Entidade REGRAS_NOTIFICACOES_PEDIDOS

PEDIDOS.REGRAS_NOTIFICACOES_PEDIDOS

Descrição

As regras de notificação de pedidos permitem determinar o envio de mensagens quando um pedido sofrer alteração. O uso mais comum é configurar o envio de e-mails para os usuários que tem alguma relação com o pedido.

As regras são verificadas sempre que um pedido é alterado. Cada regra determina uma condição, a mensagem e os destinatários. As condições estão relacionadas ao tipo do pedido, quais atributos foram alterados e a situação a qual o pedido se encontra.

Atributos

AtributoDomínioRegrasDescrição
IDID(18)Rqd PK Id:
Chave de identificação interna
REGRA_NOTIFICACAO_PEDIDOASC6(80)Rqd Regra:
Nome dado para identificar a regra.
TIPOS_PEDIDOSSELECTION_CHECKTipos de pedidos:
Relação dos tipos de pedidos para o qual o filtro deve ser aplicado. Caso não informado, o filtro é válido para pedidos de qualquer tipo.
TRANSACOESSELECTION_CHECK(10)Transações:
Tipo de transação que está sendo executado. Permite definir que a notificação seja gerada apenas na inclusão, alteração e/ou exclusão de uma atividade.

Valores permitidos:
  • 2 - Alteração
  • 3 - Inclusão
  • 4 - Exclusão
ATRIBUTOS_ALTERADOSSELECTION_CHECKAtributos alterados:
Quando informado, indica que a notificação somente será realizada no caso de algum dos campos selecionados ser alterado.
ESTABELECIMENTOSSELECTION_CHECKEstabelecimentos:
Relação de estabelecimentos para os quais se deseja que esta notificação seja gerada. Caso não informado, a notificação será gerada para todos os estabelecimentos.
SITUACOESSELECTION_CHECKSituações:
Quando informado indica que somente pedidos que estiverem em uma das situação indicadas serão notificadas.
Note que se for desejado enviar um e-mail quando um pedido entrar em execução (mas não notificar alterações durante a execução), basta configurar para enviar quando o atributo "Situação" for alterado para "Em execução".

Ver: Situação
SQL_CONDICIONALSOURCE_CODECondição (SQL):
Permite definir um SQL como condição para a regra ser executada. Caso o SQL não retorne registros, a regra não será disparada. Porém, se o SQL retornar ao menos um registro, a regra será válida para executar a notificação.

Para mais informações consult a FAQ Como criar um SQL condicional em uma regra de notificações de pedidos?
TITULOTEXT(160)Rqd Título:
Título para ser usado na notificação. O título pode ser composto por macros relacionadas com o pedido.

Os macros disponíveis são:

tipo de pedido = ${tipo_pedido}
cliente = ${cliente}
nome completo do cliente = ${cliente_nome_completo}
frete total = ${total_frete}
pedido = ${pedido}
estabelecimento = ${estabelecimento}
pessoa de contato = ${pessoa_contato}
vendedor = ${vendedor}
data de entrega = ${data_entrega}
data de emissão = ${data_emissao}
data de cancelamento = ${data_cancelamento}
valor total = ${valor_total}
data programada = ${data_programada}
agente = ${agente}
transportadora = ${transportadora}
endereço = ${endereco}
endereço do cliente = ${endereco_cliente}
email do cliente = ${email_cliente}
email do vendedor = ${email_vendedor}
email do fornecedor = ${email_fornecedor}
email do representante = ${email_representante}
email do estabelecimento = ${email_estabelecimento}
email do vendedor do cliente = ${email_vendedor_cliente}
email do representante do cliente = ${email_representante_cliente}
email de contato = ${email_contato}

Pode ser utilizar a macro de substituição da entidade Pedidos, utilizando a tag "ped". Por exemplo:
${ped.findCliente().getEndereco("EMAIL_NFE")}
MENSAGEMTEXT_LONGRqd Mensagem:
Texto a ser utilizado para a mensagem a ser enviada.
Este texto pode utilizar os campos macros referindo-se a atributos do pedido.

Os macros disponíveis são:
Tipo de pedido = ${tipo_pedido}
Cliente = ${cliente}
Nome completo do cliente = ${cliente_nome_completo}
Frete total = ${total_frete}
Pedido = ${pedido}
Estabelecimento = ${estabelecimento}
Pessoa de contato = ${pessoa_contato}
Vendedor = ${vendedor}
Data de entrega = ${data_entrega}
Data de emissão = ${data_emissao}
Data de cancelamento = ${data_cancelamento}
Valor total = ${valor_total}
Data programada = ${data_programada}
Agente = ${agente}
Transportadora = ${transportadora}
Endereço = ${endereco}
Endereço do cliente = ${endereco_cliente}
Usuário logado na sessão = ${login_usuario}

Pode ser utilizar a macro de substituição da entidade Pedidos, utilizando a tag "ped". Por exemplo:
${ped.findCliente().getEndereco("EMAIL_NFE")}
PARAMETROSSOURCE_CODEParâmetros:
Lista de consultas (SQL) que permitem mapear parâmetros adicionais que podem ser utilizados no layout da mensagem.
Esses consultas devem ser baseadas no ${id} do pedido.

Exemplo: Incluir a possibilidade de utilizar o parâmetro ${DATA_EMISSAO} na mensagem:
SELECT DATA_EMISSAO AS DATA_EMISSAO_PEDIDO FROM PEDIDOS WHERE ATIVIDADE_ID = ${id};
SELECT ... ;
MODELO_PDFTEXTModelo de pdf:
Indica os modelos de leiaute de relatórios PDF que podem ser utilizados para impressão do processo.

Padrão de preenchimento:
caminho do arquivo=nome do relatório
Onde:
  • caminho do arquivo: Diretório ou pasta com o arquivo jasper utilizado para impressão do relatório.
  • nome do relatório: Nome do leiaute ou relatório para seleção pelo usuário e que represente a saída PDF escolhida.
DESTINOSTEXT_LONGRqd Destinos:
Relação de destinos que devem receber a notificação.
Cada linha corresponde a um destino.
Os seguintes destinos são aceitos:
cliente - envia email para o cliente do pedido
vendedor cliente - envia um email para o vendedor cadastrado para o cliente do pedido
representante cliente - envia um email para o representante cadastrado para o cliente do pedido
fornecedor - envia email para o fornecedor do pedido
vendedor - envia email para o vendedor do pedido
estabelecimento - envia email para o estabelecimento do pedido
representante - envia um email para o representante do pedido
email_contato - envia um email para o email de contato informado no pedido. Caso não tenha, será enviado para o email do cliente

Para alterar o "de" e "responder para" do mensagem, deve-se ao colocar na frente "mailto:" email de destino e um a sintaxe "?from=" seguido do email remetente. O mesmo vale para "responder para", porém deve-se colocar a sintaxe "?reply-to=" seguido do email para resposta. Caso inserido "de" e/ou "responder para", deve-se colocar o assunto na frente com a sintaxe "?subject=" seguindo do assunto.

Exemplo: mailto:cliente?from=suporte@prd.inf.br&reply-to=prd@prd.inf.br&subject=assunto

Macros aceitos para os destinos:

email do cliente = ${email_cliente}
email do vendedor = ${email_vendedor}
email do fornecedor = ${email_fornecedor}
email do representante = ${email_representante}
email do estabelecimento = ${email_estabelecimento}
email do vendedor do cliente = ${email_vendedor_cliente}
email do representante do cliente = ${email_representante_cliente}
email de contato = ${email_contato}

Para mais informações, consulte a FAQ Como informar dados para envio de e-mails?.

Pode ser utilizar a macro de substituição da entidade Pedidos, utilizando a tag "ped". Por exemplo:
${ped.findCliente().getEndereco("EMAIL_NFE")}
ENVIO_SINCRONOFLAG(1)Rqd Envio síncrono:
Por padrão, as notificações são enviadas de forma assíncrona, ou seja, a alteração do registro é realizada de forma independente do envio da notificação. Quando o envio é síncrono, o processamento aguarda o envio da notificação e caso ela não seja possível de ser feita, o processamento é interrompido (e o pedido não é alterado).

Valor padrão = N
AVISAR_EMITENTEFLAG(1)Rqd Avisar emitente:
Indica se deve ser apresentada uma mensagem informando que a notificação foi gerada e enviada aos destinatários. Não significa que a mensagem foi entregue aos destinatários.

Valor padrão = S
ATIVOFLAG(1)Rqd Ativo:
Indica se esta regra que esta ou não ativa. Regras inativas não geram notificações.

Valor padrão = S
ANEXAR_TITULOS_PEDIDOFLAG(1)Anexar títulos:
Indica se os títulos (boletos) na situação "Aberto" irão ser anexos no e-mail de notificação.

Valor padrão = N