Ordens de serviços para veículos - Oficinas Mecânicas

Índice

Ordem de Serviço de veículos

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS

Descrição

Manutenção das ordens de serviços de veículos.

A impressão da ordem de serviço no formato de arquivo PDF apresenta o número do pedido com seu código de barras e destacado em negrito, o número da ordem de serviço.
Caso a ordem de serviço não possua observações, na impressão a caixa de observações não será apresentada.

Observações:

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo do veículo:

Ordens de serviço para veículos:

Campos:

Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Número da OS de frota
Código para o veiculo na frota do proprietário.
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Situação atual ordem de serviço.
Toda a ordem de serviço inicia em uma situação "em edição" e se encerra "cancelada" ou "entregue" e/ou "faturada".
Fluxo normal (OS):
  • Em edição (M) ->
  • Orçamento (I) ->
  • Aberta (P) ->
  • Aprovada (A) ->
  • Em execução (X) ->
  • Concluída -> (O) ->
  • Faturada (E)
  • Aprovado
  • Cancelada
  • Faturada - OS fatura é quando uma OS está entregue.
  • Orçamento
  • Em edição
  • Concluída
  • Aberta
  • Em execução
Indica se a ordem de serviço está aberta (não encerradas) ou não. Ordens de serviço abertas estão em situação diferente de Entregue, Cancelada ou Perdida. Este campo é utilizado como filtro apenas e facilita listar rapidamente todas as ordens de serviço que ainda possuem algum tipo de pendência.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
A placa do veículo ou outro elemento básico de identificação de um determinado veículo, tal como número de chassis.
Ex:
  • IGG-0534
  • AKT-9023
  • VTO-3022
  • PRD-0123
Nome da marca e do modelo do veículo (separados por um espaço). Este atributo facilita o cadastramento do modelo associado à marca.
Ano de fabricação do veículo.
Ano do modelo do veículo.
Observações adicionais para o veículo
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Código do cliente (físico ou jurídico) que está requisitando o serviço. Não precisa ser o proprietário do veículo.
Durante o cadastramento de uma nova ordem de serviço, ao informar a placa do veículo, este campo é automaticamente preenchido com o respectivo proprietário. Caso o requisitante não seja a mesma pessoa, basta alterar seu valor.
Na inclusão, alteração e consulta de uma OS, o sistema inclui os respectivos dados de contato do cliente (telefones e e-mail) bem como um botão que permite ao usuário revisar/alterar os dados dadastrais do mesmo.
Apresenta informações do cliente, conforme configurado no tipo de pedido, atributo Informações adicionais.
Indica que deve marcar este cadastro como sendo o proprietário do veículo.
Endereço informado pelo cliente para a entrega do pedido. Somente deverá ser possível selecionar os endereços com a finalidade "Entrega" informados no cadastro do cliente.
Endereço completo do cliente.
Depende do tipo de endereço. Pode ser o nome da rua, avenida, número de telefone, endereço de e-mail, etc.
Número de identificação do prédio no logradouro.
Complemento para o endereço (andar, apartamento, sala, etc.)
Identificação (única) da cidade formada pelo nome da cidade seguida de seu estado e (caso cidade do exterior) do nome do país.
Na identificação, os acentos e cedilhas são removidos o que impede o cadastramento de uma cidade com e sem acentos no mesmo estado.
Ex:
  • SAO LEOPOLDO - RS
  • SAO PAULO - SP
  • ALVORADA - TO
  • MIAMI - FL - ESTADOS UNIDOS
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
E-mail opcional para o contato do pedido.
Telefone de contato utilizado para se comunicar com o cliente do pedido.
Texto livre para informações relacionadas ao contato com requisitante do pedido (cliente).
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Texto para descrever o serviço que está sendo requisitado.
Descrição livre para os serviços executados, e este deve ser informado nas informações sobre o serviço, quando o mesmo possuir apenas 1 registro/item de serviço.
Observações sobre o atendimento, resultado de um serviço ou detalhamento sobre o que resultou o pedido.
Descreve o local onde o pedido será executado. Utilizado em caso de serviços que são executados externamente. Ex: Socorro mecânico.
Data e hora que está planejada/agendada para início da execução dos serviços da OS.
Este campo será calculado através da união dos campos Data de inicio programado e Hora de inicio programado.
Data planejada/agendada para início da execução dos serviços da OS
Hora que planejada/agendada para início da execução dos serviços da OS
Indica a quilometragem registrada no odômetro do veículo no momento de sua entrada para o serviço (ou orçamento).
Indica a quilometragem registrada no odômetro do veículo no momento de sua saída do estabelecimento e entrega do veículo para o cliente.
Indica a situação aproximada do tanque de combustível. Informar conforme o medidor do tanque. Ex: 1/2, 30%, 27L, etc.
Prisma usado para identificar o veículo.
Ex:
  • P07
  • P10
  • P03
  • P27
  • P30
Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Data e hora para quando a entrega do pedido está programada. Este campo pode ser calculado através da união dos campos Data programada e Hora programada.
Data para a qual o fornecedor se programou para a entrega das mercadorias/serviços (ou encerramento da produção/execução) do pedido.
Hora para a qual o pedido foi programado para ser entregue. Quando não informada, assume a hora configurada na preferencia PEDIDOS.PEDIDOS.HORA_PROGRAMADA_PADRAO (17:00).
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE.
Data que o pedido foi enviado para analise do cliente.
Data de validade do orçamento, após o qual a proposta deverá ser revisada junto a empresa e o cliente para ajuste dos termos da negociação, principalmente dos valores dos serviços e produtos.
O orçamento será alterado para a situação "Vencido" no dia imediatamente posterior a data de validade da proposta.
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Data e hora em que a execução do pedido foi iniciada.
Data e hora em que o pedido foi considerado pronto (produtos entregues e/ou serviços concluídos) pela produção/suporte/atendimento.
Data em que a totalidade dos itens do pedido foram entregues ao destinatário do pedido.
Esta data é igual a data de emissão do último documento emitido e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques.
Pedidos de representação será a data de emissão do último documento vinculado pedido.
Data em que o pedido foi aprovado.
Data em que o pedido foi cancelado.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Apresenta o valor de mercadorias da OS.

É calculado conforme o valor de mercadorias subtraindo o desconto em mercadorias.
Valor de desconto concedido nos materiais que fazem parte deste pedido. Este valor é informado no pedido e não é o resultado da soma dos descontos dos itens.
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas
Valor de desconto aplicado nos serviços do pedido.
Valor total de serviços.
Valor total de venda dos serviços + despesas registradas no orçamento/pedido.

Serviços cancelados não são considerados
Percentual de desconto a ser concedido sobre o valor total do orçamento/pedido.
O valor calculado deve ser registrado no atributo de "valor do desconto".
Valor de IPI
Valor total de ICMS ST
Outros valores que influenciam o total do pedido. É a soma dos valores geralmente informados em uma guia "outros valores". Ex: despesas com o cartão de crédito, táxi, taxas alfandegárias, etc. Estes valores serão considerados no financeiro do pedido.
Outros valores que não irão influenciar o valor total do pedido. Este campo é preenchido pela soma valores detalhados em "Outros valores"
Soma valor de mercadoria + valor serviços
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Observações da forma que foi combinada com o cliente para a liquidação do valor
Data que o pedido foi considerado com o financeiro bloqueado, ou seja está aguardando alguma informação financeira do cliente.
Situação financeira que se encontra no pedido
  • Liberado - Financeiro se encontra liberado, pedido não possui restrições financeiras.
  • Bloqueado - Data de bloqueio está preenchida.
Permite informar qual o login do usuário que liberou o desconto na ordem de serviço.

Caso informado um desconto maior que o estabelecimento permite e o usuário que está fazendo a operação não possui direito de acesso a role LIBERAR_DESCONTO, será obrigatório informar um login de um usuário que possui direito de acesso.
Ao informar um usuário de liberação, deve ser informado a senha deste usuário.
permite definir qual chave de autorização foi utilizada para liberação do desconto na ordem de serviço.

Caso informado um desconto maior que o estabelecimento permite e o usuário que está fazendo a operação não possui direito de acesso a role LIBERAR_DESCONTO, será obrigatório informar um login de um usuário que possui direito de acesso ou chave de autorização de desconto.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Indica a finalidade ("Revenda" ou "Consumo") que o cliente/destinatário dará para as mercadorias.

Caso não informada, assume o que estiver informado no cadastro do respectivo cliente.
Caso também não informada no cadastro do cliente, assume "Revenda" para clientes com CNPJ e IE informados e "Consumo" para todos os demais.


A apresentação deste campo depende do que estiver configurado no campo "Finalidade das mercadorias" do respectivo tipo de pedido.
  • Revenda - Destinatário comercializará as mercadorias
  • Consumo - Destinatário Uso e Consumo ou Ativo Imobilizado
Ordem de compra (pedido ou autorização de fornecimento) emitido e informado pelo destinatário (cliente) do pedido.
Esta informação será preenchida na tag <xPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <nItemPed> com o número do item da ordem de compra do cliente que deverá ser informada no campo "Item do pedido de compra" para cada item do pedido.
Esta informação será apresentada automaticamente no quadro "Dados adicionais" no DANFE das NFEs.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Indica que este pedido está relacionado com uma segurados.
Exemplo: Para a execução de sinitros cobertos por apólice de seguro
Ex:
  • BRADESCO
  • HDI SEGUROS
  • ICATU
  • PORTO SEGURO
Tipo de segurado
  • Particular
  • Segurado - Parte do valor será pago pelo cliente (franquia), e parte pela seguradora.
  • Terceiro - Todo valor será pago pela seguradora
Número identificador do sinistro com a seguradora
Valor da franquia informado quando o pedido está vinculado a um sinistro coberto por apólice de seguro.
Valor de desconto a ser aplicado na geração do documento para o segurado(com o valor de franquia)
Internamente, este domínio tem um funcionamento identico ao DECIMAL, porém pode ser utilizado como se fosse um domínio VALUE.
A diferença está no fato do domínio tratar as casas decimais de forma fixa.

Propriedades (format)

min-value, max-value

Ver Limitar valores de campos para uma faixa de valores (min-value, max-value)
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Notais fiscais relacionadas a ordem de serviço
Valor de mercadorias que já foi emitido a NF
Valor de serviços existentes nas notas fiscais
Valor total informado em NF
Indica se o pedido já foi totalmente faturado (emitido documento fiscal ou não, formalizando a entrega do pedido).
  • Não
  • Sim
Pessoa responsável pelo atendimento comercial ao cliente ou responsável pela elaboração do orçamento e definição dos valores negociados com o cliente.
A pessoa informada deverá, obrigatoriamente, configurada como "vendedor". (ver Como cadastrar ou configurar um vendedor ou representante?)
Código da pessoa responsável pelo pedido. Normalmente indica o técnico (p.ex.: mecânico) responsável pela execução dos serviços ou uso dos materiais de uma OS.
O campo "Técnico responsável" do cadastro de Tipos de pedidos permite definir se o responsável deve ser um "colaborador" (conforme cadastrado na guia "Colaborador" (Colaboradores) do cadastro de Pessoas) do estabelecimento, um "colaborador" de qualquer estabelecimento ou apenas ter um cadastro de pessoas.
Os itens sem técnico responsável serão alterados para informar o técnico informado na alteração da OS.
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Pessoa que indicou ou intermediou a negociação comercial para efetivação do negócio. Utilizado para registrar pessoas que cujo relacionamento é o de parceiro comercial e que não possua vínculo como o de vendedor, representante, agente ou colaborador da empresa.
Define a classificação/prioridade de atendimento do pedido.
Ver também Classificações de pedidos.
Ex:
  • PRONTA-ENTREGA
  • MOTOBOY RETIRA
  • CLIENTE RETIRA
  • TRANSPORTADORA RETIRA
  • URGENTE
  • 48 HORAS
Modelo de e-mail a ser utilizado para preencher automaticamente o corpo de e-mail, assunto e/ou destinatário.
Permite definir através de qual conta de e-mail deve ser enviado o e-mail.

O seu cadastro é feito através da interface EMAIL.CAD_CONTAS_MAIL (Contas de e-mail).

Quando não informado, será utilizado a conta de e-mail cadastrada para o estabelecimento e, quando não houver uma conta informada, será utilizada a configuração de e-mail configurada em RTPREF.CFG_MAIL (Configuração de e-mail).
E-Mail de destino para envio da OS em PDF.
Permite definir um e-mail de quem deve ser respondido quando o destinatário responder o e-mail.

O "responder para" é preenchido automaticamente com o e-mail do usuário se a preferência OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS.RESPONDER_PARA_USUARIO estiver marcada.
Assunto a ser usado para envio de e-mail com o relatório da OS.
Corpo do e-mail utilizado para descrever o assunto a ser tratado para o destinatário.
Conjunto de informações que devem ser impressas.
  • Produtos
  • Serviços
  • Itens não autorizados
  • Valores
  • Termo de garantia
  • Assinatura
  • Qtde serviços - Deve apresentar a quantidade nos campos de serviço
Tipo de impressão para a ordem de serviço, as opções são definidas no tipo de pedido.
  • Check-list - Impressão da OS com check-list variável conforme o tipo de pedido.
  • Ordem de serviço - Modelo comleto da ordem de serviço onde o usuário pode opcionalmente omitir algumas informações como valores, itens não autorizados, etc.
Define quantas copias da OS será criado

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
VENDAAprovadoIGG-0534P07ParticularNãoPRONTA-ENTREGA
COMPRACanceladaAKT-9023P10SeguradoSimMOTOBOY RETIRA
AMOSTRAFaturadaVTO-3022P03TerceiroNãoCLIENTE RETIRA
ORDEM_DE_SERVICOOrçamentoPRD-0123P27ParticularSimTRANSPORTADORA RETIRA
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
MATRIZ
VENDA
Aprovado
IGG-0534
P07
Liberado
Revenda
BRADESCO
Particular
Não
PRONTA-ENTREGA
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Pendentes

Lista as ordens de serviço que estão pendentes.
É o mesmo que acrescentar o filtro "Abertas: Sim" e listar.
Topo

Orçar

Liberar a ordem de serviço apenas para orçamento.
Topo

Executar

Liberar a ordem de serviço para ser executada. Indica que o cliente está aprovando a sua execução.
O usuário que disparar esta ação será considerado o vendedor do pedido.
Topo

Imprimir

Imprime a ordem de serviço em PDF. O sistema apresenta algumas opções de impressão. Estas opções são sugeridas automaticamente conforme a situação da OS.
Comportamento:Topo

Imprimir matricial

Impressão matricial
Topo

Enviar email

Envia e-mail para o cliente com a OS em PDF.
Comportamento:Topo

Clonar

Esta funcionalidade permite ao usuário clonar uma OS qualquer gerando uma nova contendo as mesmas informações que a ordem original. A nova ordem recebe um novo número e entra em situação de manutenção.
Comportamento:Topo

Relatório

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Comportamento:Topo

Situação Financeira

Atualização de situação financeira
Topo

Liberar desconto

Permite definir quem deve possuir acesso a liberar desconto na ordem de serviço.
Topo

Reabrir

Reabre a ordem de serviço permitindo alterar o pedido e concluí-lo novamente.
Topo

Liberar crédito

Desconsidera os valores do pedido do limite de crédito consumido (tomado) do cliente, ignorando as demais regras de consumo de crédito do cliente conforme definido no tipo de pedido e no plano de pagamento do pedido.
Topo

Tomar crédito

Reconsidera o pedido para que retome (consuma) o valor do pedido do limite de crédito do cliente.

Dúvidas frequentes

  • Valor da franquia na ordem de serviço
  • Procedimentos para criação de OS e emissão de NFe a partir da OS
  • Como emitir uma OS de garantia?
  • Foto de carro de cliente em ordem de serviço
  • Configurações

    OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS.CUSTOM_REPORTS

    Relatórios de impressão da Ordem de Serviço específicos para o cliente. Informar 1 relatório por linha no seguinte formato:
    02_SERVICO_RASTREADOR:Ordem de serviço Rastreadores
    03_OS_VEICULOS/ORDENS_SERVICO_VEICULOS_02:OS com referência
    

    Tipo: TEXT_LONG

    OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS.RESPONDER_PARA_USUARIO

    Responder para usuário

    Permite definir se o e-mail da pessoa do usuário deve ser utilizado como "responder para" ao utilizar o recurso de envio de e-mail.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS.SQL_VALOR_MATERIAIS_TOTALIZAR

    Totalizar valor de materiais

    Permite definir se deve ser totalizado na listagem das OSs a coluna de valor de materiais.

    A diferença desta preferência da ".SUMMARIZE" é que esta pode ser configurada por usuário.

    Esta preferência fica sem valor padrão para caso haja uma preferência ".SUMMARIZE" configurada, continuará sendo respeitada.

    • S: Totalizará a coluna.
    • N: Não será totalizada.
    Deixar a preferência sem valor fará com que a preferência ".SUMMARIZE" seja respeitada.

    Tipo: TEXT

    OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS.SQL_VALOR_SERVICO_TOTALIZAR

    Totalizar valor de serviços

    Permite definir se deve ser totalizado na listagem das OSs a coluna de valor de serviços.

    A diferença desta preferência da ".SUMMARIZE" é que esta pode ser configurada por usuário.

    Esta preferência fica sem valor padrão para caso haja uma preferência ".SUMMARIZE" configurada, continuará sendo respeitada.

    • S: Totalizará a coluna.
    • N: Não será totalizada.
    Deixar a preferência sem valor fará com que a preferência ".SUMMARIZE" seja respeitada.

    Tipo: TEXT

    OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS.SUGERIR_VENDEDOR

    Determina que quando uma nova OS é aberta, o usuário da sessão é sugerido como sendo o vendedor da mesma (informar S ou N).

    OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS.VALOR_MERCADORIAS_TOTALIZAR

    Permite definir se deve ser totalizado na listagem das OSs a coluna de total de materiais.

    A diferença desta preferência da ".SUMMARIZE" é que esta pode ser configurada por usuário.

    Esta preferência fica sem valor padrão para caso haja uma preferência ".SUMMARIZE" configurada, continuará sendo respeitada.

    • S: Totalizará a coluna.
    • N: Não será totalizada.
    Deixar a preferência sem valor fará com que a preferência ".SUMMARIZE" seja respeitada.

    Tipo: TEXT

    OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS.VALOR_SERVICOS_TOTALIZAR

    Totalizar total de materiais

    Permite definir se deve ser totalizado na listagem das OSs a coluna de total de serviços.

    A diferença desta preferência da ".SUMMARIZE" é que esta pode ser configurada por usuário.

    Esta preferência fica sem valor padrão para caso haja uma preferência ".SUMMARIZE" configurada, continuará sendo respeitada.

    • S: Totalizará a coluna.
    • N: Não será totalizada.
    Deixar a preferência sem valor fará com que a preferência ".SUMMARIZE" seja respeitada.

    Tipo: TEXT

    OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS.VALOR_TOTAL_TOTALIZAR

    Totalizar valor de total das OSs

    Permite definir se deve ser totalizado na listagem das OSs a coluna de valor totais.

    A diferença desta preferência da ".SUMMARIZE" é que esta pode ser configurada por usuário.

    Esta preferência fica sem valor padrão para caso haja uma preferência ".SUMMARIZE" configurada, continuará sendo respeitada.

    • S: Totalizará a coluna.
    • N: Não será totalizada.
    Deixar a preferência sem valor fará com que a preferência ".SUMMARIZE" seja respeitada.

    Tipo: TEXT

    Regras

    Ajustar autocomplete responsável

    Apresenta o autocomplete conforme o que estiver definido em "técnico responsável" no tipo de pedido,
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

    Ajustar campos de autorização de desconto

    Ajusta a visibilidade dos campos de usuário, senha e chave de autorização conforme o desconto informado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Desconto em serviços" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Desconto geral %" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Desconto nas mercadorias" do formulário "Alterar"

    Ajustar campos desconto


    Descrição:
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Desconto geral %" do formulário "Alterar"

    Ajustar campos usuário e chave liberação desconto

    Quando o campo de usuário for informado, o campo de chave é escondido e quando informado uma chave o campo de usuário é escondido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Chave autorização" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Usuário liberação" do formulário "Alterar"

    Ajustar tela de envio de email

    Ajusta tela de envio de email
    • Preenche campos id, email, título
    • Remove botões desnecessarios
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Enviar email"

    Apresentar endereço completo

    Apresenta o endereço completo do cliente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
    • Ao alterar campo "Endereço" do formulário "Alterar"

    Apresentar finalidade conforme o tipo pedido

    Apresenta o campo conforme o tipo de pedido.
    Caso "P", esconde o campo e limpa o seu valor (situação atual).
    Caso "C", preenche com "1" e passa o campo para read-only
    Caso "O", preenche com a opção que equivale ao critério padrão mas deixa editável
    Caso "R", preenche com nulo e deixa editável
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Tipo" do formulário "Novo"

    Apresentar informações do modelo e-mail selecionado

    Apresenta as informações do corpo de e-mail informações do modelo e-mail selecionado, como o corpo de e-mail, assunto e/ou destinatário.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Modelo de e-mail" do formulário "Enviar email"

    Apresentar nome completo do indicado por

    Apresentar nome completo do indicado por ao incluir e alterar uma OS de veículos (somente visualização).
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Indicado por" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Indicado por" do formulário "Novo"

    Apresentar planos de pagamento do cliente

    Apresentar os planos de pagamento do cliente
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Tipo" do formulário "Novo"

    Atualizar data inicio faturamento contrato

    Quando uma OS for concluída e a mesma estiver agrupada deve-se atualizar a data de inicio de faturamento para o contrato vigente de mesmo veiculo
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"

    Atualizar o proprietário do veículo

    Quando indicado, atualiza o cadastro do veículo marcando o cliente da ordem de serviço como sendo o proprietário do veículo.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Calcular indicador de proprietário

    Popula o check-box de "Proprietário" caso o cliente também seja o proprietário do veículo.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Campos seguradora e franquia devem ser exigidos conforme regra do tipo de pedido

    Se o tipo de pedido estiver relacionado com sinistro, apresentar os campos onde o usuário terá que informar a seguradora e o valor de franquia.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Tipo" do formulário "Novo"

    Esconder campos desnecessário quando existir registro de pedido agrupador

    Quando a OS for aberto como agrupada, deve-se esconder campos desnecessários, como cliente, vendedor e etc.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Filtrar estabelecimento

    Não permitir que o usuário veja pedidos de outros estabelecimentos
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Informar endereço do cliente

    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Informar os documentos emitidos com origem na OS

    Informar os documentos emitidos com origem na OS.
    1. Devem ser apresentados apenas documentos que não foram cancelados, denegados ou inutilizados.
    2. Deve ser apresentado primeiro as NFe e depois da NFSe.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha"

    Popular classificações

    Apresenta as opções de classificação para o tipo de pedido
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo" do formulário "Novo"

    Popular endereço do cliente

    Apresentar campo de opção com os endereços possíveis para o cliente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"

    Popular informações do cliente

    Apresenta informações do cliente, conforme configurado no tipo de pedido, atributo Informações adicionais.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Tipo" do formulário "Novo"

    Popular informações padrão do pedido pai

    Quando uma OS é aberta a partir de um pedido pai, cliente, estabelecimento e vendedor devem vir do pedido pai.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Popular nome completo

    Quando selecionar o código do cliente popular o nome completo do mesmo logo abaixo.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

    Popular nome tecnico

    Quando selecionar o código do técnico popular o campo com o nome completo do mesmo logo abaixo
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Técnico" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Técnico" do formulário "Novo"

    Popular nome vendedor

    Quando selecionar o código do vendedor popular o campo com o nome completo do mesmo logo abaixo
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Vendedor/Orçamentista" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Vendedor/Orçamentista" do formulário "Novo"

    Popular tipos de pedidos

    Popula os tipos de pedidos conforme o estabelecimento selecionado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

    Pre request

    Quando interface for chamada com um veículo, então não deve memorizar o filtro.

    Preparar para impressão

    Prepara os dados do formulário para imprimir.

    Busca as opções previamente utilizadas para as OSs nesta situação.

    A lista de tipos de relatório pode ser customizada através da preferencia OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS.CUSTOM_REPORTS
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Imprimir"

    Preparar placas

    Prepara a lista de placas no formulário. São no máximo 25 placas sendo que apenas as primeiro N são visíveis.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Clonar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Clonar"
    • Ao alterar campo "Quantidade de veículos" do formulário "Clonar"

    Processar report

    Processa o report escolhido juntos com suas opções de impressão e prepara para impressão ou envio via e-mail

    Remover botão de update

    Quando pedido não estiver em situações que permitem alterações nos itens, deve ser removido o botão de UPDATE
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Remover os botões

    Remover os botões ORCAR, DELETE e EXECUTAR, conforme a situação do documento
    Se o pedido não está agrupado a outros remove os botões SITUACAO_FINANCEIRA, IMPRIMIR_MATRICIAL, ENVIAR_EMAIL e ORCAR
    Se o tipo de pedido não tem situações que permitem impressão configuradas ou se a situação do pedido for uma que não está marcada para permitir impressão no tipo de pedido então remove os botões IMPRIMIR e IMPRIMIR_MATRICIAL.
    Remove o botão RETOMAR_CREDITO quando o pedido está tomando crédito e remove o botão CANCELAR_CREDITO_TOMADO quando o pedido não está tomando crédito.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Restringir editabilidade de campos conforme contexto

    Restringir editabilidade de campos conforme contexto.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Salvar usuário de liberação de desconto

    Salva o usuário que liberou desconto na ordem de serviço.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"

    Sugerir cliente

    Sugerir o cliente como sendo o proprietário do veículo.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Placa do veículo" do formulário "Novo"

    Sugerir vendedor

    Ao abrir a tela de inclusão de uma nova OS, sugerir o usuário da sessão como sendo o vendedor;
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Verificar a existência de ordens de serviço para este veículo

    Verificar a existência de ordens de serviço para este veículo.

    Caso exista outra OS que esteja na situação diferente de "Concluída" ou "Faturada", deve ser apresentado para o usuário.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Placa do veículo" do formulário "Novo"

    Verificar vendedor ativo

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Vincular pedido pai

    Quando existir o parâmetro de pedido agrupador o mesmo deve ser registrado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    calcular descontos serviços e mercadorias

    Quando os campos de valor desconto serviço ou valor desconto mercadoria for alterado deve-se recalcular os campos de valor total de serviços e valor total de mercadorias
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Desconto em serviços" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Desconto nas mercadorias" do formulário "Alterar"

    Veja também