Ordens de produção

Índice

Pedidos para produção

PEDPROD01.CAD_PEDIDOS_PRODUCAO_01

Descrição

Manutenção de pedidos para produção.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Pedido de produção:

Campos:

Identificação do estabelecimento para o qual este pedido está vinculado.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Número do pedido no sistema (por estabelecimento e tipo de pedido).

Caso exista uma configuração de numeração de pedidos por tipo x estabelecimento, então este atributo é preenchido com o próximo valor da sequencia. Ver Números de tipos de pedido.

Caso o atributo PEDIDO não estiver preenchido, o tipo de pedido utiliza uma regra de numeração sequencial e a série for diferente de "0", então pega o próximo número da sequencia específica para a série.
Exemplo: Se a série do pedido for 2016, então pega o próximo valor da sequencia SEQ_PEDIDO_2016.
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Identificação do cliente (código do cliente). O autocompletar apresentará somente pessoas cadastradas e configuradas como "cliente" (guia "Cliente" do "Cadastro de pessoas"). A consulta de pessoas cadastradas, mas não configuradas como "cliente" pode ser realizada através da LOV (lupa de pesquisa).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Endereço do cliente
Nome completo da cidade (acentos e cedilhas são mantidos).
Ex:
  • SÃO LEOPOLDO
  • SÃO PAULO
  • ALVORADA
  • PARIS
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Endereço informado pelo cliente para a entrega do pedido. Somente deverá ser possível selecionar os endereços com a finalidade "Entrega" informados no cadastro do cliente.
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Data em que o pedido foi aprovado.
Junção de data de entrega e data de entrega limite
Ex:
  • 17/10/2010
  • 15/02/2011
  • 19/05/2011
  • 24/04/2011
Data planejada/agendada para início da execução dos serviços da OS
Data em que está previso o faturamento deste pedido. Esta data pode ser respectiva ao faturamento próprio ou de terceiro (fornecedor)
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE.
Data em que a totalidade dos itens do pedido foram entregues ao destinatário do pedido.
Esta data é igual a data de emissão do último documento emitido e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques.
Pedidos de representação será a data de emissão do último documento vinculado pedido.
Data em que o pedido foi cancelado.
Data e hora hora da primeira impressão do pedido, quando o pedido já tiver sido impresso.
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas
Valor de frete a ser cobrado diretamente do destinatário do orçamento/pedido.
Valor do desconto global concedido diretamente sobre o valor total do orçamento/pedido.
Valor padrão: 0
Valor adicional ao pedido.
Valor de crédito adicional ao pedido, que será incluído no total do pedido, e acrescentado nas despesas acessórias do documento. Este valor e será integralmente repassado ao caixa do vendedor na operação de entrega.
Valor de encargos fincanceiros
Valor de serviços de terceiros para um pedido de produção.
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Valor total do pedido
Valor pendente
Valor total dos itens não faturados (não foi emitido documento), calculado da seguinte forma:
Quantidade a faturar X Valor unitário
Não considera outros valores neste cálculo (p.ex.: descontos ou acréscimos no pedido).
Total dos valores em aberto no contas a pagar (créditos em haver) para o cliente do pedido.
Valores que já foram vinculados como pagamento
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Define o formato de filtro a ser realizado pela pesquisa
  • A faturar
  • Sem estoque
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Relação de documento fiscais emitidos e vinculados ao pedido de produção
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
Ordem de compra (pedido ou autorização de fornecimento) emitido e informado pelo destinatário (cliente) do pedido.
Esta informação será preenchida na tag <xPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <nItemPed> com o número do item da ordem de compra do cliente que deverá ser informada no campo "Item do pedido de compra" para cada item do pedido.
Esta informação será apresentada automaticamente no quadro "Dados adicionais" no DANFE das NFEs.
Apresenta as opções de classificação permitidas para o tipo de pedido.
OBS: Pode ser configurado na Tipos de pedidos ou na Classificações de pedidos
Ex:
  • PRONTA-ENTREGA
  • MOTOBOY RETIRA
  • CLIENTE RETIRA
  • TRANSPORTADORA RETIRA
  • URGENTE
  • 48 HORAS
Nome dado para identificar esta forma de envio.
Ex:
  • SEDEX
  • ENCOMENDA PAC
  • MOTOBOY
  • CLIENTE RETIRA
  • ENCOMENDA NORMAL
Situação da conferência do pedido
  • Em conferência - Foi inicializado a conferência do pedido
  • Conferido - Conferência concluída
  • Divergente - Conferência com divergências
Sigla utilizada para representar as condições de compra e venda estabelecidas entre as partes.
Ex:
  • CIF
  • FOB
  • DDP
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Técnico responsável pelo pedido ou ordem de serviço. Pode identificar o responsável da empresa mediante órgãos de fiscalização (p.ex.: CRQ, CRBIO, CREA, etc) ou o supervisor dos serviços (p.ex.: mestre de obras, engenheiro responsável, executivo responsável pelo cliente, etc).
A pessoa informada deverá estar de acordo com o que estiver configurado no campo "Técnico responsável" do respectivo Tipo de pedido (que indica se pode informar qualquer pessoa ou apenas colaboradores).
Ver: Tipos de pedidos.

Técnico responsável pelo pedido ou ordem de serviço. Pode identificar o responsável da empresa mediante órgãos de fiscalização (p.ex.: CRQ, CRBIO, CREA, etc) ou o supervisor dos serviços (p.ex.: mestre de obras, engenheiro responsável, executivo responsável pelo cliente, etc).
A pessoa informada deverá estar de acordo com o que estiver configurado no campo "Técnico responsável" do respectivo Tipo de pedido (que indica se pode informar qualquer pessoa ou apenas colaboradores).
Ver: Tipos de pedidos.
Break point para posicionamento das pessoas relacionadas do orçamento, essa pessoas são baseadas na configuração do tipo de pedido
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Quando preenchido, indica que existe um relacionamento entre este pedido e um projeto/atividade. Utilizado, por exemplo, em casos onde a emissão/aprovação de um pedido gera um projeto.
Título dado para a atividade.
Quando informado, este campo indica que este pedido está relacionado a uma conta orçada de um determinado projeto.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Título do projeto pai
Identificação do projeto pai
Identificação e título do projeto pai
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Quando informado, este campo indica que a operação estabelecida por este pedido está vinculada a uma determinada conta gerencial. Apenas contas gerenciais do plano de contas do estabelecimento são apresentadas como opção.
Quando informado, indica que a operação estabelecida neste pedido está relacionada a um determinado centro de custo. Apenas centros de custo do estabelecimento são apresentados como opção.
Ex:
  • ESTOQUE
  • PRODUÇÃO
  • ADMINISTRATIVO
  • VENDAS
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Login de identificação do usuário para o sistema.
Data que o pedido foi considerado com o financeiro bloqueado, ou seja está aguardando alguma informação financeira do cliente.
Observações da forma que foi combinada com o cliente para a liquidação do valor
Situação financeira que se encontra no pedido
  • Liberado - Financeiro se encontra liberado, pedido não possui restrições financeiras.
  • Bloqueado - Data de bloqueio está preenchida.
Observações sobre o atendimento, resultado de um serviço ou detalhamento sobre o que resultou o pedido.
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Login de identificação do usuário para o sistema.
Login de identificação do usuário para o sistema.
Lista de itens que serão produzidos pelo pedido de produção.
Define qual leiaute será usado para impressão do pedido conforme definido no tipo de pedido
Define os itens de produção que vão ser impresso
Define se será impresso a imagem do produto a ser produzido ampliada
Determina se os preços unitários devem ser atualizados quando clonar o pedido
Valor padrão: N
Cancelar as quantidades a entregar
Cancelar as quantidades a faturar
Motivo do cancelado dos itens pendentes
Motivo(s) do cancelamento integral do pedido.
Atualizar os itens de pedidos que tiveram quantidade produzida diferente da vendida
Define que deve movimentar os estoques para operações que sejam de produção própria (cliente é a própria empresa).
Quantidade que não foi produzida será devolvida para cliente, no caso de beneficiamento.
Quando marcado os todos os itens que não possuírem um registro serão efetivados com quantidade integral.
Data que deve ser registrada a produção
Itens que devem ser registrados integralmente
Quantidade por pedido de produção, caso não informado não será realizado divisão por quantidades.
Por padrão o percentual de tolerância para abertura de novo pedido é 10%.
P.ex: Quantidade pedida 51, quantidade por pedido 25; desta forma será gerado um item com 25 e um com 26.
Equipamento/recurso que está previsto para realizar a produção dos pedidos de produção selecionados.
Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
Imagens anexadas aos produtos vinculados a produção
Arquivos anexos dos produtos, excluindo as imagens
Data de inicio da produção
Data que foi registrado o final da produção
Pessoas envolvidas no registro da produção

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZVENDAEm manutençãoSÃO LEOPOLDO17/10/2010PRONTA-ENTREGAEm conferênciaLiberado
FILIAL 1COMPRAEmitido / AnaliseSÃO PAULO15/02/2011MOTOBOY RETIRAConferidoBloqueado
FILIAL 2AMOSTRAPendente / PropostaALVORADA19/05/2011CLIENTE RETIRADivergenteLiberado
CD-RSORDEM_DE_SERVICOAprovadoPARIS24/04/2011TRANSPORTADORA RETIRAEm conferênciaBloqueado
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
MATRIZ
VENDA
Em manutenção
Em manutenção
PRONTA-ENTREGA
SEDEX
Em conferência
CIF
1
ESTOQUE
Liberado
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Comportamento:Topo

Relatório

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
MATRIZVENDAEm manutenção17/10/2010SEDEXEm conferência
FILIAL 1COMPRAEmitido / Analise15/02/2011ENCOMENDA PACConferido
FILIAL 2AMOSTRAPendente / Proposta19/05/2011MOTOBOYDivergente
CD-RSORDEM_DE_SERVICOAprovado24/04/2011CLIENTE RETIRAEm conferência
Comportamento:Topo

Relatório de pedidos matricial

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Imprimir

Disponibiliza a impressão do pedido de produção com a opção de selecionar os itens desejados e o layout.
Comportamento:Topo

Abrir pedido

Permitir a abertura do pedido para edição.
Topo

Clonar

Permite clonar um pedido, gerando um novo pedido, igual ao anterior, com as seguintes características:
Topo

Cancelar

Cancela todos os itens pendentes e entregues do pedido.
Cancela somente as pendências para faturamento dos itens "entregues", se marcado "Cancelar quantidades a faturar".
A tela sempre será apresentada, indiferente de haver itens a cancelar, ou não.
Somente itens que estiverem parcial ou totalmente pendentes ou entregues serão cancelados.
Comportamento:Topo

Situação financeira

Atualização de situação financeira
Topo

Cancelar todos

Permite cancelar todos os pedidos filtrados em uma operação única.
Topo

Liberar para produção

Liberar o pedido para iniciar a produção
Topo

Concluir a produção

Confirma a conclusão da produção dos itens do pedido e libera o pedido para emissão de documentos fiscais.
Comportamento:Topo

Gerar pedidos

Gerar pedidos de produção com base no pedido de venda.
Comportamento:Topo

Registrar produção

Registrar a produção integral para o item.
Comportamento:Topo

Desfazer

Procedimento para desfazer o processo produtivo de um item do pedido de produção.

O QUE SIGNIFICA "DESFAZER"?
Comportamento:Topo

Imprimir pedidos

Realizar a impressão dos pedidos que estão sendo apresentados na lista, permitindo a seleção dos itens a serem impressos
Comportamento:Topo

Inconsistência

Registros que podem gerar algum problema no processamento da produção do item.

Comportamento:

Configurações

PEDPROD01.CAD_PEDIDOS_PRODUCAO_01.CARACTERISTAS_NAO_IMPRIMIR

Características que não devem ser impressas no pedido

Características que não devem ser impressas no pedido em PDF, os valores devem ser separadas por vírgula.
Exemplo: TEMPO_1,TEMPO_2,TESTE

Tipo: TEXT

PEDPROD01.CAD_PEDIDOS_PRODUCAO_01.REGISTRAR_INDIVIDUAL

Registrar produção de forma individual ao concluir pedido

Quando marcado os registros de produção como serviço ou setup, devem ser registrados individualmente.

Tipo: FLAG

Valor padrão: N

PEDPROD01.CAD_PEDIDOS_PRODUCAO_01.REGISTRAR_PRODUCAO_UNIFICADA

Registrar a produçõa de forma unificada ao concluir o pedido

Caso marcado, na operação de conclusão do pedido de produção serão apresentados todos os itens que não foram produzidos para registrar a quantidade produzida e consumida.

Tipo: FLAG

Valor padrão: N

PEDPROD01.CAD_PEDIDOS_PRODUCAO_01.SQL_ITENS_GERACAO_PRODUCAO

SQL para apresentação dos itens que podem ser produzidos

SQL para apresentação dos itens que podem ser produzidos.

Comando SQL padrão:

select ip.id as id , p.pedido as "Pedido"
, ip.sequencia as "Seq"
, pr.produto as "Produto"
, pr.descricao as "Produto"
, ip.quantidade as "Quantidade"
, ip.quantidade - coalesce(ip.quantidade_efetiva,0) as saldo 
from itens_pedidos ip 
inner join produtos pr on pr.id = ip.produto_id 
inner join pedidos p on p.id = ip.pedido_id 
where ip.pedido_id =${pedido_id} 
and (quantidade_efetiva is null or (quantidade_efetiva is not null and quantidade_efetiva< quantidade))

Tipo: SOURCE_CODE

PEDPROD01.CAD_PEDIDOS_PRODUCAO_01.SQL_ITENS_REGISTRO_PRODUCAO

SQL para apresentação dos itens que podem ser registrados

SQL para apresentação dos itens que podem ser registrados.

Comando SQL padrão:

select ip.id as id , p.pedido as "Pedido"
, ip.sequencia as "Seq"
, pr.produto as "Produto"
, pr.descricao as "Produto"
, ip.quantidade as "Quantidade"
, ip.quantidade - coalesce(ip.quantidade_efetiva,0) as saldo 
from itens_pedidos ip 
inner join produtos pr on pr.id = ip.produto_id 
inner join pedidos p on p.id = ip.pedido_id 
where p.pedido_consumo_id = ?  
and (quantidade_efetiva is null or (quantidade_efetiva is not null and quantidade_efetiva< quantidade))

Tipo: SOURCE_CODE

PEDPROD01.CAD_PEDIDOS_PRODUCAO_01.VENDEDOR_USUARIO

Se for informado "S" quando criar um novo pedido, o sistema irá sugerir o usuário logado como vendedor do pedido. Por padrão o sistema assume "N".

Regras

Ajustar formulario conforme o tipo de pedido

Ajusta o formulário conforme o tipo de pedido informado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

Apresentar imagens anexadas aos produtos

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

Apresentar plano de pagamento

Apresentar planos de pagamentos do cliente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Bloqueio cancelamento

Bloqueia o cancelamento do pedido caso este já esteja cancelado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Cancelar"

Criar pessoas do pedido

Inclui as pessoas que serão utilizados no pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

Desconto maior que o percentual máximo de desconto do estabelecimento

Desconto não deve ser maior que o percentual máximo de desconto cadastrado no estabelecimento
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Endereço do cliente

Apresentar o endereço do cliente.

Filtrar estabelecimento

Não permitir que o usuário veja pedidos de outros estabelecimentos
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Incluir informações para registro da produção

Incluir informações para registro da produção
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Concluir a produção"

Modificar a query

Modificar a query limitando o tipo de pedido passado por parâmetro.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Modificar a tela de insert

Procedimento deve modificar a tela de insert ocultando campos que não sâo necessarios para o tipo de pedido, levando em conta tambem o tipo de usuario
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Modificar a tela de query

Procedimento deve fazer algumas modificações conforme o nível do usuário
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Modificar insert

Procedimento deve modificar o insert inserindo informações da empresa e estabelcimento
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Montar interface para conclusão do pedido

Montar a interface para concluir o pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Concluir a produção"

Montar interface para desfazer o processo produtivo

Monta a interface para usuário selecionar os itens que devem ser registrados para desfazer o processo de produção.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Desfazer"

Montar tela de geração de pedidos

Apresentar os itens de pedidos que podem ser gerado alguma produção
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Gerar pedidos"

Montar tela de inconsistência

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Inconsistência"

Montar tela de registro da produção

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Registrar produção"

Mostrar endereços

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Mostrar endereços para seleção

Mostrar endereços para seleção
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

Não permitir a edição de valores

Não permitir a edição de valores em pedidos com situação diferente de Manutenção ou Pronto(pois já existe um registro de produção).
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Pessoa informada não é vendedor

Verificar se pessoa informada é um vendedor no sistema
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Popular classificações

Apresenta as opções de classificação para o tipo de pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

Popular contas gerencias

Popula as contas gerencias segundo o estabelecimento selecionado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

Popular contas orçadas

Popula as contas orçadas para o projeto selecionado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Projeto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Projeto" do formulário "Novo"

Popular itens

Popular lista com os itens sugeridos para impressão
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Imprimir"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Imprimir pedidos"

Popular modelos de impressão

Popular modelos de impressão definidos no tipo de pedido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Imprimir"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Imprimir pedidos"

Popular nome completo das pessoas vinculadas ao pedido

Quando informado o código da pessoa deve ser apresentado o seu nome completo.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Pessoas do pedido" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Pessoas do pedido" do formulário "Novo"

Popular tipos pedidos

Atualiza os tipos de pedidos conforme o estabelecimento escolhido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

Popular vendedor e representante do cliente

Caso o cliente possua vendedor e cliente os mesmos devem ser preenchidos
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

Posicionar campo de vendedor

Posicionar o primeiro campo editável na tela de INSERT para o campo de VENDEDOR.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Remover botões

Modificar botões conforme situação e tipo de pedido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Remover botões na lista

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

Remover guias do modulo

Remover as guias de financeiro e entrega do modulo
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Salvar pessoas do pedido

Salvar as pessoas envolvidas no pedido, cada uma para uma função especifica
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Valor em haver

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Veja também