Ordens de serviços para veículos - Oficinas Mecânicas

Índice

Fechamento de ordem de serviço

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FECHAMENTO

Descrição

Conclusão ou encerramento da ordem de serviço de veículos (oficina) com possibilidade de geração dos documentos (notas fiscais) para os serviços executados e venda de mercadorias.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Ordens de serviço para veículos:

Campos:

Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Inconsistências
A placa do veículo ou outro elemento básico de identificação de um determinado veículo, tal como número de chassis.
Ex:
  • IGG-0534
  • AKT-9023
  • VTO-3022
  • PRD-0123
Nome da marca e do modelo do veículo (separados por um espaço). Este atributo facilita o cadastramento do modelo associado à marca.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Texto para descrever o serviço que está sendo requisitado.
Indica a quilometragem registrada no odômetro do veículo no momento de sua entrada para o serviço (ou orçamento).
Indica a quilometragem registrada no odômetro do veículo no momento de sua saída do estabelecimento e entrega do veículo para o cliente.
Indica a situação aproximada do tanque de combustível. Informar conforme o medidor do tanque. Ex: 1/2, 30%, 27L, etc.
Percentual de desconto a ser concedido sobre o valor total do orçamento/pedido.
O valor calculado deve ser registrado no atributo de "valor do desconto".
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas
Valor de desconto concedido nos materiais que fazem parte deste pedido. Este valor é informado no pedido e não é o resultado da soma dos descontos dos itens.
Valor total de venda dos serviços + despesas registradas no orçamento/pedido.

Serviços cancelados não são considerados
Valor de desconto aplicado nos serviços do pedido.
Domínio utilizado para armazenar valores monetários.
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Plano de pagamento proposto ou acertado com o cliente/fornecedor.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Dia para vencimento dos títulos
Valor de entrada
Valor em duplicatas
Domínio primitivo para representar/implementar atributos de números inteiros.
Valores entre -2147483648 e 2147483647 (2 bilhões).
Valor recebido em cheques
Domínio primitivo para representar/implementar atributos de números inteiros.
Valores entre -2147483648 e 2147483647 (2 bilhões).
Valor pago em cartão de crédito.
Quantidade de parcelas para o crédito
LOP a ser utilizado para operação com o cartão de crédito
Valor pago em cartão de débito.
LOP a ser utilizado para operação com o cartão de débito
Valor restante
Ordem de compra (pedido ou autorização de fornecimento) emitido e informado pelo destinatário (cliente) do pedido.
Esta informação será preenchida na tag <xPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <nItemPed> com o número do item da ordem de compra do cliente que deverá ser informada no campo "Item do pedido de compra" para cada item do pedido.
Esta informação será apresentada automaticamente no quadro "Dados adicionais" no DANFE das NFEs.
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Descrição livre para os serviços executados, e este deve ser informado nas informações sobre o serviço, quando o mesmo possuir apenas 1 registro/item de serviço.
Garantia oferecida sobre os itens do orçamento.
Se não for informado um termo de garantia no pedido, e na configuração do tipo de pedido tenha informado um termo de garantida padrão, o texto é copiado para o pedido assim que ele é criado, podendo ser posteriormente editado.
Rotinas de manutenção disponível para ordem de serviço, selecione quais rotinas foram realizas na ordem de serviço.
Campo apresentado apenas quando o usuário não pode concluir a OS sem que um usuário autorizado libere.
Campo apresentado quando o fechamento não pode ser complementado pelo usuário logado. O motivo desta exigência fica apresentado no campo "Necessita liberação". Exemplo:
  • Quando o desconto dado é maior do que o máximo definido para o estabelecimento.
Senha do usuário que fará a liberação para a conclusão do pedido.
Valor total líquido das mercadorias (valor total das mercadorias - descontos das mercadorias - descontos da OS).
Valor total líquido dos serviços (valor total dos serviços - descontos dos serviços - descontos da OS).
Valor total líquido da OS (valor total das mercadorias com descontos + valor total dos serviços com descontos).
Valor da franquia com descontos.
Valor total da seguradora.
Modelo de faturamento aplicado a OS.
Define se deve informar ou não a placa do veículo no documento fiscal.
Define se todos os serviços devem ser concatenados na descrição do serviço no documento (RPS/NFSE da mão de obra). A descrição dos serviços será separada por "," (vírgula) entre os serviços.
Define se deve gerar um títulos vinculados a Ordem de Serviço de acordo com as condições financeiras informadas na OS (plano de pagamento).
Opção para cancelamento do futuro faturamento das quantidades dos itens entregues.
Os itens com faturamento cancelado não serão apresentados nas interfaces de emissão de documentos quando esta opção for selecionada e for gerada a entrega do pedido.
O valor padrão para o campo (marcado ou desmarcado) pode ser configurado no campo "Cancelar faturamento na entrega" do Tipos de pedidos.
LOP para os títulos a serem gerados.
Descrição a ser informada no documento fiscal no campo de serviço (somente será utilizado quando a espécie determinar que pode existir apenas 1 item).
Permite informar um destinatário para os documentos emitidos a partir da OS. Esse campo permite emitir os documentos (notas fiscais) para uma pessoa diferente do cliente informado na OS.

Operações

Topo

Entrada

Define a tela a ser apresentada ao usuário de acordo com a situação da OS:
Topo

Alterar

Permite informar as condições financeiras e demais termos para conclusão ou encerramento da OS.
Não significa que a OS esteja concluída, pois as condições e demais termos podem ser alteradas quantas vezes forem necessárias, antes da conclusão da OS.
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Concluir

Realizar os procedimentos de OS_VEICULOS.RQ-015.
Somente Ordens de Serviço com as situações "aberta", "orçamento" ou "em execução" podem ser concluídas.
Topo

Gerar documentos

Geração dos documentos (faturamento) relativos aos serviços prestados (RPS ou NFSE) e venda dos produtos/mercadorias utilizados na execução dos serviços (NFE ou NFCE).
A operação de geração de documentos é apresentada somente quando existirem itens a serem faturados e quando a ordem de serviço estiver na situação de "Pronto" ou "Entregue".
Os documentos serão gerados e será apresentada uma mensagem com os links para acesso aos documentos e a execução da sua respectiva emissão.
Comportamento:Topo

Liberar desconto

Permite definir que um usuário pode informar um desconto maior que o permitido pelo estabelecimento.

Configurações

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FECHAMENTO.APRESENTAR_DESCRICAO_PREENCHIDA

Define se deve apresentar a descrição que será utilizada no documento de serviço

Valor padrão: N

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FECHAMENTO.BAIXA_AUTOMATICA

Define se ao salvar o fechamento do pedido deve ser realizado o processamento de baixa das mercadorias.

Valor padrão: N

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FECHAMENTO.CONCATENAR_SERVICOS

Define se deve ou não apresentar a marcado a opção de concatenar os serviços

Valor padrão: N

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FECHAMENTO.FINANCEIRO_AUTOMATICA

Define se ao salvar o fechamento do pedido deve ser realizado o processamento de geração de títulos.

Valor padrão: N

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FECHAMENTO.INFORMAR_SERVICO_VALOR

Define se deve ser apresentado ao concatenar os serviços o valor total de cada serviço

Valor padrão: N

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FECHAMENTO.LISTA_PRECOS_DESCONTO_SOMENTE_AVISTA

Define se ocorrer desconto em um dos itens do pedido deve ser apresentado apenas o plano "A VISTA"

Valor padrão: N

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FECHAMENTO.MOVIMENTA_CAIXA

Define se usuário pode movimentar o caixa no fechamento do pedido

Valor padrão: N

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FECHAMENTO.OBRIGATORIO.DATA_ENTREGA

Define se a data de previsão de entrega é obrigatória.

Valor padrão: N

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FECHAMENTO.OBRIGATORIO.DIA_VENCIMENTO

Define se o dia para vencimento dos boletos é obrigatório ou não.

Valor padrão: N

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FECHAMENTO.OCULTA_CAMPOS_CENTRO_CUSTOS

Oculta campo de centro de custo no fechamento do pedido

Valor padrão: N

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FECHAMENTO.OCULTA_CAMPOS_OBSERVAO_INTERNA

Define se o campo de observação deve ser ocultado ou não.

Valor padrão: N

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FECHAMENTO.OCULTA_CAMPOS_ORDEM_COMPRA

Oculta campo de ordem de compra no fechamento do pedido

Valor padrão: N

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FECHAMENTO.SQL_ROTINAS_MANUTENCAO

SQL para popular as opções de rotinas de manutenção, obrigatoriamente o primeiro campo deve ser a identificação da rotina, caso precise utilizar a ordem de serviço existe um parâmetro "?" com o id da ordem de serviço

Tipo: TEXT_LONG

Valor padrão: select rm.id as id , rm.rotina_manutencao as rotina , pm.data_ultima_manutencao as "Última manutenção" , pm.km_ultima_manutencao as "Km última manutenção" , pm.data_proxima_manutencao as "Próxima manutenção" from rotinas_manutencao rm left join ordens_servicos_veiculos osv on osv.id = ? left join veiculos v on v.id = osv.veiculo_id left join planos_manutencao pm on pm.rotina_id = rm.id and pm.veiculo_id = v.id where rm.ativo = 'S' order by rm.rotina_manutencao

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FECHAMENTO.VALIDAR_CAIXA_VENDEDOR

Define se deve ser validado o valor de caixa do vendedor.

Valor padrão: N

Regras

Abrir campo de LOP

Abrir o campo de LOP caso informado que se deseja a geração do financeiro
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Gerar títulos da Ordem de Serviço" do formulário "Gerar documentos"

Apresentar campos

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

Apresentar campos de pagamento detalhado

Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Plano de pagamento" do formulário "Alterar"

Apresentar nome do cliente

Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Emitir documento(s) para" do formulário "Gerar documentos"

Apresentar rotinas manutenção

Só será apresentando as rotinas de apresentação caso o km de entrada ou de saida estiver preenchido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Odômetro de entrada" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Odômetro de saída" do formulário "Alterar"

Apresentar valores padrões para emissão

Apresentar os valores padrões para emissão do documento
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Gerar documentos"

Apresentar valores registrados

Apresentar os valores registrados para pagamento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

Calcular descontos

Calcula os descontos de mercadoria e serviço baseado no desconto (%) geral informado, também qualquer o valor total da OS.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Desconto geral %" do formulário "Alterar"

Calcular descontos individuais

Calcula descontos individuais (serviços e mercadoria) quando informados, também ajustado valor total da OS.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Ao alterar campo "Desconto em serviços" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Desconto nas mercadorias" do formulário "Alterar"

Calcular valor restante

Calcular o saldo disponível para pagamento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Valor cartão de crédito" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Valor em boletos" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Valor em cartão débito" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Valor em cheques" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Valor em espécie/dinheiro" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Valor total" do formulário "Alterar"

Definir a tela a ser apresentada conforme situação da OS

Define a tela a ser apresentada ao usuário de acordo com a situação da OS:
  • Apresenta a tela de alteração caso a situação da OS for "manutenção", "execução" ou "pendente".
  • Apresenta a tela de consulta (não permite alteração) para qualquer outra situação da OS (p.ex.: "cancelada", "concluída").

Montar tela de update

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Mostrar itens do pedido

Apresentar os itens que estão no pedido

Popular campo de gerar títulos

Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Modelo de faturamento" do formulário "Gerar documentos"

Popular rotinas de manutenção

Preenche as rotinas de manutenção baseado em um SQL, onde é possível definir campos, e ordem dos mesmos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

Registro de descontos do pedido

Registro de descontos do pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"

Remover botão de update

Quando pedido já estiver concluído botão de atualizar não deve aparecer.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Salvar planos de manutenção

Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"

Salvar valores informados para pagamento

Salvar os valores informados para o registro de pagamento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"

Validar estoque

Rotina que deve validar novamente se os produtos possuem estoque para realização da venda.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

Verificar necessidade para liberação

Verifica se o pedido necessita de um usuário para liberação.

Um usuário "comum" não pode concluir uma OS quando o desconto total concedido é maior que o desconto informado no cadastro do estabelecimento. Caso o usuário não tenha direitos de concessão destes descontos, deve abrir usuário e senha para um usuário com este direito liberar.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de validar formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Desconto em serviços" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Desconto geral %" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Desconto nas mercadorias" do formulário "Alterar"

Verificar usuário da liberação

Quando for necessário liberar a conclusão do pedido através de um usuário autorizado a vender com um desconto maior do que o configurado para o estabelecimento, verificar se o usuário informado tem a role ERP.PRECO_ABAIXO_MINIMO.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"

Veja também