Gestão de pedidos

Índice

Cadastro de Tipos de históricos de pedidos

PEDIDOS.CAD_TIPOS_HISTORICOS_PEDIDOS

Descrição

Interface para manutenção de Tipo de histórico de pedido.

Campos:

Nome dado para o tipo de histórico. Ex: Emissão, Aprovação, Cancelamento, Faturamento, etc.
Indica que este tipo de histórico tem um comportamento específico.
  • Aprovação - Representa uma aprovação por parte do fornecedor do pedido. A data de aprovação do pedido é a data do histórico.
  • Cancelamento - O pedido é cancelado. A descrição do histórico deve ser o motivo de seu cancelamento.
  • Descritivo - Histórico deve ser descritivo, obrigatoriamente deve ser preenchido a descrição, e o valor deve ser 0
  • Emitir - Dispara o processo de emissão do pedido.
  • Material - O histórico evidencia uma movimentação de material do pedido.
  • Nenhum - Nenhuma operação específica é realizada.
  • Produto Novo - Deve ser informado um produto diferente do pedido
  • Revisão - O pedido será revisado.
  • Consumo - Ao ser registrado será gerado um documento movimentando o estoque, e o produto vinculado não irá ser vinculado como item de pedido.
  • Execução - Evidencia que o pedido está sendo executado. Caso ainda não informado, registra a data de execução no pedido.
Quando marcado, o início de um histórico encerra o histórico anterior da mesma pessoa (desde que seja do mesmo dia).
Código do serviço relacionado com este tipo de histórico.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Define se é exigido informar um produto
Indica se é permitido realizar o consumo de materiais (quantidade efetiva) para produtos não informados nos itens da OS onde o material está sendo consumido.
P.ex.: Se for consumido um produto X e o mesmo não estiver registrado em um item da OS será incluído, automaticamente, um item para este produto na OS com a respectiva quantidade consumida (quantidade efetiva).
Usado apenas em registros de consumo de materiais. Indica se a quantidade de material informada deve ser somada, ignorado ou subtraída das quantidades efetivas dos itens do pedido.
  • Nula - Não altera a quantidade do item
  • Incrementar - Aumenta a quantidade efetiva do item pela quantidade informada no histórico.
  • Decrementar - Reduz a quantidade efetiva do item pela quantidade informada no histórico.
Define se o histórico a ser inserido deve possuir data de inicio e fim obrigatórias.
Determina qual o papel do responsável pela execução do histórico em relação ao pedido. A inclusão de um histórico deste tipo irá atualizar o respectivo atributo do pedido.
  • Agente
  • Responsável pela aprovação
  • Técnico responsável - A pessoa que efetivou o histórico passa será marcado como o técnico responsável do pedido.
  • Vendedor
Define se deve incluir o processo da ficha técnica do produto
Define que os históricos deste tipo registram a data de algum evento do respectivo pedido, e que pode, consequentemente, alterar a situação do mesmo.
  • Cancelamento - Informa uma data de cancelamento no pedido.
  • Execução - Registra, caso não informada, a data de execução do pedido.

Operações

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Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
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Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
AprovaçãoNãoNãoNãoNulaNãoAgenteNãoCancelamento
CancelamentoSimSimSimIncrementarSimResponsável pela aprovaçãoSimExecução
DescritivoNãoNãoNãoDecrementarNãoTécnico responsávelNãoCancelamento
EmitirSimSimSimNulaSimVendedorSimExecução
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Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
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Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
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Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
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Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
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Importar

Funcionalidade que permite importar dados para o bloco desejado.
Topo

Exportar

Funcionalidade que permite exportar os dados de um bloco.
AprovaçãoNãoNãoNãoNulaNãoAgenteNãoCancelamento
CancelamentoSimSimSimIncrementarSimResponsável pela aprovaçãoSimExecução
DescritivoNãoNãoNãoDecrementarNãoTécnico responsávelNãoCancelamento
EmitirSimSimSimNulaSimVendedorSimExecução