Sistema de ordens de serviço

Índice

Ordens de Serviço

ORDSER02.CAD_ORDENS_SERVICOS02

Descrição

Manutenção de ordens de serviços, permitindo informar serviços e os produtos utilizados para a realização dos serviços. Permite vínculo a contratos. Específico para prestadoras de serviços de segurança e alarmes.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo de ordens de serviço:

Campos:

Estabelecimento da OS.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Tipo de serviço a ser executado (configurado conforme o "tipo de pedido").
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Número da OS.
Data em que foi realizada a solicitação pelo cliente ou solicitante dos serviços.
Cliente ou solicitante dos serviços.
Depende do tipo de endereço. Pode ser o nome da rua, avenida, número de telefone, endereço de e-mail, etc.
Número de identificação do prédio no logradouro.
Endereço informado com a finalidade "Entrega" no cadastro de pessoa do cliente ou solicitante dos serviços.
Nome do bairro (ou distrito) do endereço
Nome completo da cidade (acentos e cedilhas são mantidos).
Ex:
  • SÃO LEOPOLDO
  • SÃO PAULO
  • ALVORADA
  • PARIS
Unidade da federação. Para estados de outros países (diferente de Brasil), será sempre igual a EX.
Código de endereçamento postal (CEP no Brasil, ZIP nos EUA, etc.).
O nome deste campo depende do país.
A partir do CEP informado, o sistema busca os dados de logradouro, bairro e cidade.
O mecanismo de busca do endereço a partir do CEP informado é definido na preferência PESSOAS.ENDERECOS.MECANISMO_BUSCA_CEP.
Pessoa de contato ou cliente ou solicitante dos serviços.
Descrição dos serviços solicitados ou problemas relatados pelo solicitante.
Data programada ou agendada para execução dos serviços.
Complemento para o endereço (andar, apartamento, sala, etc.)
Data e hora de conclusão dos serviços.
Observações sobre o atendimento ou serviços realizados.
Data de validade do orçamento, após o qual a proposta deverá ser revisada junto a empresa e o cliente para ajuste dos termos da negociação, principalmente dos valores dos serviços e produtos.
O orçamento será alterado para a situação "Vencido" no dia imediatamente posterior a data de validade da proposta.
Data de aprovação dos serviços pelo solicitante.
Data de cancelamento da solicitação.
Motivo ou justificativa para cancelamento da solicitação.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Prazo de pagamento proposto ou acertado com o fornecedor.
Deve utilizar a seguinte forma:
7/14/21 - Representando:
7 dias, 14 dias e 21 dias., neste caso cada um representando 1/3 do valor total do pedido.
Técnico responsável pela execução dos serviços.
Nome completo do técnico responsável pelos serviços.
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas
Valor total de venda dos serviços + despesas registradas no orçamento/pedido.

Serviços cancelados não são considerados
Percentual de desconto para o pedido
Valor padrão: 0
Valor do desconto global concedido diretamente sobre o valor total do orçamento/pedido.
Valor padrão: 0
Valor de encargos fincanceiros
Valor total do pedido
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Valores que já foram vinculados como pagamento
Identificação do vendedor (deve ser uma pessoa especializada como "vendedor).
Identificador (número de série) do codificador.
Novo codificador a ser instalado para o cliente ou solicitante.
Número contrato de serviços já existente para o cliente ou solicitante dos serviços.
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZVENDAEm manutenção
FILIAL 1COMPRAEmitido / Analise
FILIAL 2AMOSTRAPendente / Proposta
CD-RSORDEM_DE_SERVICOAprovado
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Cancelar

Cancela o orçamento. É possível informar um motivo de cancelamento.

Caso retirada a data de cancelamento, o orçamento voltará a situação anterior de ser cancelado.
Topo

Concluir etapa

Botão único que deve permitir a conclusão da etapa pelo usuário.
M ( Manutenção ) -> Concluir ( deve enviar para emitido ( analise ) )
I ( Emitido ) -> Concluir ( deve liberar o pedido para venda )
P ( Pendente ) -> Concluir ( Deve passar para ser executado o serviço )
X ( Em serviço ) -> Concluir ( Deve concluir o serviço )
O ( Pronto ) [ Não deve apresentar mais o botão ]
E ( Entregue ) [ Não deve apresentar mais o botão ]
Topo

Emitir ordem de serviço para atendimento

Tela sem operações geradas. Totalmente customizada.
Topo

Emitir ordem de serviço sem os setores para atendimento

Gerar arquivo PDF da ordem de serviço para o atendimento sem a relação dos setores.

Regras

Apresentar codificadores

Codificador

Apresentar contratos

Apresentar contratos

Apresentar informações do cliente

  • Endereços
  • Planos de pagamentos
  • Vendedor do cliente
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

Concluir execução

Concluir execução do serviço

Concluir ordem de serviço

Concluir ordem de serviço liberado para atendimento

Filtrar estabelecimento do usuário

Procedimento que filtra o estabelecimento que o usuário foi cadastrado
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Limita os tipo de pedido para Query

Limita apenas para o tipo de pedido passado por parâmetro.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Limita os tipo de pedido para insert

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Modificar a query

Modificar a query limitando o tipo de pedido passado por parâmetro.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Modificar a tela de insert

Procedimento deve modificar a tela de insert ocultando campos que não sâo necessarios para o tipo de pedido, levando em conta tambem o tipo de usuario
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Modificar a tela de query

Procedimento deve fazer algumas modificações conforme o nível do usuário
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Modificar botões conforme situação do pedido

Botões devem aparecer somente se tipo de pedido está permitindo e se o usuário tem direitos a realizar mudanças:

M ( Manutenção ) -> Excluir / Alterar / Concluir
I ( Emitido ) -> Cancelar / Alterar / Concluir
P ( Pendente ) -> Cancelar / Alterar / Concluir
X ( Em serviço ) -> Cancelar / Alterar / Concluir
O ( Pronto ) -> Cancelar
E ( Entregue ) -> Nenhum botão
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de apresentar formulário "Consultar"

Modificar insert

Procedimento deve modificar o insert inserindo informações da empresa e estabelcimento
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Popular campos conforme tipo de pedido

Popula a data de validade conforme configurado a validade da proposta definida no tipo de pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de serviço" do formulário "Novo"

Salvar novo codificador

Salvar novo codificador para a ordem de serviço, e deve avisar financeiro
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"

Valor total do pedido

Valor total do pedido

inicializa com parametro

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"