Gestão de pedidos

Índice

Manutenção de pedidos

PEDIDOS.MAN_PEDIDOS

Descrição

Interface para manutenção de pedidos, alterando informações como vendedor, representante.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Manutenção pedidos:

Campos:

Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Define o estabelecimento que devem ser excluídos os pedidos.
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Indica a categoria que classifica os pedidos.
  • Agrupador - Define que é um pedido que agrupa outros pedidos. Um pedido agrupador não poderá possuir itens.
  • Borderô - Tipo de pedido utilizado para controle de recebimentos de uma atividade ou dia. P.ex.: Borderô de estacionamento.
  • Compra - Tipos de pedidos que irão gerar uma entrada de produtos no estoque. P.ex.: Ordem de Compra.
  • Cotação - São orçamentos de compra feitos com os fornecedores.
    A aprovação de uma cotação pode gerar uma ordem de compra assim como um orçamento pode gerar um pedido de venda.
  • Interna - Define um pedido que será realizado com os produtos e quantidades que deverão ser comprados (ou produzidos) para atender as necessidades (de venda ou de consumo) do estabelecimento para um determinado período.
    Ao contrário das ordens de compra tradicionais, a solicitação internas não tem um fornecedor (o fornecedor seria o próprio estabelecimento) e serve como referência para a elaboração de cotações e ordens de compra tradicionais.
  • Consumo - Tipo de pedido para realizar o consumo de produtos ou serviços para realização da produção/manufatura/beneficiamento/consumo interno.
  • Orçamento - Tipos de pedidos que representam apenas algum tipo de orçamento ou cotação. Estes pedidos não irão movimentar estoque.
  • Produção - Tipo de pedido para realização da produção/manufatura/beneficiamento.
  • Representação - O tipo de pedido de representação é quando o estabelecimento não é o Fornecedor ou Cliente, mas é o intermediador entre cliente e fornecedor.
  • Serviço - Define um pedido de prestação de serviço. P.ex.: Consultoria, mão-de-obra, OS de veículos, OS de serviços, etc.
  • Transferência - Pedidos de transferência entre estabelecimentos de uma empresa ou transferência de estoques entre empresas.
  • Outro - Define um pedido especial. P.ex.: Um pedido interno que não é um pedido de venda nem de compra.
  • Venda - Tipos de pedidos que representam uma venda.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Pessoa que será destinada a mercadoria
Nome completo da pessoa de entrega
Vendedor informado no cadastro do cliente, pode ser igual ao vendedor que realizou a operação
Indica a pessoa responsável pela venda do pedido. Normalmente esta pessoa está sujeita a receber uma comissão.
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Data de validade do orçamento, após o qual a proposta deverá ser revisada junto a empresa e o cliente para ajuste dos termos da negociação, principalmente dos valores dos serviços e produtos.
O orçamento será alterado para a situação "Vencido" no dia imediatamente posterior a data de validade da proposta.
Data e hora que o pedido foi determinado como perdido
Data limite para garantia do pedido ou serviço prestado. Preenchido automaticamente com base no campo "Prazo em dias para garantia".
Data em que o pedido foi aprovado.
Data e hora em que o pedido foi considerado pronto (produtos entregues e/ou serviços concluídos) pela produção/suporte/atendimento.
Data em que a totalidade dos itens do pedido foram entregues ao destinatário do pedido.
Esta data é igual a data de emissão do último documento emitido e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques.
Pedidos de representação será a data de emissão do último documento vinculado pedido.
Data e hora em que a execução do pedido foi iniciada.
Data e hora hora da primeira impressão do pedido, quando o pedido já tiver sido impresso.
Data e hora para quando a entrega do pedido está programada. Este campo pode ser calculado através da união dos campos Data programada e Hora programada.
Data e hora da última alteração realizada no pedido.
Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
Usuário que realizou a última atualização no pedido
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Define se os pedidos em manutenção irão ser cancelados ou excluídos. Para isto, informe "E" (excluir) ou "C" (cancelar).
  • Cancelar - Deve cancelar os pedidos.
  • Excluir - Deve excluir os pedidos.
Define se deve cancelar/excluir pedidos sem itens.
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Observações da forma que foi combinada com o cliente para a liquidação do valor
Texto livre para informações relacionadas ao contato com requisitante do pedido (cliente).
Observações exclusivas para o fornecedor
Domínio genérico para tratamento de atributos contendo textos longos e com quebras de linha. A entrada de dados é feita através de um campo multi-linhas com largura e altura variáveis (padrão de 100 caracteres por linha e 6 linhas).
Na apresentação, este domínio desconsidera quaisquer tags HTML que estiverem nele, ou seja, mostra as tags e não formata de acordo com elas.

Propriedades (format)

pop-editor

Define se a forma de edição será em um dropbox
Padrão: no

pop-editor-width

Define a largura para o campo de edição do valor, o valor passado é no formato css
Padrão: 60em

pop-editor-height

Define a altura para o campo de edição do valor, o valor passado é no formato css
Padrão: 6em
Observações sobre o atendimento, resultado de um serviço ou detalhamento sobre o que resultou o pedido.
Valor de crédito tomado do cliente neste pedido. Este valor será preenchido sempre que os seguintes critérios estiverem sendo atendidos:
  • O tipo de pedido está marcado para tomar crédito ou para usar o plano de pagamento e o plano de pagamento indica que deve tomar crédito;
  • O cliente não é o consumidor final (conforme preferencia PESSOA.CONSUMIDOR_FINAL_ID);
  • O pedido não tem títulos vinculados;
  • O pedido está na situação "Pendente / Proposta", "Em trânsito", "Em execução", "Pronto", "Entregue" ou "Aprovado". Todas as demais situações "Manutenção", "Emitido", "Vencido", "Perdido" ou "Cancelado" não tomam crédito.

Quando um destes critérios não estiver sendo atendido, então o este atributo fica preenchido com 0 (zero).

O valor é calculado a partir das quantidades pendentes, ou seja, quando um pedido está parcialmente atendido, o crédito tomado será apenas do respectivo valor de saldo.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
VENDA
COMPRA
AMOSTRA
ORDEM_DE_SERVICO
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir todos

Exclui todos os pedidos, conforme informado nos filtros.
Topo

Excluir ou cancelar pedidos em manutenção

Exclui ou cancela pedidos em manutenção.

Para isto, deve ser informado se são pedidos com ou sem itens e se devem ser cancelados ou excluídos.
Topo

Atualizar quantidades

Caso executado será calculado as quantidades vinculadas a documentos e atualizado a quantidade a entregar e faturar.
Topo

Recalcular créditos tomados

Essa ação recalcula o crédito tomado em todos os pedidos filtrados, e corrige os que estiverem incorretos.