Gestão de pedidos

Índice

Manutenção de itens de pedidos

PEDIDOS.MAN_ITENS_PEDIDOS

Descrição

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Manutenção pedidos:

Campos:

Sequência do item no pedido.
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Quantidade de produtos (mercadorias ou serviços) solicitada pelo cliente.
Não é permitido informar quantidades menores que zero.
Somente é permitido informar quantidade zero caso definido no campo Permite itens com quantidade zerada do respectivo tipo de pedido.
Valor unitário do produto.
O valor pode assumir significados diferentes, dependendo do contexto ou do tipo de pedido. P.ex.:
  • Pedido de transferência entre estabelecimentos: Custo de aquisição
  • Pedido de venda: Preço de venda
  • Pedido de compra: Preço
Situação específica deste item.
  • Pendente - O ítem ainda não foi entregue e não está cancelado.
  • Aprovado - Item de pedido aprovado para ser executado.
  • Em execução - Item está em execução.
  • Pronto - O item do pedido está pronto para ser entregue, somente será considerado caso informado a quantidade efetiva e data de termino preenchida.
  • Entregue - O ítem já foi entregue.
  • Cancelado - O ítem foi cancelado.
  • Perdido - Foi informada uma data de perda. Indica que o item não poderá mais ser atendido. Equivale ao cancelado.
Observações adicionais sobre o item de pedido.
Esta informação será repassada para o documento conforme configurado no campo "Incluir observações itens pedidos" da natureza de operação.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Quantidade solicitada que ainda não foi entregue e nem cancelada.
A quantidade pendente é calculada da seguinte forma:
quantidade pendente = quantidade solicitada - quantidade entregue - quantidade cancelada
No caso de quantidade entrega maior do que a quantidade solicitada, a quantidade pendente será sempre 0.
Quantidade de produtos já entregues para o destinatário do pedido.
Este valor é atualizado automaticamente através dos registros de entregas.
Note que, dependendo da tolerância informada no respectivo tipo de pedido, é possível entregar uma quantidade maior do que a quantidade do pedido.
Quantidade de produtos que foi cancelada por desistência ou por divergência comercial. Quando um item é parcialmente entregue e o cliente não desejar que o saldo seja entregue, então este saldo deve ser cancelado.
Quantidade fornecida acima da quantidade pedida.
A quantidade fornecida acima da quantidade pedida é calculada da seguinte forma:
quantidade acima da quantidade pedida = quantidade entregue - quantidade pedida
Valor de quantidade temporária (será utilizada para realizar a próxima saída/faturamento).
Deve ser usada para realizar a entrega parcial.
Obrigatoriamente deve ser preenchido com o valor pendente.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Quantidade pendente de faturamento (inicialmente deve ser igual a quantidade pedida).
A quantidade a faturar é calculada da seguinte forma:
quantidade a faturar = quantidade solicitada - quantidade faturada - quantidade para faturamento cancelada
Quantidade já faturada e vinculada a um documento.
Quantidade para faturamento cancelada.
Quantidade reservada para o próximo faturamento.
Outras quantidades
Quantidade que foi devolvida pelo destinatário e não liberada para um novo faturamento.
Quantidade de mercadorias ou serviços que foram efetivamente consumidas por operações formalizadas nos históricos do pedido.
A quantidade informada neste campo permite que se compare a quantidade pedida com a realizada. P.ex: Na troca de óleo de um veículo, a OS considera 1h, mas foi executado em 0,78h.
Este valor é automaticamente atualizado por alterações na entidade Históricos de pedidos
Quantidade a carregar
Quantidade que foi separada nos carregamentos.

Quando é executado o relatório de impressão de diversos na listagem dos carregamentos, esta quantidade é atualizada com a quantidade a carregar.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Valor de ICMS ST para o item.
Números de séries dos equipamento ou produto que fazem parte do item do pedido.
Pode ser informado mais de um número de série, informando um número por linha.
Valor do custo unitário informado para o item.
Pode ser utilizado para:
  • Informar o valor de uma cotação/consulta de preços do produto/serviço junto a um determinado fornecedor, ou
  • Para determinar o custo do produto a ser utilizado no cálculo da Margem de Contribuição (MC) do pedido. Para considerar este valor como "custo do item na MC" é preciso marcar o campo "Utilizar como custo setado".
Este valor não altera o custo médio do produto no estoque.
Observações sobre o custo informado no item. Por exemplo, o fornecedor em que foi cotado o produto.
Determina se o valor informado será utilizado como custo unitário para o item.
  • Marcado: Será utilizado como custo da mercadoria/serviço para cálculo da margem de contribuição (MC) do item no pedido e não influenciará o custo médio do produto.
  • Desmarcado: Será apenas informativo no item, sem alterar a margem de contribuição. Neste caso, será utilizado o custo médio do produto no estoque para cálculo da margem de contribuição.
Quantidade utilizada para o produto variação, que deve ser informada somente para produtos que são variação de outro, e que será sugerido conforme fator de conversão.

Caso informado o valor deve ser superior a zero.
Observações para o produto. P.ex: Informações para produção do produto, separação do produto, embalagem do produto.

Campo é apresentado quando ativo ("Item com observações produto") no tipo de pedido

Esta informação não será repassada para o pedido de venda, ou documento fiscal.
Identificação para o lote de produção do produto.
Esta informação é apresentada de acordo com o que estiver definido no campo "Identificação do lote" do respectivo tipo de produto.
Será gerada automaticamente uma identificação do lote somente quando a situação do pedido for "Pendente/Proposta" e o campo "Identificação do lote" do respectivo tipo de produto estiver definido como "Automático"
Pode ser informado mais de uma identificação de lote, separadas por linhas (um lote por linha).

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário: