Sistema de ordens de serviço

Índice

Fechamento da ordem de serviço

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO

Descrição

Interface para encerrar a ordem de serviço.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo de ordens de serviço:

Campos:

Inconsistências
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Percentual de desconto a ser concedido sobre o valor total do orçamento/pedido.
O valor calculado deve ser registrado no atributo de "valor do desconto".
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas
Percentual de desconto das mercadorias.
Valor de desconto concedido nos materiais que fazem parte deste pedido. Este valor é informado no pedido e não é o resultado da soma dos descontos dos itens.
Valor total de venda dos serviços + despesas registradas no orçamento/pedido.

Serviços cancelados não são considerados
Percentual de desconto das serviços.
Valor de desconto aplicado nos serviços do pedido.
Domínio utilizado para armazenar valores monetários.
Valor total das mercadorias, subtraindo o desconto em mercadorias.
Valor total dos serviços, subtraindo o desconto em serviços.
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Plano de pagamento proposto ou acertado com o cliente/fornecedor.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Dia para vencimento dos títulos
Valor recebido antecipadamente
Valor de entrada
Valor em duplicatas
Domínio primitivo para representar/implementar atributos de números inteiros.
Valores entre -2147483648 e 2147483647 (2 bilhões).
Valor recebido em cheques
Domínio primitivo para representar/implementar atributos de números inteiros.
Valores entre -2147483648 e 2147483647 (2 bilhões).
Valor restante
Ordem de compra (pedido ou autorização de fornecimento) emitido e informado pelo destinatário (cliente) do pedido.
Esta informação será preenchida na tag <xPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <nItemPed> com o número do item da ordem de compra do cliente que deverá ser informada no campo "Item do pedido de compra" para cada item do pedido.
Esta informação será apresentada automaticamente no quadro "Dados adicionais" no DANFE das NFEs.
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Observações sobre o atendimento, resultado de um serviço ou detalhamento sobre o que resultou o pedido.
Garantia oferecida sobre os itens do orçamento.
Se não for informado um termo de garantia no pedido, e na configuração do tipo de pedido tenha informado um termo de garantida padrão, o texto é copiado para o pedido assim que ele é criado, podendo ser posteriormente editado.
É apresentado como uma lista de opções. Cada opção tem 1 valor físico e um nome lógico que é apresentado.
Domínio primitivo para representar/implementar atributos do tipo texto.

Propriedades (format)


text-transform

  • uppercase: Transforma o texto para letras maiusculas
  • lowercase: Transforma o texto para letras minúsculas
  • capitalize: Primeiras letras em maiúscula
  • ascii7: Ajusta acentos, cedilhas e outros caracteres especiais para caracteres básicos
  • trim: Remove espaços extras no início e no fim do texto.

ellipsis-in

Indica que deve apresentar apenas "N" primeiros caracteres. Se existir um quarto caractere, será apresentado "..." e se o usuário passar o mouse sobre o campo, o valor completo será apresentado

ellipsis-at

Indica que deve apresentar todos os caracteres até o caractere incluído como parâmetro. Se o caractere informado não for encontrado, então mostra todo o conteúdo. Se ocorrer algum caractere depois, será apresentado "..." e se o usuário passar o mouse sobre o campo, o valor completo será apresentado.

OBS: Se ambas propriedades forem utilizadas ao mesmo tempo, apresenta até o caractere "X" limitando a "N" caracteres.

validações

  • accept-digit:S/N = define se aceita ou não digitos
  • accept-alpha:S/N = define se aceita caracteres alfabeticos
  • accept-special:S/N = define se aceita caracteres especiais
  • min-length: = define a quantidade minima de caracteres
  • max-length: = define a quantidade maxima de caracteres

Operações

Topo

Entrada

Escolhe a tela que deve ser apresentada.
Se status do pedido for "Manutenção", apresenta a tela de alteração, caso contrário apresenta a tela de consulta.
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Concluir

Conclui a ordem de serviço.
Se a ordem estava em manutenção, emite-a.
Se a ordem estava pentente ou em execução, registra a data de término da mesma.
Topo

Emitir documentos

Emissão do documentos relativos a este pedido
Comportamento:

Configurações

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.BAIXA_AUTOMATICA

Define se ao salvar o fechamento do pedido deve ser realizado o processamento de baixa das mercadorias.

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.ERRO_FINANCEIRO_PEDIDO

Apresentar erro se o financeiro do pedido for diferente do valor total da Ordem de Serviço

Caso marcado será apresentado erro quando o financeiro da ordem de serviço for diferente do total da Ordem de Serviço.

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.FINANCEIRO_AUTOMATICA

Define se ao salvar o fechamento do pedido deve ser realizado o processamento de geração de títulos.

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.FORMA_APRESENTACAO_PLANOS_PAGAMENTOS

Forma de apresentação dos planos de pagamentos

Permite definir se devem ser populados os planos de pagamentos da forma padrão (como é utilizado nas outras interfaces) ou da forma antiga (depreciada).

Valores:

  • P: Forma padrão.
  • A: Forma antiga.

Não informar um valor fará com que apresente de forma padrão.

Tipo: TEXT

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.LISTA_PRECOS_DESCONTO_SOMENTE_AVISTA

Define se ocorrer desconto em um dos itens do pedido deve ser apresentado apenas o plano "A VISTA"

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.MOVIMENTA_CAIXA

Define se usuário pode movimentar o caixa no fechamento do pedido

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.OBRIGATORIO.DATA_ENTREGA

Define se a data de previsão de entrega é obrigatória.

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.OBRIGATORIO.DIA_VENCIMENTO

Define se o dia para vencimento dos boletos é obrigatório ou não.

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.OCULTA_CAMPOS_CENTRO_CUSTOS

Oculta campo de centro de custo no fechamento do pedido

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.OCULTA_CAMPOS_OBSERVAO_INTERNA

Define se o campo de observação deve ser ocultado ou não.

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.OCULTA_CAMPOS_ORDEM_COMPRA

Oculta campo de ordem de compra no fechamento do pedido

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.VALIDAR_CAIXA_VENDEDOR

Define se deve ser validado o valor de caixa do vendedor.

Valor padrão: N

Regras

Ajustar ações conforme situação do pedido

Quando pedido já estiver concluído botão de atualizar não deve aparecer.

A ação de [b:Alterar] é permitida apenas nas situações "Manutenção", "Pendente", "Em execução" e "Pronto".

A ação [b:Concluir] é permitida apenas nas situações "Pendente", "Manutenção" e "Em execução".

A ação [b:Emitir documento] é permitida apenas nas situações "Entregue" e "Pronto".
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Ajustar campos descontos

Ajusta os campos de descontos, conforme informado o % de desconto, deixa read-only os campos de desconto de mercadorias e de serviço.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "% de desconto" do formulário "Alterar"

Apresentar campos

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

Apresentar campos de pagamento detalhado

Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Plano de pagamento" do formulário "Alterar"

Apresentar nome do cliente

Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Emitir documentos"

Apresentar valores padrões para emissão

Apresentar os valores padrões para emissão do documento
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Emitir documentos"

Apresentar valores registrados

Apresentar os valores registrados para pagamento
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

Calcular desconto mercadorias e descontos

Calcula os campos de desconto de mercadorias e serviços.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Desconto em serviços" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Desconto nas mercadorias" do formulário "Alterar"

Calcular valor desconto mercadoria

Calcula o valor de desconto de mercadorias com base no percentual de desconto de mercadorias.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "% desconto mercadorias" do formulário "Alterar"

Calcular valor desconto serviços

Calcula o valor de desconto de serviços com base no percentual de desconto de serviços .
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "% desconto serviços" do formulário "Alterar"

Escolhe a tela que deve ser apresentada

Direciona para a tela de alteração apenas se o pedido estiver em manutenção, caso contrário, direciona para a tela de consulta.

Montar tela de update

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Registro de descontos do pedido

Registro de descontos do pedido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"

Salvar valores informados para pagamento

Salvar os valores informados para o registro de pagamento
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"

Validar estoque

Rotina que deve validar novamente se os produtos possuem estoque para realização da venda.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"