Sistema de orçamentos simplificado

Índice

Concluir orçamento

ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06_FECHAMENTO

Descrição

Interface para concluir um orçamento.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de orçamentos:

Campos:

Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Indica o tipo de pedido.
Estabelecimento do Pedido
É quem deseja receber os produtos do pedido. No caso de pedidos de compra, será a própria empresa que está operando o sistema.
Depende do tipo de endereço. Pode ser o nome da rua, avenida, número de telefone, endereço de e-mail, etc.
Endereço físico onde deverá ser realizada a entrega do pedido. Este campo somente é editável se o cliente possuir mais do que um endereço cadastrado. Caso o tipo de orçamento estiver configurado para calcular impostos, este endereço será obrigatório.
Plano de pagamento proposto ou acertado com o cliente/fornecedor.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas
Valor total de venda dos serviços + despesas registradas no orçamento/pedido.

Serviços cancelados não são considerados
Percentual de desconto a ser concedido sobre o valor total do orçamento/pedido.
O valor calculado deve ser registrado no atributo de "valor do desconto".
Valor do desconto global concedido diretamente sobre o valor total do orçamento/pedido.
Valor de frete a ser cobrado diretamente do destinatário do orçamento/pedido.
Valor de encargos fincanceiros
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Indica a pessoa responsável pela venda do pedido. Normalmente esta pessoa está sujeita a receber uma comissão.
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
Centro de custo ou departamento do destinatário ou solicitante. Esta informação é um texto livre, e não possui relação com os centros de custos já cadastrados.
Ordem de compra (pedido ou autorização de fornecimento) emitido e informado pelo destinatário (cliente) do pedido.
Esta informação será preenchida na tag <xPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <nItemPed> com o número do item da ordem de compra do cliente que deverá ser informada no campo "Item do pedido de compra" para cada item do pedido.
Esta informação será apresentada automaticamente no quadro "Dados adicionais" no DANFE das NFEs.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Data de validade do orçamento, após o qual a proposta deverá ser revisada junto a empresa e o cliente para ajuste dos termos da negociação, principalmente dos valores dos serviços e produtos.
O orçamento será alterado para a situação "Vencido" no dia imediatamente posterior a data de validade da proposta.
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE.
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Prazo de execução para orçamentos
Observações sobre o atendimento, resultado de um serviço ou detalhamento sobre o que resultou o pedido.
Transportadora responsável pelo transporte e entrega dos produtos orçados.
Pessoa que indicou ou intermediou a negociação comercial para efetivação do negócio. Utilizado para registrar pessoas que cujo relacionamento é o de parceiro comercial e que não possua vínculo como o de vendedor, representante, agente ou colaborador da empresa.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Deve ser gerado um pedido de venda junto ao orçamento.

Para permitir alterar qual o tipo de pedido será gerado e/ou para qual estabelecimento será utilizado, deve ser alterado o campo Atributos alteráveis na aprovação nos Tipos de pedidos.
Estabelecimento utilizado para o pedido gerado na conclusão, caso não informado é possível informar o estabelecimento por item.
Estabelecimento que pode ser selecionado para os itens do pedido, somente pode ser informado se não informado o estabelecimento para o pedido.
Tipo de pedido utilizado para o pedido gerado na conclusão.

Quando informado um tipo de pedido na geração de pedidos que esteja marcado "serviços veículos" será criada uma OS de veículos.
A placa do veículo ou outro elemento básico de identificação de um determinado veículo, tal como número de chassis.
O campo será apresentado se no tipo de pedido o campo serviço veículos estiver marcado ou o campo informar placa estiver configurado como opcional ou requerido.
Quando informado um tipo de pedido na geração de pedidos que esteja marcado "serviços veículos" será criada uma OS de veículos.
Ex:
  • IGG-0534
  • AKT-9023
  • VTO-3022
  • PRD-0123
Nome da marca e do modelo do veículo (separados por um espaço). Este atributo facilita o cadastramento do modelo associado à marca.
Quando informado um tipo de pedido na geração de pedidos que esteja marcado "serviços veículos" será criada uma OS de veículos.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Permite apresentar informações que pode não ser relativos ao orçamento.

Para ser apresentado, deve ser configurada a preferência ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06_FECHAMENTO.SQL_INFORMACOES_ADICIONAIS.

Operações

Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:

Configurações

ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06_FECHAMENTO.SQL_INFORMACOES_ADICIONAIS

SQL para apresentar informações adicionais

Permite configurar um SQL script engine para apresentar informações adicionais a ser apresentadas no orçamento, que podem ou não ser relativas ao contexto do orçamento.

Pode-se utilizar a macro ${pedido_id} ou ${orcamento_id} para consultar informações do orçamento apresentado.

Ver também:

Tipo: SOURCE_CODE

ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06_FECHAMENTO.SQL_POPULAR_TIPOS_PEDIDOS

Sql para popular tipos de pedidos na aprovação

Permite definir um SQL que será utilizado para popular os tipos de pedidos disponíveis para geração de pedido.

Podem ser utilizadas as seguintes macros:

  • ${nome_estabelecimento}: Nome do estabelecimento do orçamento.
  • ${pedido_id}: ID do orçamento.

Tipo: SOURCE_CODE

ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06_FECHAMENTO.SQL_VALIDACAO_PARA_CONCLUIR

SQL utilizado para validar os orçamentos no fechamento do mesmo.
Este SQL deve conter a macro ${id} para receber o ID do orçamento que está sendo validado. Caso a execução do mesmo retorne alguma linha, esta linha deverá conter a mensagem de erro a ser apresentada para o usuário.

Tipo: SOURCE_CODE

Regras

Ajustar endereço conforme cliente

O campo de cliente é editável quando é consumidor final.

Quando alterado o cliente, deve ser repopulado o endereço de entrega.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"

Ajustar os estabelecimentos dos itens

Ajusta o formulário incluindo as opções de estabelecimento para cada item do pedido.
Estes campos serão apresentados na interface apenas quando o usuário selecionar "Gerar pedido" e de-selecionar o estabelecimento do pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"

Ajustar tela de update conforme o contexto

Se o orçamento estiver em uma situação diferente de M ou P, então bloqueia todos os campos.
Popula a lista de endereços do cliente.
Popula a lista de planos de pagamentos.

Se a preferencia ERP.TIPO_PEDIDO_PADRAO_SERVICO não existir, esconde o campo Placa.

Verifica os estoques disponíveis para os produtos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Apresentar campos conforme tipo de pedido

Na conclusao, oculta os campos de estabelecimentos e/ou tipo de pedido conforme configurado no tipo de pedido do orçamento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Gerar pedido?" do formulário "Alterar"

Apresentar campos placa e modelo do veículo

Conforme o tipo de pedido do pedido ou o tipo de pedido selecionado para geração de pedido:

Apresenta o campo de placa de veículo conforme configurado no campo "Informar placa" do tipo de pedido:
  • Não - Não apresenta o campo
  • Opcional - Apresenta o campo sendo opcional informar a placa.
  • Requerido - Apresenta o campo sendo obrigatório informar a placa

Apresenta o campo "Marca/modelo" conforme configurado no campo "Informar modelo" do tipo de pedido:
  • Não - Não apresenta o campo
  • Opcional - Apresenta o campo sendo opcional informar o modelo do veículo
  • Requerido - Apresenta o campo sendo obrigatório informar o modelo do veículo

OBS: Os campos "Informar placa" e "Informar modelo" são apresentados no tipo de pedido se o campo "serviços veículos" do tipo de pedido estiver marcado
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Alterar"

Apresentar informações adicionais

Popula o campo de "informações adicionais" com a preferência ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06_FECHAMENTO.SQL_INFORMACOES_ADICIONAIS.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Apresentar mensagens de validação

Apresenta a mensagem que o SQL da preferência ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06_FECHAMENTO.SQL_VALIDACAO_PARA_CONCLUIR.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Apresentar nome do cliente

Acrescenta o nome completo do cliente no sufixo do código.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"

Apresentar percentual de desconto

Caso exista um valor de desconto, apresentar o percentual que ele representa.

Apresentar valor de desconto

Caso exista um percentual de desconto, apresentar o valor que ele representa.

Apresentar valores totais

Calcula e apresenta o valor total formado por:
Valor em mercadorias
+ Encargos financeiros
+ Frete
- Desconto nas mercadoria
- Valor de desconto

Aprovar geração de pedido

Se o orçamento estiver em manutenção, mostra mensagem de erro e tela de consulta.

Se orçamento estiver pendente:
  • Verifica se todos os itens tem produtos informados.
  • Se cliente não estiver definido como cliente, cria o respectivo cadastro de cliente.
  • Define o tipo de pedido da seguinte forma:
    1. Se tiver placa informada, assume o tipo configurado em ERP.TIPO_PEDIDO_PADRAO_SERVICO.
    2. Se tiver um tipo de pedido aprovação configurado no tipo de pedido do orçamento, usa ele
    3. Usa o tipo de pedido configurado na preferencia de estabelecimento ERP.TIPO_PEDIDO_PADRAO_SERVICO.
  • Cria e aprova o pedido com os dados constantes no orçamento.
  • Redireciona para a tela de ordens de serviço ou de venda.

Se orçamento estiver em outra situação, diferente de pendente, mostra erro e apresenta a tela de consulta do orçamento.

Buscar modelo veiculo

Se informada a placa do veiculo, busca o modelo
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Placa do veículo para O.S." do formulário "Alterar"

Fechar orçamento

Fechar orçamento e realizar a impressão do mesmo.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"

Mostrar endereços

Apresenta os endereços relacionados ao pedido:
  • Endereço do cliente
  • Endereço do destinatário
  • Endereço da entrega
Além disso, agrega algumas informações como cliente inativo/bloqueado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

Permitir a edição do cliente somente quando for consumidor final

Permitir a edição do cliente somente quando for consumidor final
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

Popular campos placa e modelo

Se informados os campos placa e modelo no cabeçalho do orçamento e o tipo de pedido da aprovação estiver marcado para informá-los popula os campos com o que foi informado no cabeçalho do pedido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Alterar"

Popular planos de pagamentos

As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.

Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"

Popular tipos de pedidos ao gerar pedido

Popula os tipos de pedidos disponíveis para efetuar a geração do pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"