Pedidos para exportação

Índice

Exportação

PEDEXP02.CAD_PEDIDOS_EXPORTACAO_02

Descrição

Interface para manutenção de pedidos de exportação

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Pedidos de exportação:

Campos:

Motivo pelo qual o pedido está sendo reaberto para edição. Este campo é utilizado para manter um histórico das alterações (versões) do pedido.
Chave de identificação única do pedido. Montada conforme estiver definido no campo "Chave do pedido" do respectivo tipo de pedido. Normalmente será formada pela concatenação do número do pedido, sua série e versão.
Exemplo: 487/2016 v2

Ver também: Numeração/identificação de pedidos
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Identificação da série do pedido. A série é utilizada para segmentar a numeração dos pedidos e seu uso está condicionado ao que estiver configurado no campo "Série" do respectivo tipo de pedido. Existem basicamente 3 comportamentos disponíveis:
  • Não usar: (comportamento padrão) Neste caso, todos os pedidos são emitidos com a série 0.
  • Informar: O usuário terá de informar a série no momento da emissão do pedido.
  • Anual: A série é automaticamente preenchida com o ano corrente. Neste comportamento, a numeração dos pedidos também é automaticamente reiniciada todos os anos.

Ver também: Numeração/identificação de pedidos
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Filtro que representa todas as situações de pedido que indicam que ainda falta alguma coisa a ser embarcada.
  • Listar apenas pedidos que não tem saldo a entregar
  • Listar apenas pedidos com algum saldo a entregar
Valor padrão: S
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Identificação do grupo do fornecedor. Calculado automaticamente com o grupo do fornecedor (planta).
Identificação do fornecedor dos produtos.
Identifica a empresa que fará a importação do pedido no exterior. Caso não informado, a importação será realizada pelo cliente final.
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome do representante. Deve ser uma pessoa previamente cadastrada no sistema.
Quando informado, indica o nome do operador que está fazendo a intermediação do pedido para o cliente. Seria a pessoa com quem o vendedor está negociando.
Indica a pessoa que é responsável pelas questões técnicas/de qualidade do pedido.
Na operação de cópia, informa o número de pedidos que serão gerados. Informe um número entre 1 e 25
Sigla utilizada para representar as condições de compra e venda estabelecidas entre as partes.
Ex:
  • CIF
  • FOB
  • DDP
Indica em que moeda este pedido é realizado.
Caso não informado, o sistema assume assume a moeda padrão do tipo de pedido,
se o tipo de pedido não tiver moeda padrão definida então assume a moeda padrão conforme definido em Moedas.

OBS: O campo só aparecerá na tela se no tipo de pedido o campo "Permite moeda alternativa" estiver marcado (valor: Sim)
Cotação da moeda com relação à moeda padrão do sistema. Este campo somente é informado caso a moeda do pedido seja diferente da moeda padrão do sistema e é utilizado quando a cotação a ser utilizada é fixada.
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Prazo de pagamento proposto ou acertado com o fornecedor.
Deve utilizar a seguinte forma:
7/14/21 - Representando:
7 dias, 14 dias e 21 dias., neste caso cada um representando 1/3 do valor total do pedido.
Peso total estimado para a carga (em toneladas)
Campo livre para incluir informações sobre o embarque.
Este campo pode ser preenchido com textos tipo:
  • Week 26
  • Week 25 to 27
  • etc.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Data prevista para o faturamento/embarque deste pedido.
Data prevista para a entrega do pedido no cliente.
Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE.
Data em que a totalidade dos itens do pedido foram entregues ao destinatário do pedido.
Esta data é igual a data de emissão do último documento emitido e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques.
Pedidos de representação será a data de emissão do último documento vinculado pedido.
Número do(s) documento(s) que embarcaram este pedido.
Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Define o modelo de relatório que vai ser impresso
E-mail do fornecedor a qual deve ser enviado o pedido.
E-mail do cliente a qual deve ser enviado o pedido.
E-mail do fornecedor a qual deve ser enviado o pedido.
E-mail do estabelecimento a qual deve ser enviado o pedido.
Assunto do E-mail que será enviado junto ao pedido
Data em que o pedido foi cancelado.
Motivo(s) do cancelamento integral do pedido.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Em manutençãoMATRIZVENDACIF
Emitido / AnaliseFILIAL 1COMPRAFOB
Pendente / PropostaFILIAL 2AMOSTRADDP
AprovadoCD-RSORDEM_DE_SERVICOCIF
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Envio de e-mail

Envia o pedido por e-mail para o cliente e fornecedor.
Comportamento:Topo

Relatório

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Emitir pedido

Realizar a emissão do pedido
Comportamento:Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Topo

Embarque

Ação que permite ao usuário registrar a confirmação de embarque (faturamento) do pedido (parcial ou total).
Topo

Cancelamento

Permite cancelar um pedido. O cancelamento é ralizado através da informação de uma data do cancelamento e do respectivo motivo.
Topo

Cópia

Permite fazer uma ou mais cópias de um pedido existente. Ao selecionar esta ação, o sistema pede algumas informações para o usuário, incluindo o número de cópias.
Caso o usuário informar um número de cópias maior do que 1, então o sistema pede pelas datas de entrega para cada pedido.

Os campos captador e vendedor poderão vir sugeridos com os mesmos operadores do pedido que está sendo copiado ou não conforme definido na preferencia PEDEXP02.CAD_PEDIDOS_EXPORTACAO_02.LIMPAR_CAPTADOR_VENDEDOR_COPIA.

Comportamento:Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.

Dúvidas frequentes

  • Pedidos de exportação atendidas por mais do que um fornecedor
  • Configurações

    PEDEXP02.CAD_PEDIDOS_EXPORTACAO_02.LIMPAR_CAPTADOR_VENDEDOR_COPIA

    Limpar os campos de captador e vendedor na operação de cópia

    Quando marcado, ao executar a cópia de um pedido, os campos de captador e vendedor virão limpos, exigindo que o usuário informe-os novamente. Isso é utilizado para evitar erros na emissão de pedidos copiados que deveriam ser emitidos para outros operadores.

    Tipo: FLAG

    PEDEXP02.CAD_PEDIDOS_EXPORTACAO_02.MAXIMO_COPIAS

    Número máximo de cópias

    Indica o número máximo de cópias aceitos na operação de cópia de pedidos.

    Tipo: INTEGER

    Valor padrão: 25

    PEDEXP02.CAD_PEDIDOS_EXPORTACAO_02.NOTIFICAR_MAIL

    Endereços de e-mail que deverão receber notificação de pedidos emitidos

    Quando informado, indica uma relação de e-mails (separados por vírgula) que deverão ser notificados quando um pedido for emitido.

    Tipo: TEXT

    PEDEXP02.CAD_PEDIDOS_EXPORTACAO_02.RESTINGIR_ACESSO_USUARIO

    Restringir o acesso dos usuários aos dados da interface.
    • Vendedor pode olhar somente seus pedidos
    • Fornecedor por olhar somente os seus pedidos.

    Valor padrão: N

    PEDEXP02.CAD_PEDIDOS_EXPORTACAO_02.SEPARADOR_DATAS_VENCIMENTO

    Separados das datas de vencimento no relatório PDF

    Determina como as datas de vencimento serão separadas no relatório PDF.

    Tipo: TEXT

    PEDEXP02.CAD_PEDIDOS_EXPORTACAO_02.TEXTO_IMPRESSAO

    Define uma texto/mensagem que será apresentado no final do relatório/impressão

    Tipo: TEXT_LONG

    Regras

    Ajustar campos conforme relatório

    Se o relatório escolhido for para um fornecedor, deve desabilitar o e-mail do cliente.
    Se o relatório escolhido for para um cliente, deve desabilitar o e-mail do fornecedor.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Envio de e-mail"
    • Ao alterar campo "Modelo" do formulário "Envio de e-mail"

    Ajustar moeda conforme o tipo de pedido

    Se informada moeda padrão no tipo de pedido, ajusta o formulário para utilizar a moeda padrão do tipo de pedido.
    Caso além da moeda padrão também esteja marcado para permitir moedas alternativas, o usuário poderá escolher outra, mas a moeda padrão aparecerá como sugestão de preenchimento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Apresentar campo de moeda

    Apresenta o campo para selecionar moeda somente se configurado no tipo de pedido para permitir moeda alternativa.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Apresentar informações do fornecedor

    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Exportador" do formulário "Novo"

    Apresentar informações do vendedor

    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Vendedor" do formulário "Novo"

    Buscar grupo do cliente

    Quando o usuário informar um cliente, o grupo respectivo deve ser automaticamente preenchido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

    Buscar grupo do fornecedor

    Caso o usuário informar um fornecedor, busca o respectivo grupo dele
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Exportador" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Exportador" do formulário "Novo"

    Calcular peso total

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Definir o representante

    Vincula o representante.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Exigir que o captador e o vendedor sejam informados

    Caso definido na preferencia PEDEXP02.CAD_PEDIDOS_EXPORTACAO_02.LIMPAR_CAPTADOR_VENDEDOR_COPIA, ao copiar um pedido, o captador e o vendedor terão de ser informados novamente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Cópia"

    Filtrar por NF

    Caso seja informado um número de NF, filtra os pedidos que tem alguma embarque realizado com este número.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Limpar filtros

    Caso seja informado o número do pedido ou o número de uma NF, então os demais filtros serão automaticamente removidos.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de ler formulário "Pesquisar"

    Montar interface para o envio de e-mail

    Procedimento de montar a interface para permitir o envio de e-mail.

    Os atributos deve vir preenchidos com os valores da pessoa, por exemplo o e-mail profissional.
    • FORNECEDOR
    • CLIENTE
    • VENDEDOR
    • ESTABELECIMENTO ( campo deve ser obrigatório )
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Envio de e-mail"

    Pedir para informar histórico de alteração

    Quando pedido já estava emitido e usuário quiser alterar, apresentar campo de histórico de alteração.
    Se pedido já está em manutenção, então não é necessário informar o campo.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

    Popular modelos de impressão

    Popular modelos de impressão definidos no tipo de pedido
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Emitir pedido"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Envio de e-mail"

    Popular tipos de pedidos

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

    Preparar as datas de vencimento

    Prepara a lista de datas de vencimento no formulário. São 25 datas sendo que apenas as primeiro N datas são visíveis.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Cópia"
    • Ao alterar campo "Número de cópias" do formulário "Cópia"

    Reabrir pedido

    Quando o pedido já estava emitido, ele deverá ser reaberto para permitir alteração.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"

    Remover ações

    Algumas ações somente estarão disponíveis em determinadas condições:
    • Alterar
      • Pedido em manutenção
    • Reabrir
      • Pedido pendente ou entregue
    • Cancelar
      • Pedido em manutenção e/ou pendente
    • Emitir
      • Pedido em manutenção
    • Desfazer cancelamento
      • Pedido cancelado
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Sugerir captador

    Ao informar o fornecedor, sugere o representante com o represenante que estiver no respectivo cadastro.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Exportador" do formulário "Novo"

    Sugerir estabelecimento

    Se o usuário for um vendedor, deve sugerir o estabelecimento padrão. Se o vendedor estiver informado, deve sugerir o estabelecimento padrão dele. Se o usuário não for vendedor e tiver acesso a mais do que um estabelecimento, deve vir em branco para obrigar a escolhe de um estabelecimento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Vendedor" do formulário "Novo"

    Sugerir vendedor

    Na inclusão de um novo pedido, caso o usuário seja um vendedor, então sugerir o próprio usuário como vendedor.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Sugerir única unidade do cliente

    Quando o grupo do cliente não tem unidades, então sugerir ele mesmo com cliente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Grupo cliente" do formulário "Novo"

    Sugerir única unidade do fornecedor

    Caso o grupo do fornecedor não tenha unidades, deve sugerir ele mesmo como fornecedor.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Grupo exportador" do formulário "Novo"