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Serviços de corte/marcação a laser

PEDIDOS.RQ-024

Descrição

Cenário relacionado a uma empresa que presta serviços de corte/marcação a laser em produtos (matéria-prima) fornecido pelos clientes.

Fluxo normal

Orçamento/Desenvolvimento

O cliente entra em contato com a empresa para o desenvolvimento de uma marcação/corte a laser em algum produto (um cabedal, por exemplo). O desenvolvimento, cria um novo produto e cadastra um orçamento deste produto para o cliente.
A equipe desenvolve este produto, cria a ficha técnica (incluindo um produto que será beneficiado), anexa fotos e imagens ao produto, precifica e encaminha um PDF com o orçamento juntamente com desenhos/fotos disponíveis para o cliente.
Quando o preço é informado no orçamento, este preço é copiado para a lista de preços do cliente (determinar data de validade para este preço). Opcionalmente, o preço pode ser copiado para uma lista padrão.

O orçamento pode então ser cancelado ou aprovado.

No caso do orçamento ser aprovado, a equipe revisa e aprova o produto desenvolvido.
Novo: Produtos sem aprovação somente poderão ser utilizados em tipos de pedidos que aceitem usar produtos não aprovados.
Novo: Apenas usuários específicos podem aprovar um produto - mudar o preenchimento da data para uma ação.
Novo: Mesma coisa na natureza de operação.

Nenhum pedido de beneficiamento é criado neste momento. A produção somente será iniciada a partir do recebimento dos produtos que serão beneficiados.

Recebimento das matérias-primas do cliente

Ao receber os produtos do cliente:

Novo: Na entrada via SDOC, deve existir um sequenciador que gere um número automaticamente ao invés de ter que informa-lo.

Produção


Produtos X Insumos

Os itens de ordem de produção indicam o que deve ser produzido.
Como mapear o que será consumido?

Opção 1 - Insumos na ordem de produção

Incluir itens dos insumos a serem consumidos nas quantidades necessárias na própria ordem de produção mas com alguma marca separando o que será produzido do que será consumido.

Opção 2 - Pedido do tipo "Baixa por consumo"

Criar um outro pedido do tipo "Baixa por consumo" com as matérias-primas que serão consumidas pela ordem de produção. Este pedido seria criado automaticamente a partir da ordem de produção e com as quantidades calculadas através da ficha técnica.
Este pedido poderia ser utilizado com as seguintes finalidades:

Note que no caso de uma ficha-técnica com várias matérias-primas fornecidas pelo cliente, será possível comparar naturalmente as quantidades necessárias com as recebidas pelo cliente. Por exemplo, digamos um desenvolvimento que envolva um cabedal e 25 enfeites por peça de cabedal e que o cliente encaminhe para ser produzido 500 cabedais e 10000 enfeites.
A baixa de consumo apresentará:
Produto QtdQtd recebidaSaldo
Cabedal 500 500 0
Enfeite 12500 10000 2500

Desta forma, a produção não iria iniciar porque falta o cliente entregar 2500 enfeites. Isso seria especialmente útil se o recebimento destes materiais for realizado em partes separadas.

Terceirização de processos

Na ficha técnica, pode-se estabelecer processos que são realizados em terceiros. Nestes casos, deve-se prever algum facilitador para gerar as ordens de produção.

Controle da produção

O controle da produção é realizado através de registros que comprovem a execução dos processos existentes na respectiva ficha-técnica. Por exemplo: Se um TOPE tem os processos de Separação, Costura, Montagem e Acabamento. Cada setor deverá registrar no sistema o pedido e a quantidade processada. De forma que um pedido de 1000 topes, por exemplo, ao ser consultado possa apresentar algo tipo:
Processo Executado Devolvido Pronto Saldo
Separação 1010 10 1000 0
Costura 1000 0 1000 0
Montagem 250 0 250 750
Acabamento 100 0 100 900