Gestão de pedidos

Política de descontos comerciais

PEDIDOS.RQ-033

Descrição

Este documento tem como objetivo estabelecer o funcionamento e regras relacionadas ao controle que o sistema exerce sobre os descontos nos preços de mercadorias e serviços concedidos em pedidos, orçamentos, documentos, títulos e demais elementos que se referem às relações comerciais entre um estabelecimento e seus clientes.

Fluxo normal

DOCUMENTO EM DESENVOLVIMENTO
Este documento está EM DESENVOLVIMENTO.
As definições informadas aqui podem não estar implementadas no sistema ELIGO

Motivações

Quando um fornecedor (vendedor) concede um "desconto" ao seu cliente (comprador), ele (fornecedor) terá uma redução da margem bruta, e o cliente terá um proveito porque foi lhe reduzido o custo de aquisição.

Esta prática pode ser utilizada para viabilizar uma transação comercial alterando o valor de forma que tanto a margem bruta do fornecedor como o custo de aquisição do cliente atinjam patamares vantajosos por ambas as partes.

Muitas vezes, a motivação deste tipo de prática está relacionada a oferecer produtos excedentes ou com baixa demanda a um preço muito mais baixo do mercado, com o objetivo de promover a demanda, reduzir os custos que podem ocasionar uma armazenagem ou inventário, reduzir o risco de mercadorias estocadas atingirem sua data de validade, etc.

Onde o desconto pode ser informado

Os descontos das transações comerciais entre o estabelecimento e cliente pode ser realizado de diversas formas:

Limites

As políticas de controle de acesso ao registro dos descontos nas transações comerciais estão diretamente relacionadas à manutenção da margem bruta da transação em contexto. O desconto máximo permitido em um produto com uma margem pequena não pode ser o mesmo permitido em um produto que tenha uma margem maior.

Como existem N combinações possíveis acima que podem ser permitidas OU não, dependendo da interpretação de cada empresa. Além disso, as combinações não permitidas podem ter exceções onde serão permitidas através da liberação por um usuário com privilégios especiais.

Uma alternativa "inteligente" seria estabelecer um comportamento baseado no desconto acumulado na operação de cada produto (cliente + lista + item + pedido) comparado com limites informados (estabelecimento, tipo de pedido, usuário (vendedor), produto, classificação ABC, marca, etc). Se o desconto da operação for maior que este limite, a entidade poderá exigir autorização especial. Note que um produto que gira bastante e que tem uma margem de lucro pequena não pode receber o mesmo desconto que um produto que gira pouco com uma margem lucro maior.

Confrontar com:

Uma vez que isso for definido, criar rotina centralizada para a tomada de decisão e ajustar interfaces para usar esta rotina.

Proposta

Rotina central que faça uma análise dos descontos que estão sendo registrados direta ou indiretamente em um item de pedido e que retorna um diagnóstico estruturado formado por indicadores:

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