Orçamentos de projetos

Índice

Impressão de orçamento

ORCAME04.REL_ORCAMENTO

Descrição

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de Orçamentos:

Cadastro de Orçamentos:

Campos:

Define se serão descritos no relatório os materiais utilizados.
Valor padrão: N
Flag que indica se report deve ou não imprimir valores dos materias
Valor padrão: N
Recebe o valor "S" ou "N". Na interface é representado por um check-box que quando selecionado representa o valor "S".
Nas telas de query, a interface utiliza uma pop-list com as opções "Sim", "Não" e em branco (nulo).

Propriedades (format)

label-suffix

Quando informado "label-suffix:true", o label aparece no lugar do sufixo, ou seja, após o check-box. Por padrão, o label aparece sempre à esquerda do check-box.

multi-row-check

Quando informado "multi-row-check:true", define que em telas Multi Row terá um "checkbox" no top da lista onde é possível marcar e desmarcar todos campos correspondentes.
Valor padrão: N
Orçamento deve ou não apresentar o título dos serviços
Valor padrão: S
Define se deve ser colocado o logotipo e rodapé no orçamento.

No lugar do cabeçalho e rodapé pode ser definida imagens customizadas, através da preferência ORCAME04.REL_ORCAMENTO.UTILIZAR_CABECALHO_ANEXO e ORCAME04.REL_ORCAMENTO.UTILIZAR_RODAPE_ANEXO, respectivamente.
Valor padrão: S
Imprimir os valores totais dos serviços
Valor padrão: S
Permite definir qual modelo de documento deve ser utilizado para gerar o PDF.

Modelos de documentos são cadastrados na interface ARQANE.CAD_MODELOS_DOCUMENTOS (Cadastro de modelos de documentos).

Operações

Topo

Relatório custo (Planilha)

Dispara a geração do relatório de custo do orçamento com a saída em XLS
Topo

Gerar arquivo

Gera arquivo conforme modelos de documentos com a extensão de arquivo definido na preferência ORCAME04.REL_ORCAMENTO.DEFAULT_EXTENSION_OUTPUT.
Comportamento:Topo

Custom

Primeira interface apresentada ao acessar a guia de "impressão". Nela contém os campos de configuração para impressão.
Comportamento:Topo

Disparar a geração do documento

Dispara a criação do documento para montagem dos dados e geração do orçamento.
Topo

Disparar a geração da planilha de custo

Dispara a geração do documento que monta a planilha de composição de custos.
Topo

Gerar planilha para gerente

Gerar a planilha para o gerente

Configurações

ORCAME04.REL_ORCAMENTO.DEFAULT_EXTENSION_OUTPUT

Extensão padrão de saída

Permite definir a extensão padrão de saída.

As opções disponíveis são:

  • pdf: Saída PDF
  • odt: Saída ODT (open document text)
  • docx: Saída DOCX (Word)

Quando não informado, assume "pdf".

Tipo: TEXT

ORCAME04.REL_ORCAMENTO.LABEL_VENDEDOR

Label para vendedor

Permite definir um label para a informação de vendedor na impressão.

Caso não informado, será informado "Vendedor".

Tipo: TEXT

ORCAME04.REL_ORCAMENTO.UTILIZAR_CABECALHO_ANEXO

Utilizar imagem nocabeçalho

Permite definir se deve utilizar uma imagem no cabeçalho da impressão.

Deve ser informado um tipo de anexo. Será utilizada a imagem anexada no cadastro da pessoa do estabelecimento do orçamento que o tipo de anexo seja o tipo informado na preferência.

Quando não informado, será utilizado os dados de endereço e contatos da pessoa do estabelecimento.

Tipo: UPPER

ORCAME04.REL_ORCAMENTO.UTILIZAR_RODAPE_ANEXO

Utilizar imagem no rodapé

Permite definir se deve utilizar uma imagem no rodapé da impressão.

Deve ser informado um tipo de anexo. Será utilizada a imagem anexada no cadastro da pessoa do estabelecimento do orçamento que o tipo de anexo seja o tipo informado na preferência.

Quando não informado, será utilizado os dados de endereço e contatos da pessoa do estabelecimento.

Tipo: UPPER

Regras

Adicionar linhas em branco

Adicionar linhas em branco.

Consultar dados para geração dos documentos

Consultar os parâmetros da interface e consultar os dados do orçamento para gerar os documentos (orçamento e planilha).

Gerar documento

Gera o documento pdf do orçamento com os dados consultados.

Gerar planilha de composição de custo

Gerar a planilha de composição de custo do orçamento.

Inicializa tela custom

Inicializa tela custom.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Custom"

Inicializar documento para geração

Inicializa o documento para geração do orçamento/planilha.

p.ex,
  • new document
  • set title
  • objetos de uso global

Monta cabeçalho orçamento

Monta o cabeçalho do documento apresentando o ícone da empresa.

Monta dados do orçamento

Montar o documento com os dados do orçamento e dos itens do orçamento.

Os dados para gerar o relatório do orçamento são armazenados em array (string) e organizados em itens e subitens do orçamento.

Por exemplo:
  • serviços
  • estratégia (mão-de-obra, ferramentas, despesas...)
  • proposta (materiais)
  • condições
  • garantias

Os dados do orçamento, serviços e itens são armazenados em array separados por ";". Na sequencia da rotina, os dados do array são consultados para gerar o documento em PDF.

Monta parágrafo inicial orçamento

Monta o texto inicial do orçamento (fixo).

Monta rodapé do orçamento

Montar o rodapé do orçamento com os dados do estabelecimento.

obs. os dados estão fixos, por exemplo:
  • site
  • cnpj
  • telefone
  • crea

Popular campos dinâmicos

Popula os parâmetros do modelo de documento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Modelo documento" do formulário "Gerar arquivo"

Popular modelos de documentos

Popula os modelos de documentos conforme o tipo de pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Gerar arquivo"

Processar Lista de Material

Quando opção : *Imprimir materiais ou
	                   *Imprimir valores de materiais
for marcada colocar no relatório a tabela de materiais.

Processar dados condições gerais

Adicionar no documento pdf do orçamento os dados do item 'Condições Gerais'' consultados e armazenados na hastable itensOrcamentos.

Processar dados da garantia

Adicionar no documento pdf do orçamento os dados do item 'Garantia' consultados e armazenados na hastable itensOrcamentos.

Processar dados estratégia

Adicionar no documento pdf do orçamento os dados do item 'Estratégia' consultados e armazenados na hastable itensOrcamentos.

Processar dados proposta

Adicionar no documento pdf do orçamento os dados do item 'Proposta'' consultados e armazenados na hastable itensOrcamentos.

Processar dados sobre forma de reajuste

Insere no documento as informações contidas no campo "forma de reajuste".