Entidade EVENTOS_PABX

PABX.EVENTOS_PABX

Descrição

Histórico de eventos registrados pelo PABX. Por sua vez, a inserção de algumas criam e atualizam registros no CRM do sistema e podem também gerar mensagens de volta para a API do PABX.

Atributos

AtributoDomínioRegrasDescrição
IDID(18)Rqd PK Id:
Chave de identificação interna
DATA_HORADATE_TIMERqd Data/hora:
Data e hora em que o evento ocorreu.

Valor padrão = [SYSDATE]
CENTRAL_IDID(18)Rqd FK AK Central:
Indica a central telefônica que originou esse evento.

Referência para CENTRAIS_TELEFONICAS
EVENTOOPTION(1)Rqd Evento:
Código de identificação do evento.

Valores permitidos:
  • I - Início - O evento representa o início de uma ligação, ou seja, pelo menos 2 pessoas estão conectadas uma com a outra.
  • T - Término - Uma ligação foi concluída.
  • E - Erro - Ocorreu um erro durante a tentativa de estabelecer uma ligação.
  • P - Pausa temporária - A central telefônica colocou a fila de chamadas em pausa devido a alguma situação indicada na mensagem. O motivo mais comum para isso acontecer é a falta de ramais disponíveis para disparar uma nova ligação.
CODIGOOPTION(10)Código:
Código complementar para o evento. No caso de eventos como erros, indica o código do erro específico que impediu a ligação ser realizada.

Valores permitidos:
  • 01 - Ramal indisponível
  • 02 - Ocupado
  • 03 - Caixa postal
  • 04 - Não atendeu
  • 05 - Falha na operadora
  • 06 - Drop de ligação
  • 07 - Número inexistente
MENSAGEMTEXT(80)Mensagem:
Mensagem resumida sobre o evento. No caso de erros, representa a mensagem do erro.
FILAUPPER(20)Fila:
Fila de chamadas para o qual este evento está associado. Uma fila normalmente está associada a uma campanha comercial.
TICKETTEXT(60)AK Ticket:
Chave de identificação do ticket da ligação que está relacionada ao evento.
Exemplo:
1605808532.13686
TEMPODOUBLE(18)Tempo:
Tempo gasto no evento em segundos.
MAILING_IDID(18)FK Mailing:
Indica a origem do número nas pessoas da campanha quando este evento foi originado no processamento de uma campanha.

Referência para CONTATOS_PESSOAS_CAMPANHAS
TELEFONETEXT(40)Telefone:
Número do telefone discado.
RAMALTEXT(10)Ramal:
Ramal que realizou o atendimento.
CANALTEXT(20)Canal:
Identificação do canal utilizado na ligação externa.
CONTATO_IDID(18)FK Contato:
Indica um registro de contato que foi aberto associado a este evento. Este registro de contato é criado automaticamente no momento nos eventos de início de uma ligação. Nos eventos de término da mesma ligação, o atributo é preenchido com o mesmo contato que foi criado no início.

Referência para CONTATOS

Regras

Criar contato

(Antes de inserir)
Caso o evento seja o recebimento de uma ligação, cria um contato para e associa o evento ao mesmo.
No caso de evento de término da ligação, vincula o evento ao mesmo contato do respectivo evento de início da ligação.

Atualizar mailing

(Depois de inserir)
Quando o evento estiver associado a um mailing de campanha ativa, atualiza as estatísticas do mesmo.

Retomar campanha

(Depois de inserir)
Quando terminar uma chamada, se a campanha estava pausada temporariamente, então retoma a sua execução (removendo a respectiva pausa).

Pausar temporariamente

(Depois de inserir)
Registra que o PABX pausou temporariamente a campanha. Isso ocorre quando a API identifica que não existem mais ramais livres para atendimento. Neste caso, quando um ramal liberar, a API deverá ser notificada.

Reprogramar número para nova tentativa

(Depois de inserir)
Eventos de erro devem reabilitar o número dentro dos parâmetros indicados para na campanha.

Reprogramar número no PABX

(Depois de inserir)
Se necessário, no término da ligação, o número deve ser reprogramado para nova discagem na central. As condições são:

Atenção
Um agendamento no passado será interpretado como já ocorrido, por isso, a rotina que registra um novo agendamento deve trocar qualquer data/hora no passado para alguns segundos no futuro (5 segundos).

Atualizar status dos ramais

(Depois de inserir)
No recebimento e término de ligações, atualizar o registro de estado do respectivo ramal.