Gestão de pedidos

Índice

Classificações de pedidos

PEDIDOS.CAD_CLASSIFICACOES_PEDIDOS

Descrição

Interface para manutenção das classificações e prioridades para atendimento dos pedidos, utilizadas para ordenar e priorizar a ordem de atendimento dos pedidos pela expedição.
Permite selecionar os tipos de pedidos que podem receber a classificação.
P.ex.:

Campos:

Nome dado para identificar a classificação de um pedido.
Ex:
  • PRONTA-ENTREGA
  • MOTOBOY RETIRA
  • CLIENTE RETIRA
  • TRANSPORTADORA RETIRA
  • URGENTE
  • 48 HORAS
Descrição da classificação ou prioridade de atendimento dos pedidos.
Ex:
  • Pedidos de até 06 itens que serão entregues em até 30 min após emissão do mesmo; (manhã até 11:30 e tarde até 18:18).
  • Pedidos para entrega em até 48 horas após a solicitação do cliente.
  • URGENTE: Cliente retira em até 30 minutos.
  • Transportadora retira no final do dia.
Define a prioridade do pedido. Quanto mais próximo de 0 maior a sua prioridade.
Permite selecionar os tipos de pedidos que são permitidos para a classificação.
Indica se a classificação da prioridade está ativa, ou não.
Quando informado, indica que esta classificação somente pode ser utilizada por usuários que tenham este cargo/função.
Indica uma condição que deve ser atendida para que esta classificação possa ser utilizada em um determinado pedido. A condição é registrada através de uma expressão SQL. A contextualização do SQL deve ser feita com a macro "${id}" que deve representar o ID do pedido que está sendo classificado. Para poder classificar este pedido com esta classificação, então este SQL deverá retornar pelo menos um registro. Caso contrário, uma exceção será disparada e o pedido não poderá ser alterado.

Exemplo:
select 1
from pedidos p
join incoterms i on i.id = p.tipo_frete_id
where p.id = ${id}
and i.sigla = 'CIF'
and p.situacao in ('A','I','P')
and p.valor_servicos = 0
Mensagem que deverá ser apresentada para o usuário no caso da condição não ser atendida.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
PRONTA-ENTREGAPedidos de até 06 itens que serão entregues em até 30 min após emissão do mesmo; (manhã até 11:30 e tarde até 18:18).Não
MOTOBOY RETIRAPedidos para entrega em até 48 horas após a solicitação do cliente.Sim
CLIENTE RETIRAURGENTE: Cliente retira em até 30 minutos.Não
TRANSPORTADORA RETIRATransportadora retira no final do dia.Sim
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
PRONTA-ENTREGA
Pedidos de até 06 itens que serão entregues em até 30 min após emissão do mesmo; (manhã até 11:30 e tarde até 18:18).
Não
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.

Regras

Salvar tipos pedidos

Salva os tipos de pedido que forem selecionados como permitidos para a classificação.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"