Ordens de serviços para veículos - Oficinas Mecânicas

Índice

Itens de OS de veículos

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_ITENS

Descrição

Manutenção dos produtos e serviços que compõem uma Ordem de Serviço de veículos (oficina).

Ver também:

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Orçamentos de serviços para veículos:

Ordens de serviço para veículos:

Campos:

Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Sequência do item no pedido.
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Descrição adicional do item do pedido. Utilizado para descrever os produtos/mercadorias ou serviços solicitados pelo cliente e que não estejam cadastrados no sistema. Esta campo somente está disponível para ser informado se o cadastro do produto informado, está marcado o tipo de item = 99 Outros.
Código de referência do produto usado pelo fabricante.
Nome da marca.
Ex:
  • COCA-COLA
  • PEPSI
  • FRUKI
Quantidade de produtos (mercadorias ou serviços) solicitada pelo cliente.
Não é permitido informar quantidades menores que zero.
Somente é permitido informar quantidade zero caso definido no campo Permite itens com quantidade zerada do respectivo tipo de pedido.
Quantidade solicitada que ainda não foi entregue e nem cancelada.
A quantidade pendente é calculada da seguinte forma:
quantidade pendente = quantidade solicitada - quantidade entregue - quantidade cancelada
No caso de quantidade entrega maior do que a quantidade solicitada, a quantidade pendente será sempre 0.
Quantidade de mercadorias ou serviços que foram efetivamente consumidas por operações formalizadas nos históricos do pedido.
A quantidade informada neste campo permite que se compare a quantidade pedida com a realizada. P.ex: Na troca de óleo de um veículo, a OS considera 1h, mas foi executado em 0,78h.
Este valor é automaticamente atualizado por alterações na entidade Históricos de pedidos
Quantidade que foi devolvida pelo destinatário e não liberada para um novo faturamento.
Representação abreviada da unidade de medida. P. ex.: kg = quilograma, cx = caixa, m² = metro quadrado.
Valor unitário do produto.
O valor pode assumir significados diferentes, dependendo do contexto ou do tipo de pedido. P.ex.:
  • Pedido de transferência entre estabelecimentos: Custo de aquisição
  • Pedido de venda: Preço de venda
  • Pedido de compra: Preço
Valor total do item considerando o valor unitário e a quantidade pedida para o item.

Não é considerado o desconto informado diretamente no pedido.
Valor de IPI para o item
Valor de ICMS ST para o item.
Situação específica deste item.
  • Pendente - O ítem ainda não foi entregue e não está cancelado.
  • Aprovado - Item de pedido aprovado para ser executado.
  • Em execução - Item está em execução.
  • Pronto - O item do pedido está pronto para ser entregue, somente será considerado caso informado a quantidade efetiva e data de termino preenchida.
  • Entregue - O ítem já foi entregue.
  • Cancelado - O ítem foi cancelado.
  • Perdido - Foi informada uma data de perda. Indica que o item não poderá mais ser atendido. Equivale ao cancelado.
Usuário que ira liberar o preço fora do valores valido.
Senha do usuário utilizado para liberar o preço fora do valores validos.
Chave de autorização para liberação do preço do item.
Permite apresentar informações que pode não ser relativos ao produto ou da ordem de serviço.

Para ser apresentado, deve ser configurada a preferência OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_ITENS.SQL_INFORMACOES_ADICIONAIS.
Check-box utilizado para marcar os ítens que não foram autorizados pelo cliente. Esta marca cancela o item.
Check-box utilizado para marcar os ítens que não foram autorizados pelo cliente. Esta marca cancela o item.
Observações adicionais sobre o item de pedido.
Esta informação será repassada para o documento conforme configurado no campo "Incluir observações itens pedidos" da natureza de operação.
Data/hora planejada/programada para início da execução do serviço ou consumo/aplicação dos produtos do item.
Código da pessoa responsável pelo item do pedido. Normalmente indica o técnico (p.ex.: mecânico) responsável pela execução do serviço ou uso dos materiais de uma OS.
O campo "Técnico responsável" do cadastro de Tipos de pedidos permite definir se o responsável deve ser um "colaborador" (conforme cadastrado na guia "Colaborador" (Colaboradores) do cadastro de Pessoas) do estabelecimento, um "colaborador" de qualquer estabelecimento ou apenas ter um cadastro de pessoas.
Os itens sem técnico responsável serão alterados para informar o técnico informado na alteração da OS.
Estoque do produto disponível no estabelecimento, calculado por:
estoque disponível = estoque atual - quantidade pendente em OS - quantidade em documentos em manutenção
Sequência do item do pedido de compra (ordem de compra) fornecido pelo destinatário (cliente) do pedido.
  • Somente deve ser informado caso a ordem de compra seja preenchida no item ou no cabeçalho do pedido.
  • A ordem/sequência utilizada será a sequência do item do pedido caso não seja informada a sequência conforme o pedido de compra do destinatário.
Esta informação será preenchida na tag <nItemPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <xPed> que será preenchida com a informação constante no campo "Ordem de compra" do cabeçalho do pedido.
Esta informação será apresentada juntamente com a descrição dos produtos/serviços dos itens no DANFE das NFEs.
Observações formatadas para a tela de LIST. Inclui um texto caso item não tenha sido autorizado pelo cliente.
Coleção ("Lista de preços") utilizada como base para o preço do produto.
Não é obrigatório para pedidos tipo "transferências entre estabelecimentos", "pedido de compra", "pedido de devolução para fornecedor".
Indica se o ítem é um Serviço ou um Material.
Indica se deve ser apresentados todos os itens, somente itens do tipo "serviço" ou somente itens do tipo "material".
Define se serão apresentados os itens não autorizados pelo cliente.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Valor do custo unitário informado para o item.
Pode ser utilizado para:
  • Informar o valor de uma cotação/consulta de preços do produto/serviço junto a um determinado fornecedor, ou
  • Para determinar o custo do produto a ser utilizado no cálculo da Margem de Contribuição (MC) do pedido. Para considerar este valor como "custo do item na MC" é preciso marcar o campo "Utilizar como custo setado".
Este valor não altera o custo médio do produto no estoque.
Determina se o valor informado será utilizado como custo unitário para o item.
  • Marcado: Será utilizado como custo da mercadoria/serviço para cálculo da margem de contribuição (MC) do item no pedido e não influenciará o custo médio do produto.
  • Desmarcado: Será apenas informativo no item, sem alterar a margem de contribuição. Neste caso, será utilizado o custo médio do produto no estoque para cálculo da margem de contribuição.
Permite informar com qual fornecedor foi realizada a cotação do produto/serviço ou mesmo indicar qual é o possível fornecedor para o item do pedido.
Normalmente esta informação é incluída nos itens de pedidos quando o opção "Utilizar como custo setado" estiver marcada.
Em casos de serviços, pode representar a pessoa (terceirizado) que fará o serviço.
Observações sobre o custo informado no item. Por exemplo, o fornecedor em que foi cotado o produto.
Define se os preços dos itens devem ser atualizados conforme valores atuais registrados nas respectivas listas de preços.
Define se as quantidades efetivas de todos os itens que possuem quantidade efetiva menor que a quantidade informada na OS deverão ser atualizadas com a quantidade informada na OS (quantidade efetiva = quantidade).
Gera os movimentos de consumo de todos os materiais e serviços que possuam quantidade superior a quantidade efetiva.
Não será registrado um técnico/mecânico nos movimentos.
O usuário responsável pelos movimentos será o usuário logado no sistema (será considerado o "vendedor" dos itens consumidos).

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Informar preços

Funcionalidade criada apenas para atender a necessidade de controlar quem pode informar preços nesta interface.
Topo

Imprimir matricial

Imprimir o pedido em impressora matricial
Topo

Manutenção dos itens

Realizar operação de manutenção dos itens da OS.
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).

Dúvidas frequentes

  • Como excluir um item de serviço (mão-de-obra) em execução ou executado de uma OS?
  • Configurações

    OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_ITENS.SQL_INFORMACOES_ADICIONAIS

    SQL para apresentar informações adicionais

    Permite configurar um SQL script engine para apresentar informações adicionais a ser apresentadas na ordem de serviço, que podem ou não ser relativas ao contexto da ordem de serviço.

    Pode-se utilizar a macro ${pedido_id} ou ${ordem_servico_id} para consultar informações da ordem de serviço apresentado e a macro ${produto} para consultar informações do produto informado.

    Ver também:

    Tipo: SOURCE_CODE

    Regras

    Aceitar código de barras

    Caso o usuário informar um código de barra no lugar do código de produto, o sistema deve substituí-lo pelo respectivo código de produto automaticamente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de validar formulário "Alterar"
    • Antes de validar formulário "Novo"

    Ajustar a editabilidade dos campos

    Os campos do formulário durante o processo de alteração são ajustados da seguinte forma:
    • Caso o produto seja um genérico (tipo de item = 99 Outros), permite edição da descrição e do preço unitário.
    • Caso o produto não conste na lista de preço padrão, permite edição do preço unitário.
    • Caso a preferência OS_VEICULOS.PERMITE_INFORMAR_PRECO_UNITARIO = S, permite a edição do preço unitário.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

    Ajustar autocomplete responsável

    Apresenta o autocomplete conforme o que estiver definido em "técnico responsável" no tipo de pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

    Ajustar campos conforme produto informado

    Quando um código de produto é informado, os campos do formulário são ajustados da seguinte forma:
    • Se o produto informado for um código genérico (Tipo de item = 99 Outros), então a descrição é copiada do produto genérico e o preço podem ser livremente informado.
    • Se o produto não for genérico mas não consta na lista de preços padrão, a descrição é automaticamente preenchida (e não pode ser alterada) e o preço unitário é aberto para edição.
    • Nas outras situações, tanto a descrição como o preço unitário são automaticamente preenchidos e não podem ser alterados.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

    Ajustar campos para liberação de preço

    Ajusta a obrigatoriedade dos campo usuário e chave de acesso.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Chave autorização" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Chave autorização" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Usuário" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Usuário" do formulário "Novo"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Apresentar campo sequência da ordem de compra

    Apresenta o campo SEQUENCIA_ITEM_COMPRA quando o campo ORDEM_COMPRA estiver preenchido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Apresentar campos para liberação

    Apresenta os campos usuário, senha e chave de autorização para liberação de preço fora do permitido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Preço unitário" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Preço unitário" do formulário "Novo"

    Apresentar informações adicionais

    Popula o campo de "informações adicionais" com a preferência OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_ITENS.SQL_INFORMACOES_ADICIONAIS.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

    Bloquear campos para edição

    Bloquear os campos para edição quando o pedido não estiver em situação que permita. As situações que permitem a edição dos itens são configuradas no cadastro do tipo de pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

    Cancelar item caso não autorizado pelo cliente

    Cancelar o item da OS (um item/serviço não autorizado pelo cliente é considerado como "cancelado").
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Antes de alterar formulário "Alterar"

    Esconder ordem de serviço

    Quando a interface estiver sendo chamada do contexto de uma OS, então o campo com o número da OS deve ser escondido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

    Filtrar por itens não autorizados

    Filtra por itens não autorizados, deixando o campo "Apresentar itens não autorizado" em branco não realizará o filtro
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Identificar situação dos itens com cores

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

    Informar custo unitário do item

    Os campos abaixo somente podem ser visualizados por usuários que tenham acesso à função "PEDIDOS.CUSTO_UNITARIO":
    • Valor de custo do item
    • Observações do custo informado
    • Utilizar como custo setado

    Ocultar a lista de preço

    Oculta a lista de preço.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"

    Remover botão de update

    Quando pedido não estiver em situações que permitem alterações nos itens, deve ser removido o botão de UPDATE
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

    Salvar autorizador

    Salva a informação do autorizador.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Veja também