Sistema de ordens de serviço

Índice

Ordens de Serviço

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01

Descrição

Manutenção de ordens de serviços.
Permite informar os serviços (mão de obra) e os produtos utilizados para a realização dos serviços.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Equipamento:

Modulo de ordens de serviço:

Campos:

Estabelecimento responsável pelo atendimento e execução dos serviços.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Tipo de Ordem de Serviço, apresentando opções definidas através da categoria "Serviços" do Tipos de pedidos.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Ordem de compra (pedido ou autorização de fornecimento) emitido e informado pelo destinatário (cliente) do pedido.
Esta informação será preenchida na tag <xPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <nItemPed> com o número do item da ordem de compra do cliente que deverá ser informada no campo "Item do pedido de compra" para cada item do pedido.
Esta informação será apresentada automaticamente no quadro "Dados adicionais" no DANFE das NFEs.
Indica o número do pedido de um sistema externo. Utilizado em casos onde o pedido é importado de outros sistemas e serve como referência para consultas e pesquisas. Este número estaria normalmente vinculado à origem do cadastro do pedido.
Exemplo: Na integração com lojas virtuais, este campo é preenchido com o número do pedido gerado na loja virtual.
Identificação para o número, com informação sobre a faixa, tipo e o número.
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Cliente ou demandante dos serviços.
Nome fantasia (nome comercial, nome de fachada) é a designação utilizada por uma instituição (empresa, associação etc), seja pública ou privada, sob a qual ela se torna conhecida do público. Esta denominação opõe-se à razão social, que é o nome utilizado perante os órgãos públicos de registro das pessoas jurídicas.

O nome fantasia pode ser formado a partir de palavras ou expressões oriundas da razão social, bem como pode ser criado a partir da criatividade do empresário e de sua assessoria de marketing. Igualmente, o nome fantasia pode ser a fonte para a elaboração da razão social.

De acordo com as regras de direito comercial, o registro de um nome fantasia é feito perante os órgãos de registro de marcas e patentes, sendo resguardado o direito à sua utilização ao primeiro que o registra. O impacto do nome fantasia junto ao mercado consumidor justifica os altos investimentos que são feitos pelas grandes empresas. Muitos nomes, inclusive, conseguem virar sinômino do produto que vendem ou serviço que prestam, figura de linguagem conhecida como metonímia (marca pelo produto), tal como ocorre, por exemplo, na canção de "Gita (eu sou)", de Raul Seixas e Paulo Coelho, em que há referência aos "pegue e pague do mundo" para dizer "supermercado".

A utilização do nome de fantasia se dá em diversos momentos, desde a sua colocação na fachada do estabelecimento comercial até a sua aposição nos produtos fabricados, passando pela veiculação em material de publicidade.
Designação informal para identificar a pessoa. P.ex.: Somente o sobrenome, nome resumido ou apelido (alcunha) da pessoa física.
Ex:
  • PAULINHO
  • RIBEIRO
  • PEDRÃO
Cliente pertence ao grupo empresarial da pessoa informada.
Apresenta os telefones cadastrados do cliente. Somente são apresentados telefones (residenciais, comerciais ou celulares) cadastrados na guia "Contatos" no cadastro da pessoa do cliente.
"Pior" conceito dentre os conceitos ativos do cliente.
Apresenta as observações cadastradas do cliente. Somente são apresentadas observações cadastradas na guia "Obs" no cadastro da pessoa do cliente.

Este campo é somente para apresentação das observações ativas informadas no cadastro do cliente e não reflete nas observações da OS.
Apresenta informações do cliente, conforme configurado no tipo de pedido, atributo Informações adicionais.
Pessoa destinatária dos produtos e/ou serviços. Deve ser informado quando o destinatário não é o cliente do pedido/ordem de serviço.
Pessoa de contato ou solicitante dos serviços. Normalmente é a pessoa do cliente que é a responsável pela solicitação dos serviços.
E-mail opcional para o contato do pedido.
Telefone para contato.
Endereço informado pelo cliente para a entrega do pedido. Somente deverá ser possível selecionar os endereços com a finalidade "Entrega" informados no cadastro do cliente.
Plano de pagamento proposto ou acertado com o cliente/fornecedor.
Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Junção de data de entrega e data de entrega limite.
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
Hora para a qual a entrega ou agendamento da execução da solicitação do cliente (produtos ou serviços) está prevista ou agendada.
Data e hora para quando a entrega do pedido está programada. Este campo pode ser calculado através da união dos campos Data programada e Hora programada.
Data para a qual o fornecedor se programou para a entrega das mercadorias/serviços (ou encerramento da produção/execução) do pedido.
Prazo de execução para orçamentos
Data de validade do orçamento, após o qual a proposta deverá ser revisada junto a empresa e o cliente para ajuste dos termos da negociação, principalmente dos valores dos serviços e produtos.
O orçamento será alterado para a situação "Vencido" no dia imediatamente posterior a data de validade da proposta.
Data em que a totalidade dos itens do pedido foram entregues ao destinatário do pedido.
Esta data é igual a data de emissão do último documento emitido e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques.
Pedidos de representação será a data de emissão do último documento vinculado pedido.
Data em que o pedido foi cancelado.
Motivo do cancelamento ou perda.
Ex:
  • DESISTÊNCIA DO CLIENTE
  • SEM ESTOQUE
  • PREÇO ELEVADO
Motivo(s) do cancelamento integral do pedido.
Data que o pedido foi enviado para analise do cliente.
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Data em que o pedido foi aprovado.
Data e hora em que a execução do pedido foi iniciada.
Data e hora em que o pedido foi considerado pronto (produtos entregues e/ou serviços concluídos) pela produção/suporte/atendimento.
Depende do tipo de endereço. Pode ser o nome da rua, avenida, número de telefone, endereço de e-mail, etc.
Nome completo da cidade (acentos e cedilhas são mantidos).
Ex:
  • SÃO LEOPOLDO
  • SÃO PAULO
  • ALVORADA
  • PARIS
Unidade da federação. Para estados de outros países (diferente de Brasil), será sempre igual a EX.
Indica em que moeda este pedido é realizado.
Caso não informado, o sistema assume assume a moeda padrão do tipo de pedido,
se o tipo de pedido não tiver moeda padrão definida então assume a moeda padrão conforme definido em Moedas.

OBS: O campo só aparecerá na tela se no tipo de pedido o campo "Permite moeda alternativa" estiver marcado (valor: Sim)
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas
Valor total de venda dos serviços + despesas registradas no orçamento/pedido.

Serviços cancelados não são considerados
Valor de frete a ser cobrado diretamente do destinatário do orçamento/pedido.
Percentual de desconto a ser concedido sobre o valor total do orçamento/pedido.
O valor calculado deve ser registrado no atributo de "valor do desconto".
Valor do desconto global concedido diretamente sobre o valor total do orçamento/pedido.
Valor de encargos fincanceiros
Valor total do pedido/ordem de serviço.
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Valores que já foram vinculados como pagamento.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Prazo de pagamento proposto ou acertado com o fornecedor.
Deve utilizar a seguinte forma:
7/14/21 - Representando:
7 dias, 14 dias e 21 dias., neste caso cada um representando 1/3 do valor total do pedido.
Tipos de relatórios.
Chave de identificação interna
Define a saída para a impressão, podendo ser PDF ou planilha.
  • PDF - Saída em PDF.
  • Planilha - Saída em planilha (sheet).
Sigla utilizada para representar as condições de compra e venda estabelecidas entre as partes.
Ex:
  • CIF
  • FOB
  • DDP
Quando informado, indica a transportadora que o cliente deseja utilizar para a entrega do pedido.

É preenchido automaticamente quando o cliente informado possuir um "transportador preferencial".
Código ou identificador único para o equipamento. Pode o número de série do equipamento ou o número de controle patrimonial.
Item do documento de entrada referente ao equipamento.

São utilizados itens que:
  • o documento seja de entrada;
  • o Saldo confirmação é maior que zero;
  • o documento está entregue;
  • o emitente do documento é o cliente da OS;
  • o produto informado no item do documento é o produto modelo do equipamento informado na OS.
Item do documento de entrada referente ao equipamento da ordem de serviço.
Observações sobre o equipamento e acessórios que o acompanham.
Modelo do equipamento.
Nome da marca.
Ex:
  • COCA-COLA
  • PEPSI
  • FRUKI
Descrição livre sobre os serviços solicitados pelo cliente.
Permite definir se o checklist deve ser editado em suas propriedades.

  • Marcado: o checklist passa a ser editável em formato de texto, permitindo alterar tanto o valor, nome ou tipo de dados de cada opção do checklist.
  • Desmarcado: o checklist passa a ser um campo Propriedades, permitindo somente informar os valores de cada opção do checklist.

Este campo somente é apresentado se o usuário possuir acesso a role MODIFICAR_CHECKLIST.
Indica uma lista de tarefas/estágios a serem cumpridos para a execução da atividade como um todo.
Versão do checklist em que pode ser alterada todas as propriedades das opções do checklist.

Somente visível se marcada a opção "modificar checklist".
Informa em qual estágio este pedido se encontra. Esta informação é automaticamente calculada através da situação atual do checklist. O estágio será igual ao primeiro item do checklist que não estiver com um valor informado.
Descrição livre para os serviços executados, e este deve ser informado nas informações sobre o serviço, quando o mesmo possuir apenas 1 registro/item de serviço.
Observações sobre o atendimento, resultado de um serviço ou detalhamento sobre o que resultou o pedido.
Garantia oferecida sobre os itens do orçamento.
Se não for informado um termo de garantia no pedido, e na configuração do tipo de pedido tenha informado um termo de garantida padrão, o texto é copiado para o pedido assim que ele é criado, podendo ser posteriormente editado.
Número de dias para garantia do produto ou serviço prestado. Utilizado para calcular a data de vencimento da garantia dos mesmos a partir da data de entrega do pedido.
Data limite para garantia do pedido ou serviço prestado. Preenchido automaticamente com base no campo "Prazo em dias para garantia".
Identificação dos lacres utilizados no pedido.
Vendedor ou responsável pelo contato com o cliente e fechamento da negociação.
Representante do cliente no pedido.

Quando não informado um representante e no tipo de pedido está configurado para informar representante e vendedor do cliente, será preenchido automaticamente com o representante do cliente.
Vendedor informado no cadastro do cliente, pode ser igual ao vendedor que realizou a operação.

Quando não informado um representante e no tipo de pedido está configurado para informar representante e vendedor do cliente, será preenchido automaticamente com o vendedor do cliente.
Técnico responsável pela execução dos serviços.
Pessoa que indicou ou intermediou a negociação comercial para efetivação do negócio. Utilizado para registrar pessoas que cujo relacionamento é o de parceiro comercial e que não possua vínculo como o de vendedor, representante, agente ou colaborador da empresa.
Indica se o pedido já foi totalmente faturado (emitido documento fiscal ou não, formalizando a entrega do pedido).
  • Não
  • Sim
Quando informado, indica o veiculo que irá transportar a mercadoria.
Ex:
  • IGG-0534
  • AKT-9023
  • VTO-3022
  • PRD-0123
Observações exclusivas para o fornecedor
Apresenta as opções de classificação permitidas para o tipo de pedido.
OBS: Pode ser configurado na Tipos de pedidos ou na Classificações de pedidos
Ex:
  • PRONTA-ENTREGA
  • MOTOBOY RETIRA
  • CLIENTE RETIRA
  • TRANSPORTADORA RETIRA
  • URGENTE
  • 48 HORAS
Número sequencial do contrato de serviço.
Quando não for informado o número do contrato, será utilizado o número da espécie de documento "CONTRATO" (acrescido de 1) conforme definido na guia "Documentos" (Números de Documentos de Entrada e Saída) do Estabelecimentos.

Data que o pedido foi considerado com o financeiro bloqueado, ou seja está aguardando alguma informação financeira do cliente.
Situação financeira que se encontra no pedido
  • Liberado - Financeiro se encontra liberado, pedido não possui restrições financeiras.
  • Bloqueado - Data de bloqueio está preenchida.
Observações da forma que foi combinada com o cliente para a liquidação do valor
Login de identificação do usuário para o sistema.
Nome/código de identificação da qualificação.
Data em que o pedido foi qualificado.
Define o usuário que incluiu a qualificação para o pedido.
Domínio genérico para tratamento de atributos contendo textos longos e com quebras de linha. A entrada de dados é feita através de um campo multi-linhas com largura e altura variáveis (padrão de 100 caracteres por linha e 6 linhas).
Na apresentação, este domínio desconsidera quaisquer tags HTML que estiverem nele, ou seja, mostra as tags e não formata de acordo com elas.

Propriedades (format)

pop-editor

Define se a forma de edição será em um dropbox
Padrão: no

pop-editor-width

Define a largura para o campo de edição do valor, o valor passado é no formato css
Padrão: 60em

pop-editor-height

Define a altura para o campo de edição do valor, o valor passado é no formato css
Padrão: 6em
Permite definir qual produto (de tipo conjunto) deve ser utilizado na ordem de serviço.

Ao informar um conjunto, será apresentado todos os seus componentes, permitindo selecionar quais componentes devem ser utilizados e incluídos automaticamente na OS.

Este campo só será apresentado se no tipo de pedido estiver selecionado "Apenas itens selecionados" na opção "Utiliza produtos pedidos para itens".
Permite selecionar quais são os componentes do conjunto selecionado que deve ser incluídos automaticamente na ordem de serviço.
Projeto/Obra onde ser executado o serviço.
Senha do usuário para o cliente
Modelo de e-mail a ser utilizado. Caso selecionado, preenche o destinatário, título e mensagem para o e-mail a ser enviado.
Os modelos são cadastrados através da interface Contas de e-mail (deve-se criar um e-mail e após isto acessar o botão "transformar em modelo"). Lembrar que deve ser incluído quais são os tipos de pedidos que podem utilizar o modelo, através da guia "tipo de pedido".
Permite definir através de qual conta de e-mail deve ser enviado o e-mail.

O seu cadastro é feito através da interface EMAIL.CAD_CONTAS_MAIL (Contas de e-mail).

Quando não informado, será utilizado a conta de e-mail cadastrada para o estabelecimento e, quando não houver uma conta informada, será utilizada a configuração de e-mail configurada em RTPREF.CFG_MAIL (Configuração de e-mail).
Permite definir um e-mail de quem deve ser respondido quando o destinatário responder o e-mail.

O "responder para" é preenchido automaticamente com o e-mail do usuário se a preferência ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01.RESPONDER_PARA_USUARIO estiver marcada.
Define os endereços de e-mail que devem receber a mensagem. Este campo aceita a macro de substituição ${pedido} para incluir informações sobre a ordem de serviço na mensagem.
Define um título para o e-mail que será enviado. Este campo aceita a macro de substituição ${pedido} para incluir informações sobre a ordem de serviço na mensagem.
Mensagem que será enviada por e-mail. Este campo aceita a macro de substituição ${pedido} para incluir informações sobre a ordem de serviço na mensagem.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZVENDAEm manutençãoCOCA-COLANãoPRONTA-ENTREGALiberado
FILIAL 1COMPRAEmitido / AnalisePEPSISimMOTOBOY RETIRABloqueado
FILIAL 2AMOSTRAPendente / PropostaFRUKINãoCLIENTE RETIRALiberado
CD-RSORDEM_DE_SERVICOAprovadoCOCA-COLASimTRANSPORTADORA RETIRABloqueado
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
VENDA
Em manutenção
DESISTÊNCIA DO CLIENTE
CIF
COCA-COLA
Não
IGG-0534
PRONTA-ENTREGA
Liberado
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

Permite alterar a ordem de serviço (OS).
Caso a OS já tenha sido entregue, apenas usuários com o direito de acesso a operação ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01.ALTERAR_PEDIDO_ENTREGUE e a preferência ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01.CAMPOS_EDITAVEIS_PEDIDO_ENTREGUE deve estar devidamente preenchida.
Comportamento:Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
Topo

Alterar

Permite a alteração de um ou mais registros.
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Relatório

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Topo

Executar

Liberar a ordem de serviço para ser executada. Indica que o cliente está aprovando a sua execução.
O usuário que disparar esta ação será considerado o vendedor do pedido.
Topo

Imprimir

Impressão da OS em PDF conforme definido no modelo de relatório configurado no Tipos de pedidos.
Os dados do cliente somente serão apresentados no PDF caso a situação da OS seja diferente de "em manutenção".

Ver a preferência PESSOA.PESSOAS.TIPO_NOME_RETORNO para definir a forma de apresentação da empresa no PDF.
Comportamento:Topo

Situação Financeira

Atualização de situação financeira
Topo

Cancelar

Ação para cancelar uma OS.
Topo

Qualificar

A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
Só é possível qualificar a ordem de serviço que esteja entregue.

Quando retirada a data de qualificação, o pedido voltará para a situação "entregue".
Topo

Imprimir certificado

Imprimir certificado para o pedido, somente deve ser apresentado se no tipo de pedido existir um layout para certificado e pedido estiver em situação Pronto ou Entregue.
Por padrão o certificado sempre inclui as assinaturas e imagem de fundo.
Topo

Imprimir todas

Impressão da OS em PDF conforme definido no modelo de relatório configurado no Tipos de pedidos.
Os dados do cliente somente serão apresentados no PDF caso a situação da OS seja diferente de "em manutenção".

Ver a preferência PESSOA.PESSOAS.TIPO_NOME_RETORNO para definir a forma de apresentação da empresa no PDF.
Comportamento:Topo

Clonar

Permite a clonagem da ordem de serviço.
Topo

Concluir serviço

Concluir a prestação do serviço, com a necessidade do cliente informar a sua senha (caso cliente possua usuário) para executar o fechamento do serviço.
Comportamento:Topo

Enviar por e-mail

Permite o envio da impressão PDF da ordem de serviço por e-mail;
Comportamento:Topo

Alterar ordem de serviço já entregue

Direito de acesso exigido dos usuários para alterar um pedido que já tenha sido entregue.
Topo

Modificar checklist

Permite definir quem pode ter acesso a modificiar o checklist das ordens de compra, alterando valores, títulos e nomes de dados de cada opção do checklist.
Topo

Imprimir matricial

Realiza a impressão de um pedido em matricial
Topo

Concluir etapa

Botão único que deve permitir a conclusão da etapa pelo usuário.
M ( Manutenção ) -> Concluir ( deve enviar para emitido ( analise ) )
I ( Emitido ) -> Concluir ( deve liberar o pedido para venda )
P ( Pendente ) -> Concluir ( Deve passar para ser executado o serviço )
X ( Em serviço ) -> Concluir ( Deve concluir o serviço )
O ( Pronto ) [ Não deve apresentar mais o botão ]
E ( Entregue ) [ Não deve apresentar mais o botão ]

  1. 2011-07-29 - Daniel

Realizar a modificação para permitir que cada tipo de pedido possua regras diferentes.

Configurações

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01.APRESENTAR_TIPO_PEDIDO_IMPRESSAO

Apresentar o tipo de pedido na impressão da OS

Define se deve apresentar no cabeçalho da impressão da OS o tipo de pedido.

Deve-se informar:
S = apresenta o tipo de pedido
N = tipo de pedido não será apresentado

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01.CAMPOS_EDITAVEIS_PEDIDO_ENTREGUE

Campos editáveis em pedidos entregues

Indica o nome de quais campos (itens) que poderão ser editáveis quando o pedido já estiver entregue. Deve ser informado um item em cada linha. Nomes de itens inválidos serão ignorados.

Para ter acesso a alteração de pedidos já entregues, o usuário terá de ter acesso à operação ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01.ALTERAR_PEDIDO_ENTREGUE.

Tipo: TEXT

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01.PDF_ITENS_ORDER_BY

Ordenação dos itens da OS no relatório PDF

Quando impresso um PDF, define qual ordem deve ser apresentados os itens. Quando não informado, será utilizado a ordem padrão (definido na preferência ELIGO.ORDER_BY.PRODUTOS_ITENS).

Tipo: TEXT

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01.RESPONDER_PARA_USUARIO

Responder para usuário

Permite definir se o e-mail da pessoa do usuário deve ser utilizado como "responder para" ao utilizar o recurso de envio de e-mail.

Tipo: FLAG

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01.SELECIONAR_COMPONENTES_UTILIZADOS

Selecionar todos componentes utilizados por padrão.

Marca todos os componentes utilizados.

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01.UTILIZAR_ETAPA_ANALISE

Utilizar etapa de analise

Define se deve ser utilizado a etapa/situação de analise, caso "desmarcado" a situação do pedido irá diretamente para "Pendente/Proposta"

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01.UTILIZAR_ETAPA_APROVADA

Utilizar etapa de aprovada

Define se deve ser utilizado a etapa/situação de aprovado, caso "desmarcado" a situação do pedido irá diretamente para "Em execução"

Tipo: FLAG

Valor padrão: N

Regras

Ajustar apelido e nome fantasia

Apresenta apelido ou nome fantasia do cliente somente se existirem estas informações para serem apresentadas.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Apelido" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Apelido" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Nome fantasia" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Nome fantasia" do formulário "Novo"

Ajustar autocomplete

Ajusta o autocomplete do campo "identificação talão" na query.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Pesquisar"

Ajustar formato para componentes utilizados

Ajusta o campo de componente utilizado para ser apresentado com formato de tabela.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Ajustar informações do cliente

Apresenta as informações de nome fantasia/apelido, observações e conceito do cliente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

Ajustar informações do pedido conforme tipo de pedido

Ajusta a interface para apresentar o checklist e da data de validade conforme o tipo de pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de serviço" do formulário "Novo"

Ajustar moeda conforme o tipo de pedido

Se informada moeda padrão no tipo de pedido, ajusta o formulário para utilizar a moeda padrão do tipo de pedido.
Caso além da moeda padrão também esteja marcado para permitir moedas alternativas, o usuário poderá escolher outra, mas a moeda padrão aparecerá como sugestão de preenchimento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de serviço" do formulário "Novo"

Ajustar visibilidade do checklist

Apresenta o checklist editável somente se a opção "Modificar checklist" estiver marcada.
Apresenta o checklist onde somente pode ser informado valores se a opçao "Modificar checklist" estiver desmarcada.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Modificar checklist" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Modificar checklist" do formulário "Novo"

Apresentar campo de modificação do checklist

Permite definir se o campo de Modificar checklist deve ser apresentado para o usuário conforme acesso a role MODIFICAR_CHECKLIST.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de serviço" do formulário "Novo"

Apresentar campo moeda

Apresenta o campo para selecionar moeda somente se configurado no tipo de pedido para permitir moeda alternativa.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de serviço" do formulário "Novo"

Apresentar conjunto principal

Apresenta o campo de conjunto principal conforme o tipo de pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de serviço" do formulário "Novo"

Apresentar endereços

Apresenta os endereços relacionados ao pedido e agrega algumas informações como cliente inativo/bloqueado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Apresentar informações do cliente

  • Endereços
  • Planos de pagamentos
  • Vendedor do cliente
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Destinatário" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Destinatário" do formulário "Novo"

Apresentar percentual de desconto conforme valor

Apresentar percentual de desconto conforme valor de desconto.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Valor de desconto" do formulário "Alterar"

Apresentar valor de desconto conforme percentual

Apresentar valor de desconto conforme percentual de desconto.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "% de desconto" do formulário "Alterar"

Atualizar campos de e-mail conforme modelo selecionado

Caso selecionado um modelo de e-mail, atualiza os campos de destinatário, título e mensagem.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Modelo de e-mail" do formulário "Enviar por e-mail"

Calcular valor total

Calcula o valor total conforme os serviços, mercadorias, descontos, frete e encargos financeiros.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "% de desconto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Frete" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Valor de desconto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Valor de encargos financeiros" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Valor de mercadorias" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Valor dos serviços" do formulário "Alterar"

Concluir execução

Concluir execução do serviço

Concluir ordem de serviço

Concluir ordem de serviço liberado para atendimento

Emitir ordem de serviço para atendimento

Gera arquivo pdf da ordem de serviço para o atendimento

Modificar a tela de insert

Procedimento deve modificar a tela de insert ocultando campos que não sâo necessarios para o tipo de pedido, levando em conta tambem o tipo de usuario
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Modificar a tela de query

Procedimento deve fazer algumas modificações conforme o nível do usuário
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Modificar botões conforme situação do pedido

Botões devem aparecer somente se tipo de pedido está permitindo e se o usuário tem direitos a realizar mudanças:

M ( Manutenção ) -> Excluir / Alterar / Concluir
I ( Emitido ) -> Cancelar / Alterar / Concluir
P ( Pendente ) -> Cancelar / Alterar / Concluir
X ( Em serviço ) -> Cancelar / Alterar / Concluir
O ( Pronto ) -> Cancelar
E ( Entregue ) -> Nenhum botão

  1. 2011-07-29 - Daniel

Realizar a modificação para permitir que cada tipo de pedido possua regras diferentes.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Modificar insert

Procedimento deve modificar o insert inserindo informações da empresa e estabelcimento
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Montar tela de conclusão do pedido

Montar a tela de conclusão do serviço com campo para autorização do cliente, que possua um usuário.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Concluir serviço"

Popular classificações

Apresenta as opções de classificação para o tipo de pedido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de serviço" do formulário "Novo"

Popular componentes utilizados

Popula os componentes para serem utilizados conforme o conjunto principal selecionado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Conjunto principal" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Conjunto principal" do formulário "Novo"

Popular componentes utilizados alteração

Popula os componentes utilizados que já foram incluídos na OS.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Popular informações do cliente

Apresenta informações do cliente, conforme configurado no tipo de pedido, atributo Informações adicionais.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de serviço" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de serviço" do formulário "Novo"

Popular itens de documentos de entrada referentes ao equipamento informado

Ao informar um equipamento deve-se procurar itens de documento de entrada compatíveis com o equipamento, a compatibilidade é cliente da OS = documento de entrada, documentos entregues.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Equipamento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Equipamento" do formulário "Novo"

Popular tipos de pedidos

Atualiza os tipos de ordens de serviço conforme o estabelecimento escolhido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

Popular transportador preferencial do cliente

Popula o transportador preferencial para o cliente informado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

Popular técnico padrão

Deve popular o técnico padrão que estiver registrado para o estabelecimento e tipo de pedido selecionado
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de serviço" do formulário "Novo"

Preencher checklist

Preenche o checklist "properties" e checklist "editável".

Preencher checklist editável

Preenche o checklist editável quando o campo ganhar foco.

Esta regra é temporária, deve ser removida quando onChange de campo Properties estiver pronto.

Preparar impressão

Prepara os dados do formulário para imprimir.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Enviar por e-mail"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Imprimir"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Imprimir todas"

Salvar conjunto principal

Salva o conjunto principal ao criar a OS.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"

inicializa com parametro

Atenção
Depreciado! Deve ser utilizado a validade da proposta no tipo de pedido!
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Veja também