Gestão de pedidos

Índice

Consulta de itens de pedido

PEDIDOS.CON_ITENS_PEDIDOS_SERVICO

Descrição

Consultar itens de pedidos

Campos:

Texto livre sem quebras de linha e apenas com caractéres maiúsculos
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Indica a categoria que classifica os pedidos.
  • Agrupador - Define que é um pedido que agrupa outros pedidos. Um pedido agrupador não poderá possuir itens.
  • Borderô - Tipo de pedido utilizado para controle de recebimentos de uma atividade ou dia. P.ex.: Borderô de estacionamento.
  • Compra - Tipos de pedidos que irão gerar uma entrada de produtos no estoque. P.ex.: Ordem de Compra.
  • Cotação - São orçamentos de compra feitos com os fornecedores.
    A aprovação de uma cotação pode gerar uma ordem de compra assim como um orçamento pode gerar um pedido de venda.
  • Interna - Define um pedido que será realizado com os produtos e quantidades que deverão ser comprados (ou produzidos) para atender as necessidades (de venda ou de consumo) do estabelecimento para um determinado período.
    Ao contrário das ordens de compra tradicionais, a solicitação internas não tem um fornecedor (o fornecedor seria o próprio estabelecimento) e serve como referência para a elaboração de cotações e ordens de compra tradicionais.
  • Consumo - Tipo de pedido para realizar o consumo de produtos ou serviços para realização da produção/manufatura/beneficiamento/consumo interno.
  • Orçamento - Tipos de pedidos que representam apenas algum tipo de orçamento ou cotação. Estes pedidos não irão movimentar estoque.
  • Produção - Tipo de pedido para realização da produção/manufatura/beneficiamento.
  • Representação - O tipo de pedido de representação é quando o estabelecimento não é o Fornecedor ou Cliente, mas é o intermediador entre cliente e fornecedor.
  • Serviço - Define um pedido de prestação de serviço. P.ex.: Consultoria, mão-de-obra, OS de veículos, OS de serviços, etc.
  • Transferência - Pedidos de transferência entre estabelecimentos de uma empresa ou transferência de estoques entre empresas.
  • Outro - Define um pedido especial. P.ex.: Um pedido interno que não é um pedido de venda nem de compra.
  • Venda - Tipos de pedidos que representam uma venda.
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
Quantidade de produtos (mercadorias ou serviços) solicitada pelo cliente.
Não é permitido informar quantidades menores que zero.
Somente é permitido informar quantidade zero caso definido no campo Permite itens com quantidade zerada do respectivo tipo de pedido.
Quantidade de produtos que foi cancelada por desistência ou por divergência comercial. Quando um item é parcialmente entregue e o cliente não desejar que o saldo seja entregue, então este saldo deve ser cancelado.
Quantidade solicitada que ainda não foi entregue e nem cancelada.
A quantidade pendente é calculada da seguinte forma:
quantidade pendente = quantidade solicitada - quantidade entregue - quantidade cancelada
No caso de quantidade entrega maior do que a quantidade solicitada, a quantidade pendente será sempre 0.
Situação específica deste item.
  • Pendente - O ítem ainda não foi entregue e não está cancelado.
  • Aprovado - Item de pedido aprovado para ser executado.
  • Em execução - Item está em execução.
  • Pronto - O item do pedido está pronto para ser entregue, somente será considerado caso informado a quantidade efetiva e data de termino preenchida.
  • Entregue - O ítem já foi entregue.
  • Cancelado - O ítem foi cancelado.
  • Perdido - Foi informada uma data de perda. Indica que o item não poderá mais ser atendido. Equivale ao cancelado.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZPendente
FILIAL 1Aprovado
FILIAL 2Em execução
CD-RSPronto

Regras

Modificar a pesquisa com o filtro

Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Montar tela de query

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"