que estiver informado no pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Apresentar cotação da moeda

Caso o documento seja emitido em moeda diferente da moeda do pedido, então pedir cotação da moeda.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Apresentar pedidos possíveis

Ao informar os dados da NF, informar os pedidos que se encaixam.

Buscar informações da Invoice

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Definir o tipo de emitente

O tipo de emitente será "Outros" para os pedidos de intermediação ou "Próprio" para venda.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Limpar número do documento

Quando esta tela for chamada a partir da informação dos ítens, o número do pedido deverá ser obrigatoriamente informado. Isso é realizado através da existência do parâmetro "P_LIMPAR_NUMERO=S".
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Navegar para os itens

Após incluir o cabeçalho do documento, deve-se navegar para os itens do pedido para informar as quantidades embarcadas.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Popular informações do pedido

Prepara os campos conforme os dados do pedido informado!
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Posicionar cursor conforme parâmetro

Caso indicado pelo parâmetro, posiciona o cursor no primeiro campo obrigatório não informado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"

Redirecionar para a consulta do documento

Após confirmar os dados do documento, direcionar para a consulta do documento resultante.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"

Salvar informações da invoice

Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"