PDV

Índice

Checkout de venda

PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT

Descrição

Processo de venda em checkout. Este processo é normalmente utilizado em locais onde o cliente pega as mercadorias nas prateleiras e passa no checkout para proceder com a venda.

Ver também:

Campos:

Sequência dos itens do documento. Deve ser iniciado em 1.
Código do produto conforme o cadastro do estabelecimento.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Código do produto informado na operação de venda.
São aceitos:
  • Código interno do produto (Id produto).
  • Código de barras do produto.
  • Quantidade * Código interno ou Código de barras.
  • Código interno ou Código de barras * Quantidade.
  • Espaço seguido de parte da descrição (para autocomplete).
Quantidade do item, conforme a unidade de medida do produto/serviço.
CPF (ou CNPJ) do cliente que deverá constar no cupom fiscal. Esta campo apenas é apresentado quando o valor do item fará com que o valor total do cupom exceder a 70% de um valor pré-configurado. Quando o cupom exceder o valor os 100%, então o campo passa a ser obrigatório.
Unidade de medida para controle de estoque e venda. Quando não informada, assume a unidade de medida informada no tipo de produto.

Valor unitário do item.
Quando marcado, define que o item deve ser cancelado e não deve ser utilizado no cupom.
Identificação do usuário para operações que exigem em direito de acesso que o operador do caixa não possua.
Senha do usuário para a execução de funções que o operador de caixa não tenha direito de acesso.
Valor contábil
Representa o valor total para item considerando:
+ Valor de  mercadorias/serviços
- desconto
+ frete
+ despesas
+ ipi
+ impostos
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Descrição da última venda realizada (quantidade x descrição do produto).
Preço unitário do último item vendido.
Lista com todos os ítens já registrados no cupom até o presente momento.
Sub total do documento até o presento momento.
Valor unitário na lista de preços selecionada.
Lista de preços utilizada para o item.
Deve-se informar um número de pedido a ser incluído no comprovante da venda.
Mensagem a ser apresentada para o usuário alertando que o pedido informado tem financeiro informado e que ao confirmar a sua inclusão, este documento de venda irá considerar que todos os pagamentos já foram definidos ou realizados realizados.
Consequentemente, este documento não permitirá a inclusão de itens avulsos ou outros pedidos que não tenham financeiro.
Indica como o sistema deve proceder quanto ao financeiro já registrado no sistema.
  • Vincular o pagamento desta venda ao financeiro já registrado nos respectivos pedidos.
  • Proceder com o pagamento desta venda ignorando o financeiro registrado nos pedidos.
  • Cancelar o financeiro registrado no pedido (todos os títulos devem estar "em aberto").
Produto

Operações

Topo

Produtos

Esta é a principal operação desta interface. Apresenta um formulário para informar os produtos que devem ser incluídos na venda.
Para usar, basta informar o código (interno ou de barras) do produto seguido de ENTER.
Por padrão, a quantidade registrada é de uma unidade por vez. Caso o operador deseja incluir uma quantidade maior de produtos com apenas uma leitura, basta informar a quantidade seguida de um espaço (ou do caractere configurado em PDV2.PRO_VENDA.SEPARADOR_QUANTIDADE_PRODUTO) seguido do código do produto.

Caso o usuário informar o produto e pressionar TAB, ele poderá informar a quantidade e dependendo de seu direito de acesso, ele também poderá informar o preço unitário.
Comportamento:Topo

Consultar

Modo de consulta. Quando neste modo, a interface funciona de forma semelhante ao da venda mas todos os produtos informados não são registrados no cupom apresentando apenas o preço do mesmo.
Comportamento:Topo

Cancelar venda

Cancela toda a venda corrente.
Qualquer usuário poderá chamar a função, mas apenas usuários autorizados poderão concluí-la.
Será solicitado o login e senha de um usuário autorizado no caso do usuário logado não estar autorizado a cancelar a venda (não tem direito de acesso a operação "Liberar cancelamento de venda" desta interface).
Quando existem transações realizadas através de terminais TEF, esta operação também faz o cancelamento das respectivas transações.
Comportamento:Topo

Vasilhames

Quando a conclusão é disparada, o sistema primeiro verifica se existem vasilhames que devam ser cobrados.
Uma rotina varre todos os produtos adquiridos e verifica se existem vasilhames associados aos mesmos, montando uma lista de produtos (vasilhames) e sua respectiva quantidade.
Esta lista é então apresentada sob forma de um formulário para que o operador informe as quantidades de vasilhames efetivamente trazidas pelo cliente.

Ao submeter, o sistema inclui na venda as quantidades de vasilhames não trazidas (gerando itens adicionais na venda) e então abre a tela de pagamentos já com o total considerando os vasilhames.

Caso não existam vasilhames, esta tela é omitida e a tela de pagamentos é automaticamente aberta.
Comportamento:Topo

Concluir venda

Tela de conclusão da venda. Nesta tela, o operador completa os dados necessários para o encerramento da venda. Dentre os dados estão a identificação do cliente (opcional), valor de desconto, etc. Dependendo do que for informado, o sistema poderá pedir a autorização de um supervisor.

Ver Documento de venda
Comportamento:Topo

Listar

Lista dos itens já registrados. Permite escolher um item para que seja feita alguma alteração de preço, quantidade ou cancelamento (exclusão) de item.
Comportamento:Topo

Pedido

Permite informar um pedido para ser incluído no documento.
Caso o pedido já possua títulos a receber informados, será solicitado ao operador para que seja definido o que fazer com relação a este financeiro.
A inclusão de pedidos de diferentes estabelecimentos está regida pelas seguintes preferencias:
Somente pedidos conferidos com sucesso poderão ser incluídos no documento caso esteja informado "Exige conferência" no Tipos de pedidos.
Topo

Financeiro no pedido

Esta operação é realizada quando um o operador informar um pedido que já possui um financeiro registrado.
Neste caso, o usuário terá de escolher o que o sistema deve fazer.
Comportamento:Topo

Alterar

Permite a alteração do item. O usuário deverá ter a autorização para alterar preço e quantidade.
Comportamento:Topo

Alterar item

Função de acesso que permite a um usuário alterar a quantidade/preço de um item.

Topo

Liberar cancelamento de venda

Indica quem pode liberar um cancelamento da venda. Usuários que tem acesso a tela de cancelamento mas não tem acesso a liberar, será apresentado os campos para que um usuário libere.
Topo

Preço fora da faixa permitida

Permissão necessária para um usuário informar um preço abaixo do mínimo ou acima no máximo informado na lista de preços.
Topo

Liberar cancelamento de item

Role para liberação de cancelamento de itens.
Topo

Liberar alteração de quantidade

Role necessária para alteração da quantidade de um item.
Topo

LIberar alteração de preço

Role que permite a liberação de alteração do preço dos itens.
Topo

Alterar

Alteração de item.
Comportamento:Topo

Cancelar item

Permite cancelar (excluir) um determinado item do documento.
A relação dos itens do documento deverá ser realizada através do botão [b:Listar] com a respectiva seleção do(s) item(ns)

O operador deverá informar o número do item a ser cancelado e confirmar o cancelamento.
Topo

Produtos

.
Comportamento:

Configurações

PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.BLOQUEAR_OUTROS_ESTABELECIMENTOS

Bloquear pedidos de estabelecimentos diferentes do caixa

Indica como o sistema deve se comportar quando o usuário tentar incluir pedidos de estabelecimentos diferentes do caixa.

  • Marcado (S): Não será permitido incluir pedidos de outros estabelecimentos do documento.
  • Desmarcado (S): Será permitido incluir qualquer pedidos de outros estabelecimentos no documento.
Esta preferência somente é utilizada quando a preferência PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.FORCAR_ESTABELECIMENTO_CAIXA estiver definida como "S".

Tipo: FLAG

Valor padrão: N

PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.DIGITOS_CODIGO_BALANCA

Número de dígitos utilizados para o código de barras das etiquetas emitidas para os produtos vendidos através de balança.

Valor padrão: 5

PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.DOCUMENT_TEMPLATE

Parâmetros de criação do documento

Parâmetros padrões a serem utilizados na criação de um novo documento de venda.
A preferência pode ser utilizada para definir atributos do documento que não são definidos por padrão.
O valor deve ser informado com uma linha para cada atributo desejado no seguinte formato:

ATRIBUTO=VALOR

Tipo: TEXT_LONG

PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.ESPECIE_PADRAO

Nome da espécie de documento a ser utilizada

Define o nome da espécie de documento a ser utilizada nas vendas realizadas por este interface.
Será assumido, automaticamente, "NFCE" (Nota Fiscal a Consumidor eletrônica) caso a preferência não esteja cadastrada ou o seu valor não estiver preenchido.

Tipo: OPCAO

PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.FORCAR_ESTABELECIMENTO_CAIXA

Forçar o estabelecimento do caixa

Define o estabelecimento a ser utilizado nos documentos emitidos:

  • Marcado (S): Todos os documentos serão ser emitidos com o estabelecimento informado no caixa. Neste caso, deverá ser definida também a preferência PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.BLOQUEAR_OUTROS_ESTABELECIMENTOS.
  • Desmarcado (N): Os documentos serão emitidos pelo estabelecimento definido no elemento que está abrindo o documento. Itens inseridos manualmente, assumem o estabelecimento do caixa. Na inclusão de pedidos, assume o estabelecimento deste pedido. Neste caso, a preferencia PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.PERMITE_MISTURAR_ESTABELECIMENTOS também deverá ser definida.

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.NATUREZA_OPERACAO

Natureza de operação a ser utilizada

Nome da natureza de operação a ser utilizada para os documentos emitidos nesta interface.

Tipo: UPPER

PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.PERMITE_MISTURAR_CLIENTES

Permite pedidos de clientes diferentes no documento

Indica se o sistema permite misturar pedidos de diferentes clientes na emissão de um documento.

  • Marcado (S): Permite informar pedidos de clientes diferentes no documento.
  • Desmarcado (N): Não permite informar pedidos de clientes diferentes no documento.

Tipo: FLAG

PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.PERMITE_MISTURAR_ESTABELECIMENTOS

Permite pedidos de outros estabelecimentos

Indica se é permitido informar pedidos de estabelecimentos diferentes do estabelecimento do documento.
Esta preferência somente deve ser definida se a preferência PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.FORCAR_ESTABELECIMENTO_CAIXA estiver definida com "N".

Tipo: FLAG

Valor padrão: N

PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.POSICIONAR_PAGAMENTO

Permite controlar o campo onde o cursor é posicionado na abertura da tela de fechamento.
"S" indica que deve posicionar o cursor diretamente no primeiro campo de pagamento (padrão).
"N" indica que deve posicionar o cursor no primeiro campo editável (Desconto).

Valor padrão: S

PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.PRECO_EDITAVEL

Preço editável pelo usuário

Indica se o campo de "Preço" deve editável (informado) pelo usuário.

Normalmente, ao informar um produto, o preço do mesmo é apresentado automaticamente na tela, sem permissão de alteração pelo usuário. Caso a preferência esteja "marcada", o campo de "Preço" poderá ser informado pelo usuário.

O preço será validado com relação ao preço mínimo e preço máximo contantes na lista de preços e será exigido usuário/senha para liberar o preço quando este estiver fora destes limites.
Somente usuários que possuam o direito de acesso à operação PRECO_FORA_FAIXA da interface poderão liberar o item com preço fora dos limites.

Tipo: FLAG

Valor padrão: N

PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.QUANTIDADE_MAXIMA

Quantidade máxima que é permitido usar quando com um operador "*".
Isso evita certas situações onde o operador informa "p1 * p2" onde p1 e p2 podem ser tando código de produto como quantidade.
Por padrão, a interface aceita apenas quantidade até 999.
Ver também: PDV2.PRO_VENDA.SEPARADOR_QUANTIDADE_PRODUTO.

PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.SEPARADOR_QUANTIDADE_PRODUTO

Definição do separador de quantidade

Carácter utilizado para separar a quantidade do código do produto na inclusão de itens no documento.
Por padrão é utilizado "*" (asterisco), mesmo se o valor da preferência não for informado (vazio).
Neste caso, se o operador desejar informar 10 vezes um produto, basta informar o número 10 seguido do carácter * e o código do produto. P.ex. para 10 unidades do produto com código de barra 7891931989131:

10*7891931989131

Tipo: TEXT

Valor padrão: *

PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.TROCO_MAXIMO

Troco máximo

Indica o máximo que a interface aceita como troco. A tentativa de fechar um cupom com um troco maior do que o valor indicado provocará uma mensagem de erro.

Tipo: DECIMAL_VALUE

Valor padrão: 500.00

PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.USAR_ABERTURA

Indica que deve ser utilizada uma tela de abertura de cupom que permite informar o cliente. Esta preferencia será considerada apenas se a ECF permitir informar o cliente no fechamento (caso contrário, o PDV utilizará sempre a tela de abertura).

PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.USAR_NATUREZA_OPERACAO_PEDIDO

Usar natureza existente no tipo de pedido

Usar natureza de operação existente no tipo de pedido ao incluir o primeiro pedido no documento.

Tipo: FLAG

Valor padrão: N

PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.USAR_TRIBUTACAO_CENTRALIZADA

Usar a tributação da entidade de itens do documento

Usar a rotina centralizada de "busca" de tributação para o item do documento, por padrão é para não utilizar

Tipo: FLAG

PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.VALIDAR_NATUREZA_OPERACAO

Validar a natureza de operação informada no pedido e no documento

Validar a natureza de operação que está informada no documento e no tipo de pedido.

  • A: Alerta.
  • E: Erro.
  • N: Não alertar ou apresentar erro.

Tipo: OPCAO

Valor padrão: N

PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.VALOR_MAXIMO_SEM_IDENTIFICACAO_CLIENTE

Valor máximo permitido sem a identificação do cliente

Quando informada, esta preferência indica que a partir deste valor será obrigatório identificar o cliente (informando o seu CPF ou CNPJ).

Esta preferência pode ser cadastrada por estabelecimento.

Esta preferência pode ser específica para uma determinada espécie, acrescentando o respectivo nome. Por exemplo:

PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.VALOR_MAXIMO_SEM_IDENTIFICACAO_CLIENTE_NFCE = 200

Tipo: VALUE

Regras

Alertar pagamentos TEF autorizados

Caso existam pagamentos TEF já realizados, alertar o operador.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Produtos"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Produtos"

Alterar quantidade de produto já vendido

Quando o produto já foi vendido, basta alterar a quantidade ao invés de incluir mais um item.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de validar formulário "Produtos"

Apenas usuários autorizados podem informar um desconto ou preço

Para informar um desconto OU informar um preço diferente do preço de lista, o usuário deverá estar autorizado através da função "PDV3.DESCONTO".

Apresentar CPF

Apresenta o CPF ou não conforme o valor total do documento + o valor informado no item a ser inserido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Produtos"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Produtos"

Atualizar item do pedido

Atualizar o item de pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"

Atualizar totais do documento

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Vasilhames"
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Produtos"

Atualizar valores

Toda vez que o usuário altera algum dos valores (pagamentos ou descontos), os valores pagos/falta e troco são recalculados e atualizados na tela.

Autorizar alteração de item

No caso do preço ou quantidade terem sido alterados, o sistema deve garantir que um usuário autorizado tenha digitado as suas credenciais.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de validar formulário "Alterar"

Buscar documento

Busca o documento da venda que está em andamento. Caso não informado no parâmetro, o seguinte proesso deverá ser realizado:
  • Busca o caixa do usuário que está aberto
  • Caso não tenha um caixa aberto, apresenta erro indicando que o usuário deve abrir um caixa antes de realizar uma venda
  • Busca um documento em manutenção no caixa do usuário.
  • Caso exista, define este como sendo o documento da venda
  • Caso não exista, ele será automaticamente criado no momento da inclusão do primeiro item.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Produtos"
  • Depois de apresentar formulário "Produtos"

Buscar produto

Busca o produto tratando as diversas formas com que o operador pode informar:
  • Código do ERP
  • Código de barras (com ou sem fator)
  • Código de barras de balança (14 dígitos começando com "2")
  • Quantidade * Código ERP
  • Quantidade * Código de barras

Depreciado:
  • Código ERP * Quantidade
  • Código de barras * Quantidade

Observações

  • Quando a unidade de produto está marcada com "Unidade PDV", então, caso a quantidade não for informada, o sistema assume quantidade 1, caso contrário, a quantidade precisa ser obrigatoriamente informada.
  • Caso informado um código de barras de balança, a quantidade é automaticamente preenchida com o que foi pesado na balança.
  • Quando informado um código de barras, o respectivo fator deverá ser multiplicado à quantidade informada.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Consultar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Produtos"

Calcular tributações

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Produtos"

Calcular valor item

Calcula o valor do item conforme a quantidade informada.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Quantidade" do formulário "Consultar"
  • Ao alterar campo "Quantidade" do formulário "Produtos"

Criar documento

Caso o documento ainda não tenha sido criado, cria um documento novo.

O documento é criado com as seguintes regras:
  • E espécie é identificada pela preferencia PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.ESPECIE_PADRAO.
  • O documento é vinculado ao caixa aberto do usuário.
  • O estabelecimento do documento é o mesmo estabelecimento do caixa.
  • O destinatário é o consumidor final (no fechamento da venda, este destnatário pode ser alterado).
  • O emitente é o estabelecimento.
  • Tipo de operação: Saída.
  • Quem transporta: O cliente.
  • Natureza de operação é a configurada pela preferencia PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.NATUREZA_OPERACAO.
  • Endereços do emitente e destinatário conforme os respectivos cadastos.
  • Outros atributos configurados na preferencia PDV.PRO_VENDAS_CHECKOUT.DOCUMENT_TEMPLATE.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Produtos"

Exigir credenciais

Quando o preço for alterado para fora dos limites estabelecidos na lista de preço, o sistema deverá exigir as credenciais de um usuário autorizado para isso.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Preço unitário" do formulário "Produtos"

Gerar histórico da alteração

Registra a alteração no histórico no caixa.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"

Liberar para informar o preço do item

Sempre que o usuário selecionar para informar o preço do item:
  • Abre o campo de preço para ser editado/informado.
  • Verifica se o usuário tem direito de acesso para alterar o preço.
  • Se o usuário não tem direito de acesso, abre os campos para informar usuário e senha para autorização do valor informado.

Listar ítens somente se documento aberto

Garante que a lista dos itens/produtos não seja executada sem que exista um documento aberto.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de ler formulário "Listar"

Montar formulários com vasilhames

Prepara o formulário com os vasilhames que foram adquiridos indiretamente através dos produtos do pedido.
Caso não existam vasilhames, redireciona para a tela de fechamento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Vasilhames"

Pedir autorização

Verifica se o usuário possui direito de acesso a função de de alterar quantidade, preço ou cancelar item quando feito alteração de quantidade, preço ou marcado para cancelar item.

Caso não tenha acesso, será aberto os campos para informar o usuário/senha de um usuário que tem acesso a fazer tais alterações.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Cancelar" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Preço unitário" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Quantidade" do formulário "Alterar"

Popular preço

Quando alterado a quantidade do produto deve-se pesquisar o preço baseado na nova quantidade informada.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Quantidade" do formulário "Alterar"

Preparar a tela de conclusão

Prepara o formulário para realizar a conclusão do pedido.
  • Caso não exista pedido aberto ou itens válidos, apresenta uma mensagem de erro.
  • Apresenta o sub-total do documento.
  • Preenche as formas de pagamento disponíveis. Somente tipos de título que possuírem definição da "Forma de pagamento SEFAZ" no Tipos de títulos serão apresentados.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Concluir venda"

Preparar alteração de preço

Prepara a alteração de quantidade e/ou preço:
  • Verifica se o usuário tem a permissão. Caso tenha, os campos de autorização são desabilitados, caso contrário, são obrigatórios.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Preparar cancelamento da venda

Prepara a tela de cancelamento da venda.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Cancelar venda"

Preparar cancelamento de item

Prepara a lista de itens do documento que podem ser cancelados pelo operador.
Deixa o último item selecionado.
Apresenta campos para informar um usuário que tenha autorização para cancelamento de itens quando o usuário atual não tem esta autorização.

Preparar inclusão

Prepara o formulário para a inclusão de produtos na venda.
A preparação consistem em:
  • Popular o extrato com a relação dos itens já incluídos na venda.
  • Apresentar detalhes do último item inserido.
  • Apresentas sub-total da venda até o presente momento.
  • Ajustar demais elementos do formulário.
  • Excluir a opção de incluir produtos avulsos se o documento de venda está vinculado ao financeiro de pedidos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Produtos"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Produtos"

Preparar javascript

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Produtos"

Redirecionar

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inicializar o componente formulário "Produtos"

Redirecionar para record action

Redireciona para a recordAction "ALTERAR" ao invés da "UPDATE", pois é necessário excluir o item quando marcado a opção "cancelar item".
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

Rolar extrato para o último item

Rola o extrato dos itens do documento na tela para apresentar os últimos itens inseridos e registrados no documento. Em caso de documentos com muitos itens deve ser efetuada a rolagem da lista para apresentar os itens não apresentados na tela.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de apresentar formulário "Produtos"

Salvar CPF

Salva o CPF informado no documento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Produtos"
  • Ao alterar campo "CPF/CNPJ" do formulário "Produtos"

Validar preço informado

O preço informado deve estar dentro da faixa informada na lista de preços. Caso não esteja, é obrigatório existir as credenciais (login e senha) de um usuário que possua permissão para alterar o preço do item.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Produtos"

Validar quantidade informada

A quantidade deve ser informada obrigatoriamente.
Eventos que disparam esta regra:
  • ?